Professora:
Kátia da Silva Pereira
Turma: 1ª séries E, F e G
Disciplina:Língua
Portuguesa
Canal de resposta:
katiasilva@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:19/06
(sexta-feira)
Período de envio: 08 a
12 de Junho
Material utilizado:
Aplicativo CMSP, sites de
pesquisas e o texto enviado “Um apólogo, Machado de Assis”
Tarefas:
Atividade de
Recuperação contínua ainda sobre o texto: Um Apólogo Machado de Assis
ü Refaça a leitura do
texto da semana anterior e responda os exercícios
1. No
início, a agulha compete com a linha argumentando que ela, a agulha, era
superior, pois sempre ia à frente, abrindo caminho para a linha. Isso demostra
que a agulha era orgulhosa. No entanto, no decorrer do texto, a linha
demonstrou
ser competitiva.
a) Em
sua opinião, na realidade, que problemas uma pessoa muito competitiva pode ter?
b) Para você, em que
situações ser competitivo pode ser algo positivo?
2. Leia os trechos a
seguir:
- Porque
está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada [...] Repito que sim, e
falarei sempre que me der na cabeça.
Com que
sentido as expressões destacadas foram empregadas nesses trechos?
3. No texto foram
empregadas algumas palavras que caíram em desuso em nosso vocabulário.
Reescreve essas palavras.
4. Consulte um
dicionário e procure o significado das palavras que você colocou como resposta
na questão 3.
5.Na expressão da linha “... Cada
qual tem o ar que Deus lhe deu”. A linha quis dizer:
( ) Cada ser é um indivíduo com
características próprias.
(
) Ninguém deve querer modificar o outro.
(
) Todo ser humano deve viver sozinho.
6. Quando a linha diz: “...
Importe-se com sua vida e deixe a dois outros.”
(
) Ela demonstra ser orgulhosa.
(
) Ela demonstra que não gosta de fofoca.
(
) Ela demonstra que sabe se comportar.
7.Analise: "Faze como
eu, onde me espetam fico" é possível afirmar que o
alfinete:
(
) Tem atitudes solidárias
(
) É egoísta e mesquinho.
(
) não cumpre com sua função
(
) faz papel subalterno no contexto em que se insere
8. O texto apresenta duas figuras
de linguagem evidenciadas em negrito nas orações a seguir:
“E era tudo silencio na saleta de
costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano.”
“Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano
adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como
os galgos deDiana – para dar a isto uma cor poética”
Podemos
classificá-las, respectivamente, como:
( ) catacrese e prosopopeia.
( ) prosopopeia e comparação.
( ) onomatopeia e comparação.
( ) anáfora e metáfora
9. Quanto a tipologia, podemos
classificar o texto acima como uma:
( ) crônica narrativa, pois tenta captar um
instante do cotidiano
( ) dissertação, pois discorre sobre um
determinado tema
( ) narração em forma de um apólogo pois seus
personagens são seres inanimados que representam tipos humanos
( ) descrição em forma de fabula, pois seus
personagens representa tipos humanos
10. Pode-se afirmar sobre o texto, excetoque:
( ) Foi
escrito no século XIX é uma critica mordaz aos costumes, á superficialidade e
ao estilo de vida já naqueles tempos idos
( ) Através da personificação de objetos
inanimados, Machado de Assis compõe o seu texto de acordo com a visão romântica
e idealizada do mundo e das pessoas
( ) O
professor de melancolia representa uma figura altamente imagética no conto: um
ser que ensina tristeza, pessimismo e sensação de ser explorado
( ) O
alfinete representa tipo acomodado que só faz o que lhe compete: não coopera e
não trabalha em equipe; Fica no seu posto sem se importar com os outros
Produção Escrita
O professor de melancolia dá a sua opinião sobre o
fato, ou seja, sobre as atitudes da linha e da agulha. A partir dessa
interpretação, faça uma releitura do texto e expresse a sua opinião.
FONTE:
ASSIS, Machado. Um apólogo. In: ALVES, Rosemeire; BRUGNEROTTO, Tatiane. Vontade
de saber português. São Paulo: FTD, 2012.
FONTE:
Adaptação, Univiçosa
Orientações:
Realize
a leitura dos textos enviados para auxiliar as atividades, participe das aulas
e resolução de atividades on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto das
enviadas pelo blog da escola e/ou na forma impressa. Mantenha sua rotina de
estudo fazendo o uso dos cadernos SP FAZ ESCOLA/ APRENDER SEMPRE e o Livro
didático. Lembre-se de fazer o registro no caderno para eventuais dúvidas.
Observações:
Caros estudantes e
responsáveis, o roteiro de estudos refere-se a semana 08/06 a 12/06/2020 elaborada pensando
na carga horária da disciplina de Língua Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário