sábado, 27 de junho de 2020

ATIVIDADE 6 - 6º A, B, C e D - PROFª SOLANGE

Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turma: 6º A, B, C e d

Disciplina:Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

                            solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio:Uma semana após a postagem

Período de envio: 22/06 à 26/06/20

Tempo: 1h50m.


Material utilizado: Material escolar e do aluno

HAB.(EF06AR10)

 Tarefa:Aprecie, explore as informações do conteúdo Dança na atividade

1-Cite organização e localização de desenvolvimento de cinco danças regionais brasileiras

2- Por meio de um gráfico, apresente 5 ou mais danças folclóricas brasileiras, descrevendo as em cada uma: Movimento Corporal, Espaço e Tempo (Elementos constitutivos do movimento dançado em dança)

3- Apresente uma análise de uma dança folclórica contemporânea brasileira que você gosta.

 Cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região. https://www.significados.com.br/cultura-popular

https://www.efdeportes.com/efd184/dancas-circulares-tradicionais-brasileiras.htm

DANÇAS FOLCLÓRICAS

https://www.youtube.com/watch?v=pshEoagc0t4&list=RDpshEoagc0t4&start_radio=1&t=119&t=119

 – Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração.

No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.

       Catirajmonline.com.br

O cateretê, ou catira, é uma dança de sapateado derivada do antigo fandango português.

Considerada genuinamente nacional, o cateretê tem origem indígena, mas foi adaptada pelos jesuítas para ajudar no processo da catequese. Trata-se de uma espécie de sapateado brasileiro executado com "bate-pé" ao som de palmas e violas.

O formato tradicional conta apenas com a participação de homens. Com a presença feminina, são formadas duas fileiras uma de homens e outra de mulheres, que se defrontam para apresentar cantos, sapateados, palmas, execução de saltos e formação de círculos. Os violeiros são os únicos que cantam e interagem com a coreografia dos dançarinos.

Ocorre em festas familiares ou tradicionais como a Festa do Divino de Santa Cruz em diversas cidades paulista como, por exemplo, Ibiúna.

Região Sudeste – Catira: Bandeirante Paulista. Catira, uma dança paulista Tradições de São Paulo (Ibiuna SP). Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0>.

   Chimarretedancasfolcloricas.blogspot.com

Cana-Verde, Ciranda, Chimarrete ou Dança do Caranguejo

Todos esses termos designam o mesmo tipo de dança. Trata-se de coreografias tradicionais, cuja origem é portuguesa, que foram difundidas em todo o Brasil, ocorrendo algumas variações em relação à dança original conforme a tradição da localidade.

Pode ser executada de forma autônoma ou integrado ao conjunto de bailados do cateretê e fandango. Os dançarinos organizam-se em círculos duplos e aos pares (damas e cavalheiros). De mãos dadas, vão girando e invertendo a ordem e os pares conforme a evolução e a música.

Ocorre principalmente no litoral paulista, mas também em várias cidades do interior. Região Sul – Chimarrita: ENART. JuvENART 2019 – CTG Rancho de Gaudérios – Chimarrita. 2019. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=fyVRgcdXKxA

      Carimbówww.brasildefato.com.br

A palavra "carimbó" é de origem indígena. Do tupi korimbó (pau que produz som) resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó, que significa “furado”.

O nome faz referência ao curimbó, principal instrumento musical utilizado nessa manifestação folclórica. O curimbó é uma espécie de tambor tocado com as mãos, feito com um tronco escavado de forma manual, de forma a ficar oco.

O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas.

O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.

As vestimentas utilizadas são das características do carimbó que mais se destacam. As saias das mulheres são muito coloridas, bastante volumosas e rodadas, para garantir um efeito mais bonito ao movimento da dança.

A roupa dos homens, por sua vez, é simples e lembra a veste de certos trabalhadores que usam calças curtas ou dobradas. Tal como as mulheres, os homens também dançam descalços.

A dança do carimbó é feita em pares, que formam uma roda. O rapaz convida a moça para a dança batendo palmas na frente dela.

Com as saias, as mulheres executam movimentos tentando cobrir a cabeça dos seus pares.

Há passos que imitam movimentos de animais. É o caso do passo dança do peru ou carimbó do peru, que é executado quando um casal vai para o centro da roda.

Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.

A Região Norte – Carimbó: Cultura Ecebh. Carimbó – Balé Brasil – Danças Folclóricas Brasileiras. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kPBF3bsOYJI>.

     Dança de São Gonçaloescolaeducacao.com.br

Dança de pares de origem portuguesa, em louvor a São Gonçalo do Amarante, organizada geralmente em pagamento de promessa ou voto de devoção. Em frente ao altar com a imagem do santo, formam-se duas fileiras, podendo ser de mulheres, de homens ou de homens e mulheres, encabeçadas por dois violeiros - mestre e contramestre. A dança é dividida em partes ou jornadas. Os dançarinos se alternam cantando a uma só voz e fazendo movimentos para a esquerda e para a direita. No final, podem formar uma roda em que o promesseiro dança segurando a imagem do santo retirada do altar, ou, no caso de haver apenas uma imagem para vários promesseiros, o santo vai passando de mão em mão. Em Laranjeiras, Sergipe, o fecho é dado pela chula-de-encerramento, com as duas fileiras, ora se aproximando, ora se afastando, chegando diante do altar, onde todos se ajoelham, fazem vênia e dão por encerrada a dança.Dança de São Gonçalo

Dança de pares de origem portuguesa, em louvor a São Gonçalo do Amarante, organizada geralmente em pagamento de promessa ou voto de devoção. Em frente ao altar com a imagem do santo, formam-se duas fileiras, podendo ser de mulheres, de homens ou de homens e mulheres, encabeçadas por dois violeiros - mestre e contramestre. A dança é dividida em partes ou jornadas. Os dançarinos se alternam cantando a uma só voz e fazendo movimentos para a esquerda e para a direita. No final, podem formar uma roda em que o promesseiro dança segurando a imagem do santo retirada do altar, ou, no caso de haver apenas uma imagem para vários promesseiros, o santo vai passando de mão em mão. Em Laranjeiras, Sergipe, o fecho é dado pela chula-de-encerramento, com as duas fileiras, ora se aproximando, ora se afastando, chegando diante do altar, onde todos se ajoelham, fazem vênia e dão por encerrada a dança.http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/00001686.htm

Região Centro-Oeste - São Gonçalo: Carlos Acesp. Dança de “São Gonçalo

ACESP. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jTP-4XTRJ

Xaxado https://dancabrasilia.com.br/danca/historia-do-forro/

A dança, por vezes, é apresentada individualmente, em duplas, ou em grupo, mas sempre com a arma em punho, como se ela

fosse o par do dançarino. A coreografia é bem cênica, quase teatral, pois alguns passos parecem que os dançarinos estão preparando a terra para a plantação.

Região Nordeste – Xaxado: Programa diversidade. Nordeste é Xaxado. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=EQtjfoClDvg>.

  Dança de Fitas

A dança de fitas, ou pau-de-fita, é bastante comum, principalmente durante o período das festas juninas. Sua origem é portuguesa.

Executa-se a dança em pares ao redor de um mastro com fitas coloridas. Os participantes formam dois grupos e fazem uma coreografia que, aos poucos, vão realizando tranças com as fitas. Da mesma forma que a quadrilha, são utilizadas peças autônomas que favoreçam um ritmo cadenciado da dança.

A dança de fitas é bastante popular em grupos de folclore em Cunha, Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga, Ubatuba, Taubaté, Cotia e Iguape.

A coreografia é bem simples, pois desenvolve-se em forma de ciranda, na qual os participantes giram ao redor de um mastro central ornamentado, entrelaçando as coloridas fitas; que são entrelaçadas até ficar impossível de continuar o entrelaçamento. Ao chegar quase ao final do trançado, os bailarinos voltam na direção contrária, destrançando as fitas.

A coreografia é executada ao ritmo dos instrumentos musicais, como sanfona, violão e pandeiro. A Dança da Fita possuía música própria, que era uma marchinha acompanhada por violas, rabecas, entre outros instrumentos, que após a chegada no Brasil; com sua regionalização, passou a ter variações na música e nos instrumentos.

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/sao-paulo/cultura-e-folclore-paulista-dancas-e-folguedos.php

 

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.

Capoeira - Mundo Educação. (mundoeducacao.uol).Existem vários estilos de capoeira, sendo 3 os principais:

Capoeira Angola – é a mais antiga, da época da escravidão. Suas principais características são: os golpes são jogados próximos ao chão, o ritmo musical é mais lento e há muita malícia. Durante a roda os participantes não batem palmas.

   https://www.youtube.com/watch?v=pWR3DZeMaEU

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão de obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.

No Brasil

Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães do mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.

Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.

https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm

 

Elementos constitutivos do movimento dançado em dança:

1-Movimento corporal:

Kinesfera – é o que delimita o espaço natural do corpo. Corresponde a todo o espaço que o corpo alcança.

Fluxo: é a tensão do corpo no movimento ou imóvel;

Eixo: Corresponde à sustentação e ao equilíbrio do corpo;

Giros: Rodar com o corpo no seu próprio eixo;

Peso: refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se;

Saltos: são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte;

Rolamentos: quando o corpo rola no espaço;

 

2. Espaço:

Níveis: Corresponde à altura do corpo no movimento (alto, médio e baixo);

Direção: É para onde o corpo se movimenta (frente, trás, para baixo, para cima, diagonal);

Deslocamento: Acontece quando o bailarino se movimenta para um ponto específico da

coreografia, seja saltando, girando, correndo ou dando pequenos passos marcados;

Dimensão: É a orientação no espaço – amplitude ou largura, comprimento (ou altura e profundidade;

 

3. Tempo:

 Rápido, moderado, lento;

Rápido: Quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações.

Moderado: É o meio termo entre um movimento corporal rápido e um lento.

Lento: Quando o dançarino reduz a velocidade dos movimentos corporais constantemente, quase até parar

 

RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.

ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.

PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

 

Orientações:Ler os textos e realizar a tarefa.

 

Observações:Anexar atividade, registro no caderno

 

Capoeira Regional – Mantém a malicia, mais o ritmo musical e os movimentos são mais rápidos e secos. Acrobacias são menos utilizadas. Durante a roda os participantes batem palmas.

Capoeira Contêmporanea – Mais praticado atualmente, esse estilo une algumas características da Capoeira Angola e Regional.https://www.infoescola.com/artes-marciais/capoeira/


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