sexta-feira, 12 de junho de 2020

ATIVIDADE 5 - 1ª A, B e C - PROFº CLAUDIO

Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes

Turma: 1ª séries A, B e C do Ensino Médio.

Disciplina: História

Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo para devolutiva:  Até 15 dias após a postagem da atividade.

Período da postagem: 08/06 a 12/06/2020

Cronograma dos Plantões de dúvidas: Disponibilizado nas observações desta atividade.

 Material utilizado:

Para o desenvolvimento desta atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:

ü  Serão utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas e/ou materiais disponibilizadas pelo CMSP e pela unidade escolar.

 Tarefas:

Para atividade desta semana usaremos a linha do tempo para falar da civilização grega, a partir das suas origens no período arcaico. Consulte as imagens abaixo.

Mapa das Prováveis rotas de migração Aqueia.
Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola (Caderno do Professor).

 

1     Analisando o processo de ocupação da península Balcânica, bem como os períodos que dividi a história grega na antiguidade, pesquise e responda. No período clássico grego, duas importantes cidades-estados se formaram, marque a resposta correta:

a)      Lídia e Frígia;

b)      Macedônia e Trácia;

c)      Esparta e AtenaS

d)      Creta e Acaia.


















Fonte: Vicentino (2001, p. 65).

1.      A Democracia grega ateniense era a forma de organização política da cidade, por meio da lei constitucional, o povo possuía o direito de eleger administradores, assim como também tinha direito de assumir cargos públicos. Além disso, podiam decidir os assuntos políticos, bem como julgar questões civis e criminais, valendo-se dos tribunais. O poder político da cidade estava concentrado nas assembleias populares. Sendo assim, era impossível a existência de partidos ou grupos políticos legais.Nos modelos de governo baseado na democracia direta, a população tem o direito de participar diretamente das tomadas de decisões políticas. Responda verdadeiro ou falso.

 

( ) Verdadeiro                    (  ) Falso

 

2.      No Brasil, qual tipo de democracia possuímos?

 

a)      Participativa

b)      Direta

c)      Indireta

d)     Da maioria

 

3.      Do Período Homérico ao Período Arcaico, os bens econômicos, como terras, animais, sementes e instrumentos de trabalho, estavam sob o controle do chefe comunitário, chamado pater, que exercia funções religiosas, administrativas e judiciarias: 

 

(  ) verdadeiro                                    (  ) Falso.

 

4.      Os estudos históricos apontam que a formação da civilização grega está diretamente ligada a ilha de Creta, localizada ao sul do mar Egeu;

(  ) Verdadeiro                                              (   ) Falso

Orientações:

Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à distância.

● Manter horários fixos;

● Ter ao alcance todos os materiais necessários;

● Separe um tempo para revisões;

● Evitar distrações;

Conteúdo: Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos); Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais sociais;

Habilidades e competências gerais: (EF06HI07B) Reconhecer a importância da tradição oral, cultura material e escrita para a transmissão da memória e do conhecimento nas diferentes sociedades antigas (África, Ásia e Américas).

PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.

Observações:

Cronograma dos plantões para as primeiras séries do Ensino Médio. O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.

Cronograma Plantão de dúvidas História das 1ª Séries do Ensino Médio

Data/mês

Dia da Semana

Etapa/Ano/Série & Outras clas.

Horário início

Horário fim

Duração

Componente

Junho

SEG

1ª série A do EM

00:08:30

00:09:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

SEG

1ª série C do EM

00:09:35

00:10:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

SEG

1ª série B do EM

00:10:20

00:11:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

SEG

1ª série C do EM

00:11:05

00:12:35

00:01:30

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

1ª série B do EM

00:10:20

00:11:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

1ª série C do EM

00:11:05

00:11:50

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

1ª série A do EM

00:11:50

00:12:35

00:00:45

Plantão de dúvidas

 

Referências

VICENTINO, Cláudio. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. Vol. Único. São Paulo: Scipione, 2001. (Série Parâmetros).

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário