quarta-feira, 29 de julho de 2020

ATIVIDADE 9 - 1ª A, B, C, D, E, F e G - PROFº KALLI

Professor (a):Marcio Kalikrates

Turma: 1ª A, B, C, D, E, F e G

Disciplina: Geografia

Canal de resposta: Blog  - email institucional : kalikrates@prof.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: ATÉ 15 dias APÓS A POSTAGEM

Período de envio: de  27 a 31/07/20

 

Material utilizado:

Livro de pesquisa, canal YOU TUBE – (Link: Influencer de Ensino – Millenium )

Filmes, revistas, caderno do aluno.

 

Tarefa: 8 – Retomando conteúdo

 

Orientação:

 

Com base nos textos e conteúdos trabalhados, segue texto para estudo e pesquisa, você pode buscar mais informações, e suas pesquisas complementares através  de seus arquivos, livros, cadernos do aluno.

                                                  

                                                                                Globalização, Técnicas e Redes  -

Rede é toda infra estrutura, permitindo o transporte de matéria, de energia ou informação, que se inscreve sobre um território  caracterizado pela topologia dos seus pontos de acesso ou pontos terminais, seus arcos de transmissão, seus nós de bifurcação ou de comunicação. Mas a rede é também social e política, pelas pessoas, mensagens e valores que a frequentam.

A organização do espaço geográfico, através das redes, eliminou a necessidade de fixar as atividades políticas, econômicas e até terroristas, em determinados lugares. Isso vale para o grande número de atividades que podem ser executadas a partir de qualquer parte do mundo, bastando que esses locais estejam conectados.

O espaço geográfico hoje tende a se tornar um meio técnico-científico-informacional, impregnado pela tríade ciência, técnica e informação, o que resulta em uma nova dinâmica territorial (SANTOS, 1994). Até há pouco tempo, a superfície do planeta era utilizada de acordo com divisões produzidas pela natureza ou pela história, chamadas de regiões.

Essas regiões correspondiam à base da vida econômica, cultural e política. Atualmente, devido ao processo das técnicas e das comunicações, a esse território se sobrepõe um território das redes que, em primeira análise, fornece a impressão de ser uma realidade virtual. Porém, ao contrário do que se possa imaginar, não se trata de um espaço virtual. Para o sociólogo espanhol Manuel Castells (2002, p. 565), “redes constituem a nova morfologia social de nossas sociedades e a difusão da lógica de redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiência, poder e cultura”. Assim, as redes são realidades concretas, formadas por pontos interligados, que tendem se a espalhar por toda a superfície mundial, ainda que com desigual densidade, conforme os continentes e países. Milton Santos (1996, p. 215) afirma que “a existência das redes é inseparável da questão do poder”. Essas redes se constituem na base da modernidade e na condição necessária para a plena realização da economia global. Elas formam o veículo que possibilita o fluxo das informações, que é hoje o mecanismo vital da globalização. Ruy Moreira (2006) salienta que a organização em rede vai mudando a forma de conteúdo dos espaços, deixando-os simultaneamente mais fluidos, de maneira que as distâncias perdem seu sentido físico diante do novo conteúdo social do espaço. Antes de mais nada, é preciso se estar inserido num lugar, para se estar inserido na geopolítica da rede. Uma vez localizado na rede, pode-se daí puxar a informação, disputar-se primazias e então integrar-se ao jogo do poder.

 A – NATUREZA - São múltiplos elementos criados por uma dinâmica própria e que interagem entre si (exemplos: rios, oceanos,  florestas, vulcões, montanhas, animais, homens etc.).

 B- SOCIEDADE  -Conjunto de pessoas interagindo entre si, buscando seus meios de sobrevivência e construindo suas culturas.

 C - CULTURA Conjunto de técnicas, normas, crenças, ideias, formas de organização social, manifestações artísticas, costumes, línguas etc., que surgem e se desenvolvem por intermédio das experiências de grupos humanos em determinado meio ambiente.

D - TRABALHO Ação desencadeada pelo homem para produzir os seus objetos, construir sua morada, atender às suas mais variadas necessidades.

 

Observações:

Fique atento aos conteúdos, retorne duvidas de aprendizagem, através de relatório de estudo pode colocar fotos e imagens que demonstre seu entendimento, utilize o Classroom, CMSP e o caderno do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário