segunda-feira, 29 de junho de 2020

ATIVIDADE 6 - 2ª A, B, C, D e E - PROFª DORA

Professor (a): Professor (a): DORA DE CASSIA

Turma: 2ª A, B, C, D e E

Disciplina: HISTÓRIA

Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: até 15 dias após a postagem

Período de envio: 29/06/2020 Á 03/07/2020

Plantão de duvidas: de Segunda a Sexta; das 19:00 as 21:00. (2ª A  QUINTA FEIRA DAS 8:00 AS 11:30)

Material utilizado: LIVROS DIDÁTICOS, INTERNET, CADERNO DO ALUNO.


Tarefas: Pesquisar e responder a atividade do caderno do aluno volume 2 pagina 76 fazer as pesquisas através de livros didáticos e internet. Assistir a aula do dia 22/06/2020 CMSP(Centro de Mídia de São Paulo 


Orientações: O aluno deverá responder as atividades propostas, fazer leituras dos textos em internet e livros didáticos.

Observações: O conteúdo está previsto na proposta curricular, o aluno poderá encontrar atividades no caderno do aluno pagina 59 volume uns conteúdos para dar continuidade nas atividades.

NOME_________________________________________________________SÉRIE______

 

ATIVIDADES 5                                                                                                                                                         TEMA: Sistemas Coloniais Europeus – A América Colonial (2º parte) Aula do dia 22/06/2020 no CMSP (Centro de mídia de São Paulo

América Colonial Inglesa.

A Dinastia Tudor foi responsável pela adoção do absolutismo na Inglaterra, sendo também promovedora da política mercantilista. Durante o reinado de Elizabeth I foi dado um grande impulso à construção naval e à atividade marítima comercial. Foi nesse contexto que, em 1585, sir Walter Raleigh chegou a América do Norte, fundando a colônia de Virgínia, a 1° das 13 colônias. Apesar da descoberta de novas colônias, o sistema colonial inglês só foi iniciar na Dinastia Stuart (Jaime I, 1603-1625), quando o poderio das frotas navais inglesas permitiu que houvesse uma boa passagem pelo atlântico. Além do mais, deve-se salientar o acúmulo de capitais da burguesia inglesa, que procurava novas áreas para investimento.

América do Norte. Com o início da colonização, vários grupos sociais vieram para as colônias inglesas, destacando-se os perseguidos religiosos ou políticos, geralmente pessoas de uma boa condição financeira e dispostos a começar uma vida nova, longe dos conflitos. Também existiu o grupo dos sem-terra, pessoas que haviam sido expulsas do campo devido aos cerceamentos (enclosures) realizados pelos nobres. Os sem-terra normalmente vinham sob a condição de servos temporários.

Colônia de Exploração: Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Virginia e Mariland. Produção agrícola baseada na grande propriedade (grandes extensões de terra). Destaque para a produção destinada ao mercado externo (produtos agrícolas ou metais preciosos). Ênfase na utilização do trabalho escravo (de indígenas ou negros)l Pacto colonial rígido

COLÔNIAS DE POVOAMENTO Delaware, Pensilvânia, Nova Jérsei, Connecticut, Rhode Island, Massachussets, Nova York e New Hampshire.). Produção agrícola baseada na pequena propriedade (). Desenvolvimento de uma produção manufatureira voltada para o mercado interno.). Utilização do trabalho livre. . Laços coloniais mais brandos

Norte e Sul Diferentemente das demais colônias americanas, as colônias inglesas apresentaram uma distinção em alguns casos fala-se em colônias do norte e do centro), onde o sul era formado por colônias de exploração (como todo o mundo colonial) e o norte (e centro) era de colônias de povoamento. Esta diferença se dava basicamente devido ao fator geoclimático, uma vez que o norte tinha uma produção econômica parecida com a da Inglaterra (não oferecia, então, produtos de complemento) e o sul produzia os gêneros tropicais inexistentes na Europa e por lá tão solicitados.

O COMÉRCIO TRIANGULAR

As 13 colônias não apresentaram riquezas que justificassem a montagem de um sistema colonial complexo por parte dos ingleses. Não havia quantidade significativa de ouro ou prata e as condições de solo e clima em boa parte delas eram semelhantes as da Inglaterra, tornando inviável a criação de uma economia de subsistência. Apenas na porção sul havia condição para produção de tabaco (e mais tarde algodão) que pudesse servir de complemento para a economia metropolitana. O governo inglês então optou por permitir que muitas pessoas que gostariam de construir um novo mundo migrassem para a América, formando as colônias de povoamento que tinham relativa liberdade comercial e pacto colonial brando. Alguns historiadores usam a expressão “negligência salutar” para designar a política de abandono da Inglaterra em relação às 13 colônias. Note-se que, além da falta de atrativos econômicos das colônias, a Inglaterra também vivia a Revolução Inglesa (1642-89), que gerava dificuldades internas demais para que se pudesse dar atenção aos domínios além mar. Desta maneira, as 13 colônias desenvolveram o Comércio Triangular, um comércio fugindo dos padrões tradicionais do mercantilismo e que possibilitou que a América do Norte tivesse um desenvolvimento diferente das demais áreas do continente.Além dos ingleses “(...) Para os imigrantes pobres, o mais comum era a troca de despesas de transporte e manutenção por serviços, obrigando-se o imigrante a trabalhar por certo número de anos para a companhia que o financiara. Uma vez encerrado esse prazo, ele estava livre e recebia um lote de terra. A partir de 1680, geralmente em virtude das guerras ou da pobreza, imigrantes de outros países começaram a chegar. Vinham da Alemanha, Irlanda, Escócia, Suíça e França, aumentando a população norte-americana que, nessa década e na seguinte, chegava a 250 mil pessoas. Esse número dobrou a cada 25 anos. Assim, em 1775, a população das colônias chegava a 2,5 milhões de pessoas.”.

Colonização

Os Franceses inicialmente dedicaram-se ao contrabando e pirataria, bem como a invasão de territórios portugueses e espanhóis, visto que estes dois últimos possuíam mais territórios e buscavam ocupá-los para protegê-los. No entanto, o contingente colonial não era suficiente para garantir a posse das terras. Nesse contexto a França invadiu o Brasil Colônia por duas vezes instalando a França Antártica (Rio de Janeiro) e França Equinocial (Maranhão), mas tal ocupação foi duramente expulsão pelas forças portuguesas. Ao norte do continente americano os franceses instalaram duas colônias, Quebec (Canadá) e Louisiana (Centro dos Estados Unidos), além do Haiti, Tobago, Martinica, Guadalupe nas Antilhas (América Central).  Juntamente com os Holandeses ocuparam as Guianas ao norte da América do Sul. 

 

Os holandeses, por meio da Companhia das Índias Ocidentais estabeleceram na América do Norte a Colônia de Nova Amsterdã. No entanto, o território foi tomado pelos ingleses e rebatizado de Nova Iorque. Nas Antilhas, conforme dito anteriormente estabeleceram a Guiana Holandesa e tentaram fixar-se no Brasil durante o período da União Ibérica (1580 -1640).Nesse período ocuparam vasto território da região nordeste do Brasil colonial por cerca de 20 anos, sendo posteriormente expulsos pelos portugueses. A animosidade entre Espanha e Holanda esta ligada aos episódios da Guerra dos 30 Anos, quando os países baixos buscaram eliminar o domínio espanhol em seus territórios.

ATIVIDADES

1-    Vamos elaborar um MAPA MENTAL! Elaborar um Mapa Mental é uma forma simples de estudar e organizar as ideias sobre determinado assunto, de forma visual e articulada. Você deverá reunir os principais conceitos sobre as relações do mercantilismo estabelecidos entre Metrópole e Colônia, e construir um mapa mental com esse tema. Não se esqueça de que devem ficar bem claras as relações político-comerciais entre os dois territórios envolvidos neste acordo.

2-Fazer as atividades da pagina 76 a atividade 3 e 4 do caderno do aluno volume 2, poderá ser respondida no caderno do aluno volume 2.

3-Qual era a situação da Inglaterra antes do Comércio Triangula?

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