Professora
Dra:
Ariella
Turmas:
2ª B
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal
de resposta:
ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Classroom
Prazo
de envio: até 13/07/2010
Período
de envio: 29/06 a 03/07
Plantão
de dúvidas por meio do e-mail institucional, chat do CMSP e pelo Teams
Segunda-feira
das 21h50 às 22h20
Google Classroom
1) Endereço de acesso: https://classroom.google.com/ ou pelo aplicativo Centro de Mídia São Paulo (gratuito)
2) Formas de acesso:
a)
Através do e-mail institucional do aluno
Tutorial acesso ao e-mail institucional:https://www.youtube.com/watch?v=3YLv2Xwod44
b)
com código de ingresso
2B:
gjbaiby
Material
utilizado
Caderno
do Aluno São Paulo Faz Escola, volume 1,
tópicos referentes à Sociologia; e Vídeo aula do CMSP,
Tarefa
Lero
material anexado sobre os conceitos de Estabelecidos e Outsiders da
atividade anterior (atividade 7), assistir a aula do CMSPe fazer o exercício do São Paulo faz Escola
(Caderno do Aluno, Momento 8, página 76)
Objetivo
Compreender
como o processo de contato intercultural também promove tensões no campo da
cultura e no universo das artes, principalmente aquela consumida pela maioria
(cultura de massa) e aquela mais restrita (cultura erudita). Perceber que mesmo
quando circunscrito geograficamente à uma região/área, determinadas formas de
artes/gênero cultural foram capazes de sair da periferia e alcançar o centro e com isso influenciaram outros gêneros e
artistas, ao ponto de se se tonarem“estabelecidos”. Perceber como essa tensão
entre centro e periferia, inclusive, determina a qualidade desses tipos de
gênero e cultura. Essa atividade é uma sequência didática da anterior
(Atividade 7)
Habilidades
Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira e introdução a cultura de massa
Orientações
1)
Consultar o material da atividade 7
2)
Assistir a aula de Sociologia do CMSP do dia 18/06: https://www.youtube.com/watch?v=wO-8iRn8EaI
3) Fazer o exercício Momento 8 do Caderno do Aluno utilizando os conceitos de Estabelecidos e Outsiders e a aula do CMSP do dia 25 de junho. Em resumo, o que você tem que fazer no Momento 8?
a) pesquisar outros gêneros musicais, artistas, obras de arte,
empresas,etc., que não correspondem aos padrões estabelecidos, porém vêm tendo
destaque na sociedade.
b) realizar a pesquisa se guiando pelas questões: quais dos gêneros
pesquisados você acredita ter potencial para sair do status de outsider
para o de estabelecido? Por quê? Será que suas propostas têm condições de se
mesclarem aos padrões vigentes ou são tão impactantes que podem até romper
paradigmas e determinar novos padrões? O que desperta interesse por esses
gêneros e por que esse interesse se mantêm aceso, se muitos questionam a
qualidade de suas produções e sua própria capacidade? Afinal, a qualidade do
trabalho que fazem está tão abaixo da média da qualidade de outras produções?
(Quem determina a qualidade, as empresas, os artistas, a mídia ou o povo?) Qual
a contribuição deles, enquanto, outsiders, na transformação da cultura e da
sociedade?
Observações:
Essa
atividade é uma sequência da Atividade 7, em caso de dúvida consulte o
material disponível na atividade. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao
plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para controle de frequência,
ou seja, para não ficarem com faltas, enviem as atividades. Coloquem no assunto
do e-mail Atividade 8, Nome e Série para que seja rapidamente
identificada. Caso não tenham computador em casa serão aceitas as atividades
feitas no caderno/da apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no
Google Classroom para entrega de atividades e plantão de dúvidas presentes no
aplicativo Centro de Mídia SP por meio do Chat.Dúvidas?Escrevam no e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário