terça-feira, 30 de junho de 2020

ATIVIDADE 8 - 2ª B PROFª ARIELLA

Professora Dra: Ariella

Turmas: 2ª B

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br  ou no Google Classroom

Prazo de envio: até 13/07/2010

Período de envio: 29/06 a 03/07

 

Plantão de dúvidas por meio do e-mail institucional, chat do CMSP e pelo Teams

Segunda-feira das 21h50 às 22h20

 

Google Classroom

1) Endereço de acesso: https://classroom.google.com/  ou pelo aplicativo Centro de Mídia São Paulo (gratuito)

2) Formas de acesso:

a) Através do e-mail institucional do aluno

Tutorial acesso ao e-mail institucional:https://www.youtube.com/watch?v=3YLv2Xwod44

b) com código de ingresso

2B: gjbaiby

 

Material utilizado

Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola, volume 1,  tópicos referentes à Sociologia; e Vídeo aula do CMSP,

 

Tarefa

Lero material anexado sobre os conceitos de Estabelecidos e Outsiders da atividade anterior (atividade 7), assistir a aula do CMSPe  fazer o exercício do São Paulo faz Escola (Caderno do Aluno, Momento 8, página 76)

  

Objetivo

Compreender como o processo de contato intercultural também promove tensões no campo da cultura e no universo das artes, principalmente aquela consumida pela maioria (cultura de massa) e aquela mais restrita (cultura erudita). Perceber que mesmo quando circunscrito geograficamente à uma região/área, determinadas formas de artes/gênero cultural foram capazes de sair da periferia e alcançar o centro e  com isso influenciaram outros gêneros e artistas, ao ponto de se se tonarem“estabelecidos”. Perceber como essa tensão entre centro e periferia, inclusive, determina a qualidade desses tipos de gênero e cultura. Essa atividade é uma sequência didática da anterior (Atividade 7)

 

Habilidades

Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira e introdução a cultura de massa

 

Orientações

1)      Consultar o material da atividade 7

 

2)      Assistir a aula de Sociologia do CMSP do dia 18/06: https://www.youtube.com/watch?v=wO-8iRn8EaI

 

3)      Fazer o exercício Momento 8 do Caderno do Aluno utilizando os conceitos de Estabelecidos e Outsiders e a aula do CMSP do dia 25 de junho. Em resumo, o que você tem que fazer no Momento 8?

a)      pesquisar outros gêneros musicais, artistas, obras de arte, empresas,etc., que não correspondem aos padrões estabelecidos, porém vêm tendo destaque na sociedade.

 

b)      realizar a pesquisa se guiando pelas questões: quais dos gêneros pesquisados você acredita ter potencial para sair do status de outsider para o de estabelecido? Por quê? Será que suas propostas têm condições de se mesclarem aos padrões vigentes ou são tão impactantes que podem até romper paradigmas e determinar novos padrões? O que desperta interesse por esses gêneros e por que esse interesse se mantêm aceso, se muitos questionam a qualidade de suas produções e sua própria capacidade? Afinal, a qualidade do trabalho que fazem está tão abaixo da média da qualidade de outras produções? (Quem determina a qualidade, as empresas, os artistas, a mídia ou o povo?) Qual a contribuição deles, enquanto, outsiders, na transformação da cultura e da sociedade?

Observações:

Essa atividade é uma sequência da Atividade 7, em caso de dúvida consulte o material disponível na atividade. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, enviem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 8, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa serão aceitas as atividades feitas no caderno/da apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Classroom para entrega de atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de Mídia SP por meio do Chat.Dúvidas?Escrevam no e-mail.


Nenhum comentário:

Postar um comentário