Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 6º e 7º anos
Disciplina: Eletiva/Música
Canal de
resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: ATÉ 14 de Agosto de 2020
Período de
envio: 27 a 31 de Julho de 2020
Plantão de
duvidas: Quinta-feira das 10:00 as 17:00 (Utilizar
email do Professor)
Oláaa meus alunos/as queridos/as, estamos
caminhando para uma fase interessante das nossas aulas, agregamos um certo
conhecimento teórico que possibilitará maior entendimento em nossas aulas
práticas. Lembrando que as vídeo aulas do Professor Vinicius sobre música já
estão disponíveis no canal do Youtube. Em
nossa ultima aula estudamos notas musicais e ditado melódico. Vamos a atividade
11
Observações:
-
Muito importante não esquecer de colocar o nome completo e turma a qual
pertence.
-
Fazer a leitura das orientações e observações descritas nas atividades para
melhor desempenho e organização de sua tarefa.
- Meus
queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.
Material utilizado:
- Caderno
- Caneta
- Régua
-Celular ou notebook(caso tenham)
-Internet
Bons
estudos meus
queridos/as
Eletiva música
Atividade 11: A pequena História do violão e seus acordes
Imagem:
httpspt.vecteezy.comarte-vetorial654855-banda-de-musica-dos-desenhos-animados
Iniciando conversa: A pequena História do violão
A história do violão está enraizada junto ao
começo da história da civilização humana. Em escavações no Egito, entre os anos
300 e 700 da era cristã, foram achados afrescos e murais que descrevem festas e
cerimônias religiosas, onde de viam músicos tocando flautas, tambores e um
instrumento de cordas semelhante a um alaúde.
Foram os persas e Arábes que primeiro usaram o nome”Qitara” para designar um
instrumento musical com várias cordas montadas em uma caixa de madeira, que
aumentava o volume do som. Esse nome era uma homenagem á Khitara, um tipo de Harpa que era usada na antiga Grécia em
fetividades e no teatro. Era associada ao Deus Apolo
E
considerado um instrumento de difícil execução. Daí então, veio o nome
“guitarra”, como violão internacionalmente conhecido, na forma de “guitarra
acústica”.
Método
Giannini, www.giannini.com.br.
Acordes
A maioria das bibliografias
define “acorde” como
a união
de três ou mais notas tocadas simultaneamente (ao mesmo tempo). Há inúmeras combinações possíveis de
se fazer com notas, resultando nos mais diversos acordes. Então, para facilitar
a vida dos músicos, cada acorde recebe um nome.
Esse nome é baseado nas notas fundamentais
que conhecemos (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si).
https://www.descomplicandoamusica.com/acorde/
Alaude
- |
1 -Se
você quer tocar algumas músicas, e já teve a oportunidade de ver revistas que
apresentam esses acordes (em formato de cifras, com letras indicando esses
acordes), saiba que é muito simples de entender e tocar acordes. Para
começarmos entender como funciona os acordes em especial de violão, é preciso
conhecer seu formato.
Pesquise
os acordes de violão : C – D – E – F – G
– A – B e desenhe cada acorde em seu caderno.
A - Faça a caneta para ter maior
visualização dos acordes (Não utilizar lápis).
B - Utilizar régua.
C - Depois de desenhar cada acorde
no caderno tirar foto e enviar ao Professor.
D - Uma folha é o suficiente para
todos os acordes.
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Nome completo da escola
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e disciplina.
- Ler o texto.
- O trabalho sugerido foi pensando no tempo
estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com
calma sua tarefa.
Observações:
- A atividade pode ser feita: No
caderno ( tirar foto e enviar o arquivo).
- Fazer a leitura com calma do conteúdo.
-Acompanhar
as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento
pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter melhor
rendimento nos estudos.
- As orientações estão bem detalhadas, mas
caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e
blog da unidade escolar nos comentários. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em
construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente
sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do
Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo do Trabalho
Habilidades:
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e
recursos digitais (multimídias, animações, jogos eletrônicos, gravações em
áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
(EF02AR14) Perceber, explorar e identificar
intensidade, altura e duração por meio de jogos, brincadeiras, canções e
práticas diversas de apreciação musical.
(EF03AR14) Perceber, explorar e identificar
pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso por meio de jogos,
brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e apreciação musical.
(EF04AR13) Identificar e apreciar gêneros
musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países.
(EF04AR15) Explorar e caracterizar
instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os elementos
constitutivos da música.
Competências Gerais:
Artes
- Mobilizar recursos tecnológicos como formas
de registro, pesquisa e criação artística.
- Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário