Professora:
Kátia da Silva Pereira
Turma: 6ºano
A
Disciplina:
Língua Portuguesa
Canal
de resposta: katiasilva@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo
de envio: até 19/06 (sexta-feira)
Período
de envio: 08 a 12/06
Material
utilizado:
Conteúdodo aplicativo
CMSP – Extra, extra: se liga na notícia, (pode ser acessado pela playlist dia
20/05 no Youtube)
Tarefas:
Para
relembrar...
O
podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo
conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir
informações
Podcast I
ADOLESCENTE ORGANIZAM
CAMPANHA SOLIDARIA EM PROL DE CRIANÇAS E ADOSLESCENTES QUE SOFREM OU JÁ
SOFRERAM BULLYNG
No mês
passado os alunos do 9º ano da Escola Maria Delfisa organizaram uma campanha
contra o bullying.
A
iniciativa surgiu após uma aluna do 6º ano ter ficado doente por causa de
notícias falsas que circularam a seu respeito.
Responda:
1)
O
podcast noticiou que a aluna foi vítima de uma informação falsa ao seu
respeito. Levante hipótese de qual teria sido a notícia falsa
2)
Muitos
alunos tiveram acesso a essa notícia. Onde você acha que ela foi veiculada? Por
quê?
3)
O
que você achou da iniciativa dos alunos a resposta da campanha contra o
bullying na escola e nas redes sociais?
4)
Uma
notícia pode fazer alguém ficar doente? Pense em um argumento para sua
resposta.
Podcast II
BULLYING NA ESCOLA
NOTÍCIA FALSA ADOECE
ALUNA
Nesta manhã aluna do 6º ano Ana Paula Silva
do ensino fundamental de uma escola pública desta cidade passou por uma
avaliação psicológico no centro de referência da Assistência Social após sofrer
constrangimento causadas por notícias falsas veiculadas em redes sociais em
aplicativos de celulares.
Os aparelhos celulares são frequentemente
utilizados pelos colegas de Ana Paula. Em busca de soluções para situação o
Conselho Tutelar da cidade foi acionado pela direção da unidade escolar, também
foram convocados os responsáveis pelos menores que fizeram a notícia circular
nas dependências da escola. Esses alunos acompanhados pelos pais terão que
assumir a responsabilidade perante o regimento escolar e a legislação vigente.
Responda:
1)
De acordo com o podcast noticioso apresentado:
a. Qual é o fato central
apresentado?
b. O que causou o
adoecimento da aluna?
c. Qual foi a
consequência do bullying sofrida pela a aluna?
Podcast III
BULLYING EM CONDOMINIO
ADOLESCENTES SENTEM-SE ACUADOS DEPOIS DE SOFREREM
BULLYING
Três
adolescentes sentiram-se acuados e intimidados após sofreram constrangimentos
no condomínio onde moram.
A
situação aconteceu no último fim de semana quando eles jogavam futebol na
quadra do condomínio, algumas crianças se aproximaram dizendo que “a quadra era
delas e que eles eram grandes para jogar futebol ali”, como eles não saíram da
quadra as crianças ameaçaram xingando dizendo que “se não saíssem iriam chamar
os pais. Os adolescentes acuados com as ameaças saíram da quadra comunicando o
fato ao síndico que se manifestou dizendo “que a quadra era de uso de todos os
moradores independentemente da idade”
Mesmo
assim os adolescentes estão com receio de retornar a quadra pois não querem ser
xingados e passarem por novos constrangimentos.
Segundo
C.L. de 17 anos, não foi a primeira vez que isso aconteceu e que quando passa
na portaria esse grupo de crianças costuma xingá-los até na frente dos pais e
que nada fazem para repreendê-los.
O
jornal Acontece entrará em contato com o condomínio para que fatos assim não
tornem acontecer e os adolescentes possam ser protegidos no lugar em que moram.
Responda:
1)
Qual
o tema central do podcast apresentado?
2)
Identifique
na notícia apresentada:
a. Manchete
b. Título
auxiliar
c. Lead/Lide
d. Corpo
da notícia
Orientações:
Realize a
leitura dos textos enviados, se necessário acesse o áudio de todos podcast que estão
disponíveis na playlist CMSP 20/05 para responder as questões.
Observações:
Caros estudantes e
responsáveis, o roteiro de estudos refere-se a semana 08/06 a 12/06/2020 elaborada pensando
na carga horária da disciplina de Língua Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário