Professor
(a):DORA DE CASSIA
Turma: 1ª E, F e G
Disciplina: HISTÓRIA
Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: até 15 dias após a postagem
Período de envio: 29/06/2020 a 03/07/2020
Plantão de duvidas: de Segunda a Sexta; das 19h00min as21h00min. WATSHAPP- 962954128
Materiais utilizados TEXTOS, DE LIVROS DIDÁTICOS, INTERNET, CADERNO DO ALUNO,
Tarefa: Ler o texto e responder as questões, e fazer as pesquisas, em livros didáticos, internet, caderno do aluno volume 2.
Orientações:Estamos dando continuidade nas atividades 4 e texto que estão na proposta curricular e no caderno do aluno pagina 72 E 73
Nome_____________________________________________________nº_________série__________
TEMA: PERMANÊNCIAS E RUPTURAS - A DEMOCRACIA GREGA E A REPÚBLICA BRASILEIRA.
Proposta: Leia o Art.14 da Constituição da República Federativa do Brasil e, em sequência, aponte soluções para os questionamentos abaixo:
Constituição da República Federativa do Brasil, Artigo 14:
§ 1º O alistamento eleitoral e o voto são:
I - Obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
II - Facultativos para:
a) os analfabetos;
b) os maiores de setenta anos;
c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
§ 2º Não podem alistar-se como
eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório,
os conscritos.
Fonte: BRASIL [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa
do Brasil. Disponível em:
<https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_15.12.2016/art_14_.asp.>
Acesso em: 07 nov.2019.
ATIVIDADES
a) De acordo com a Constituição vigente em nosso país, quem pode participar do processo democrático?
b) A palavra
“democracia” tem origem grega (demokratía), que significa “governo do povo”. A
partir dos princípios da democracia presentes na polis de Atenas, atualmente, vários
países do mundo, incluindo o Brasil e a própria Grécia, desenvolveram sistemas democráticos
onde um maior número de pessoas possíveis pode participar do processo político.
No entanto, em suas origens, a democracia teve suas limitações e exclusões.
Pesquise no seu livro didático, internet ou outras fontes, e produza um
infográfico apontando quem eram os excluídos da Democracia ateniense na
antiguidade.
ATIVIDADE–
O HOMEM GREGO E A PÓLIS
1 -Leia o fragmento da
obra “A Política”, do filósofo grego Aristóteles (384 a.E.C - 322 a.E.C.),
para responder a atividade proposta em seu caderno.
Fica claro, portanto, que a cidade participa das coisas da natureza, que o homem é um animal político, por natureza, que tem que viver em sociedade, e que aquele que, por instinto e não por inibição de qualquer conjuntura, deixa de participar de uma cidade, é um servil ou superior ao homem. Esse indivíduo é merecedor, segundo Homero, da censura de um sem-família, sem leis e sem lar. Pois ele tem sede de combates, não é capaz de se submetera nenhuma obediência.
Fonte:
ARISTÓTELES. A Política. (Tradução livre). Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bk000426.pdf
> Acesso em 05 dez. 2019.
a) Com base no fragmento acima, e também em suas pesquisas, explique qual é a importância que o filósofo grego atribui à relação entre o homem e a cidade, ao afirmar que somos um animal político.
b) A Cidade Estado, ou pólis, é a forma clássica de como as cidades gregas se organizavam politicamente. Explique o conceito de Cidade Estado e diferencie-o do conceito político de cidade contemporânea adotado no Brasil.
c) Conforme a afirmação
de Aristóteles, o homem é um animal naturalmente político que habita e se faz
feliz na cidade. Ao refletirmos sobre democracia grega ateniense, podemos
afirmar que ela foi um lugar de participação de todos que habitavam a pólis?
Justifique sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário