terça-feira, 28 de julho de 2020

ATIVIDADE 12 - 2ª B - PROFª ARIELLA

Professora Dra: Ariella

Turmas: 2ª B

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br  ou no Google Sala de Aula

Período de envio: até 10/08/2020

Período de envio: 27/07 a 31/07

 

Plantão de dúvidas por meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula

Segunda-feira das 21h50 às 22h20

 

Google Sala de Aula

 

Tutorial de acesso aqui anexado

Caso você tenha seguido todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir os seguintes códigos:

 

2B: gjbaiby

 

Material utilizado

Aula do Centro de Mídia São Paulo Faz Escola, vídeos de apoio do YouTube

 

Tarefa

Assistir a aula do CMSP, o vídeo complementar e responder as questões-roteiro da aula

 

Objetivo

Identificar diferenças entre a noção de cultura e cultura de massa, bem como refletir sobre a cultura digital como parte integrante da cultura de massa.

 

Habilidades (2.1)

Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa

 

Orientações

 

1)      Assistir os seguintes vídeos:

Aula de Sociologia do CMSP do dia 02 de julho sobre Cultura de Massa: https://www.youtube.com/watch?v=KnaceS0KGy0&t=60s

 

Vídeo complementar disponível no YouTube Cultura de Massa e Industria Cultural  https://www.youtube.com/watch?v=te6Cui79KgY

 

2)      Responder as seguintes questões-guia para compreender a aula

a)      O que as professores querem dizer com cultura material e cultura imaterial?

b)      A partir da definição anterior e da aula, o que seria cultura de massa e industrial cultural ? Define e dê exemplos (baseado na aula)

c)      O que você entende por Mídias? Como ela é definida na aula?

d)     Nesse período de quarentena, quais são as principais mídias que você acessa informações e que você consome enquanto cultura?

e)      De acordo com as professoras, o que é comunicação de massa e cultura digital? Descreva e cite exemplos.

 

 

Observações:

São duas atividades: 1) assistir aula; b) responder as questões guia. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas, feito através das ferramentas citadas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades.Coloquem no assunto do e-mail (se enviar por e-mail a atividade)Atividade 11, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula e nas outras ferramentas, como o chat do CMSP,  para entrega de atividades e plantão de dúvidas. Dúvidas? Escrevam no e-mail.

Box-Resumo:

 

Na atividade 5, e na aula do CMSP do dia 25 de junho vocês aprenderam um pouco com a noção de cultura é entendida como desenvolvimento mental e organizacional das sociedades; como um  todo complexo que inclui os conhecimentos, as crenças religiosas, a arte, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos que o homem adquire enquanto membro da sociedade. É também compreendida como um fenômeno essencialmente humano. Mas por que podemos dizer que é essencialmente humana  e que, portanto, nos distingue dos animais? Porque demanda algumas habilidades, como: 1) somos dotados da capacidade de criar símbolos e significados; 2) somos dotados da capacidade de transformamos o meio em que vivemos, ao contrário dos animais, que apenas alteram seu  comportamento quando há modificações no  ambiente que os obriguem a isso; 3) somos capazes de transmitir a nossa cultura de geração em geração dentro do grupo, devido a nossa linguagem, ou seja, a nossa capacidade de falar.

 

Na aula do dia 02 de julho você aprenderá sobre a diferença entre cultura de forma geral e a cultura de massa, que foi também abordada na aula do dia 25. Aprenderá, sobretudo, sobre a influência das mudanças tecnológicas na produção cultural e na massificação de uma cultura chamada de “gosto médio”, produzida artificialmente para agradar determino público. Assista a aula e aprofundaremos melhor na próxima atividade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário