terça-feira, 28 de julho de 2020

ATIVIDADE 11 - 8º e 9º - ELETIVAS (Música) - PROFº VINICIUS

Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

Turma: 8º e 9º anos

Disciplina: Eletiva/Música

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: ATÉ 14 de Agosto de 2020

Período de envio: 27 a 31 de Julho de 2020

Plantão de duvidas: Segunda-feira das 14:00 as 17:00 (Utilizar email do Professor)

       Oláaa meus alunos/as queridos/as, chegamos a atividade 11, muitas tarefas e conhecimentos musicais(Teóricos e práticos) abordados até aqui.Este trajeto possibilita muita clareza na vida musical, caso queira praticar um instrumento musical ou adquirir conhecimento para a vida. Vários elementos estudados utilizamos em nossa vida cotidiana, independente de tocar um instrumento ou não. Podemos citar como exemplo estudos sobre ritmo e melodia: desenvolve  absurdamente o sentido da percepção e a concentração. Em nossa ultima aula começamos estudar Harmônia e como instrumento base o violão. Aqueles que possuem o instrumento ótima chance para praticar ou tentar adquirir um (quem puder) quem não tem, vai entender como funciona o processo de harmonia e estrutura musical do instrumento. Vamos a atividade 11

Observações:

 - Muito importante não esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

 - Fazer a leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de sua tarefa.

 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

Material utilizado:                                                                                                           

- Caderno

- Caneta

- Régua

-Celular ou notebook(caso tenham)

-Internet

 Bons estudos meus queridos/as.

 

Eletiva – Música

Atividade 11: Braço do Violão

Imagem: https://www.superprof.com.br/blog/aula-de-violao-aprender-a-tocar-rock/ Violão

 

Iniciando conversa:  É preciso ter dom para aprender a tocar violão? Mito ou verdade?

    Você já pensou em aprender a tocar violão? Várias pessoas sentem vontade de aprender a tocar o instrumento mais popular do mundo, todavia estão permeadas de pré-conceitos sobre o assunto. Aprender a tocar violão não é um dom. Fique ciente que o aprendizado de instrumentos musicais está mais relacionado com uma habilidade que se adquire ao longo do tempo do que nascer com um dom. É verdade, que alguns indivíduos possuem um determinada facilidade em aprender em detrimento de outros. No entanto, esses que possuem facilidade são minoria. A grande parte dos músicos profissionais da atualidade não possuía dom, na verdade, eles tiveram que treinar muito (ao longo de vários anos) para alcançar níveis tão avançados. Então, ser bom em um instrumento não significa ter o dom, mas, sim, desenvolver essa habilidade com muito treino e persistência.

Talvez você pense que nunca vai chegar no nível daquele músico que você adora escutar, mas saiba que é possível se você se dedicar tanto quanto ele se dedicou.

Jeyson Simões , 16 de outubro de 2017. https://br.blastingnews.com/curiosidades/2017/10/e-preciso-ter-dom-para-aprender-a-tocar-violao-mito-ou-verdade-002090029.html


Posição das notas no braço do violão

Imagem 1

Esse desenho reproduz o violão, como se você o estivesse olhando de frente. Nas colunas verticais estão as cordas, e nas horizontais as casas, sendo que a corda quando pressionada, dentro de determinada casa, produz uma nota, cujo o nome encontra-se em cimas das cordas(Vomo se apresenta a imagem). Após a 12º casa, as notas vão se repetindo, só que uma oitava acima (Mais aguda). Diz-se oitava acima, pois seria a oitava nota da sequencia, primeira a ser repetida após a sequência normal das sete notas musicais.

Assista o vídeo:

Minha quarentena divertida com o violão  https://www.youtube.com/watch?v=_ZKTMKw3fRU

 

Agora que você leu o texto, analisou o braço do violão e assistiu o vídeo, responda:

1 – Analisando localize as notas no braço do violão (muito importante ter feito a atividade 10 para melhor compreensão).

Exemplo:

  A - 1º casa e sexta corda = F - Fá

  B - 3º casa terceira corda =


C  -  2º casa segunda corda =

D - 5º casa terceira corda =

E - 7º casa primeira corda =

F - 8º casa segunda corda =

G – 10º casa quarta corda = 

  -

Orientações:

Estrutura do trabalho

- Nome completo da escola

- Nome do Professor

- Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Ler o texto.

- O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

Observações:

- A atividade pode ser feita: No caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou em arquivo word.

- Fazer a leitura com calma do conteúdo.

-Acompanhar  as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade escolar nos comentários. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.

Objetivo do Trabalho

Habilidades:

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF02AR14) Perceber, explorar e identificar intensidade, altura e duração por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de apreciação musical.

(EF03AR14) Perceber, explorar e identificar pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e apreciação musical.

(EF04AR13) Identificar e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países.

(EF04AR15) Explorar e caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os elementos constitutivos da música.

Competências Gerais:

Artes

- Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

- Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário