Professor: Douglas L.
Turma: 3ª B e C
Disciplina: FÍSICA
Canal de resposta das atividades: douglasluiz@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: até 07/08/20
Período de envio: 27/07 à 31/07
Plantão de Dúvidas
3ºB – Quarta-feira das 21h30 às 22h15hs
e Quinta-feira das 19h45 às 20h30hs
3ºC – Quarta-feira das 22h15 às 22h50hs e Quinta-feira das 21h30 às 22h15hs
Material utilizado: Livro didático de Física, Caderno do
Aluno.
Tarefa 8
Copiar e responder às atividades
sobre: Campo Magnético – (conhecer e
distinguir carga elétrica) – parte II.
Objetivo
Relacionar o campo elétrico com cargas
elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento.
Habilidades
Relacionar o campo elétrico com cargas
elétricas e o campo magnético com cargas elétricas em movimento. Reconhecer
propriedades elétricas e magnéticas da matéria e suas formas de interação por
meio de campos.
Orientações
1)
Fazer
uma leitura dos conteúdos anteriores sobre eletricidade, aplicações
específicas, utilizar também as aulas do CMSP.
2)
Assistir
o respectivo vídeo para ajudar na resolução da Atividade.
CAMPO
MAGNÉTICO: https://www.youtube.com/watch?v=mSg80ZNDZNc&t=212s
Observações
1ª) Conteúdo deverá ser copiado no
caderno para futuras consultas e aplicações para experimentos;
2ª) Quando enviar o email das atividades,
mencionar no campo do email “Assunto” nessa ordem: série e nome.
Campo
Magnético
Campo
Magnético é a concentração de magnetismo que é criado em torno de uma carga
magnética num determinado espaço.
É o
ímã que cria o campo magnético, da mesma forma como é a carga elétrica e a
massa que, respectivamente, criam os campos elétrico e gravitacional.
Isso
pode ser mostrado através da imagem de um vetor, um ímã, que é representado
pelo vetor B. As linhas de indução partem dos vetores de indução magnética e
dirigem-se do polo norte para o polo sul.
T,
de Tesla é a unidade internacional de campo magnético.
Linhas do Campo
Magnético
As linhas do campo magnético são
tangentes, ou seja, elas não podem ser cortadas. Além disso, elas são curvas
porque tem origem por mais do que uma massa. Isso porque os ímãs são dipolos e
os seus polos - norte e sul - não podem ser separados.
Observe
a figura acima: as linhas do campo magnético estão mais próximas na região dos
polos do que nas demais. Assim, quanto mais próximas estiverem as linhas do
campo magnético, mais intensa será a interação com outro objeto magnetizado,
colocado nessa região.
Campo Magnético da Terra
Conhecido
como campo geomagnético ou magnetosfera, o campo magnético terrestre surge do
seu núcleo externo e pode ser percebido em toda o planeta.
Sua
descoberta, uma das mais antigas, data do século XVI e foi feita por Willian
Gilbert (1544-1603). Quando o físico reparou que as bússolas apontavam sempre
para o norte, concluiu que, tal como um ímã, a Terra possuía os polos norte e
sul.
O
campo magnético terrestre protege a Terra da radiação solar, como se fosse um
escudo, e é ele que torna possível viver nesse planeta.
O campo
magnético terrestre impede a entrada de partículas com alta velocidade vindas
do Sol (vento solar). Ao atingirem o campo magnético da Terra,
essas partículas que compõem o chamado vento solar são
defletidas por causa da carga elétrica que
possuem. Caso elas pudessem atingir a superfície da Terra, danificariam e
impossibilitariam a comunicação por ondas de rádio, TV, internet, etc.
Campo Eletromagnético
Campo
eletromagnético é a concentração das cargas elétricas e magnéticas é um fenômeno que envolve o campo
elétrico e o campo magnético variando
no tempo. Fenômeno esse,
estudado pela Física, a ligação entre eletricidade e magnetismo foi entendida e
comprovada pelo físico James Clark Maxwell (1831-1879).
No
campo eletromagnético, as cargas movimentam-se como ondas e, assim, são
chamadas de onda eletromagnéticas. Exemplo disso é a luz.
As ondas eletromagnéticas são
uma consequência da formação do campo eletromagnético e se propagam através do
vácuo com a velocidade da luz. Elas são portadoras de energia e, quando se
propagam no espaço, podem transferir energia para corpos que se encontram em
sua trajetória. Estas ondas são geradas por cargas elétricas que oscilam, ou
seja, quando temos campos elétrico e magnético oscilantes e perpendiculares
entre si e à direção da propagação da onda, sendo consideradas ondas
transversais.
Nome:___________________________________________ nº.______ data: _______
Profº: Douglas Luiz série:
3º
ATIVIDADE – CAMPO MAGNÉTICO
1)
(Unifor/CE/Janeiro)
- Um ímã, com certeza, NÃO atrai:
a) uma arruela de ferro.
b) um prego.
c) uma lâmina de barbear.
d) uma panela de ferro.
e) uma caneca de alumínio.
2)
(PUC-RJ)
Uma esfera de ferro é colocada próxima a um ímã. É correto afirmar:
a) Somente a esfera atrai o ímã.
b) Somente o ímã atrai a esfera.
c) A atração do ímã pela esfera é
maior que atração da esfera pelo ímã.
d) A atração da esfera pelo ímã é
maior que a atração do ímã pela esfera.
e) A atração da esfera pelo ímã é
igual à atração do ímã pela esfera.
3)
(IFSP
– 2014) As bússolas são muito utilizadas
até hoje, principalmente por praticantes de esportes de aventura ou enduros a
pé. Esse dispositivo funciona graças a um pequeno imã que é usado como ponteiro
e esta dividido em polo norte e polo sul. Geralmente, o polo norte de uma
bússola é a parte do ponteiro que é pintada de vermelho e aponta, obviamente, o
Polo Norte geográfico.
Na Física, a explicação para o funcionamento de
uma bússola pode ser dada porque as linhas de campo magnético da Terra se
orientam:
a) do
polo Sul magnético ao polo Leste magnético.
b) do
polo Norte magnético ao polo Sul magnético.
c) do
polo Norte magnético ao polo Sul magnético.
d) na
direção oblíqua ao eixo da Terra, ou seja, oblíqua à linha do Equador.
e) na direção do campo
gravitacional.
4)
(UEMG – 2009) Considere
as seguintes situações:
Situação 1: uma carga elétrica em
repouso.
Situação 2: um fio percorrido por
corrente elétrica.
Assinale,
abaixo, a alternativa que completa CORRETAMENTE o
seguinte enunciado:
Segundo cada situação descrita, há
produção de um campo magnético
a) apenas na situação 1.
b) apenas na situação 2.
c) nas situações 1 e 2.
d) em nenhuma das duas situações.
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