segunda-feira, 29 de junho de 2020

ATIVIDADE 6 - 1ª E, F e G - PROFª DORA

Professor (a):DORA DE CASSIA

Turma: 1ª E, F e G

Disciplina: HISTÓRIA

Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: até 15 dias após a postagem

Período de envio: 29/06/2020 a 03/07/2020

Plantão de duvidas: de Segunda a Sexta; das 19h00min as21h00min. WATSHAPP- 962954128


Materiais utilizados TEXTOS, DE LIVROS DIDÁTICOS, INTERNET, CADERNO DO ALUNO,

Tarefa: Ler o texto e responder as questões, e fazer as pesquisas, em livros didáticos, internet, caderno do aluno volume 2.

Orientações:Estamos dando continuidade nas atividades 4 e texto que estão na proposta curricular e no caderno do aluno pagina 72 E 73

 

Nome_____________________________________________________nº_________série__________

TEMA: PERMANÊNCIAS E RUPTURAS - A DEMOCRACIA GREGA E A REPÚBLICA BRASILEIRA.

Proposta: Leia o Art.14 da Constituição da República Federativa do Brasil e, em sequência, aponte soluções para os questionamentos abaixo:

Constituição da República Federativa do Brasil, Artigo 14:

§ 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

I - Obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

II - Facultativos para:

a) os analfabetos;

b) os maiores de setenta anos;

c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

§ 2º Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

Fonte: BRASIL [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_15.12.2016/art_14_.asp.> Acesso em: 07 nov.2019.

 

ATIVIDADES

a) De acordo com a Constituição vigente em nosso país, quem pode participar do processo democrático?

b) A palavra “democracia” tem origem grega (demokratía), que significa “governo do povo”. A partir dos princípios da democracia presentes na polis de Atenas, atualmente, vários países do mundo, incluindo o Brasil e a própria Grécia, desenvolveram sistemas democráticos onde um maior número de pessoas possíveis pode participar do processo político. No entanto, em suas origens, a democracia teve suas limitações e exclusões. Pesquise no seu livro didático, internet ou outras fontes, e produza um infográfico apontando quem eram os excluídos da Democracia ateniense na antiguidade.


ATIVIDADE– O HOMEM GREGO E A PÓLIS

1 -Leia o fragmento da obra “A Política”, do filósofo grego Aristóteles (384 a.E.C - 322 a.E.C.),

para responder a atividade proposta em seu caderno.

Fica claro, portanto, que a cidade participa das coisas da natureza, que o homem é um animal político, por natureza, que tem que viver em sociedade, e que aquele que, por instinto e não por inibição de qualquer conjuntura, deixa de participar de uma cidade, é um servil ou superior ao homem. Esse indivíduo é merecedor, segundo Homero, da censura de um sem-família, sem leis e sem lar. Pois ele tem sede de combates, não é capaz de se submetera nenhuma obediência.

Fonte: ARISTÓTELES. A Política. (Tradução livre). Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bk000426.pdf > Acesso em 05 dez. 2019.

 

a) Com base no fragmento acima, e também em suas pesquisas, explique qual é a importância que o filósofo grego atribui à relação entre o homem e a cidade, ao afirmar que somos um animal político.

b) A Cidade Estado, ou pólis, é a forma clássica de como as cidades gregas se organizavam politicamente. Explique o conceito de Cidade Estado e diferencie-o do conceito político de cidade contemporânea adotado no Brasil.

c) Conforme a afirmação de Aristóteles, o homem é um animal naturalmente político que habita e se faz feliz na cidade. Ao refletirmos sobre democracia grega ateniense, podemos afirmar que ela foi um lugar de participação de todos que habitavam a pólis? Justifique sua resposta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário