Professor (a): Solange Cabral de Deus
Turma:
7º D
Disciplina:Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
Código
de acesso ao Classroom: https://classroom.google.com/h: oauspiw
Facebook:https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:
Todas
as quintas feiras das 14h. as 15h29.
Prazo
de envio:15 dias após a publicação
Período
de envio: 10/08/2020 À 14/08/2020
Tempo:
4h.
Habilidades:
(EF06AR24), (EF07AR26),(EF69AR33)BNCC: 1,2,3,4,5, 9,10.
Objetos
de conhecimentos:
●
Artistas, Grupos e Coletivos Cênicos de Teatro de Animação de diferentesépocas
●
Modos de Criação, Produção, Divulgação, Circulação e organizaçãoprofissional em
teatro
●
teatro de animação.
●
elementos na composição cênica - personagens, adereços, cenários,iluminação,
sonoplastia
●
aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística
●
narrativas eurocêntricas● diversas categorizações da arte.
Objetivo:Conhecer
e Interagir com contexto teatral
Tema:Produção
no teatro
Material utilizado:Material escolar do aluno, caderno,
lápis, meias, adereços, tesoura, papelão, cola, sucatas para produção de um
fantoche de meia, retalhos de tecido...instrumento de
gravação audiovisual.
Sondagem:
(investigação) - Apreciação
1 Você
sabe o que é teatro?https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0
2-O
que você pensa sobre Circo?https://www.youtube.com/watch?v=gksSaezV8xY
Responda
as perguntas acima por meio de desenhos explorando em seu contexto,
personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia o que você imagina ou já
viu em um teatro, circo.
Apresentação
escolar. Aula de Arte-2019 – Teatro de animação- boneca caixa.
Tarefas:
Atividade 1: Pesquisa:
Pesquise
lendas de Matrizes indígenas, africanas ou europeias e escolha uma para você
interagir com contexto, personagens na linguagem teatral.
Produção dos personagens da história
(boneco, fantoche, ou objeto qualquer)
Atividade 3
Produção de um espetáculo teatral ou circense
por meio de uma narrativa de lenda de Matriz indígena ou Afro brasileira.
- Escreva e grave a sua narrativa por
meio de podcasts e pelo celular por exemplo à filmagem de toda a sua
apresentação com personagens (objetos) junto com o áudio...
Atividade 4
Análise,
reflexão, ação.
1.Quem
é o personagem principal protagonista de sua história? Quais as suas
características e motivo de você ter o escolhido (a) a exercer o papel
principal na história?
2.
Quem exerce o papel secundário da história e por qual motivo?
3. Reconte
a história invertendo os papeis dos personagens, onde o protagonista será coadjuvante e
o coadjuvante, protagonista...
4.
Datar, nomear a sua produção teatral e compartilhar em Rede social.
Atividade 5
Interação
com material pedagógico escolar
Responder
atividade da apostila de arte do terceiro bimestre até a situação de
aprendizagem II
Sugestão:
Lenda
Matriz indígena
Lenda
do milho
Contam
que antigamente os índios cultivavam uma planta muito feia que dava grãos
amargos. Eles diziam que Tupã mandava comer um grão amargo por dia. Era para
não esquecer que na vida nem tudo é alegria e festa, mas que existe também a
tristeza.
Certa
vez um índio chamado Uratã resolveu que não ia mais comer aquele tal grão. Sua
esposa lnaiê ficou assustada. Como o marido podia enfrentar um desejo do deus?
O resto da tribo passou a não falar mais com Uratã. Só a esposa ficou junto
dele. De tanto ser discriminado, Uratõ resolveu mudar da tribo. Foi morar com a
mulher na beira de um rio.
O tempo passou e lnaiê ficou esperando seu
primeiro filho. Uratã estava contente. Passou mais tempo ainda e nasceu uma
linda menina. Ela era completamente diferente dos pais. Tinha cabelos claros,
pele amarelada e olhos verdes como a mata. Uratã e lnaiê ficaram tão felizes
que nem se preocuparam com a aparência tão estranha da filha.
Um
belo dia, Uratã ficou sabendo que toda a tribo estava doente. Voltou correndo
para ajudar. Quando chegou, o feiticeiro disse que aquilo era castigo de Tupã.
O deus tinha descoberto que entre os guerreiros havia um desobediente. Ele não
era bem-vindo na tribo, devia voltar para a rio. Triste, Uratã voltou. Quando
chegou, encontrou lnaiê também doente e quase à morte. Sem saber o que fazer,
Uratã foi até a beira da água e começou a chorar. Perguntou a Tupã o que
deveria fazer para reparar seu erro. Imediatamente apareceu refletida na água a
imagem da menina dentro de um buraco. Uratã correu e enterrou a filha. No dia
seguinte, toda tribo havia sarado e Inaiê também. Só Uratã chorava de tristeza
pela filha perdida. Assim ele ficou por muito tempo.
Todos
os dias o índio ia olhar o lugar onde havia enterrado a menina. Tupã acabou
ficando com dó do guerreiro. No lugar onde estava enterrada a menina fez nascer
uma plantinha. Ela cresceu depressa e ficou da altura de Uratã. Tinha folhas
verdes como os olhos da indiazinha, dava espigas cheias de grãos saborosos,
envoltos numa espécie de palha que lembrava seus cabelos. Daquele dia em diante
os índios não precisaram mais comer os grãos amargos. Podiam plantar e comer os
grãos daquela planta. Uratã voltou a ser um guerreiro respeitado. Teve outros
filhos e morreu velhinho contando esta história aos netos. https://pt.slideshare.net/suzyclay7/a-lenda-do-milho
Como
confeccionar um fantoche
Fantoche
ou títere é uma forma particular de marioneta ou marionete animada por uma
pessoa e que se distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão
numa espécie de luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o
polegar e o anelar suportam e movem os braços. Wikipédia
Bonecos
como fazer Boneca abayomi
Imagens
doGoogle
A
palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma ser uma boneca negra, significado
aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso:
abay=encontro e omi=precioso). O nome serve para meninos e meninas,
indistintamente. Não se deve confundir com Abaiomi, também iorubá, de
significado diverso.
Conta-se
que a origem das bonecas "se deu na época da escravidão, as mulheres
negras faziam bonecas para as crianças, jovens, adultos. Elas as as
confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios
negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos".
Orientações:
Teatro, do
grego θέατρον, é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores,
interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.
Wikipédia
O
circo-teatro foi um gênero de teatro muito comum e de muito sucesso no Brasil
durante todo o século XIX até com certeza a década de 1960.
Companhias
circenses de todos os tamanhos se alternavam pela maioria dos
municípios brasileiros, apresentando um número grande de textos teatrais de
todos os gêneros: revistas, farsas, musicais, cômicos, dramas ou
melodramáticos. A cada dia um novo texto era apresentado por companhias
formadas geralmente por famílias circenses que viajavam pelo país, em cidades
de diversos tamanhos.
Adereço:
Acessório que compõem o conjunto estético de um personagem.
Cenografia –
Processo de criação e construção do acontecimento teatral no seu aspecto
espacial e da imagem cênica. Em sua linguagem artístico-estética, utiliza-se de
elementos como cor, luz, forma, linha e volume para solucionar esteticamente as
necessidades poéticas apresentadas pelo espetáculo. Hoje, projetos cenográficos
são expandidos para além da cena teatral, podendo ser encontrados em
exposições, ambientes, lugares para as mídias e eventos artístico-estéticos.
Espaço
cênico – Espaço onde a cena teatral acontece. Na contemporaneidade,
o fenômeno teatral pode acontecer em qualquer lugar, transformando qualquer
espaço em espaço cênico. Essa metamorfose do espaço acontece com a presença do
ator em ação.
