terça-feira, 4 de agosto de 2020

ATIVIDADE 12 - 3ª B e C - PROFª ARIELLA

Professora Dra Ariella

Turma: 3ª B e C

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou Google Sala de Aula

Prazo de envio: até dia 14/08/2020

Período de envio: 27/07 a 31/07

 

 

Plantão de Dúvidas por meio do e-mail institucional, do Chat do CMSP e do Google Sala de Aula

3B  segunda-feira das 22h00 às 22h30 e sexta-feira das 21h00 às 21h30

3C segunda-feira das 20h30 às 20h30 equinta-feira das 21h00 às 21h30

 

Google Sala de Aula

 

Tutorial acesso ao Google Sala de Aula aqui anexado

Caso não apareça a sua turma mesmo depois de seguido todos os passos do tutorial, ingressar com o código da sua turma:

3B: 5gbzqz6

3C: fxftopf

 

Material utilizado:

Aula do Centro de Mídia São Paulo (CMSP), vídeo de apoio do YouTube e box-resumo

 

Tarefa

Assistir a aula de Sociologia do CMSP,  os vídeos de apoio do YouTube e responder as questões.

 

Objetivo

Conhecer outros movimentos sociais, no caso rurais e urbanos,  que demandam o direito à terra e à moradia, Compreender o que são, quando e por quê surgem, bem como a importância na luta e na efetivação desses direitos que estão dispostos na Constituição Federal de 1988

 

Habilidade (3.3, adaptada)

Compreender a importância da participação política da população nos movimentos pela terra e por moradia

 

Orientações

 

1)      Assistir os vídeos-aula de Sociologia do Centro de Mídia São Paulo

 

Sobre Movimentos sociais rurais e urbanos aula do dia 16 de julho do CMSP:

https://www.youtube.com/watch?v=mOgiSQNbdQQ

 

2)      Vídeos de Apoio do YouTube

 

Sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra: https://www.youtube.com/watch?v=suIMAcEnNDg

Sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto: https://www.youtube.com/watch?v=H8-O2_JuILo

 

3)      Depois de assistir a aula do dia 16 de julho, e os vídeos de apoio, responder as seguintes questões:

 

a)      A partir da aula, você conhece os movimentos pela terra e por moradia? Se sim, cite quais você conhece.

b)      Como surgiram os latifúndios (grandes propriedades de terra) no Brasil, segundo a aula?

c)      Quais são as pautas principais da luta pela terra e quem são os atores (organizações, movimentos) que dela participam?

d)     Quais são as pautas principais da luta pela moradia e quem são os atores (organizações, movimentos) que dela participam?

e)      Que outros exemplos de movimentos urbanos as professoras citam na aula? Dê exemplos das pautas que defendem.

 

4)      Escreva uma redação baseada nas aulas e nos seus conhecimentos: Qual a sua visão sobre os movimentos rurais e por moradia?

 

 

Observações

 

Atenção, são duas atividades: 1) depois de assistir a aula, responder as questões; 2) fazer a redação. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 12, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula (tutorial aqui anexado) para entrega de atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de Mídia SP. Dúvidas?Escrevam no e-mail.


Box-resumo

 

Na aula do dia 25 de junho foram discutas as revoltas/movimentos populares do século XIX e início do XX por direitos (terra, melhores condições sociais, à educação, à saúde).  Já na aula do dia 02 de julho vocês puderam perceber como as demandas de movimentos abordados na aula do dia 25 de junho foram incorporadas nas leis, ou seja, como o Estado acolheu essas reivindicações e as materializou na forma de normas, como na Constituição de 1988. A participação política, que não é apenas partidária e nem se resumo ao voto, possibilitou essa incorporação de demandas e desejos da população de forma geral, como os direitos do trabalho que vieram através dos Sindicatos e do movimento dos trabalhadores.

 

Na aula do dia 09 de julho (e eu complemento aqui ) como mencionado, você aprendeu sobre dois movimentos importantes e considerados tradicionais (ou de vanguarda), que são os movimentos operários e sindicais. São movimentos que nasceram com a substituição do modo de produção feudal pelo capitalista, atrelado ao crescimento do comércio e das cidades (você aprendeu isso também no seu 1 ano do Ensino Médio). Como no modelo de produção capitalista os camponeses foram expropriados da terra (expulsos do campo – o que a historiografia chama de Cercamentos), logo retirado os meios de garantir a sua sobrevivência,  muitos deles se deslocaram para a Cidades em busca de trabalho. Foi nessa época que eles começaram a receber um salário em troca da venda de sua força de trabalho (as horas que ele trabalhava dentro de uma fábrica), inaugurando, assim, a sociedade de classes. Como as condições de trabalho eram duras e péssimas (jornadas de mais de 16 horas de trabalho, trabalho infantil, baixos salários, sem férias remuneradas, sem adicional noturno, grávidas poderiam trabalhar), isso resultava, inclusive, em muitas mortes e acidentes no local de trabalho. Essa vida comum nas fábricas e nos bairros operários que se formavam ao seu redor, e as experiencias cotidianas compartilhadas produziram um sentimento de solidariedade e interesses comuns entre esses trabalhadores. Organizados em torno de causas e pautas comuns, muitos deles começaram a organizar os primeiros sindicatos na Inglaterra no século XIX:  instituições coletivas que passaram a lutar pelos direitos dos trabalhadores.

No Brasil, apesar de reduzido até 1930 (quando a industrialização é incentivada por Getúlio Vargas), os trabalhadores protagonizaram uma das maiores mobilizações de que se teve notícia em nossa História:as grandes greves no Rio de Janeiro em 1880 e  em São Paulo, em 1929. Há registros de 259 greves nesse período. O movimento operário dessa época era composto, em sua grande maioria, por europeus, que vieram para o Brasil sob a promessa, feita pelo nosso governo, de melhores condições de vida. Chegando aqui, o que encontraram foi exatamente o oposto: baixíssimos salários, alto custo de vida, jornadas diárias de até 16 horas, condições de trabalho sem nenhuma segurança, inexistência de quaisquer direitos trabalhistas e moradias em cortiços sem quaisquer condições de higiene.

Sob essas condições de vida e de trabalho é que surgiram no Brasil os primeiros movimentos sociais de trabalhadores assalariados, comas lideranças principais vinda de países europeus (sobretudo italianos e espanhóis). Inspirados nas ideias do anarcossindicalismo, tinham com pauta de defesa: uma nova organização de sociedade, o fim da exploração do homem pelo homem, a abolição da propriedade privada, a coletivização dos meios de produção e a solidariedade entre os produtores – a classe trabalhadora. Os primeiros núcleos anarquistas surgiram no Brasil a partir de 1890 e publicavam jornais para divulgar as suas ideias e instrumentos de luta: a greve geral, ou seja, a paralisação total dos trabalhadores. Em 1 de maio de 1907, as primeiras tentativas de greves foram registradas em São Paulo, Santos, Ribeirão Preto e Campinas. Participaram dela metalúrgico, trabalhadores da indústrias de alimentação, gráficos, sapateiros, garis, pedreiros e serventes da construção civil. Com essa greve houve conquistas parciais para algumas categorias, o direito à jornada de oito horas diárias de trabalho. Por outro lado, o Estado brasileiro passou a tentar controlar o movimento sindical, instituindo, ainda em 1907, uma lei que ameaçava de deportação os trabalhadores estrangeiros que participassem de movimentos grevistas. Houve um recuou do movimento, mas continuaram organizados. Em junho de 1917, o movimento organizou uma das maiores greves gerais do Brasil, atingindo 35 mil trabalhadores no estado de São Paulo e, ao se estender durante o mês de julho, paralisando mais 60 mil trabalhadores no Rio de Janeiro.

As principais reivindicações do movimento, apresentadas aos empresários e ao governo brasileironaquela época incluíam:

• jornada de oito horas diárias de trabalho;

• fim do trabalho de menores;

• segurança nos locais de trabalho;

• redução dos valores dos aluguéis;

• redução do custo dos alimentos;

• direito à sindicalização;

• libertação dos operários presos durante a greve e recontratação dos grevistas demitidos

 

Em linhas gerais, todas as conquistas que temos sobre direito do trabalho seja no Brasil ou no mundo são resultados das ideias socialistas e anarquistas e do movimento sindical e operário organizado que lutaram para garantir e expandir esses direitos.

 

Já na aula do dia 16 de julho, você aprenderá sobre movimentos que reivindicam direito de acesso à terra, no meio rural, e de acesso à moradia no meu urbano. Na próxima atividade, trataremos dos seus principais aspectos.


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