sexta-feira, 3 de julho de 2020

ATIVIDADE 7 - 6º A, B, C e D - PROFª SOLANGE

Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turma: 6º A, B, C e D

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br                                                                         solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio:Uma semana após a postagem

Período de envio: 29/06 À 03/07/20

Tempo: 90m.

Material utilizado: Material escolar e do aluno

Habilidades(EF06AR09); (EF06AR11).

Contextos e Práticas e Elementos da linguagem:

● diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas.

● artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros, de dança, de diferentes épocas.

● Fatores do movimento - tempo, peso, fluência e espaço (revisão/continuação)

Tema: Dança

Tarefas/Objetivo:

1-        Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

2-        Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e movimento dançado.

 

A proposta desta atividade é reconhecer diferentes formas de expressão na dança e identificar na dança folclórica brasileira, fatores de movimentos da dança,

aproveitando todas as informações e conteúdos estudados e anteriormente. Para isso é preciso que os registros das atividades estejam anexados, registrados no caderno do aluno.

 Apreciação:

brasildefato.com.brDança Carimbójmonline.com.br- Dança Cateretê, ou Catira,

Atividade

Analise conteúdo da atividade e de atividades anteriores e responda as questões:

1-    Você já participou de algum grupo de dança folclórica? Qual? Conte como foi a dança.

2-    Qual grupo de dança folclórica você mais aprecia? Comente sobre

3. Em sua região, existem algum grupo de dança folclórica parecido com o que você

Aprecia? Quem são eles?

4. Vocês já conheciam alguns desses grupos folclóricos apreciados nas atividades de Arte?

5. Escolha duas ou mais formas danças folclóricas diferentes e analise os movimentos dançados nas danças.

 

Orientações:

São fatores do movimento:Espaço, fluxo ou fluência, peso e tempo.

RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.

ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.

PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

 

Danças folclóricas

Dança Catira

O cateretê, ou catira, é uma dança de sapateado derivada do antigo fandango português.

Considerada genuinamente nacional, o cateretê tem origem indígena, mas foi adaptada pelos jesuítas para ajudar no processo da catequese. Trata-se de uma espécie de sapateado brasileiro executado com "bate-pé" ao som de palmas e violas.

O formato tradicional conta apenas com a participação de homens. Com a presença feminina, são formadas duas fileiras uma de homens e outra de mulheres, que se defrontam para apresentar cantos, sapateados, palmas, execução de saltos e formação de círculos. Os violeiros são os únicos que cantam e interagem com a coreografia dos dançarinos.

Ocorre em festas familiares ou tradicionais como a Festa do Divino de Santa Cruz em diversas cidades paulista como, por exemplo, Ibiúna.

Região Sudeste – Catira: Bandeirante Paulista. Catira, uma dança paulista Tradições de São Paulo (Ibiuna SP). Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0>.

 

Dança Carimbó

A palavra "carimbó" é de origem indígena. Do tupi korimbó (pau que produz som) resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó, que significa “furado”.

O nome faz referência ao curimbó, principal instrumento musical utilizado nessa manifestação folclórica. O curimbó é uma espécie de tambor tocado com as mãos, feito com um tronco escavado de forma manual, de forma a ficar oco.

O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas.

O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.

As vestimentas utilizadas são das características do carimbó que mais se destacam. As saias das mulheres são muito coloridas, bastante volumosas e rodadas, para garantir um efeito mais bonito ao movimento da dança.

A roupa dos homens, por sua vez, é simples e lembra a veste de certos trabalhadores que usam calças curtas ou dobradas. Tal como as mulheres, os homens também dançam descalços.

A dança do carimbó é feita em pares, que formam uma roda. O rapaz convida a moça para a dança batendo palmas na frente dela.

Com as saias, as mulheres executam movimentos tentando cobrir a cabeça dos seus pares.

Há passos que imitam movimentos de animais. É o caso do passo dança do peru ou carimbó do peru, que é executado quando um casal vai para o centro da roda.

Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.

A Região Norte – Carimbó: Cultura Ecebh. Carimbó – Balé Brasil – Danças Folclóricas Brasileiras. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kPBF3bsOYJI>.

 

Observações:Registro das atividades no caderno do aluno.

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