Professor
(a): Solange Cabral de Deus
Turmas: 8º D e E
Disciplina:Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
Código
do Classroom: https://classroom.google.com/h:
Turma
do 8º ano D: iohsyhp
Turma
do 8º ano E: kfem3h4
Facebook:
https://www.facebook.com/groups/370814286391847/
Todas
as Quintas feiras das 14h. as 15h29m.
Prazo
de envio:
Período
de envio:10/08 à 14/08/2020
Tempo:
4h.
Habilidades:
(EF08AR24), (EF08AR26),(EF08AR28),(EF69AR35), BNCC: 1, 2, 3, 4, 5,6, 9, 10.
Objetos
de Conhecimento:
●
Artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena,
africana e afro-brasileira de diferentes épocas
●
Criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional
Habilidade
●
Elementos constitutivos - figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e
sonoplastia
●
Manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira
●
Funções teatrais: Ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista,
cenógrafo,
iluminador,
sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.
●
Processos artísticos coletivos e colaborativos
●
diferentes tecnologias e recursos digitais
●
práticas e repertórios artísticos
Tempo:
4h.
Objetivo: Conhecer
profissionais e sua atuação no teatro e interagir com linguagem teatral por
meio de criatividade, tecnologia.
Tema: Contexto
teatral com lenda indígena?
Material
utilizado: Material escolar do aluno, caderno,
Meias,
adereços, tesoura, papelão, cola, sucatas para produção de um fantoche de meia,
aparelho de gravação.
Sondagem:Investigação
Responda:
1
Você sabe o que é teatro?
2-O
que você pensa sobre Circo?
3- Responda
por meio de desenhos e descreva os explorando em seu contexto, espetáculos
que você já assistiu, os atores e todo o trabalho que envolve uma produção
teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o
processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da
atuação profissional), o que você imagina ou já viu em um teatro, circo.
4.Quais
tecnologias e recursos digitais você utiliza para acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos.
Apreciação: Tecnologia, arte circense:https://www.youtube.com/watch?v=gksSaezV8xY
Apresentação
escolar. Aula de Arte-2019 – Teatro de animação- bonecos, fantoches
Tarefa:
Atividade 1
Pesquisar
sobre:
-Artistas,
grupos e coletivos cênicos que trabalham com manifestações cênicas de matriz
indígena,
africanas e afro-brasileira de diferentes épocas;
.
Elementos constitutivos do teatro: figurinos, adereços, maquiagem/visagismo,
cenário e
sonoplastia;
.
Organização da atuação profissional no teatro;
.
Como é o processo de criação e produção de manifestações cênicas de matriz
indígena,
africana
e afro-brasileira de diferentes épocas;
.
Como acontece a divulgação e circulação de informações sobre manifestações
cênicas de
matriz
indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas
Produção de um espetáculo teatral por
meio de uma narrativa de lenda de Matriz indígena ou Afro brasileira.
- Escreva e grave a sua narrativa por
meio de podcasts e pelo celular por exemplo à filmagem de toda a sua apresentação
com personagens (objetos) junto com o áudio...
Atividade 3
Divulgação e apresentação de sua
produção artística por meio de criatividade, tecnologia.
Atividade 4
Responder
atividades na Aposta de Arte do terceiro bimestre até a situação de
Aprendizagem II
Apostila
do terceiro bimestre:
Sugestão:
Lenda
Matriz indígena
Lenda
do milho
Contam
que antigamente os índios cultivavam uma planta muito feia que dava grãos
amargos. Eles diziam que Tupã mandava comer um grão amargo por dia. Era para
não esquecer que na vida nem tudo é alegria e festa, mas que existe também a
tristeza.
Certa
vez um índio chamado Uratã resolveu que não ia mais comer aquele tal grão. Sua
esposa lnaiê ficou assustada. Como o marido podia enfrentar um desejo do deus?
O resto da tribo passou a não falar mais com Uratã. Só a esposa ficou junto
dele. De tanto ser discriminado, Uratõ resolveu mudar da tribo. Foi morar com a
mulher na beira de um rio.
O tempo passou e lnaiê ficou esperando seu
primeiro filho. Uratã estava contente. Passou mais tempo ainda e nasceu uma
linda menina. Ela era completamente diferente dos pais. Tinha cabelos claros,
pele amarelada e olhos verdes como a mata. Uratã e lnaiê ficaram tão felizes
que nem se preocuparam com a aparência tão estranha da filha.
Um
belo dia, Uratã ficou sabendo que toda a tribo estava doente. Voltou correndo
para ajudar. Quando chegou, o feiticeiro disse que aquilo era castigo de Tupã.
O deus tinha descoberto que entre os guerreiros havia um desobediente. Ele não
era bem-vindo na tribo, devia voltar para a rio. Triste, Uratã voltou. Quando
chegou, encontrou lnaiê também doente e quase à morte. Sem saber o que fazer,
Uratã foi até a beira da água e começou a chorar. Perguntou a Tupã o que
deveria fazer para reparar seu erro. Imediatamente apareceu refletida na água a
imagem da menina dentro de um buraco. Uratã correu e enterrou a filha. No dia
seguinte, toda tribo havia sarado e Inaiê também. Só Uratã chorava de tristeza
pela filha perdida. Assim ele ficou por muito tempo.
Todos
os dias o índio ia olhar o lugar onde havia enterrado a menina. Tupã acabou
ficando com dó do guerreiro. No lugar onde estava enterrada a menina fez nascer
uma plantinha. Ela cresceu depressa e ficou da altura de Uratã. Tinha folhas
verdes como os olhos da indiazinha, dava espigas cheias de grãos saborosos,
envoltos numa espécie de palha que lembrava seus cabelos. Daquele dia em diante
os índios não precisaram mais comer os grãos amargos. Podiam plantar e comer os
grãos daquela planta. Uratã voltou a ser um guerreiro respeitado. Teve outros
filhos e morreu velhinho contando esta história aos netos.https://pt.slideshare.net/suzyclay7/a-lenda-do-milho
Como confeccionar um fantoche.
Imagens do Google. Fantoche ou títere é
uma forma particular de marioneta ou marionete animada por uma pessoa e que se
distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão numa espécie de
luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o
anelar suportam e movem os braços. Wikipédia
Boneca de tecido: Abayomi
Conta-se que a origem das bonecas "se deu na época da escravidão, as
mulheres negras faziam bonecas para as crianças, jovens, adultos. Elas as as
confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios
negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos".
Função,
Tarefa de um trabalho no coletivo
Aderecista(s):
Confeccionar adereços
Ator(es):
Encenar o texto dramático
Cenógrafo(s):
Pesquisa materiais e confecciona o cenário
Figurinista(s):
Criar e confeccionar os figurinos
Iluminador(es):
Criar um mapa de utilização da luz e operar todo o sistema deiluminação
Maquiador/visagismo:
Executar a maquiagem, cabelo e caracterização das personagens
Sonoplasta
:Pesquisar e selecionar músicas e efeitos sonoros para produzir a trilha
sonora Manipular equipamentos tecnológicos e aparelhagem de som.
Divulgação
– circulação – Cada coletivo produz um cartaz, informação em programa
tecnológico para divulgar o espetáculo com ilustrando a informação que mais
chamam atenção do público alvo com a divulgação de espetáculos.
Apresentação
- Seguindo a organização de um cronograma, pensando em tempo, espaço e
materiais
disponíveis para a realização das ações.
Como
fazer uma pintura facial
https://pt.wikihow.com/Fazer-sua-Pr%C3%B3pria-Tinta-Facial
História
do Circo:
A arte do circo está presente desde a
Antiguidade em diversas partes do mundo, mas a forma como hoje conhecemos, vem
do Império Romano, que no século IV a.C., constrói o primeiro grande circo da
história, Circus Maximus, , no qual aconteciam desde festejos religiosos a
apresentações de animais e lutas de gladiadores e esportes para entreter o
povo. Na Idade Média, as apresentações foram para praças e ruas com seus
artistas populares, nômades e viajantes. Na Inglaterra do séc. XVII, o inglês
Philip Astley desenvolve a linguagem do circo que passa a ter picadeiros,
tendas e lonas para a apresentação de diversas artes circenses próximas do
nosso conhecimento. No século XX, surgem as escolas de circo na Rússia, França
e Canadá no mundo, as quais alteram a forma de como o circo era regido,
principalmente, na troca de saberes circenses, aliando as técnicas circenses e
os bailados performáticos da ginástica artística, rítmica e acrobática às
inovações tecnológicas, narrativas e teatralidade. Podemos citar alguns circos,
mundialmente conhecidos, como o francês Cirque d'Hiver, o americano Big Apple
Circus, o irlandês Tom Duffy's Circus, o Circo Imperial da China e o canadense
Cirque du Soleil.
História
do Circo no Brasil: O circo, no Brasil, surge com a vinda dos
europeus ao país no início do séc. XIX. Muitas famílias nômades, ciganas
influenciaram as atividades circenses com apresentações de ilusionismos e de
domadores de animais, espalhando-se por todo o país, mas adaptando os números
circenses à cultura e costumes da região. O palhaço, grande personagem do
circo, é o que alinhava o espetáculo por meio de suas pantomimas, sua alegria e
humor sendo muito mais comunicativo e falastrão. Os palhaços, que fizeram mais
sucesso nacional, foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo. É
importante ressaltar que o uso de animais, em apresentações circenses, no
estado de São Paulo, é proibido pela lei 11.977/05. Listamos o nome de alguns
circos: Circo Maximus, Circo Stankkowich, Tihany Espetacular, Circo Dos Sonhos,
Circo Broadway.
Circo-Teatro: O
termo circo-teatro se refere a apresentações teatralizadas que aconteciam, ao
final de espetáculos circenses, em meados do século XX no Brasil. Eram
encenadas comédias, dramas e adaptações de temas diversos. Benjamin de Oliveira
foi o grande precursor dessa prática que foi, durante muito tempo, a forma de
levar o teatro a todo o país. Ela foi perdendo espaço e força até os anos de
1960, quando, praticamente, desapareceu. Hoje em dia, há grupos que aliam, aos
espetáculos teatrais, as técnicas circenses. Podemos citar as cias. de
circo-teatro La Minima, Grupo de Teatro Sem Lona, Grupo Parlapatões e Cia
Nau de Ícaros. Circo Blamage - É uma associação, sem fins lucrativos,
fundada em 1989, na ilha de Pellworm, Alemanha, que se propõe a desenvolver
habilidades motoras, criativas, artísticas e sociais de crianças, de jovens com
(ou sem) deficiência por meio de seus acampamentos e vivências. O objetivo do
trabalho é a inclusão, treinar e experimentar juntos e, assim, aprender uns com
os outros. A inclusão, também, é percebida pelo público por meio da atmosfera
da tenda do circo, que tem 300 lugares. A intenção não é alcançar o melhor
desempenho artístico, mas valorizar a promoção de habilidades socioemocionais,
criativas e motoras.
Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus
- Estas duas companhias circenses itinerantes, norte americanas, têm origens
distintas, porém uniram-se em 1919, formando uma estrutura que contava com mais
de 1.100 empregados, quase 1.800 animais, necessitando, para viajar, de quase
100 vagões de trem. Ao longo de sua existência, foi comprando outros circos
tornando-se a maior do mundo, mas tendo diferentes proprietários. A estrutura
possuía três picadeiros e utilizava leões, tigres, gorilas, ursos polares,
girafas, cavalos, camelos e elefantes, além de números como trapézio, homem
bala, palhaços, equilibristas, entre outros. A última apresentação foi em 2017.
Vida
Circense: A vida dos artistas de circo é de muito trabalho como
eles mesmos dizem. Além das apresentações, os artistas ensaiam, treinam atos,
números e cenas. Dependendo do tamanho da companhia, o número de tarefas
aumenta ainda mais. Nas companhias mais estruturadas, os artistas têm melhor
infraestrutura e podem apenas cuidar de seus afazeres artísticos. Em companhia
menores, os artistas dividem as funções artísticas com as funções
administrativas, de limpeza, de divulgação, de organização e de transporte. As
companhias, que têm crianças em seus elencos, ou as matriculam nas escolas onde
fazem temporadas, ou contratam professores para acompanhar a trupe e cuidar da
educação formal delas. Os artistas de circo viajam muito pelo país e pelo
mundo, indo de localidade a localidade apresentando seus espetáculos,
estabelecendo-se nas cidades por temporadas de apresentações
Adereços
de Cena: São objetos que ornamentam a cena e é aposto no cenário,
decorando a cena como adornos para situar a época, a condição econômica, social
ou política das personagens. Adereços de representação: São objetos previamente
colocados em cena para serem usados pelo ator durante a representação. Adereços
do ator: São objetos de uso pessoal cuja função principal é ajudar o ator na
composição da personagem.
Cenografia –
Processo de criação e construção do acontecimento teatral no seu aspecto
espacial e da imagem cênica. Em sua linguagem artístico-estética, utiliza-se de
elementos como cor, luz, forma, linha e volume para solucionar esteticamente as
necessidades poéticas apresentadas pelo espetáculo. Hoje, projetos cenográficos
são expandidos para além da cena teatral, podendo ser encontrados em
exposições, ambientes, lugares para as mídias e eventos artístico-estéticos.
Figurino –
Vestimenta utilizada pelos atores para a caracterização de seus personagens, de
acordo com sua natureza e que identifica, geralmente, a época e o local da
ação. Assim como na realidade, o vestuário, no teatro, tem a função de
reproduzir várias normas de diferentes culturas. Ao identificar seu
procedimento, identificam-se o sexo, a idade, a classe social, a profissão, a
nacionalidade ou a religião do personagem. Ao mesmo tempo, o figurino é um
símbolo que representa atmosfera, época histórica, região, estação do ano, hora
do dia, entre outras situações. Igualmente, o figurino associa, identifica e
equipara outros sistemas culturais.
Maquiagem - Maquilhagem
ou maquilagem, consiste na aplicação de produtos com efeito cosmético, de
embelezamento, ou disfarce, seguindo-se, em alguns casos, os ditames da moda e
com uso de substâncias especificamente destinadas a tal como o Kohl misturado
com gordura animal para repelir moscas e proteger o os olhos do sol, utilizado
desde a época de Cleópatra.. Os olhos maquiados, com linhas retas e grossas,
eram uma referência ao Deus Hórus que representava proteção, coragem e força.
No Antigo Egito, acredita-se que a higiene e beleza estavam próximos da
divindade. Apenas as mulheres da aristocracia tinham acesso a essa rotina de
higiene e embelezamento. Ter a pele alva, aproximavam-nas dos deuses e as
distinguiam das pessoas comuns, permanecendo, essa distinção social, durante
séculos). A popularização dos produtos cosméticos e a evolução no processo de
maquiagem só foi possível com a indústria química e a modernização das cidades.
Isso fez com que houvesse um boom nesse setor, uma vez que todos tiveram acesso
a essa rotina de embelezamento. Sonoplastia – Termo surgido na década de 1960,
decorrente da junção da palavra latina sono (som) com a grega plastós
(modelado). Designava, no teatro radiofônico, a recriação de sons da natureza,
de animais e objetos, de ações e movimentos, ilustrados ou sugeridos
sonoramente em cada cena. Contemplava, também, gravação e montagem de diálogos,
bem como seleção, gravação e alinhamento de música com função dramatúrgica.
Este termo é, igualmente, recorrente em teatro, no cinema, no rádio e na
televisão. Visagismo - Este termo foi criado na década de 1930, pelo
maquiador francês, Fernand Aubry. É uma palavra que deriva do francês ‘visage’,
que significa “rosto”. Engloba um conjunto de técnicas conceituais,
desenvolvidas através do estudo dos traços da face, características físicas e
psicológicas, únicas de cada indivíduo, apontando o rosto como reflexo da
identidade de cada um. Atualmente a tendência é o contourig, método conhecido
por utilizar a técnica de luz e sombra para suavizar as linhas do rosto,
fazendo com que o rosto fique mais próximo do formato oval. Esta técnica de luz
e sombra na maquiagem já é utilizada há muito tempo, principalmente, no teatro
e na TV, na criação de personagens, pois pode envelhecer, rejuvenescer e até
mesmo mudar totalmente a pessoa.O visagismo é muito utilizado na maquiagem com
as técnicas de correções.
http://www.teatro.noradar.com/origem-do-teatro-no-brasil.htm
tecnologias
e recursos digitais você utiliza para acessar, apreciar,
produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos.
Orientações:
A
Linguagem Teatral Podemos compreender o teatro como uma arte
que se constitui, essencialmente, da presença de, ao menos, um indivíduo em
cena e de outro que o observa. Assim, a arte teatral está fundamentalmente
centrada na figura do ator e nas suas possibilidades de comunicação com o
espectador: por meio da utilização da palavra, do corpo, da exploração de
diversas sonoridades, dos gestos e movimentações etc. Contudo, como linguagem
artística, o teatro pode se valer de variados outros elementos de significação
para comunicar algo aos espectadores, utilizando-se de diversos signos visuais
(os gestos do ator, os adereços de cena, os figurinos, o cenário, a iluminação)
e sonoros (o texto, as canções, as músicas, os efeitos sonoros). Há espetáculos
teatrais que utilizam ainda signos olfativos (aromas de perfumes ou essências,
cheiro de defumador, odor de alimentos conhecidos etc.), ou signos táteis (em
que a cena - os atores ou objetos cenográficos - trava algum tipo de contato
corporal com os espectadores para lhes comunicar algo).
Criação coletiva - No
teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de
1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um
mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio. Processos
artísticos coletivos e colaborativos – Pode-se dizer que em se tratando do
teatro popular, a prática da criação compartilhada (coletiva) já existe há
muitos séculos. O que vemos hoje é uma atualização dessas práticas nos
processos artísticos coletivos e colaborativos. Essa forma de criação se dá a
partir da necessidade de contrapor regras pré-estabelecidas em que espaços
cênicos são exclusivos, atores têm a função única de cuidar de suas
personagens, o texto é restrito somente ao seu autor e o jogo cênico, ao
diretor, ou seja, uma maneira funcionalista de procedimentos. Esses processos
de participação coletiva e colaborativa permitem a participação de todos
mostrarem seus conhecimentos e talentos na elaboração da obra teatral.
O que é teatro?: https://www.youtube.com/watch?v=IVRUcr5Nou8
O teatro no Mundo
A origem na Grécia Antiga:
A palavra teatro vem de origem do grego théatron, e é uma configuração de arte
em que um ator ou um conjugado de atores, interpretam uma história para um
público em algum lugar.
O teatro surgiu na Grécia Antiga, mais precisamente no século IV A.C. em
consequência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus da alegria,
do vinho, do entusiasmo e da fertilidade. As peças eram encenadas com grandes
máscaras, porque somente os homens podiam atuar, visto que as mulheres não eram
consideradas cidadãs.
O ofício de ator surgiu com Thespis, sendo considerado o primeiro ator do
Ocidente, representando pela primeira vez o deus Dionísio. Foi na Grécia antiga
que surgiram dois gêneros de teatro, sendo eles: a comédia e a tragédia.
