segunda-feira, 6 de julho de 2020

ATIVIDADE 7 - 7º D - PROFª SOLANGE

Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turma: 7º ano D

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

                             solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: Uma semana após a postagem

Período de envio: 29/06 À 03/07/20

Tempo: 1h40m.

HAB. (EF07AR11)Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

Objeto de conhecimento:Dança

Tema:Criando movimentos Intervenção com dança

 

Objetivo: Conhecer conceitos sobre os elementos constitutivos do movimento, interagir com ele e estruturar infográficos e/ou mapas conceituais

 

Material utilizado: Material escolar, papel (sulfite, pardo, cartolina ou flipchat), lápis de cor, canetas hidrográficas, fita crepe, cola, tesoura sem ponta, revistas, folders e folhetos ou imagens de dança.

uma máquina fotográfica, filmadora ou celular para registrar a atividade e confeccione. (Som opcional).

 

Atividade 1

A proposta é que o aluno faça uma intervenção, indicando a inclusão de um novo movimento sequencial. A proposta de intervenção pode ser inserida em qualquer momento da sequência original,sendo um para cada verbo das ações

Tarefa:

1 criar e apresentar uma sequência de movimentos por meio de verbos apresentados e fazer uma apresentação das sequências dos movimentos criados.

Metodologia:

Escrever cada verbo em uma folha de cartolina, recortar, marcar uma sequência em cada recorte com o verbo que escolher para iniciar os movimentos.... Durante os movimentos, Registre/ Filme/Grave os.

 

AGACHAR - ANDAR - ARQUEAR - ARRASTAR-SE - BALANÇAR - CIRCULAR - CORRER - DAR UM BOTE - DESABAR - DESFALECER - EMPINAR - ENCOLHER - ESPARRAMAR - FECHAR - LEVANTAR - ONDULAR - PARAR - PLANAR - PULAR - RECLINAR - RODOPIAR - SACUDIR - TREMER –VIRAR.

 

 

Ao concluir as ações, registre em seu no caderno os questionamentos indicados:

1. Quando você organizou a sua sequência com os verbos, por que escolheu seguir uma sequência, e não outra?

2. Observar as suas ações fez com que você pensasse em incluir algum que não está registrado?

3.Utilizando as ações corporais,você criou uma coreografia, comente como foi o seu processo de criação. Descreva esse processo.

 

1.2 - Análise, reflexão e registro das questões norteadoras a seguir:

 

A. Quando você desenvolveu suas ações corporais, o que sentiu? Por quê?

B. Foi fácil fazer os movimentos corporais indicado no cartão que você confeccionou? Por quê?

C. O que é mais fácil: realizar um movimento do cotidiano ou o movimento indicado no cartão?

D. O que você achou de mais interessante na apresentação dos seus movimentos? Por quê?

E. A afirmação “a combinação dos fatores dos movimentos gera as ações do movimento dançado” está correta? Justifiquem suas respostas.

Atividade 2

O objetivo é que registre, de forma escrita ou por meio de um desenho, suas ideias, observações e conceitos sobre o tópico informado no cartão.

Utilize elementos textuais e/ou visuais, imagens desenhadas e/ou recortadas etc.

 

Atividade 3

Criar um mapa conceitual e infográfico com os fatores do movimento da dança.

 

TEMPO – Rápido

TEMPO – Moderado

TEMPO - Lento

 

FLUÊNCIA - Livre

FLUÊNCIA - Controlada

 

PESO - Leve

PESO – Pesado

 

ESPAÇO - Cinesfera

ESPAÇO - Dimensões

ESPAÇO - Nível Baixo

ESPAÇO - Nível Médio /

ESPAÇO - Nível Alto

ESPAÇO - Deslocamento   -

ESPAÇO - Direções

 

 

Conteúdo:

 

Os fatores do movimento (espaço, tempo, peso e fluência) se relacionam para que o movimento dançado aconteça. Não existe movimento sem fluência e velocidade, mesmo que movimentemos apenas o braço, ele ocupa um espaço, numa determinada direção, criando um deslocamento, de forma livre, podendo ser lento ou rápido, e sempre com intencionalidade.

 

Mapa conceitual

Mapa conceitual: diagrama ou ferramenta gráfica que representa visualmente as relações entre conceitos e ideias, estruturando hierarquicamente caixas ou círculos conectados por linhas ou setas explicando com palavras ou frases as conexões entre os conceitos.

Infográfico: é um texto visual explicativo e informativo associado a elementos não verbais - imagens, sons, gráficos etc.

Orientações: Registrar as ações por meio de registro fotográfico e/ou vídeo para auxiliar na análise e reflexão sobre as ações corporais

 

Observações: Registrar as ações por meio de registro fotográfico e/ou vídeo para auxiliar na análise e reflexão sobre as ações corporais. Enviar para o canal de contato.

 

Fonte: Adaptação do caderno escolar do aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário