segunda-feira, 29 de junho de 2020

ATIVIDADE 6 - 2ª C, D e E - PROFº DOUGLAS

Professor: Douglas L.

Turma: 2ª C, D e E

Disciplina: FÍSICA

Canal de resposta das atividades: douglasluiz@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: até 15/07/20

Período de envio: 29/06 à 03/07/2020

 

Plantão de Dúvidas

2ºC – Quarta-feira das 20h45 às 21h30hs e  Quinta-feira das 19h00 às 19h45hs

2ºD – Quarta-feira das 19h45 às 20h30hs e  Quinta-feira das 20h45 às 21h30hs

2ºE – Quarta-feira das 19h00 às 19h45hs e  Quinta-feira das 22h15 às 22h50hs

           

Material utilizado: Livro didático de Física, Caderno do Aluno SP faz escola, Centro de Mídias SP 

Tarefa 1

Copiar e responder às atividades sobre: Termometria  VI – (Dilatação Volumétrica, coeficientes de dilatação volumétrica, dilatação aparente dos líquidos, dilatação anômala da água) – parte 1.

 

Objetivo

Compreender e observar o efeito da temperatura na dilatação de corpos (sólidos e líquidos) envolvendo três dimensões, a dilatação aparente da água pelo processo de resfriamento e aquecimento.

 

Habilidades

Os fenômenos de dilatação térmica fazem parte do nosso cotidiano, pois a todo o momento estamos vivenciando os seus efeitos. Observamos em nosso dia a dia trincas em calçadas, estalos de armários, portas enroscando, garrafas estourando, entre outros acontecimentos decorrentes da dilatação térmica. Entender como as variações no dimensional de cada material influencia na aplicação de sua substância, de acordo com sua massa.

 

Orientações

1)    Fazer uma leitura do conteúdo resumido sobre dilatação superficial e utilizar também as aulas do CMSP.

2)    Assistir o seguinte vídeo para melhorar sobre esse novo conceito: Dilatação térmica.

 

TERMOMETRIA: https://www.youtube.com/watch?v=0ESxbOHQPbY

TERMOMETRIA: https://www.youtube.com/watch?v=gk_LTzovPKM

 

Observações

1ª) Conteúdo sequencial sobre Termometria V, aplicações da dilatação volumétrica entre matérias sólidos e líquidos, conceito de variação de temperatura, coeficiente de dilatação, dilatação anômala da água;

2ª) Quando enviar o email das atividades, mencionarem no campo do email “Assunto” nessa ordem: série e nome.

3ª) Canal de resposta das atividades: douglasluiz@professor.educacao.sp.gov.br

 

FÍSICA – TERMOMETRIA VI

 

Conforme vimos na aula anterior, dilatação térmica o aumento das dimensões do corpo a partir do aumento da temperatura, logo, o que vamos estudar são os tipos de dilatações e suas aplicações.


Dilatação Volumétrica


Praticamente todas as substâncias, sejam elas sólidas, líquidas ou gasosas, dilatam-se quando aumentamos sua temperatura, embora a dilatação não seja notada a olho nu. A dilatação volumétrica, por sua vez, é aquela em que predomina a variação em três dimensões, ou seja, a variação do volume do corpo


Dilatação Volumétrica de um sólido

Ao estudarmos a parte da física chamada termologia, vemos que a temperatura de um corpo está relacionada à agitação de suas moléculas. Dessa forma, podemos dizer que se há aumento de temperatura há também o aumento da agitação térmica das moléculas do corpo. Geralmente, o aumento da agitação das moléculas ocasiona um aumento da distância média entre elas, ocasionando, assim, uma dilatação do corpo.

Portanto, podemos dizer que ao aumentarmos a temperatura de um corpo, estamos colaborando para uma dilatação desse corpo, sendo que basicamente essa dilatação ocorre de três maneiras: dilatação linear, dilatação superficial e dilatação volumétrica. Nesse artigo, nosso objeto de estudo é a dilatação volumétrica de um corpo. Nesse tipo de dilatação podemos dizer que o corpo sofre variação de tamanho em todas as dimensões (comprimento, largura e altura), como mostra a figura acima.

 

·         Como Calcular?

 

ΔV = V0.γ.Δθ

 

Onde,











·         Dilatação dos Sólidos e dos Líquidos


Para calcular a dilatação é preciso considerar o coeficiente dos materiais. É de acordo com os materiais de que são feitos os corpos que os mesmos têm mais ou menos propensão de se dilatar.

Confira a tabela abaixo já visto em dilatação linear:       

Substância

Coeficiente de Dilatação Linear (ºC-1)

Porcelana

3.10-6

Vidro Comum

8.10-6

Platina

9.10-6

Aço

11.10-6

Concreto

12.10-6

Ferro

12.10-6

Ouro

15.10-6

Cobre

17.10-6

Prata

19.10-6

Alumínio

22.10-6

Zinco

26.10-6

Chumbo

27.10-6

 

·         Coeficiente de dilatação volumétrica

 

O coeficiente de dilatação volumétrica é uma propriedade física que mede quão grande é a variação de volume de um corpo, para uma dada mudança em sua temperatura. Essa grandeza não é constante, e o seu valor pode ser considerado constante para somente alguns intervalos de temperatura. Confira alguns valores típicos dos coeficientes de dilatação de algumas substâncias no estado líquido, à temperatura de 20 ºC:

 

Substância

Coeficiente de dilatação volumétrica (ºC-1)

Água

1,3.10-4

Mercúrio

1,8. 10-4

Álcool etílico

11,2. 10-4

Acetona

14,9. 10-4

Glicerina

4,9. 10-4

 

Como dito anteriormente, o coeficiente de dilatação volumétrica tem dependência com a temperatura, ou seja, seu módulo pode variar durante um aquecimento ou resfriamento. Por isso, para fazermos os cálculos, utilizamos os coeficientes de dilatação que se encontrem dentro dos intervalos de temperatura.

 

·         Dilatação aparente dos líquidos 

A dilatação aparente dos líquidos é determinada pelo volume de líquido que é transbordado se um recipiente completamente cheio desse líquido for aquecido. No entanto, caso o recipiente sofra uma variação de volume igual à variação volumétrica sofrida pelo líquido, nenhum líquido deverá transbordar


 

·         Fórmulas da dilatação aparente

 

Para calcularmos o volume de líquido que transborda do frasco, devemos usar a fórmula da dilatação aparente, observe:



ΔVap — dilatação aparente (m³)

V0 — volume inicial do líquido (m³)

γap — coeficiente de dilatação volumétrica aparente (ºC-1)

ΔT — variação de temperatura (ºC)

 

·         Dilatação anômala da água

 

A água apresenta um comportamento anômalo quanto à dilatação térmica entre as temperaturas de 0 ºC e 4 ºC entenda: aquecendo-se a água de 0º C para 4ºC, o seu volume diminui, em vez de aumentar. Por essa razão, no estado líquido, a densidade da água tem o seu maior valor para a temperatura de 4ºC. Os gráficos abaixo ajudam a entender o comportamento da densidade e do volume da água em função de sua temperatura, observe:


Em razão desse comportamento, os refrigerantes ou garrafas com água estouram quando deixados no congelador por muito tempo. Quando a água atinge a temperatura de 4 ºC, o seu volume é minimamente ocupado pela água em estado líquido, se o resfriamento continuar, o volume da água irá aumentar em vez de diminuir. Quando a água atingir 0 ºC, o volume da água terá crescido grandemente, enquanto o seu recipiente terá reduzido suas próprias medidas, ocasionando a sua ruptura.




Outra consequência desse comportamento anômalo da água é o não congelamento do fundo dos rios em regiões muito frias. Quando a temperatura da água aproxima-se de 0 ºC, sua densidade diminui, e, então, a água fria sobe, em razão do empuxo. Ao subir, a água fria congela-se, formando uma camada de gelo sobre os rios. Como o gelo é um bom isolante térmico, o fundo dos rios mantém-se a, aproximadamente, 4 ºC, pois, nessa temperatura, sua densidade é máxima e tende a permanecer no fundo dos rios.

O motivo por trás do comportamento anômalo da água tem origem molecular: entre 0 ºC e 4 ºC, a atração elétrica entre as moléculas de água supera a agitação térmica, em razão da existência das ligações de hidrogênio presentes entre as moléculas de água.

  

Nome:___________________________________________ nº.______  data: _______

Profº: Douglas Luiz                                                               série:                                                        

ATIVIDADE – TERMOMETRIA VI

 

1) (UNIMEP-SP) Quando um frasco completamente cheio de líquido é aquecido, verifica-se certo volume de líquido transbordado. Esse volume mede:

 

a) a dilatação absoluta do líquido menos a do frasco

b) a dilatação do frasco

c) a dilatação absoluta do líquido

d) a dilatação aparente do frasco

e) a dilatação do frasco mais a do líquido

 

2) (DLO) A dilatação aparente dos líquidos, é determinada pelo:

a) volume excessivo do líquido no recipiente

b) volume do líquido que diminui

c) volume do líquido que transborda

d) volume do líquido estável

e) espaço não preenchido do líquido

 

3) (Mackenzie-SP) Quando um recipiente totalmente preenchido com um líquido é aquecido, a parte que transborda representa sua dilatação __________. A dilatação __________ do líquido é dada pela __________ da dilatação do frasco e da dilatação __________.

Com relação à dilatação dos líquidos, assinale a alternativa que, ordenadamente, preenche de modo correto as lacunas do texto acima.

a) aparente — real — soma — aparente

b) real — aparente — soma — real

c) aparente — real — diferença — aparente

d) real — aparente — diferença — aparente

e) aparente — real — diferença — real

 

4) (DLO) A respeito da dilatação irregular da água, marque o que for verdadeiro.

a) Todos os líquidos, ao sofrerem variação de temperatura de 0 °C até 4 °C diminuem seu volume. Somente a água faz o contrário.

b) Quando a temperatura da água aumenta, entre 0 °C e 4 °C, seu volume diminui.

c) Quando a água está a 4 °C, a sua densidade é a mínima possível.

d) A dilatação irregular da água é percebida entre os intervalos de 0 °C a 4 °C e de 40 °C a 60 °C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário