Professor
(a): Solange Cabral de Deus
Turma:
3ª B e C
Disciplina:
Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
https://classroom.google.com/h
Turma
do 3ª B: lahwadw
Turma
do 3ª C: 6aedegt
Facebook:
https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:
Todas
as Sextas feiras das 13h. as 14h30.
Prazo
de envio: Uma semana após a publicação
Período
de envio: 27/07/2020 À 31/07/2020
Hab.:
Investigar novas possibilidades como videodança e performance em dança;
Reconhecer
os elementos e características encontradas na linguagem da dança;
Explorar
os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais;
Objeto
de conhecimento:Percursos de experimentação do corpo em diálogo com os meios de
comunicação virtuais; Procedimentos para processos de criação em dança.
Objetivo:
Reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da dança.
Tempo:
1h40
Tema:
Descrendo um momento com linguagem da dança
Material
utilizado:Equipamento para gravação, caderno do material do aluno.
Tarefas:
1. Apreciação:
Em
uma performance, o corpo do artista não serve mais às necessidades básicas ou
cotidianas do ser humano, ele é utilizado como instrumento para gerar novos
sentidos. "Pose Work for Plinths", performance de Bruce McLean, em
1971.
https://sensedia.com/soa/orquestracao-e-coreografia-em-soa/
A coreografia
é a arte de compor trilhas ou roteiro de movimentos que compõem uma dança.
2- Atividade (A, B, C):
A- Conte um momento que você
passou ou gostaria de passar na sua vida por meio de uma coreografia ou
performance e a compartilhe por meio de tecnologia.
B- Classifique
a imagem com os/ por meio dos Elementos básicos da dança.
3-Reflexão
C-
Descreva sobre a sua representação e a nomeie
atribuindo um título a ela.
Orientações:
A
dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos
previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior
parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e
envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. Wikipédia
A
dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço
e tempo, os quais são fragmentados em elementos
constitutivos do movimento dançado em dança:
Famílias
de movimentos: Os diferentes movimentos são organizados em
famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e
elevações.
1-Movimento
corporal:
Ki
esfera – é o que delimita o espaço natural do corpo.
Corresponde a todo o espaço que o corpo alcança.
Fluxo: é
a tensão do corpo no movimento ou imóvel;
Eixo:
Corresponde à sustentação e ao equilíbrio do corpo;
Giros:
Rodar com o corpo no seu próprio eixo;
Peso:
refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se;
Saltos: são
movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte;
Rolamentos:
quando o corpo rola no espaço;
2.Espaço:
Níveis:
Corresponde à altura do corpo no movimento (alto, médio e baixo);
Direção: É
para onde o corpo se movimenta (frente, traz, para baixo, para cima, diagonal);
Deslocamento:
Acontece quando o bailarino se movimenta para um ponto específico
da coreografia, seja saltando, girando, correndo ou dando pequenos passos
marcados;
Dimensão: É a
orientação no espaço – amplitude ou largura, comprimento (ou altura e
profundidade;
3.
Tempo:
Rápido, moderado, lento;
Rápido:
Quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem
alterações.
Moderado: É o
meio termo entre um movimento corporal rápido e um lento.
Lento:
Quando o dançarino reduz a velocidade dos movimentos corporais constantemente,
quase até parar
RUDOLF
LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado
ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e
notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos
comentar na sequência.
ESPAÇO
–
É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que
determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É
o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às
extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO –
São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte
à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a
denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO
–
É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos
métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
Performance: é
uma linguagem artística híbrida baseada na prática teatral, que o artista se
utiliza de outras linguagens (dança, música, pintura, escultura, instalação,
fotografia, vídeo etc.) em seu processo de criação e apresentação performática.
Durante a performance, não existe a participação do público, sendo este apenas
um observador em relação à proposta do artista.
https://foradopalco.wordpress.com/performance/
Profissional
de arte
O
coreógrafo é o profissional inventivo que cria movimentos de dança para
balé clássico – campo no qual os deslocamentos dos bailarinos são mais
paradigmáticos -, balé moderno – caracterizado por movimentações mais fluidas –
e dança contemporânea - a qual está praticamente liberta de evoluções rítmicas.
Este
profissional exprime por meio da dança e de gestos corporais, seus sonhos e
ideais, narrando suas histórias em conjunto com a música. Ele elabora
movimentos em cena e desenvolve tanto musicais quanto representações
coreográficas. A coreografia é o ofício de produzir sequências de movimentos
que no final resultam em uma dança.(Ana Lucia Santana)
Observações:
Enviar
sua representação coreográfica ou performance com identificação para canal de
contato e para #EuNoCMSP#
. Há
opção de realizar a atividade por meio de imagem (desenho) de acordo com a sua
criatividade.
Registrar experiência no caderno.
Interagir com o material pedagógico escolar.
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