Professor (a):Marcio Kalikrates
Turma: 1ª A, B, C, D, E, F e G
Disciplina: Geografia
Canal de resposta: Blog - email institucional : kalikrates@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: ATÉ 15 dias APÓS A POSTAGEM
Período de envio: de 27 a 31/07/20
Material utilizado:
Livro de pesquisa, canal YOU TUBE – (Link: Influencer de
Ensino – Millenium )
Filmes, revistas, caderno do aluno.
Tarefa: 8 – Retomando conteúdo
Orientação:
Com
base nos textos e conteúdos trabalhados, segue texto para estudo e pesquisa,
você pode buscar mais informações, e suas pesquisas complementares
através de seus arquivos, livros,
cadernos do aluno.
Globalização,
Técnicas e Redes -
Rede é toda infra estrutura, permitindo o transporte de matéria, de
energia ou informação, que se inscreve sobre um território caracterizado pela topologia dos seus pontos
de acesso ou pontos terminais, seus arcos de transmissão, seus nós de
bifurcação ou de comunicação. Mas a rede é também social e política, pelas
pessoas, mensagens e valores que a frequentam.
A organização do espaço geográfico, através das redes, eliminou a
necessidade de fixar as atividades políticas, econômicas e até terroristas, em
determinados lugares. Isso vale para o grande número de atividades que podem
ser executadas a partir de qualquer parte do mundo, bastando que esses locais
estejam conectados.
O espaço geográfico hoje tende a se tornar um meio
técnico-científico-informacional, impregnado pela tríade ciência, técnica e
informação, o que resulta em uma nova dinâmica territorial (SANTOS, 1994). Até
há pouco tempo, a superfície do planeta era utilizada de acordo com divisões
produzidas pela natureza ou pela história, chamadas de regiões.
Essas regiões correspondiam à base da vida econômica, cultural e política.
Atualmente, devido ao processo das técnicas e das comunicações, a esse
território se sobrepõe um território das redes que, em primeira análise,
fornece a impressão de ser uma realidade virtual. Porém, ao contrário do que se
possa imaginar, não se trata de um espaço virtual. Para o sociólogo espanhol
Manuel Castells (2002, p. 565), “redes constituem a nova morfologia
social de nossas sociedades e a difusão da lógica de redes modifica de forma
substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de
experiência, poder e cultura”. Assim, as redes são realidades concretas, formadas por
pontos interligados, que tendem se a espalhar por toda a superfície mundial,
ainda que com desigual densidade, conforme os continentes e países. Milton
Santos (1996, p. 215) afirma que “a existência das redes é inseparável da
questão do poder”. Essas redes se constituem na base da modernidade e na condição
necessária para a plena realização da economia global. Elas formam o veículo
que possibilita o fluxo das informações, que é hoje o mecanismo vital da
globalização. Ruy Moreira (2006) salienta que a organização em rede vai mudando
a forma de conteúdo dos espaços, deixando-os simultaneamente mais fluidos, de
maneira que as distâncias perdem seu sentido físico diante do novo conteúdo
social do espaço. Antes de mais nada, é preciso se estar inserido num lugar,
para se estar inserido na geopolítica da rede. Uma vez localizado na rede,
pode-se daí puxar a informação, disputar-se primazias e então integrar-se ao
jogo do poder.
A – NATUREZA - São múltiplos
elementos criados por uma dinâmica própria e que interagem entre si (exemplos:
rios, oceanos, florestas, vulcões,
montanhas, animais, homens etc.).
B- SOCIEDADE -Conjunto de pessoas interagindo entre si,
buscando seus meios de sobrevivência e construindo suas culturas.
C - CULTURA Conjunto de técnicas,
normas, crenças, ideias, formas de organização social, manifestações
artísticas, costumes, línguas etc., que surgem e se desenvolvem por intermédio
das experiências de grupos humanos em determinado meio ambiente.
D - TRABALHO Ação desencadeada pelo homem para produzir os seus objetos, construir sua morada, atender às suas mais variadas necessidades.
Observações:
Fique atento aos conteúdos, retorne duvidas de aprendizagem, através de relatório de estudo pode colocar fotos e imagens que demonstre seu entendimento, utilize o Classroom, CMSP e o caderno do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário