Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes e Márcia Regina Galvão
Turma: 6º A, B, C e D do Ensino Fundamental II.
Disciplina:
História
Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Canal de resposta para o 6º Ano A: E- Mail: marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: Até 15 dias após a postagem da atividade.
Período da postagem: Semana de 08/06 a 12/06/2020
Período de entrega:
Poderá ser feita observando os 15 dias.
Cronograma dos plantões de dúvidas: Nas observações desta atividade.
Material utilizado:
Para realizar a atividade desta semana vamos precisar dos
seguintes materiais:
ü Serão
utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o
aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas e/ou materiais
disponibilizadas pelo CMSP e pela unidade escolar.
Tarefas:
Para realização desta atividade será
necessário seguir as seguintes orientações e estratégias:
ü
10/junho, quarta-feira, 6º ano do EF II, das
00:09:00 as 00:09:45, disciplina de História;
ü
Acompanhar as atividades e orientações no
plantão de dúvidas, no cronograma que será disponibilizado;
Leia o
texto para realizar as atividades:
Durante muito tempo acreditava-se que a
escrita surgiu primeiro na Mesopotâmia, as novas descobertas arqueológicas
indicaram que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes lugares
do mundo. A escrita pode ter sido inventada na Suméria, no Egito, ou na China.A
escrita cuneiforme é uma das mais antigas, foi criada pelos Sumérios, era
produzida com auxílio de instrumentos em forma de cunha e registravam a
contabilidade, administração dos bens, das propriedades, cálculos e transações
comerciais.
Os
Egípcios criaram um sistema de escrita chamada de escrita hieroglífica
geralmente registravam os elementos do cotidiano, como o Sol, a Lua, os
animais, as plantas, as pessoas e as partes do corpo.Os Astecas não tinham um alfabeto, a
escrita era representada por desenhos e símbolos, era utilizada para registrar
os calendários sagrados, cenas do cotidiano e conhecimentos diversos. Não havia
regras ou glifos: cada escriba criava suas próprias representações das ideias
que ele desejava transmitir.
Na antiguidade, a educação escolar não
era disponível para todos, só alguns liam e escreviam (os escribas); na
atualidade houve uma democratização do ensino que permite o aprendizado a todos
independente do lugar social dos sujeitos.Nos dias atuais, a escrita está
universalizada, a vemos em livros, jornais e revistas, sites da internet e em
muitos outros lugares. A escrita é uma forma de comunicação para transmitir e
receber informações auxiliando no conhecimento.A linguagem pictográfica tem por
objetivo expressar de forma simbólica ou figurada, não era uma exclusividade
das sociedades antigas. Atualmente ela ainda é utilizada em algumas situações
específicas.
Fonte: Elaborado especialmente para o
Material de Apoio ao Currículo Paulista
1.
As descobertas arqueológicas auxiliam aos historiadores
entender como e onde ocorreram determinados fatos históricos. Durante muito
tempo muito tempo acreditava-se que a escrita surgiu em qual civilização
antiga?
a)
Grécia
b)
Egito
c)
Suméria
d)
Babilônia
e)
Mesopotâmia
2.
A escrita dos Sumérios é considerada uma das mais antigas.
Segundo o texto, a escrita do Sumérios é chamada de cuneiforme e tinha como
função registrar a contabilidade, administração dos bens, das propriedades,
cálculos e transações comerciais. Chamava-se assim, pois era produzida com
auxílio de instrumentos em forma de cunha.
( ) Verdadeiro ( ) Falso
3.
Os Egípcios geralmente registravam os elementos do
cotidiano, como o Sol, a Lua, os animais, as plantas, as pessoas e as partes do
corpo, para isso criaram um sistema de escrita chamada de:
a)
Escrita Hieroglífica;
b)
Escrita Cuneiforme;
c)
Escrita Glificaforme;
d)
Escrita Simbólica;
e)
Escrita Hieroforme.
4. O texto faz referência à povos do Continente Americano, pré-colombiano, que não tinham um alfabeto e sua a escrita era representada por desenhos e símbolos, era utilizada para registrar os calendários sagrados, cenas do cotidiano e conhecimentos diversos. Não havia regras ou glifos2: cada escriba criava suas próprias representações das ideias que ele desejava transmitir
a)
Aqueus;
b)
Dários;
c)
Astecas;
d)
Maias;
e)
Petecas.
5.
O texto
fala que a linguagem é usada desde a antiguidade para comunicação, transmissão
de conhecimento e informações. O texto também relata que a linguagem
pictográfica tem por objetivo expressar de forma simbólica ou figurada, não era
uma exclusividade das sociedades antigas. Atualmente ela ainda é utilizada em
algumas situações específicas.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
Orientações:
Segue-se algumas sugestões, se for possível,
para ajudar na realização das atividades à distância.
● Manter horários fixos.
● Ter ao alcance todos os materiais
necessários.
● Separe um tempo para revisões.
● Evitar distrações.
Caros estudantes e responsáveis, a atividade
sugerida para a semana, foi elaborada pensando na carga horária da disciplina
de História, para os sextos anos, durante a semana (4 aulas com tempo de 45min
cada, ao total de 3h semanais). Essa carga horária é referente as aulas no
modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante
entendermos a organização do estudante e da estudante nos estudos diários em
sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.
PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a
informação para suas respostas.
Observações:
Cronograma dos plantões para os sextos anos do
Ensino Fundamental II. O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP,
tendo em vista, não consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas,
continuaremos fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da
escola.
Cronograma
Plantão de dúvidas História/Eletivas nas Turmas dos 6º e 7º Anos Fundamental
II e 1ª Série do Ensino Médio |
||||||
Data/mês |
Dia da Semana |
Etapa/Ano/Série
& Outras clas. |
Horário início |
Horário fim |
Duração |
Componente |
Junho |
SEG |
6º ano B do EF II |
00:14:30 |
00:15:15 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Junho |
SEG |
6º ano do EF II |
00:15:35 |
00:16:20 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Junho |
SEG |
6º ano do EF II |
00:16:20 |
00:17:05 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Junho |
TER |
6º ano B do EF II |
00:13:00 |
00:13:45 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Junho |
TER |
6º ano C do EF II |
00:13:45 |
00:14:30 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Junho |
TER |
6º ano D do EF II |
00:14:30 |
00:15:15 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Junho |
TER |
6º ano B do EF II |
00:15:35 |
00:16:20 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Junho |
TER |
6º ano C do EF II |
00:16:20 |
00:17:05 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Junho |
QUAR |
6º ano C do EF II |
00:13:00 |
00:13:45 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Junho |
QUAR |
6º ano D do EF II |
00:13:45 |
00:14:30 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Junho |
QUAR |
6º ano D do EF II |
00:14:30 |
00:15:15 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Junho |
QUAR |
6º ano B do EF II |
00:15:35 |
00:16:20 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
CONTEÚDO: Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos); Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais sociais.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF06HI07B) Reconhecer a
importância da tradição oral, cultura material e escrita para a transmissão da
memória e do conhecimento nas diferentes sociedades antigas (África, Ásia e
Américas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário