Professora Dra
Ariella
Turma:
3ª B e C
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal
de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br
ou Google Sala de Aula
Prazo de envio:
até dia 14/08/2020
Período
de envio: 27/07 a 31/07
Plantão de Dúvidas por meio do
e-mail institucional, do Chat do CMSP e do Google Sala de Aula
3B segunda-feira das 22h00 às 22h30 e
sexta-feira das 21h00 às 21h30
3C
segunda-feira das 20h30 às 20h30 equinta-feira das 21h00 às 21h30
Google
Sala de Aula
Tutorial acesso ao Google Sala de Aula aqui anexado
Caso não apareça a sua turma mesmo depois de seguido todos os
passos do tutorial, ingressar com o código da sua turma:
3B:
5gbzqz6
3C: fxftopf
Material utilizado:
Aula
do Centro de Mídia São Paulo (CMSP), vídeo de apoio do YouTube e box-resumo
Tarefa
Assistir
a aula de Sociologia do CMSP, os vídeos
de apoio do YouTube e responder as questões.
Objetivo
Conhecer
outros movimentos sociais, no caso rurais e urbanos, que demandam o direito à terra e à moradia, Compreender
o que são, quando e por quê surgem, bem como a importância na luta e na efetivação
desses direitos que estão dispostos na Constituição Federal de 1988
Habilidade (3.3, adaptada)
Compreender
a importância da participação política da população nos movimentos pela terra e
por moradia
Orientações
1)
Assistir
os vídeos-aula de Sociologia do Centro de Mídia São Paulo
Sobre Movimentos sociais rurais e
urbanos aula do dia 16 de julho do CMSP:
https://www.youtube.com/watch?v=mOgiSQNbdQQ
2)
Vídeos de Apoio do YouTube
Sobre
o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra: https://www.youtube.com/watch?v=suIMAcEnNDg
Sobre
o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto: https://www.youtube.com/watch?v=H8-O2_JuILo
3)
Depois de assistir a aula do dia 16
de julho, e os vídeos de apoio, responder as seguintes questões:
a)
A partir da aula, você conhece os
movimentos pela terra e por moradia? Se sim, cite quais você conhece.
b)
Como surgiram os latifúndios (grandes
propriedades de terra) no Brasil, segundo a aula?
c)
Quais são as pautas principais da luta
pela terra e quem são os atores (organizações, movimentos) que dela participam?
d)
Quais são as pautas principais da luta
pela moradia e quem são os atores (organizações, movimentos) que dela
participam?
e)
Que outros exemplos de movimentos urbanos
as professoras citam na aula? Dê exemplos das pautas que defendem.
4)
Escreva uma redação baseada nas
aulas e nos seus conhecimentos: Qual a sua visão sobre os movimentos rurais e
por moradia?
Observações
Atenção,
são duas atividades: 1) depois de assistir a aula, responder as questões; 2)
fazer a redação. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As
atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não
ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do
e-mail Atividade 12, Nome e Série para que seja rapidamente identificada.
Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila
por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula (tutorial
aqui anexado) para entrega de atividades e plantão de dúvidas presentes no
aplicativo Centro de Mídia SP. Dúvidas?Escrevam no e-mail.
Box-resumo
Na aula do dia 25 de
junho foram discutas as revoltas/movimentos populares do século XIX e início do
XX por direitos (terra, melhores condições sociais, à educação, à saúde). Já na aula do dia 02 de julho vocês puderam
perceber como as demandas de movimentos abordados na aula do dia 25 de junho
foram incorporadas nas leis, ou seja, como o Estado acolheu essas
reivindicações e as materializou na forma de normas, como na Constituição de
1988. A participação política, que não é apenas partidária e nem se resumo ao
voto, possibilitou essa incorporação de demandas e desejos da população de
forma geral, como os direitos do trabalho que vieram através dos Sindicatos e
do movimento dos trabalhadores.
Na aula do dia 09 de
julho (e eu complemento aqui ) como mencionado, você aprendeu sobre dois
movimentos importantes e considerados tradicionais (ou de vanguarda), que são
os movimentos operários e sindicais. São movimentos que nasceram com a
substituição do modo de produção feudal pelo capitalista, atrelado ao
crescimento do comércio e das cidades (você aprendeu isso também no seu 1 ano
do Ensino Médio). Como no modelo de produção capitalista os camponeses foram
expropriados da terra (expulsos do campo – o que a historiografia chama de
Cercamentos), logo retirado os meios de garantir a sua sobrevivência, muitos deles se deslocaram para a Cidades em
busca de trabalho. Foi nessa época que eles começaram a receber um salário em
troca da venda de sua força de trabalho (as horas que ele trabalhava dentro de
uma fábrica), inaugurando, assim, a sociedade de classes. Como as condições de
trabalho eram duras e péssimas (jornadas de mais de 16 horas de trabalho,
trabalho infantil, baixos salários, sem férias remuneradas, sem adicional
noturno, grávidas poderiam trabalhar), isso resultava, inclusive, em muitas
mortes e acidentes no local de trabalho. Essa vida comum nas fábricas e nos
bairros operários que se formavam ao seu redor, e as experiencias cotidianas
compartilhadas produziram um sentimento de solidariedade e interesses comuns
entre esses trabalhadores. Organizados em torno de causas e pautas comuns,
muitos deles começaram a organizar os primeiros sindicatos na Inglaterra no
século XIX: instituições coletivas que
passaram a lutar pelos direitos dos trabalhadores.
No Brasil, apesar
de reduzido até 1930 (quando a industrialização é incentivada por Getúlio
Vargas), os trabalhadores protagonizaram uma das maiores mobilizações de que se
teve notícia em nossa História:as grandes greves no Rio de Janeiro em 1880 e em São Paulo, em 1929. Há registros de 259
greves nesse período. O movimento operário dessa época era composto, em sua
grande maioria, por europeus, que vieram para o Brasil sob a promessa, feita
pelo nosso governo, de melhores condições de vida. Chegando aqui, o que
encontraram foi exatamente o oposto: baixíssimos salários, alto custo de vida,
jornadas diárias de até 16 horas, condições de trabalho sem nenhuma segurança,
inexistência de quaisquer direitos trabalhistas e moradias em cortiços sem
quaisquer condições de higiene.
Sob essas condições
de vida e de trabalho é que surgiram no Brasil os primeiros movimentos sociais
de trabalhadores assalariados, comas lideranças principais vinda de países europeus
(sobretudo italianos e espanhóis). Inspirados nas ideias do anarcossindicalismo,
tinham com pauta de defesa: uma nova organização de sociedade, o fim da
exploração do homem pelo homem, a abolição da propriedade privada, a
coletivização dos meios de produção e a solidariedade entre os produtores – a
classe trabalhadora. Os primeiros núcleos anarquistas surgiram no Brasil a
partir de 1890 e publicavam jornais para divulgar as suas ideias e instrumentos
de luta: a greve geral, ou seja, a paralisação total dos trabalhadores. Em 1 de
maio de 1907, as primeiras tentativas de greves foram registradas em São Paulo,
Santos, Ribeirão Preto e Campinas. Participaram dela metalúrgico, trabalhadores
da indústrias de alimentação, gráficos, sapateiros, garis, pedreiros e
serventes da construção civil. Com essa greve houve conquistas parciais para
algumas categorias, o direito à jornada de oito horas diárias de trabalho. Por
outro lado, o Estado brasileiro passou a tentar controlar o movimento sindical,
instituindo, ainda em 1907, uma lei que ameaçava de deportação os trabalhadores
estrangeiros que participassem de movimentos grevistas. Houve um recuou do
movimento, mas continuaram organizados. Em junho de 1917, o movimento organizou
uma das maiores greves gerais do Brasil, atingindo 35 mil trabalhadores no
estado de São Paulo e, ao se estender durante o mês de julho, paralisando mais
60 mil trabalhadores no Rio de Janeiro.
As principais
reivindicações do movimento, apresentadas aos empresários e ao governo
brasileironaquela época incluíam:
• jornada de
oito horas diárias de trabalho;
• fim do trabalho
de menores;
• segurança nos
locais de trabalho;
• redução dos
valores dos aluguéis;
• redução do
custo dos alimentos;
• direito à
sindicalização;
• libertação dos
operários presos durante a greve e recontratação dos grevistas demitidos
Em linhas gerais,
todas as conquistas que temos sobre direito do trabalho seja no Brasil ou no
mundo são resultados das ideias socialistas e anarquistas e do movimento
sindical e operário organizado que lutaram para garantir e expandir esses
direitos.
Já na aula do dia 16
de julho, você aprenderá sobre movimentos que reivindicam direito de acesso
à terra, no meio rural, e de acesso à moradia no meu urbano. Na próxima
atividade, trataremos dos seus principais aspectos.
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