Professor
(a): Solange Cabral de Deus
Turma: 6º A, B, C e d
Disciplina:Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo
de envio:
Período
de envio: 22/06 à 26/06/20
Tempo:
1h50m.
Material
utilizado: Material escolar e do aluno
HAB.(EF06AR10)
1-Cite
organização e localização de desenvolvimento de cinco danças regionais
brasileiras
2-
Por meio de um gráfico, apresente 5 ou mais danças folclóricas brasileiras,
descrevendo as em cada uma: Movimento Corporal, Espaço e Tempo (Elementos
constitutivos do movimento dançado em dança)
3- Apresente
uma análise de uma dança folclórica contemporânea brasileira que você gosta.
https://www.efdeportes.com/efd184/dancas-circulares-tradicionais-brasileiras.htm
DANÇAS
FOLCLÓRICAS
https://www.youtube.com/watch?v=pshEoagc0t4&list=RDpshEoagc0t4&start_radio=1&t=119&t=119
– Tiveram suas origens através das culturas
europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de
um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas,
trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração.
No
Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas,
são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de
São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.
Catirajmonline.com.br
O
cateretê, ou catira, é uma dança de sapateado derivada do antigo fandango
português.
Considerada
genuinamente nacional, o cateretê tem origem indígena, mas foi adaptada pelos
jesuítas para ajudar no processo da catequese. Trata-se de uma espécie de
sapateado brasileiro executado com "bate-pé" ao som de palmas e
violas.
O
formato tradicional conta apenas com a participação de homens. Com a presença
feminina, são formadas duas fileiras uma de homens e outra de mulheres, que se
defrontam para apresentar cantos, sapateados, palmas, execução de saltos e
formação de círculos. Os violeiros são os únicos que cantam e interagem com a
coreografia dos dançarinos.
Ocorre
em festas familiares ou tradicionais como a Festa do Divino de Santa Cruz em
diversas cidades paulista como, por exemplo, Ibiúna.
Região
Sudeste – Catira: Bandeirante Paulista. Catira, uma dança
paulista Tradições de São Paulo (Ibiuna SP). Disponível
em:<https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0>.
Chimarretedancasfolcloricas.blogspot.com
Cana-Verde,
Ciranda, Chimarrete ou Dança do Caranguejo
Todos
esses termos designam o mesmo tipo de dança. Trata-se de coreografias
tradicionais, cuja origem é portuguesa, que foram difundidas em todo o Brasil,
ocorrendo algumas variações em relação à dança original conforme a tradição da
localidade.
Pode
ser executada de forma autônoma ou integrado ao conjunto de bailados do
cateretê e fandango. Os dançarinos organizam-se em círculos duplos e aos pares
(damas e cavalheiros). De mãos dadas, vão girando e invertendo a ordem e os
pares conforme a evolução e a música.
Ocorre
principalmente no litoral paulista, mas também em várias cidades do
interior. Região Sul – Chimarrita: ENART. JuvENART 2019 – CTG Rancho de
Gaudérios – Chimarrita. 2019. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=fyVRgcdXKxA
Carimbówww.brasildefato.com.br
A
palavra "carimbó" é de origem indígena. Do tupi korimbó (pau que
produz som) resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó,
que significa “furado”.
O
nome faz referência ao curimbó, principal instrumento musical utilizado nessa
manifestação folclórica. O curimbó é uma espécie de tambor tocado com as mãos,
feito com um tronco escavado de forma manual, de forma a ficar oco.
O
carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente,
foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas.
O
costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao
fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.
As
vestimentas utilizadas são das características do carimbó que mais se destacam.
As saias das mulheres são muito coloridas, bastante volumosas e rodadas, para
garantir um efeito mais bonito ao movimento da dança.
A
roupa dos homens, por sua vez, é simples e lembra a veste de certos
trabalhadores que usam calças curtas ou dobradas. Tal como as mulheres, os
homens também dançam descalços.
A
dança do carimbó é feita em pares, que formam uma roda. O rapaz convida a moça
para a dança batendo palmas na frente dela.
Com
as saias, as mulheres executam movimentos tentando cobrir a cabeça dos seus
pares.
Há
passos que imitam movimentos de animais. É o caso do passo dança do peru ou
carimbó do peru, que é executado quando um casal vai para o centro da roda.
Esses
são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os
costumes do povo de uma determinada região.
A
Região Norte – Carimbó: Cultura Ecebh. Carimbó – Balé Brasil –
Danças Folclóricas Brasileiras. 2016. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=kPBF3bsOYJI>.
Dança de São Gonçaloescolaeducacao.com.br
Dança
de pares de origem portuguesa, em louvor a São Gonçalo do Amarante, organizada
geralmente em pagamento de promessa ou voto de devoção. Em frente ao altar com
a imagem do santo, formam-se duas fileiras, podendo ser de mulheres, de homens
ou de homens e mulheres, encabeçadas por dois violeiros - mestre e contramestre.
A dança é dividida em partes ou jornadas. Os dançarinos se alternam cantando a
uma só voz e fazendo movimentos para a esquerda e para a direita. No final,
podem formar uma roda em que o promesseiro dança segurando a imagem do santo
retirada do altar, ou, no caso de haver apenas uma imagem para vários
promesseiros, o santo vai passando de mão em mão. Em Laranjeiras, Sergipe, o
fecho é dado pela chula-de-encerramento, com as duas fileiras, ora se
aproximando, ora se afastando, chegando diante do altar, onde todos se
ajoelham, fazem vênia e dão por encerrada a dança.Dança de São Gonçalo
Dança
de pares de origem portuguesa, em louvor a São Gonçalo do Amarante, organizada
geralmente em pagamento de promessa ou voto de devoção. Em frente ao altar com
a imagem do santo, formam-se duas fileiras, podendo ser de mulheres, de homens
ou de homens e mulheres, encabeçadas por dois violeiros - mestre e
contramestre. A dança é dividida em partes ou jornadas. Os dançarinos se
alternam cantando a uma só voz e fazendo movimentos para a esquerda e para a
direita. No final, podem formar uma roda em que o promesseiro dança segurando a
imagem do santo retirada do altar, ou, no caso de haver apenas uma imagem para
vários promesseiros, o santo vai passando de mão em mão. Em Laranjeiras,
Sergipe, o fecho é dado pela chula-de-encerramento, com as duas fileiras, ora
se aproximando, ora se afastando, chegando diante do altar, onde todos se
ajoelham, fazem vênia e dão por encerrada a dança.http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/00001686.htm
Região
Centro-Oeste - São Gonçalo: Carlos Acesp. Dança de “São Gonçalo
ACESP.
2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jTP-4XTRJ
Xaxado https://dancabrasilia.com.br/danca/historia-do-forro/
A
dança, por vezes, é apresentada individualmente, em duplas, ou em grupo, mas
sempre com a arma em punho, como se ela
fosse
o par do dançarino. A coreografia é bem cênica, quase teatral, pois alguns
passos parecem que os dançarinos estão preparando a terra para a plantação.
Região
Nordeste – Xaxado: Programa diversidade. Nordeste é Xaxado.
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=EQtjfoClDvg>.
Dança de Fitas
A
dança de fitas, ou pau-de-fita, é bastante comum, principalmente durante o
período das festas juninas. Sua origem é portuguesa.
Executa-se
a dança em pares ao redor de um mastro com fitas coloridas. Os participantes
formam dois grupos e fazem uma coreografia que, aos poucos, vão realizando
tranças com as fitas. Da mesma forma que a quadrilha, são utilizadas peças
autônomas que favoreçam um ritmo cadenciado da dança.
A
dança de fitas é bastante popular em grupos de folclore em Cunha, Natividade da
Serra, São Luiz do Paraitinga, Ubatuba, Taubaté, Cotia e Iguape.
A
coreografia é bem simples, pois desenvolve-se em forma de ciranda, na qual os
participantes giram ao redor de um mastro central ornamentado, entrelaçando as
coloridas fitas; que são entrelaçadas até ficar impossível de continuar o
entrelaçamento. Ao chegar quase ao final do trançado, os bailarinos voltam na
direção contrária, destrançando as fitas.
A
coreografia é executada ao ritmo dos instrumentos musicais, como sanfona,
violão e pandeiro. A Dança da Fita possuía música própria, que era uma
marchinha acompanhada por violas, rabecas, entre outros instrumentos, que após
a chegada no Brasil; com sua regionalização, passou a ter variações na música e
nos instrumentos.
A
capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta,
dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos
ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos
ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de
música.
Capoeira
- Mundo Educação. (mundoeducacao.uol).Existem vários estilos de capoeira, sendo
3 os principais:
Capoeira
Angola – é a mais antiga, da época da escravidão. Suas
principais características são: os golpes são jogados próximos ao chão, o ritmo
musical é mais lento e há muita malícia. Durante a roda os participantes não
batem palmas.
https://www.youtube.com/watch?v=pWR3DZeMaEU
A
história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia
de Portugal. A mão de obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil,
principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste
brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia
portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.
No
Brasil
Ao
chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas
de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram
constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho.
Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães do mato, que tinham
uma maneira de captura muito violenta.
Os
senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta.
Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas,
adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial
disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência
cultural e física dos escravos brasileiros.
A
prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas
(galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções
principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a
manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com
pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste
lugar surgiu o nome desta luta.
https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm
Elementos
constitutivos do movimento dançado em dança:
1-Movimento
corporal:
Kinesfera
– é o que delimita o espaço natural do corpo. Corresponde a todo o espaço que o
corpo alcança.
Fluxo:
é a tensão do corpo no movimento ou imóvel;
Eixo:
Corresponde à sustentação e ao equilíbrio do corpo;
Giros:
Rodar com o corpo no seu próprio eixo;
Peso:
refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se;
Saltos:
são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte;
Rolamentos:
quando o corpo rola no espaço;
2.
Espaço:
Níveis:
Corresponde à altura do corpo no movimento (alto, médio e baixo);
Direção:
É para onde o corpo se movimenta (frente, trás, para baixo, para cima, diagonal);
Deslocamento:
Acontece quando o bailarino se movimenta para um ponto específico da
coreografia,
seja saltando, girando, correndo ou dando pequenos passos marcados;
Dimensão:
É a orientação no espaço – amplitude ou largura, comprimento (ou altura e
profundidade;
3.
Tempo:
Rápido, moderado, lento;
Rápido:
Quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem
alterações.
Moderado:
É o meio termo entre um movimento corporal rápido e um lento.
Lento:
Quando o dançarino reduz a velocidade dos movimentos corporais constantemente,
quase até parar
RUDOLF
LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado
ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e
notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos
comentar na sequência.
ESPAÇO
–
É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo
são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que
determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É
o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às
extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO
–
São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o
suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações
para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO
–
É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado
(ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação
etc.
Orientações:Ler os textos e realizar a tarefa.
Observações:Anexar
atividade, registro no caderno
Capoeira
Regional – Mantém a malicia, mais o ritmo musical e os movimentos
são mais rápidos e secos. Acrobacias são menos utilizadas. Durante a roda os
participantes batem palmas.
Capoeira Contêmporanea – Mais praticado atualmente, esse estilo une algumas características da Capoeira Angola e Regional.https://www.infoescola.com/artes-marciais/capoeira/
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