Professor
(a): Solange Cabral de Deus
Turma:
6º A, B, C e D
Disciplina:
Arte
Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo
de envio:Uma semana após a postagem
Período
de envio: 29/06 À 03/07/20
Tempo:
90m.
Material
utilizado: Material escolar e do aluno
Habilidades(EF06AR09);
(EF06AR11).
Contextos
e Práticas e Elementos da linguagem:
●
diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças
folclóricas.
●
artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros, de dança, de diferentes
épocas.
●
Fatores do movimento - tempo, peso, fluência e espaço (revisão/continuação)
Tema: Dança
Tarefas/Objetivo:
1- Pesquisar e analisar
diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças
folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos
e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.
2- Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e
espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e movimento
dançado.
A proposta
desta atividade é reconhecer diferentes formas de expressão na dança e
identificar na dança folclórica brasileira, fatores de movimentos da dança,
aproveitando
todas as informações e conteúdos estudados e anteriormente. Para isso é preciso
que os registros das atividades estejam anexados, registrados no caderno do
aluno.
brasildefato.com.br – Dança
Carimbójmonline.com.br- Dança Cateretê, ou Catira,
Atividade
Analise
conteúdo da atividade e de atividades anteriores e responda as questões:
1- Você
já participou de algum grupo de dança folclórica? Qual? Conte como foi a dança.
2- Qual
grupo de dança folclórica você mais aprecia? Comente sobre
3.
Em sua região, existem algum grupo de dança folclórica parecido com o que você
Aprecia?
Quem são eles?
4.
Vocês já conheciam alguns desses grupos folclóricos apreciados nas atividades de
Arte?
5.
Escolha duas ou mais formas danças folclóricas diferentes e analise os
movimentos dançados nas danças.
Orientações:
São
fatores do movimento:Espaço, fluxo ou fluência, peso e tempo.
RUDOLF
LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e
sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações,
dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na
sequência.
ESPAÇO – É
no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina
a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É
o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às
extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO –
São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte
à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a
denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO – É
o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos).
Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
Danças
folclóricas
Dança
Catira
O
cateretê, ou catira, é uma dança de sapateado derivada do antigo fandango
português.
Considerada
genuinamente nacional, o cateretê tem origem indígena, mas foi adaptada pelos
jesuítas para ajudar no processo da catequese. Trata-se de uma espécie de
sapateado brasileiro executado com "bate-pé" ao som de palmas e
violas.
O
formato tradicional conta apenas com a participação de homens. Com a presença
feminina, são formadas duas fileiras uma de homens e outra de mulheres, que se
defrontam para apresentar cantos, sapateados, palmas, execução de saltos e
formação de círculos. Os violeiros são os únicos que cantam e interagem com
a coreografia dos dançarinos.
Ocorre
em festas familiares ou tradicionais como a Festa do Divino de Santa Cruz em
diversas cidades paulista como, por exemplo, Ibiúna.
Região
Sudeste – Catira: Bandeirante Paulista. Catira, uma dança paulista Tradições de
São Paulo (Ibiuna SP). Disponível
em:<https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0>.
Dança
Carimbó
A
palavra "carimbó" é de origem indígena. Do tupi korimbó (pau que
produz som) resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó,
que significa “furado”.
O
nome faz referência ao curimbó, principal instrumento musical utilizado nessa
manifestação folclórica. O curimbó é uma espécie de tambor tocado com as mãos,
feito com um tronco escavado de forma manual, de forma a ficar oco.
O
carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente,
foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas.
O
costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao
fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.
As
vestimentas utilizadas são das características do carimbó que mais se destacam.
As saias das mulheres são muito coloridas, bastante volumosas e rodadas,
para garantir um efeito mais bonito ao movimento da dança.
A
roupa dos homens, por sua vez, é simples e lembra a veste de certos
trabalhadores que usam calças curtas ou dobradas. Tal como as mulheres, os
homens também dançam descalços.
A
dança do carimbó é feita em pares, que formam uma roda. O rapaz convida a moça
para a dança batendo palmas na frente dela.
Com
as saias, as mulheres executam movimentos tentando cobrir a cabeça dos seus
pares.
Há
passos que imitam movimentos de animais. É o caso do passo dança do
peru ou carimbó do peru, que é executado quando um casal vai para o centro
da roda.
Esses
são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os
costumes do povo de uma determinada região.
A
Região Norte – Carimbó: Cultura Ecebh. Carimbó – Balé Brasil –
Danças Folclóricas Brasileiras. 2016. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=kPBF3bsOYJI>.
Observações:Registro das atividades no caderno do aluno.
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