As peças teatrais trágicas tinham temas ligados à justiça, às leis e o destino.
Eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói.
Ésquilo, Sófocles e Eurípdes são considerados os autores mais famosos de
tragédia grega. O teatro cômico tinha como intuito o riso dos espectadores,
pois representava de forma engraçada o cotidiano da vida em formato de sátiras.
Aristófanes foi um grande autor de comédia grega. As peças desses autores
influenciaram muito o teatro e são encenadas até hoje.
Teatro romano:
Os romanos importaram da cultura grega o teatro, porém possuíam estilo próprio.
Tinham como caráter a diversão e o prazer, a comédia tomou o lugar da tragédia.
Os espetáculos de circo eram violentos e se baseavam em competições entre
romanos e cristãos, que eram sacrificados em público.
A partir dos séculos XVII e XIX com as revoluções presentes na Europa e a
ascensão da burguesia, influenciaram diretamente no teatro. A tragédia é
substituída pelo drama, enquanto a comédia se desenvolve, o teatro se torna
muito mais individual perdendo a sua essência social.
Influências do romantismo:
A partir do romantismo que o teatro se volta para o ser humano, as peças
tratavam de temas emotivos. É nesse período que surge o melodrama. Os
principais lemas desse período são a fraternidade, igualdade e liberdade.
Já no século XX o teatro evolui a partir do realismo e naturalismo se tornando
um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de
preocupação com relação à reprodução da realidade nos figurinos e cenários. Os
temas eram tratados de modo a elucidar a realidade social. Questões políticas
eram trabalhadas nesta época assim como questões que criticavam aspectos da
sociedade burguesa.
O teatro no Brasil
A origem do teatro no Brasil teve grande influência dos padres Jesuítas, que ao
chegarem ao país, trouxeram consigo influências como a literatura e o teatro,
sendo estes os principais instrumentos pedagógicos para a educação religiosa.
Este período corresponde ao século XVI quando o Brasil passou a ser colônia de
Portugal.
Os Jesuítas notaram que a utilização de métodos como o teatro, somado com a
cultura indígena, eram eficazes como instrumento de civilização, principalmente
para a catequese dos índios, visto que o fascínio de imagens representativas
era muito mais eficaz do que a leitura de passagens bíblicas. Então, a origem
do teatro no Brasil tem como precursores assuntos ligados à religiosidade.
Até o ano de 1584 as peças eram escritas em espanhol, português ou tupi, quando
então surgiu o latim. As peças sempre possuíam como objetivos de cunho
religioso, didático e moral, representados por personagens como santos,
imperadores, demônios que em algumas situações eram representados de forma
simbólica, como o amor ou o temor por Deus, por exemplo.
O Romantismo foi o grande responsável por trazer forças ao teatro brasileiro no
século XIX, sendo impulsionado por célebres escritores como Martins Pena,
Gonçalvez Magalhães, João Caetano, José Alencar e Machado de Assis.
A porta de entrada para muitos amadores para o profissionalismo no teatro se
deu em 1957 com o surgimento do Teatro de Arena São Paulo, que nos anos seguintes
foi responsável por formar grande personalidade do mundo artístico.
O teatro do século XXI:
O teatro hoje pode ser considerado como uma arte extremamente rica, devido as
enormes influências. Atualmente temos contato com óperas, teatro de bonecos,
musicais, peças realizadas em espaços alternativos entre outras formas. Com o
surgimento do Cinema, há mais de cem anos, muitos previram o fim do teatro, as
pessoas imaginavam que o cinema iria substituí-lo, porém isso não aconteceu. O
teatro hoje ainda é tão popular como no seu início, sendo uma arte sempre bem
aclamada por todos os públicos, de todas as idades, graças as grandes opções
encontradas hoje.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/historia-do-teatro-no-brasil-e-no-mundo/50069
Observações:
Registrar
experiência no caderno
Nenhum comentário:
Postar um comentário