segunda-feira, 8 de junho de 2020

ATIVIDADE 5 - 1ª E, F e G - PROFª KATIA


Professora: Kátia da Silva Pereira
Turma: 1ª séries E, F e G
Disciplina:Língua Portuguesa
Canal de resposta: katiasilva@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:19/06 (sexta-feira)
Período de envio: 08 a 12 de Junho

Material utilizado:
Aplicativo CMSP, sites de pesquisas e o texto enviado “Um apólogo, Machado de Assis”

Tarefas:
Atividade de Recuperação contínua ainda sobre o texto: Um Apólogo Machado de Assis

ü  Refaça a leitura do texto da semana anterior e responda os exercícios
1. No início, a agulha compete com a linha argumentando que ela, a agulha, era superior, pois sempre ia à frente, abrindo caminho para a linha. Isso demostra que a agulha era orgulhosa. No entanto, no decorrer do texto, a linha
demonstrou ser competitiva.
a) Em sua opinião, na realidade, que problemas uma pessoa muito competitiva pode ter?
b) Para você, em que situações ser competitivo pode ser algo positivo?

2. Leia os trechos a seguir:
- Porque está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada [...] Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
Com que sentido as expressões destacadas foram empregadas nesses trechos?

3. No texto foram empregadas algumas palavras que caíram em desuso em nosso vocabulário. Reescreve essas palavras.

4. Consulte um dicionário e procure o significado das palavras que você colocou como resposta na questão 3.
5.Na expressão da linha “... Cada qual tem o ar que Deus lhe deu”. A linha quis dizer:
(   ) Cada ser é um indivíduo com características próprias.
(   ) Ninguém deve querer modificar o outro.
(   ) Todo ser humano deve viver sozinho.

6. Quando a linha diz: “... Importe-se com sua vida e deixe a dois outros.”
(   ) Ela demonstra ser orgulhosa.
(   ) Ela demonstra que não gosta de fofoca.
(   ) Ela demonstra que sabe se comportar.

7.Analise:  "Faze como eu, onde me espetam fico"    é possível afirmar que o alfinete:
(   )  Tem atitudes solidárias
(   ) É egoísta e mesquinho.
(   ) não cumpre com sua função
(   ) faz papel subalterno no contexto em que se insere

8. O texto apresenta duas figuras de linguagem evidenciadas em negrito nas orações a seguir:
“E era tudo silencio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano.”
 “Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos deDiana – para dar a isto uma cor poética”
Podemos classificá-las, respectivamente, como:
(  ) catacrese e prosopopeia.
(  ) prosopopeia e comparação.
(  ) onomatopeia e comparação.
(  ) anáfora e metáfora

9. Quanto a tipologia, podemos classificar o texto acima como uma:
(  ) crônica narrativa, pois tenta captar um instante do cotidiano
(  ) dissertação, pois discorre sobre um determinado tema
(  ) narração em forma de um apólogo pois seus personagens são seres inanimados que representam tipos humanos
(  ) descrição em forma de fabula, pois seus personagens representa tipos humanos

10. Pode-se afirmar sobre o texto, excetoque:
( ) Foi escrito no século XIX é uma critica mordaz aos costumes, á superficialidade e ao estilo de vida já naqueles tempos idos
(  ) Através da personificação de objetos inanimados, Machado de Assis compõe o seu texto de acordo com a visão romântica e idealizada do mundo e das pessoas
( ) O professor de melancolia representa uma figura altamente imagética no conto: um ser que ensina tristeza, pessimismo e sensação de ser explorado
( ) O alfinete representa tipo acomodado que só faz o que lhe compete: não coopera e não trabalha em equipe; Fica no seu posto sem se importar com os outros

Produção Escrita
O professor de melancolia dá a sua opinião sobre o fato, ou seja, sobre as atitudes da linha e da agulha. A partir dessa interpretação, faça uma releitura do texto e expresse a sua opinião.

FONTE: ASSIS, Machado. Um apólogo. In: ALVES, Rosemeire; BRUGNEROTTO, Tatiane. Vontade de saber português. São Paulo: FTD, 2012.
FONTE: Adaptação, Univiçosa


Orientações:
Realize a leitura dos textos enviados para auxiliar as atividades, participe das aulas e resolução de atividades on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto das enviadas pelo blog da escola e/ou na forma impressa. Mantenha sua rotina de estudo fazendo o uso dos cadernos SP FAZ ESCOLA/ APRENDER SEMPRE e o Livro didático. Lembre-se de fazer o registro no caderno para eventuais dúvidas.

Observações: 
Caros estudantes e responsáveis, o roteiro de estudos refere-se  a semana 08/06 a 12/06/2020 elaborada pensando na carga horária da disciplina de Língua Portuguesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário