sexta-feira, 14 de agosto de 2020

ATIVIDADE 11 - 7º A, B, C e D - PROFº EDGAR

 Professor (a): Edgar da Silva Siqueira                    

Turma: 7º A, B, C e D.  

Disciplina: História     

Canal de resposta:  edgarsilvasiqueira@gmail.comedgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: até 15 dias conforme data de postagem.

Período de envio:10/08/2020 à 14/08/2020.        

     

Material utilizado:Caderno São Paulo Faz Escola 7º ano História, Didáticos Livro História 7º ano, Aulas on-line CMSP – História 7º ano, Multimídia sites registrados de modo oficial, Iconografia, Cartografias e Bibliografia de consulta, Caderno de uso diário.      

Atividade Recuperação Contínua –Revisão de Conteúdos Pedagógicos dos 1º e 2º Bimestres. 

 

Orientações:

Realizar a atividade com o apoio do Adulto Responsável,pesquise sobre o tema e responda a atividade pedagógica proposta (recuperação de conteúdo e atividades pendentes). Utilizar folha de caderno, lápis e borracha para realizar a atividade.Caderno São Paulo Faz Escola 7º ano História, Livros Didático História 7º ano, Aulas on-line CMSP – História 7º ano, Multimídia sites registrados de modo oficial, Iconografia, Cartografias e Bibliografia de consulta.           

Obs. Revisão de Conteúdo Pedagógico, Recuperação de Conceito bimestre.

 

Dúvidas e Devolutivas: e-mail: edgardasilvasiqueira@gmail.com  ou edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br


Questão Dissertativa.

Tema III:Idade Média - A Peste Bubônica.

A Peste Bubônica – Peste Negra

Em meados do século XIV, a Europa foi atingida por uma epidemia de peste bubônica. Conhecida como Peste Negra, essa doença espalhou-se da Ásia Central até o Ocidente por meio dos navios comerciais. Transmitida pelas pulgas dos ratos, a doença se alastrou rapidamente, por causa da superpopulação e da falta e a falta de higiene nas cidades. A quantidade de mortos era tanta que em algumas cidades os corpos eram removidos em carroças e sepultados em valas comuns.

Essa situação foi agravada por uma série de conflitos envolvendo a França e a Inglaterra, que ficaram conhecidos como Guerra dos Cem Anos. Esses conflitos causaram grande destruição dos campos cultiváveis, levando populações inteiras à fome, além de contribuir para a disseminação da peste nas aldeias. No auge da epidemia, em aproximadamente seis anos, a peste dizimou cerca de um quarto de toda a população européia. (IN: Didático 7º ano Vontade de Saber – História, pag. 71, 3º edição, SP - 2015).

Esta iluminura medieval apresenta doentes de peste. Toggenburg-Bibel, 1411

    

Vestuário Médico no período da Peste Bubônica.  1656.                       Um sacerdote abençoa vítimas da peste negra.

Conforme a leitura e análise de texto e imagens, responda de modo dissertativo (produção textual).

1-    Em quais aspectos a Peste Bubônica se assemelha a pandemia do COVID-19?


Temas: V e IX

Leia, compreenda, pesquise e responda:

Tema: A América Indígenas: Os povos Nativos e a Chegada dos Europeus.

1-    Contribuição dos Povos Astecas, Incas e Maias para a diversidade cultural dos povos da América. O nome dos atuais países a que estes impérios correspondiam são:

 

a)    Brasil, Paraguai e Uruguai

b)    Estados Unidos, Canadá e México

c)    Peru, México, Guatemala, Belize e Honduras

d)    Chile, Venezuela e Argentina.

 

2-    As Terras Indígenas do Brasil, que eram preparadas para o cultivo de mandioca, milho, feijão e outros gêneros alimentícios eram de propriedade:

 

a)    Individual

b)    Coletiva

c)    Senhoral

d)    Escravista

 

3-    A Diversidade dos Povos Indígenas. Para estudar a diversidade dos povos indígenas, os Historiadores os classificam com base nas semelhanças e diferenças entre elas. De acordo com vários estudiosos, a maior parte das línguas Indígenas faladas no Brasil pode ser agrupada em dois grupos linguísticos abaixo, quais?

 

a)    Incas e Maias

b)    Tupi e Macro-jê

c)    Patagões e Esquimós

d)    Apaches e Caraíbas

 

4-    O choque entre dois Mundos marca o contato entre povos e continentes distintos, quais?

 

a)    África e Ásia

b)    Oceania e Antártida

c)    Europa a América

d)    América e Ásia

 

5-    Os colonizadores e conquistadores do Novo Mundo, chegaram a América no ano de 1492, e no ano de 1500, pertenciam a quais países?

 

a)    Inglaterra e França

b)    Brasil e Angola

c)    Holanda e China

d)    Espanha e Portugal

 

6-    Em quais séculos os colonizadores e conquistadores chegaram ao continente americano?

 

a)    No final do século XV e início do século XVI

b)    No final do século XVI e início do século XVII

c)    No final do século XVII e início do século XVIII

d)    No final do século XVIII e início do século XIX

 

7-    Os primeiros contatos entre os Conquistadores e os povos nativos da América ocorreu inicialmente em qual região?

 

a)    Urbana

b)    Rural

c)    Litorânea 

d)    Desértica

 

8-    Os colonizadores da América pertenciam a qual continente?

 

a)    África

b)    Ásia

c)    Antártida

d)    Europa

 

9-    Quantos anos após a chegadas dos Espanhóis a Ilha de Cuba, dando início a colonização da América, ocorreu a chegada dos Portugueses ao Brasil?

 

a)    8 anos

b)    20 anos

c)    36 anos

d)    54 anos

 

10-  Qual foi o meio de transporte utilizados pelos europeus para chegarem ao novo mundo, que foi batizado como América?

 

a)    Barco

b)    Navio

c)    Caravela

d)    Veleiro

 

11- História do Brasil. Encontro dos Dois Mundos: Um dos objetivos dos colonizadores portugueses era ampliar o domínio da fé cristã no novo mundo Brasil, catequizando os indígenas. Assim enviaram religiosos para a concretização da fé, que eram:

 

a) Evangélicos - Protestantes    

b) Muçulmanos – Xiitas          

c) Judeus - Antigos                  

d) Companhia de Jesus – Jesuítas

 

12- O Brasil tornou-se Independente de Portugal em 7 de setembro de 1822, com a proclamação da Independência. Deste modo o Brasil deixava de ser colônia Portuguesa para se tornar um País Independente. Por quantos anos o Brasil foi colônia de Portugal?

a) 174 anos

b) 322 anos

c) 568 anos

d) 3.322 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário