Professor
(a): Solange Cabral de Deus
Turma:
7º ano D
Disciplina:
Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo
de envio: Uma semana após a postagem
Período
de envio: 29/06 À 03/07/20
Tempo:
1h40m.
HAB.
(EF07AR11)Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo,
peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações
corporais e o movimento dançado.
Objeto
de conhecimento:Dança
Tema:Criando
movimentos Intervenção com dança
Objetivo:
Conhecer conceitos sobre os elementos constitutivos do movimento, interagir com
ele e estruturar infográficos e/ou mapas conceituais
Material
utilizado: Material escolar, papel (sulfite, pardo, cartolina ou
flipchat), lápis de cor, canetas hidrográficas, fita crepe, cola, tesoura sem
ponta, revistas, folders e folhetos ou imagens de dança.
uma
máquina fotográfica, filmadora ou celular para registrar a atividade e
confeccione. (Som opcional).
Atividade 1
A
proposta é que o aluno faça uma intervenção, indicando a inclusão de um novo
movimento sequencial. A proposta de intervenção pode ser inserida em qualquer
momento da sequência original,sendo um para cada verbo das ações
Tarefa:
1 criar
e apresentar uma sequência de movimentos por meio de verbos apresentados e
fazer uma apresentação das sequências dos movimentos criados.
Metodologia:
Escrever
cada verbo em uma folha de cartolina, recortar, marcar uma sequência em cada
recorte com o verbo que escolher para iniciar os movimentos.... Durante os
movimentos, Registre/ Filme/Grave os.
AGACHAR - ANDAR -
ARQUEAR - ARRASTAR-SE - BALANÇAR - CIRCULAR - CORRER - DAR UM BOTE - DESABAR -
DESFALECER - EMPINAR - ENCOLHER - ESPARRAMAR - FECHAR - LEVANTAR - ONDULAR -
PARAR - PLANAR - PULAR - RECLINAR - RODOPIAR - SACUDIR - TREMER –VIRAR.
Ao
concluir as ações, registre em seu no caderno os questionamentos indicados:
1.
Quando você organizou a sua sequência com os verbos, por que escolheu seguir
uma sequência, e não outra?
2.
Observar as suas ações fez com que você pensasse em incluir algum que não está
registrado?
3.Utilizando
as ações corporais,você criou uma coreografia, comente como foi o seu processo
de criação. Descreva esse processo.
1.2 - Análise,
reflexão e registro das questões norteadoras a seguir:
A.
Quando você desenvolveu suas ações corporais, o que sentiu? Por quê?
B. Foi
fácil fazer os movimentos corporais indicado no cartão que você confeccionou?
Por quê?
C. O
que é mais fácil: realizar um movimento do cotidiano ou o movimento indicado no
cartão?
D. O
que você achou de mais interessante na apresentação dos seus movimentos? Por
quê?
E. A
afirmação “a combinação dos fatores dos movimentos gera as ações do movimento dançado”
está correta? Justifiquem suas respostas.
Atividade 2
O
objetivo é que registre, de forma escrita ou por meio de um desenho, suas
ideias, observações e conceitos sobre o tópico informado no cartão.
Utilize
elementos textuais e/ou visuais, imagens desenhadas e/ou recortadas etc.
Atividade 3
Criar
um mapa conceitual e infográfico com os fatores do movimento da dança.
TEMPO
– Rápido
TEMPO
– Moderado
TEMPO
- Lento
FLUÊNCIA
- Livre
FLUÊNCIA
- Controlada
PESO - Leve
PESO
– Pesado
ESPAÇO
- Cinesfera
ESPAÇO
- Dimensões
ESPAÇO
- Nível Baixo
ESPAÇO
- Nível Médio /
ESPAÇO
- Nível Alto
ESPAÇO
- Deslocamento -
ESPAÇO
- Direções
Conteúdo:
Os
fatores do movimento (espaço, tempo, peso e fluência) se
relacionam para que o movimento dançado aconteça. Não existe movimento sem
fluência e velocidade, mesmo que movimentemos apenas o braço, ele ocupa um
espaço, numa determinada direção, criando um deslocamento, de forma livre,
podendo ser lento ou rápido, e sempre com intencionalidade.
Mapa
conceitual
Mapa
conceitual: diagrama ou ferramenta gráfica que representa visualmente as
relações entre conceitos e ideias, estruturando hierarquicamente caixas ou
círculos conectados por linhas ou setas explicando com palavras ou frases as
conexões entre os conceitos.
Infográfico: é
um texto visual explicativo e informativo associado a elementos não verbais -
imagens, sons, gráficos etc.
Orientações:
Registrar
as ações por meio de registro fotográfico e/ou vídeo para auxiliar na análise e
reflexão sobre as ações corporais
Observações:
Registrar
as ações por meio de registro fotográfico e/ou vídeo para auxiliar na análise e
reflexão sobre as ações corporais. Enviar para o canal de contato.
Fonte: Adaptação do caderno escolar do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário