sexta-feira, 12 de junho de 2020

ATIVIDADE 5 - 6º A, B, C e D- PROFº CLAUDIO e PROFª MARCIA REGINA

Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes e Márcia Regina Galvão

Turma: 6º A, B, C e D do Ensino Fundamental II.

Disciplina: História

Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br

Canal de resposta para o 6º Ano A: E- Mail:  marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio:  Até 15 dias após a postagem da atividade.

Período da postagem: Semana de 08/06 a 12/06/2020

Período de entrega: Poderá ser feita observando os 15 dias.

Cronograma dos plantões de dúvidas: Nas observações desta atividade.

Material utilizado:

Para realizar a atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:

ü  Serão utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas e/ou materiais disponibilizadas pelo CMSP e pela unidade escolar.

Tarefas:

Para realização desta atividade será necessário seguir as seguintes orientações e estratégias:

ü  10/junho, quarta-feira, 6º ano do EF II, das 00:09:00 as 00:09:45, disciplina de História;

ü  Acompanhar as atividades e orientações no plantão de dúvidas, no cronograma que será disponibilizado;

 

Leia o texto para realizar as atividades:

Durante muito tempo acreditava-se que a escrita surgiu primeiro na Mesopotâmia, as novas descobertas arqueológicas indicaram que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes lugares do mundo. A escrita pode ter sido inventada na Suméria, no Egito, ou na China.A escrita cuneiforme é uma das mais antigas, foi criada pelos Sumérios, era produzida com auxílio de instrumentos em forma de cunha e registravam a contabilidade, administração dos bens, das propriedades, cálculos e transações comerciais.

Os Egípcios criaram um sistema de escrita chamada de escrita hieroglífica geralmente registravam os elementos do cotidiano, como o Sol, a Lua, os animais, as plantas, as pessoas e as partes do corpo.Os Astecas não tinham um alfabeto, a escrita era representada por desenhos e símbolos, era utilizada para registrar os calendários sagrados, cenas do cotidiano e conhecimentos diversos. Não havia regras ou glifos: cada escriba criava suas próprias representações das ideias que ele desejava transmitir.

Na antiguidade, a educação escolar não era disponível para todos, só alguns liam e escreviam (os escribas); na atualidade houve uma democratização do ensino que permite o aprendizado a todos independente do lugar social dos sujeitos.Nos dias atuais, a escrita está universalizada, a vemos em livros, jornais e revistas, sites da internet e em muitos outros lugares. A escrita é uma forma de comunicação para transmitir e receber informações auxiliando no conhecimento.A linguagem pictográfica tem por objetivo expressar de forma simbólica ou figurada, não era uma exclusividade das sociedades antigas. Atualmente ela ainda é utilizada em algumas situações específicas.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

 

1.       As descobertas arqueológicas auxiliam aos historiadores entender como e onde ocorreram determinados fatos históricos. Durante muito tempo muito tempo acreditava-se que a escrita surgiu em qual civilização antiga?

a)      Grécia

b)      Egito

c)       Suméria 

d)      Babilônia

e)      Mesopotâmia

2.       A escrita dos Sumérios é considerada uma das mais antigas. Segundo o texto, a escrita do Sumérios é chamada de cuneiforme e tinha como função registrar a contabilidade, administração dos bens, das propriedades, cálculos e transações comerciais. Chamava-se assim, pois era produzida com auxílio de instrumentos em forma de cunha.

(  ) Verdadeiro                                     (  ) Falso

 

3.       Os Egípcios geralmente registravam os elementos do cotidiano, como o Sol, a Lua, os animais, as plantas, as pessoas e as partes do corpo, para isso criaram um sistema de escrita chamada de:

a)      Escrita Hieroglífica;

b)      Escrita Cuneiforme;

c)       Escrita Glificaforme;

d)      Escrita Simbólica;

e)      Escrita Hieroforme.

 

4.       O texto faz referência à povos do Continente Americano, pré-colombiano, que não tinham um alfabeto e sua a escrita era representada por desenhos e símbolos, era utilizada para registrar os calendários sagrados, cenas do cotidiano e conhecimentos diversos. Não havia regras ou glifos2: cada escriba criava suas próprias representações das ideias que ele desejava transmitir

a)      Aqueus;

b)      Dários;

c)       Astecas;

d)      Maias;

e)      Petecas.

5.     

     O texto fala que a linguagem é usada desde a antiguidade para comunicação, transmissão de conhecimento e informações. O texto também relata que a linguagem pictográfica tem por objetivo expressar de forma simbólica ou figurada, não era uma exclusividade das sociedades antigas. Atualmente ela ainda é utilizada em algumas situações específicas.

(   ) Verdadeiro                                                (  ) Falso

 

Orientações:

Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à distância.

● Manter horários fixos.

● Ter ao alcance todos os materiais necessários.

● Separe um tempo para revisões.

● Evitar distrações.

Caros estudantes e responsáveis, a atividade sugerida para a semana, foi elaborada pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos anos, durante a semana (4 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3h semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante entendermos a organização do estudante e da estudante nos estudos diários em sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.

PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.

Observações:

Cronograma dos plantões para os sextos anos do Ensino Fundamental II. O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.

Cronograma Plantão de dúvidas História/Eletivas nas Turmas dos 6º e 7º Anos Fundamental II e 1ª Série do Ensino Médio

Data/mês

Dia da Semana

Etapa/Ano/Série & Outras clas.

Horário início

Horário fim

Duração

Componente

Junho

SEG

6º ano B do EF II

00:14:30

00:15:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

SEG

6º ano do EF II

00:15:35

00:16:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

SEG

6º ano do EF II

00:16:20

00:17:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

TER

6º ano B do EF II

00:13:00

00:13:45

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

TER

6º ano C do EF II

00:13:45

00:14:30

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

TER

6º ano D do EF II

00:14:30

00:15:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

TER

6º ano B do EF II

00:15:35

00:16:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

TER

6º ano C do EF II

00:16:20

00:17:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

6º ano C do EF II

00:13:00

00:13:45

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

6º ano D do EF II

00:13:45

00:14:30

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

6º ano D do EF II

00:14:30

00:15:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Junho

QUAR

6º ano B do EF II

00:15:35

00:16:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

 

CONTEÚDO: Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos); Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais sociais.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF06HI07B) Reconhecer a importância da tradição oral, cultura material e escrita para a transmissão da memória e do conhecimento nas diferentes sociedades antigas (África, Ásia e Américas).

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário