quarta-feira, 29 de julho de 2020

ATIVIDADE 12 - 2ª B, C, D e E - PROFª SOLANGE

Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turma: 2ª B, C, D e E 

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

                             solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

https://classroom.google.com/h

Turma do 2º ano B: gdbhdau

Turma do 2º ano C: tfgz67b

Turma do 2º ano D: kspqoes

Turma do 2º ano E: jwbzy4c


Facebook: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:

Todas as Sextas feiras das 13h. as 14h30.

Prazo de envio: Uma semana após a publicação

Período de envio: 27/07/2020 À 31/07/2020

Hab.Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma- conteúdo;

Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;

Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação...

BNCC:3,4,5,8,10

Objeto de conhecimento: As linguagens da linguagem artística: Dança

Objetivo: Reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da dança.

Tempo: 1h40

Tema: Linguagem de dança

 

Material utilizado: Equipamento para gravação, caderno do material do aluno.

 

Tarefas:

1.    Apreciação:

https://vejasp.abril.com.br/cidades/bailarinas/

Em uma performance, o corpo do artista não serve mais às necessidades básicas ou cotidianas do ser humano, ele é utilizado como instrumento para gerar novos sentidos. "Pose Work for Plinths", performance de Bruce McLean, em 1971.

https://sensedia.com/soa/orquestracao-e-coreografia-em-soa/

A coreografia é a arte de compor trilhas ou roteiro de movimentos que compõem uma dança.

 

2- Atividade(A,B, C):

 

A-Conte um momento que você passou ou gostaria de passar na sua vida por meio de uma coreografia ou performance e a compartilhe por meio de tecnologia.

B-   Classifique a imagem com os/ por meio dos Elementos básicos da dança.

 

3- Reflexão

C -Descreva sobre a sua representação e a nomeie atribuindo um título a ela.

 


Orientações:

A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. Wikipédia

 

A dança tem três elementos básicos:movimento corporal, espaço e tempo, os quais são fragmentados em elementos constitutivos do movimento dançado em dança:

 

Famílias de movimentos: Os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.

 

1-Movimento corporal:

Ki esfera – é o que delimita o espaço natural do corpo. Corresponde a todo o espaço que o corpo alcança.

Fluxo: é a tensão do corpo no movimento ou imóvel;

Eixo: Corresponde à sustentação e ao equilíbrio do corpo;

Giros: Rodar com o corpo no seu próprio eixo;

Peso: refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se;

Saltos: são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte;

Rolamentos: quando o corpo rola no espaço;

 

2.Espaço:

Níveis: Corresponde à altura do corpo no movimento (alto, médio e baixo);

Direção: É para onde o corpo se movimenta (frente, traz, para baixo, para cima, diagonal);

Deslocamento: Acontece quando o bailarino se movimenta para um ponto específico da coreografia, seja saltando, girando, correndo ou dando pequenos passos marcados;

Dimensão: É a orientação no espaço – amplitude ou largura, comprimento (ou altura e profundidade;

 

3. Tempo:

 Rápido, moderado, lento;

Rápido: Quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações.

Moderado: É o meio termo entre um movimento corporal rápido e um lento.

Lento: Quando o dançarino reduz a velocidade dos movimentos corporais constantemente, quase até parar

 

RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.

ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.

PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

 

Performance: é uma linguagem artística híbrida baseada na prática teatral, que o artista se utiliza de outras linguagens (dança, música, pintura, escultura, instalação, fotografia, vídeo etc.) em seu processo de criação e apresentação performática. Durante a performance, não existe a participação do público, sendo este apenas um observador em relação à proposta do artista. https://foradopalco.wordpress.com/performance/

 

Profissional de arte

O coreógrafo é o profissional inventivo que cria movimentos de dança para balé clássico – campo no qual os deslocamentos dos bailarinos são mais paradigmáticos -, balé moderno – caracterizado por movimentações mais fluidas – e dança contemporânea - a qual está praticamente liberta de evoluções rítmicas.

 

Este profissional exprime por meio da dança e de gestos corporais, seus sonhos e ideais, narrando suas histórias em conjunto com a música. Ele elabora movimentos em cena e desenvolve tanto musicais quanto representações coreográficas. A coreografia é o ofício de produzir sequências de movimentos que no final resultam em uma dança.(Ana Lucia Santana)

 

Observações:

Enviar sua representação coreográfica ou performance com identificação para canal de contato e para #EuNoCMSP#

. Há opção de realizar a atividade por meio de imagem (desenho) de acordo com a sua criatividade.

 

Registrar experiência no caderno

Interagir com o material pedagógico escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário