segunda-feira, 17 de agosto de 2020

ATIVIDADE 12 - 8º D e E - PROFª SOLANGE

 

Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turmas: 8º D e E 

Disciplina:Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

                               solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

Código do Classroom: https://classroom.google.com/h:

Turma do 8º ano D: iohsyhp

Turma do 8º ano E: kfem3h4

Facebook: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/

Todas as Quintas feiras das 14h. as 15h29m.

Prazo de envio:15 dias após a publicação

Período de envio:10/08 à 14/08/2020

Tempo: 4h.

Habilidades: (EF08AR24), (EF08AR26),(EF08AR28),(EF69AR35), BNCC: 1, 2, 3, 4, 5,6, 9, 10.

Objetos de Conhecimento:

● Artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas

● Criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional Habilidade

● Elementos constitutivos - figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia

● Manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira

● Funções teatrais: Ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo,

iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.

● Processos artísticos coletivos e colaborativos

● diferentes tecnologias e recursos digitais

● práticas e repertórios artísticos

Tempo: 4h.

Objetivo: Conhecer profissionais e sua atuação no teatro e interagir com linguagem teatral por meio de criatividade, tecnologia.

 

Tema: Contexto teatral com lenda indígena?

Material utilizado: Material escolar do aluno, caderno,

Meias, adereços, tesoura, papelão, cola, sucatas para produção de um fantoche de meia, aparelho de gravação.

 

Sondagem:Investigação

Responda:

1 Você sabe o que é teatro?

2-O que você pensa sobre Circo?

3- Responda por meio de desenhos e descreva os explorando em seu contexto, espetáculos que você já assistiu, os atores e todo o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional), o que você imagina ou já viu em um teatro, circo.

4.Quais tecnologias e recursos digitais você utiliza para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos.

 

Apreciação: Tecnologia, arte circense:https://www.youtube.com/watch?v=gksSaezV8xY

Apresentação escolar. Aula de Arte-2019 – Teatro de animação- bonecos, fantoches

Tarefa:

Atividade 1

Pesquisar sobre:

-Artistas, grupos e coletivos cênicos que trabalham com manifestações cênicas de matriz

indígena, africanas e afro-brasileira de diferentes épocas;

. Elementos constitutivos do teatro: figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e

sonoplastia;

. Organização da atuação profissional no teatro;

. Como é o processo de criação e produção de manifestações cênicas de matriz indígena,

africana e afro-brasileira de diferentes épocas;

. Como acontece a divulgação e circulação de informações sobre manifestações cênicas de

matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas

 

Atividade 2

Produção de um espetáculo teatral por meio de uma narrativa de lenda de Matriz indígena ou Afro brasileira.

- Escreva e grave a sua narrativa por meio de podcasts e pelo celular por exemplo à filmagem de toda a sua apresentação com personagens (objetos) junto com o áudio...

 

Atividade 3

Divulgação e apresentação de sua produção artística por meio de criatividade, tecnologia.

 

Atividade 4

Responder atividades na Aposta de Arte do terceiro bimestre até a situação de Aprendizagem II

 

Apostila do terceiro bimestre:

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%208%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

Sugestão:                                                                                                                                                    

Lenda Matriz indígena

Lenda do milho

Contam que antigamente os índios cultivavam uma planta muito feia que dava grãos amargos. Eles diziam que Tupã mandava comer um grão amargo por dia. Era para não esquecer que na vida nem tudo é alegria e festa, mas que existe também a tristeza.

Certa vez um índio chamado Uratã resolveu que não ia mais comer aquele tal grão. Sua esposa lnaiê ficou assustada. Como o marido podia enfrentar um desejo do deus? O resto da tribo passou a não falar mais com Uratã. Só a esposa ficou junto dele. De tanto ser discriminado, Uratõ resolveu mudar da tribo. Foi morar com a mulher na beira de um rio.

 O tempo passou e lnaiê ficou esperando seu primeiro filho. Uratã estava contente. Passou mais tempo ainda e nasceu uma linda menina. Ela era completamente diferente dos pais. Tinha cabelos claros, pele amarelada e olhos verdes como a mata. Uratã e lnaiê ficaram tão felizes que nem se preocuparam com a aparência tão estranha da filha.

Um belo dia, Uratã ficou sabendo que toda a tribo estava doente. Voltou correndo para ajudar. Quando chegou, o feiticeiro disse que aquilo era castigo de Tupã. O deus tinha descoberto que entre os guerreiros havia um desobediente. Ele não era bem-vindo na tribo, devia voltar para a rio. Triste, Uratã voltou. Quando chegou, encontrou lnaiê também doente e quase à morte. Sem saber o que fazer, Uratã foi até a beira da água e começou a chorar. Perguntou a Tupã o que deveria fazer para reparar seu erro. Imediatamente apareceu refletida na água a imagem da menina dentro de um buraco. Uratã correu e enterrou a filha. No dia seguinte, toda tribo havia sarado e Inaiê também. Só Uratã chorava de tristeza pela filha perdida. Assim ele ficou por muito tempo.

Todos os dias o índio ia olhar o lugar onde havia enterrado a menina. Tupã acabou ficando com dó do guerreiro. No lugar onde estava enterrada a menina fez nascer uma plantinha. Ela cresceu depressa e ficou da altura de Uratã. Tinha folhas verdes como os olhos da indiazinha, dava espigas cheias de grãos saborosos, envoltos numa espécie de palha que lembrava seus cabelos. Daquele dia em diante os índios não precisaram mais comer os grãos amargos. Podiam plantar e comer os grãos daquela planta. Uratã voltou a ser um guerreiro respeitado. Teve outros filhos e morreu velhinho contando esta história aos netos.https://pt.slideshare.net/suzyclay7/a-lenda-do-milho

 

Como confeccionar um fantoche.

Imagens do Google. Fantoche ou títere é uma forma particular de marioneta ou marionete animada por uma pessoa e que se distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão numa espécie de luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços. Wikipédia

 

Boneca de tecido: Abayomi

A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma ser uma boneca negra, significado aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente. Não se deve confundir com Abaiomi, também iorubá, de significado diverso.

Conta-se que a origem das bonecas "se deu na época da escravidão, as mulheres negras faziam bonecas para as crianças, jovens, adultos. Elas as as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos".

  

Função, Tarefa de um trabalho no coletivo

Aderecista(s): Confeccionar adereços

Ator(es): Encenar o texto dramático

Cenógrafo(s): Pesquisa materiais e confecciona o cenário

Figurinista(s): Criar e confeccionar os figurinos

Iluminador(es): Criar um mapa de utilização da luz e operar todo o sistema deiluminação

Maquiador/visagismo: Executar a maquiagem, cabelo e caracterização das personagens

Sonoplasta :Pesquisar e selecionar músicas e efeitos sonoros para produzir a trilha sonora Manipular equipamentos tecnológicos e aparelhagem de som.

Divulgação – circulação – Cada coletivo produz um cartaz, informação em programa tecnológico para divulgar o espetáculo com ilustrando a informação que mais chamam atenção do público alvo com a divulgação de espetáculos.

Apresentação - Seguindo a organização de um cronograma, pensando em tempo, espaço e

materiais disponíveis para a realização das ações.

Como fazer uma pintura facial

https://pt.wikihow.com/Fazer-sua-Pr%C3%B3pria-Tinta-Facial

História do Circo:

 A arte do circo está presente desde a Antiguidade em diversas partes do mundo, mas a forma como hoje conhecemos, vem do Império Romano, que no século IV a.C., constrói o primeiro grande circo da história, Circus Maximus, , no qual aconteciam desde festejos religiosos a apresentações de animais e lutas de gladiadores e esportes para entreter o povo. Na Idade Média, as apresentações foram para praças e ruas com seus artistas populares, nômades e viajantes. Na Inglaterra do séc. XVII, o inglês Philip Astley desenvolve a linguagem do circo que passa a ter picadeiros, tendas e lonas para a apresentação de diversas artes circenses próximas do nosso conhecimento. No século XX, surgem as escolas de circo na Rússia, França e Canadá no mundo, as quais alteram a forma de como o circo era regido, principalmente, na troca de saberes circenses, aliando as técnicas circenses e os bailados performáticos da ginástica artística, rítmica e acrobática às inovações tecnológicas, narrativas e teatralidade. Podemos citar alguns circos, mundialmente conhecidos, como o francês Cirque d'Hiver, o americano Big Apple Circus, o irlandês Tom Duffy's Circus, o Circo Imperial da China e o canadense Cirque du Soleil.

História do Circo no Brasil: O circo, no Brasil, surge com a vinda dos europeus ao país no início do séc. XIX. Muitas famílias nômades, ciganas influenciaram as atividades circenses com apresentações de ilusionismos e de domadores de animais, espalhando-se por todo o país, mas adaptando os números circenses à cultura e costumes da região. O palhaço, grande personagem do circo, é o que alinhava o espetáculo por meio de suas pantomimas, sua alegria e humor sendo muito mais comunicativo e falastrão. Os palhaços, que fizeram mais sucesso nacional, foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo. É importante ressaltar que o uso de animais, em apresentações circenses, no estado de São Paulo, é proibido pela lei 11.977/05. Listamos o nome de alguns circos: Circo Maximus, Circo Stankkowich, Tihany Espetacular, Circo Dos Sonhos, Circo Broadway.

Circo-Teatro: O termo circo-teatro se refere a apresentações teatralizadas que aconteciam, ao final de espetáculos circenses, em meados do século XX no Brasil. Eram encenadas comédias, dramas e adaptações de temas diversos. Benjamin de Oliveira foi o grande precursor dessa prática que foi, durante muito tempo, a forma de levar o teatro a todo o país. Ela foi perdendo espaço e força até os anos de 1960, quando, praticamente, desapareceu. Hoje em dia, há grupos que aliam, aos espetáculos teatrais, as técnicas circenses. Podemos citar as cias. de circo-teatro La Minima, Grupo de Teatro Sem Lona, Grupo Parlapatões e Cia Nau de Ícaros. Circo Blamage - É uma associação, sem fins lucrativos, fundada em 1989, na ilha de Pellworm, Alemanha, que se propõe a desenvolver habilidades motoras, criativas, artísticas e sociais de crianças, de jovens com (ou sem) deficiência por meio de seus acampamentos e vivências. O objetivo do trabalho é a inclusão, treinar e experimentar juntos e, assim, aprender uns com os outros. A inclusão, também, é percebida pelo público por meio da atmosfera da tenda do circo, que tem 300 lugares. A intenção não é alcançar o melhor desempenho artístico, mas valorizar a promoção de habilidades socioemocionais, criativas e motoras.

 Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus - Estas duas companhias circenses itinerantes, norte americanas, têm origens distintas, porém uniram-se em 1919, formando uma estrutura que contava com mais de 1.100 empregados, quase 1.800 animais, necessitando, para viajar, de quase 100 vagões de trem. Ao longo de sua existência, foi comprando outros circos tornando-se a maior do mundo, mas tendo diferentes proprietários. A estrutura possuía três picadeiros e utilizava leões, tigres, gorilas, ursos polares, girafas, cavalos, camelos e elefantes, além de números como trapézio, homem bala, palhaços, equilibristas, entre outros. A última apresentação foi em 2017.

Vida Circense: A vida dos artistas de circo é de muito trabalho como eles mesmos dizem. Além das apresentações, os artistas ensaiam, treinam atos, números e cenas. Dependendo do tamanho da companhia, o número de tarefas aumenta ainda mais. Nas companhias mais estruturadas, os artistas têm melhor infraestrutura e podem apenas cuidar de seus afazeres artísticos. Em companhia menores, os artistas dividem as funções artísticas com as funções administrativas, de limpeza, de divulgação, de organização e de transporte. As companhias, que têm crianças em seus elencos, ou as matriculam nas escolas onde fazem temporadas, ou contratam professores para acompanhar a trupe e cuidar da educação formal delas. Os artistas de circo viajam muito pelo país e pelo mundo, indo de localidade a localidade apresentando seus espetáculos, estabelecendo-se nas cidades por temporadas de apresentações

 

Adereços de Cena: São objetos que ornamentam a cena e é aposto no cenário, decorando a cena como adornos para situar a época, a condição econômica, social ou política das personagens. Adereços de representação: São objetos previamente colocados em cena para serem usados pelo ator durante a representação. Adereços do ator: São objetos de uso pessoal cuja função principal é ajudar o ator na composição da personagem.

Cenografia – Processo de criação e construção do acontecimento teatral no seu aspecto espacial e da imagem cênica. Em sua linguagem artístico-estética, utiliza-se de elementos como cor, luz, forma, linha e volume para solucionar esteticamente as necessidades poéticas apresentadas pelo espetáculo. Hoje, projetos cenográficos são expandidos para além da cena teatral, podendo ser encontrados em exposições, ambientes, lugares para as mídias e eventos artístico-estéticos.

Figurino – Vestimenta utilizada pelos atores para a caracterização de seus personagens, de acordo com sua natureza e que identifica, geralmente, a época e o local da ação. Assim como na realidade, o vestuário, no teatro, tem a função de reproduzir várias normas de diferentes culturas. Ao identificar seu procedimento, identificam-se o sexo, a idade, a classe social, a profissão, a nacionalidade ou a religião do personagem. Ao mesmo tempo, o figurino é um símbolo que representa atmosfera, época histórica, região, estação do ano, hora do dia, entre outras situações. Igualmente, o figurino associa, identifica e equipara outros sistemas culturais.

Maquiagem - Maquilhagem ou maquilagem, consiste na aplicação de produtos com efeito cosmético, de embelezamento, ou disfarce, seguindo-se, em alguns casos, os ditames da moda e com uso de substâncias especificamente destinadas a tal como o Kohl misturado com gordura animal para repelir moscas e proteger o os olhos do sol, utilizado desde a época de Cleópatra.. Os olhos maquiados, com linhas retas e grossas, eram uma referência ao Deus Hórus que representava proteção, coragem e força. No Antigo Egito, acredita-se que a higiene e beleza estavam próximos da divindade. Apenas as mulheres da aristocracia tinham acesso a essa rotina de higiene e embelezamento. Ter a pele alva, aproximavam-nas dos deuses e as distinguiam das pessoas comuns, permanecendo, essa distinção social, durante séculos). A popularização dos produtos cosméticos e a evolução no processo de maquiagem só foi possível com a indústria química e a modernização das cidades. Isso fez com que houvesse um boom nesse setor, uma vez que todos tiveram acesso a essa rotina de embelezamento. Sonoplastia – Termo surgido na década de 1960, decorrente da junção da palavra latina sono (som) com a grega plastós (modelado). Designava, no teatro radiofônico, a recriação de sons da natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos, ilustrados ou sugeridos sonoramente em cada cena. Contemplava, também, gravação e montagem de diálogos, bem como seleção, gravação e alinhamento de música com função dramatúrgica. Este termo é, igualmente, recorrente em teatro, no cinema, no rádio e na televisão. Visagismo - Este termo foi criado na década de 1930, pelo maquiador francês, Fernand Aubry. É uma palavra que deriva do francês ‘visage’, que significa “rosto”. Engloba um conjunto de técnicas conceituais, desenvolvidas através do estudo dos traços da face, características físicas e psicológicas, únicas de cada indivíduo, apontando o rosto como reflexo da identidade de cada um. Atualmente a tendência é o contourig, método conhecido por utilizar a técnica de luz e sombra para suavizar as linhas do rosto, fazendo com que o rosto fique mais próximo do formato oval. Esta técnica de luz e sombra na maquiagem já é utilizada há muito tempo, principalmente, no teatro e na TV, na criação de personagens, pois pode envelhecer, rejuvenescer e até mesmo mudar totalmente a pessoa.O visagismo é muito utilizado na maquiagem com as técnicas de correções.

http://www.teatro.noradar.com/origem-do-teatro-no-brasil.htm

tecnologias e recursos digitais você utiliza para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos.

 

Orientações:

A Linguagem Teatral Podemos compreender o teatro como uma arte que se constitui, essencialmente, da presença de, ao menos, um indivíduo em cena e de outro que o observa. Assim, a arte teatral está fundamentalmente centrada na figura do ator e nas suas possibilidades de comunicação com o espectador: por meio da utilização da palavra, do corpo, da exploração de diversas sonoridades, dos gestos e movimentações etc. Contudo, como linguagem artística, o teatro pode se valer de variados outros elementos de significação para comunicar algo aos espectadores, utilizando-se de diversos signos visuais (os gestos do ator, os adereços de cena, os figurinos, o cenário, a iluminação) e sonoros (o texto, as canções, as músicas, os efeitos sonoros). Há espetáculos teatrais que utilizam ainda signos olfativos (aromas de perfumes ou essências, cheiro de defumador, odor de alimentos conhecidos etc.), ou signos táteis (em que a cena - os atores ou objetos cenográficos - trava algum tipo de contato corporal com os espectadores para lhes comunicar algo).

 

Criação coletiva - No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio. Processos artísticos coletivos e colaborativos – Pode-se dizer que em se tratando do teatro popular, a prática da criação compartilhada (coletiva) já existe há muitos séculos. O que vemos hoje é uma atualização dessas práticas nos processos artísticos coletivos e colaborativos. Essa forma de criação se dá a partir da necessidade de contrapor regras pré-estabelecidas em que espaços cênicos são exclusivos, atores têm a função única de cuidar de suas personagens, o texto é restrito somente ao seu autor e o jogo cênico, ao diretor, ou seja, uma maneira funcionalista de procedimentos. Esses processos de participação coletiva e colaborativa permitem a participação de todos mostrarem seus conhecimentos e talentos na elaboração da obra teatral.

 

O que é teatro?: https://www.youtube.com/watch?v=IVRUcr5Nou8

 

O teatro no Mundo

A origem na Grécia Antiga:
A palavra teatro vem de origem do grego théatron, e é uma configuração de arte em que um ator ou um conjugado de atores, interpretam uma história para um público em algum lugar.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, mais precisamente no século IV A.C. em consequência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus da alegria, do vinho, do entusiasmo e da fertilidade. As peças eram encenadas com grandes máscaras, porque somente os homens podiam atuar, visto que as mulheres não eram consideradas cidadãs.

O ofício de ator surgiu com Thespis, sendo considerado o primeiro ator do Ocidente, representando pela primeira vez o deus Dionísio. Foi na Grécia antiga que surgiram dois gêneros de teatro, sendo eles: a comédia e a tragédia.

As peças teatrais trágicas tinham temas ligados à justiça, às leis e o destino. Eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói. Ésquilo, Sófocles e Eurípdes são considerados os autores mais famosos de tragédia grega. O teatro cômico tinha como intuito o riso dos espectadores, pois representava de forma engraçada o cotidiano da vida em formato de sátiras. Aristófanes foi um grande autor de comédia grega. As peças desses autores influenciaram muito o teatro e são encenadas até hoje.

Teatro romano:
Os romanos importaram da cultura grega o teatro, porém possuíam estilo próprio. Tinham como caráter a diversão e o prazer, a comédia tomou o lugar da tragédia. Os espetáculos de circo eram violentos e se baseavam em competições entre romanos e cristãos, que eram sacrificados em público.

A partir dos séculos XVII e XIX com as revoluções presentes na Europa e a ascensão da burguesia, influenciaram diretamente no teatro. A tragédia é substituída pelo drama, enquanto a comédia se desenvolve, o teatro se torna muito mais individual perdendo a sua essência social.

Influências do romantismo:
A partir do romantismo que o teatro se volta para o ser humano, as peças tratavam de temas emotivos. É nesse período que surge o melodrama. Os principais lemas desse período são a fraternidade, igualdade e liberdade.

Já no século XX o teatro evolui a partir do realismo e naturalismo se tornando um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de preocupação com relação à reprodução da realidade nos figurinos e cenários. Os temas eram tratados de modo a elucidar a realidade social. Questões políticas eram trabalhadas nesta época assim como questões que criticavam aspectos da sociedade burguesa.

O teatro no Brasil

A origem do teatro no Brasil teve grande influência dos padres Jesuítas, que ao chegarem ao país, trouxeram consigo influências como a literatura e o teatro, sendo estes os principais instrumentos pedagógicos para a educação religiosa. Este período corresponde ao século XVI quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal.

Os Jesuítas notaram que a utilização de métodos como o teatro, somado com a cultura indígena, eram eficazes como instrumento de civilização, principalmente para a catequese dos índios, visto que o fascínio de imagens representativas era muito mais eficaz do que a leitura de passagens bíblicas. Então, a origem do teatro no Brasil tem como precursores assuntos ligados à religiosidade.

Até o ano de 1584 as peças eram escritas em espanhol, português ou tupi, quando então surgiu o latim. As peças sempre possuíam como objetivos de cunho religioso, didático e moral, representados por personagens como santos, imperadores, demônios que em algumas situações eram representados de forma simbólica, como o amor ou o temor por Deus, por exemplo.

O Romantismo foi o grande responsável por trazer forças ao teatro brasileiro no século XIX, sendo impulsionado por célebres escritores como Martins Pena, Gonçalvez Magalhães, João Caetano, José Alencar e Machado de Assis.

A porta de entrada para muitos amadores para o profissionalismo no teatro se deu em 1957 com o surgimento do Teatro de Arena São Paulo, que nos anos seguintes foi responsável por formar grande personalidade do mundo artístico.

O teatro do século XXI:

O teatro hoje pode ser considerado como uma arte extremamente rica, devido as enormes influências. Atualmente temos contato com óperas, teatro de bonecos, musicais, peças realizadas em espaços alternativos entre outras formas. Com o surgimento do Cinema, há mais de cem anos, muitos previram o fim do teatro, as pessoas imaginavam que o cinema iria substituí-lo, porém isso não aconteceu. O teatro hoje ainda é tão popular como no seu início, sendo uma arte sempre bem aclamada por todos os públicos, de todas as idades, graças as grandes opções encontradas hoje.

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/historia-do-teatro-no-brasil-e-no-mundo/50069

http://www.lumeteatro.com.br/repertorio-artistico/projetos-especiais/circulacao-petrobras-cafe-com-queijo

 

Observações:

Registrar experiência no caderno

Interagir com o material pedagógico escolar

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