sexta-feira, 14 de agosto de 2020

ATIVIDADE 11 - 8º D e E - PROFº EDGAR

 Professor (a): EDGAR DA SILVA SIQUEIRA

Turma: 8º D e E.

Disciplina: História

Canal de resposta: e-mail: edgarsilvasiqueira@gmail.com ou edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio:15 dias APÓS A POSTAGEM

Período de envio:10/08/2020 a 14/08/2020.


Material utilizado:  Lápis, Borracha e caderno para registro da atividade.


Tarefas: Pesquisa Histórica, Leitura e Análise de Texto e Imagem.


Atividade: Recuperação de Conceito 1º e 2º Bimestres, Entrega das Atividades Pedagógicas pendentes

 

Orientações:Para realizar a Atividade será necessário organizar a Pesquisa Histórica, leitura e análise det exto e caso necessário realizar um estudo aprofundado sobre o tema com apoio Livro Didático 8º ano História, aula on-line CMSP, Dicionário com base no sentido das palavras que pesquisar e ou sites de internet regulamentados e oficiais sobre o tema de estudo,para responder as questões. 


Obs. Leitura e análise de texto e imagem do contexto histórico, responder as questões de acordo com a proposta pedagógica, pois será necessário a análise, compreensão e interpretação de texto e imagem, conforme solicitado na atividade.

 

Dúvidas e Devolutivas: e-mail: edgarsilvasiqueira@gmail.com ou edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br


Atividade XI - Recuperação de Conceito 1º e 2º bimestres, Atividades Pedagógicas pendentes.

 

Temas: II, IV, IX.

 

Leia, compreenda, pesquise e responda:

 

1-     De acordo com a LEI de princípio dos DIREITOS HUMANOS, todos os seres humanos nascem e são:

a)     Desiguais perante a Lei

b)    Passivos perante a Lei

c)     Desordeiros perante a Lei

d)    Iguais perante a Lei   

 

2-     No século XIX, O Brasil viveu a transição entre Monarquia e República. Sobre República, esse modelo de governo surgiu em qual continente?

 

a)     América

b)    Ásia

c)     África

d)    Europa

 

3-     Qual país foi pioneiro e transformou as relações humanas com o surgimento do modelo de governo chamado de república?

 

a)     Brasil

b)    França

c)     Inglaterra

d)    Estados Unidos da América.

 

4-     O Barão de Montesquieu publicou a obra “O Espírito das Leis” na qual desenvolveu o sistema tripartite de poder que corresponde a:

 

a)     Monarquia, República e Parlamento.

b)    Império, Reino e Principado.

c)     Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

d)    Poder Primário, Secundário e Terciário.

 

5-     A Família Real Portuguesa no Brasil: Em que ano a Corte Portuguesa transferiu seu Governo para o Brasil?

 

a)     1806

b)    1808

c)     1810

d)    1814

 

6-     Qual nação europeia apoiou a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil?

 

a)     França

b)    Espanha

c)     Inglaterra

d)    Alemanha

 

 

 

7-     Em qual cidade a Corte Portuguesa se instalou e criou suas instituições?

a)     São Paulo

b)    Salvador

c)     Olinda

d)    Rio de Janeiro

 

8-     Em qual século a Corte Portuguesa transferiu-se para o Brasil?

 

a)     Século XVII

b)    Século XVIII

c)     Século XIX

d)    Século XX

9 - A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil: Qual fato Histórico marca a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil?

a)     A Revolta do Haiti

b)    As Invasões Napoleônicas

c)     A Independência dos Estados Unidos da América

d)    A Proclamação da República no Brasil

 

10-  Qual foi o primeiro país da América a abolir a escravidão negro, com a realização de rebelião, revolta e revolução nos anos de 1804 e 1805?

 

a)     Brasil

b)    Estados Unidos da América

c)     Haiti

d)    México

 

11-  A escravidão no Brasil é extinta em 13 de maio de 1888 com a lei Aurea. Quantos anos após a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil ocorreu o fim da escravidão?

 

a)     72 anos

b)    80 anos

c)     1549 anos

d)    3696 anos

 

12-  Em qual século ocorreu a Proclamação da República no Brasil?

 

a)     Século XVIII

b)    Século XIX

c)     Século XXI

d)    Século XIV

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário