Professor (a): DORA DE CASSIA
Turma: 8º D e E
Disciplina: PROJETO DE VIDA
Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: até 15 dias após a postagem
Período de envio: 29/06/2020 a 03/07/2020
Plantão de Duvidas: Watshapp -11- 962954128
Material utilizado: Caderno de Práticas e Vivências, Caderno do aluno pagina 73 e 74 volumes 2, Assistir a aula no CMSP (Centro de Mídia de São PAULO). Do dia 24/06/2020.
Observações: todas as atividades deverão ser respondidas e enviadas para que seja avaliado, Acessar o blog da escola e fazer a busca como professora Dora projeta de vida, estarão todas as atividades postadas.
Nome__________________________________________________________________Série_______
ATIVIDADES 6
Tema:
Eu Minha Comunidade e a Escola
Competências socioemocionais em
foco: Assertividade, Iniciativa social, Curiosidade para aprender e Imaginação criativa.
Conceito de Comunidade
Pode-se conceituar como um grupo específico de pessoas que reside em uma área geográfica determina e compartilham uma cultura comum e um modo de vida, são conscientes do fato de que compartilham certa unidade e que pode atuar coletivamente em busca de um objetivo ou de uma meta.
A
escola está inserida em uma comunidade e faz parte dela. Como tal, precisa
criar mecanismos de parcerias e de diálogo produtivo, em que cada uma
compreenda o seu papel a as suas responsabilidades.
ATIVIDADE
RESPONDA AS QUESTÕES DA PAGINA 73 E 74
A
- QUE BOM QUE A MINHA COMUNIDADE.: nesta parte, vocês podem anotar todos os serviços
que estão disponíveis na comunidade e que funcionam de maneira adequada às
necessidades dos cidadãos.
B
- QUE PENA QUE A MINHA COMUNIDADE...: aqui vocês podem registrar os serviços
que não estão presentes ou não funcionam adequadamente. Este também é um espaço
para explorar os motivos pelos quais, na visão do grupo, estes serviços não
funcionam bem.
C
- QUE TAL SE A MINHA COMUNIDADE...: aqui vocês podem refletir sobre o que
poderia ser feito para que os serviços funcionassem melhor na comunidade.
EXERCÍCIO
DA CIDADANIA NA COMUNIDADE - CONFECCIONANDO UM PAINEL
Você irá confeccionar um painel com desenhos,
gravuras e textos que representem os serviços da sua comunidade. Para isso,
observem o seu bairro de maneira cuidadosa, com espírito crítico e observador
para, então, partir para a elaboração dessas ações. Essa atividade o (a)
auxiliará a pensar, também, nos ideais de seu Projeto de Vida.
MÃO
NA MASSA: VAMOS CONFECCIONAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS?
Nesta atividade, você irá colocar toda a sua
criatividade e imaginação em prática, pois é hora de produzir uma história em
quadrinhos, ou seja, uma HQ! Para isso, pense em um fato ou um problema que
existe no seu bairro, na sua rua ou mesmo na sua escola, o qual mereça a sua reflexão
para a tomada de atitudes.
Como sugestão, esboce, primeiramente, no seu
Diário de Práticas e Vivências:
a) as cenas – quadrinhos – que pretende criar,
seguindo uma ordem da narrativa dos fatos;
b) os personagens e seus diálogos em cada
cena;
c) o desenvolvimento do enredo: início, meio e
fim;
d) o estilo de desenho utilizado e as
representações faciais das personagens;
e) o formato dos balões nas falas ou pensamentos: é importante lembrar que cada formato representa uma ideia
Nenhum comentário:
Postar um comentário