Iluminador – Profissional
responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua criação até a
operação no momento da cena
Personagem
–
De modo mais esquemático, a palavra deriva do grego: persona (máscara) e agon
(que debate, que “fala” por si, que se apresenta). Então, sendo uma máscara,
não é uma pessoa, mas alguém que se coloca no lugar da pessoa como se fora ela.
Nas formas da tragédia, da comédia e do drama satírico, havia o coro, que era
uma personagem coletiva que representava o Estado (o número de homens variava,
dependendo do gênero). Vale lembrar que, no teatro erudito, diferentemente do
popular, os atores eram sempre homens.
Sonoplastia –
Conjunto de sons e efeitos sonoros criados para uma atividade artística,
proveniente de músicas, ruídos, vozes, e outras fontes e formas sonoras.
Teatro
de bonecos – Gênero teatral em que bonecos representam personagens
antropomorfos, zoomorfos e míticos. Nesses espetáculos, o ator- -manipulador
quase sempre não é visível, colocando-se atrás de anteparos. De acordo com as
possibilidades de manipulação, os bonecos podem ser: de luva, também conhecidos
como fantoches; de vara e varetas; de fios e articulados.
Teatro
de objetos – O primeiro festival de teatro de objetos aconteceu em
1983, na França. Trata-se de uma modalidade de teatro de animação que conta
histórias por meio da manipulação de objetos, formando imagens poéticas
repletas de simbologia. São utilizados objetos do cotidiano que, com a
incidência das luzes cênicas sobre eles e com o jogo de sensações entre os
atores e os objetos, assumem uma carga de significados.
Teatro de sombras – Surge na China por volta de 5000 a.C. Por meio de uma tela de tecido branco esticado, silhuetas recortadas em papel firme são coladas em varas de madeira e movimentadas contra a luz, que incide dando o efeito de sombra na tela. A técnica consiste na utilização de uma tela, para esconder atores e bonecos que, por sua vez, pela incidência da luz sobre seus corpos, são projetados nessa mesma tela. Assim, as histórias são narradas por esses bonecos, que podem ser articulados ou não. Esse tipo de teatro é considerado o precursor do cinema.
Arte:
Pode se definir a arte como uma forma de expressão por meio de uma linguagem,
uma modalidade artística, uma técnica. É um fazer, refletir, criticar,
contextualizar, provocar, causar estesia, fruir e expressar o que está sentindo
através do teatro, da dança, da música, das artes visuais e da arte híbrida,
que mistura muitas destas linguagens em uma montagem única.
Artesanato: Envolve o fazer
artístico com os saberes populares, oriundos de uma determinada localidade, feito
manualmente e de forma não industrializada, mas que gera manutenção, divulgação
e sustento da cultura popular de uma região.
Design: É a forma que um
determinado produto tem, referindo-se ao seu formato com linhas rebuscadas,
desenhadas e funcionais. O artigo de design tem um estudo por trás de sua
concepção. Folclore: Conjunto de saberes, costumes, causos, histórias,
cantigas, danças e músicas, tradições e crenças de um povo. a transmissão
destes saberes é de geração para geração, variando de cada região e povo do
mundo.
Eurocentrismo: É
uma visão de mundo que tende a colocar a Europa (assim como sua cultura, seu
povo, suas línguas etc.) como o elemento fundamental na constituição da
sociedade moderna, sendo, necessariamente, a protagonista da história do homem.
Narrativa: É uma exposição de
fatos, uma narração, um conto ou uma história (notícias de jornal, história em
quadrinhos, romances, contos e novelas). As narrativas são expressas por
diversas linguagens: pela palavra (linguagem verbal: oral e escrita), pela
imagem (linguagem visual), pela representação (linguagem teatral) etc.
Teatro
de Animação – É, essencialmente, caracterizado pela
presença de um objeto “intermediário” (objetos, marionetes, fantoches,
deboches, bonecos etc.) entre o ator e a plateia. Aqui, o boneco, ou uma “forma
animada”, será instrumento de comunicação do ator com o público. Os
manipuladores podem estar visíveis ou não, mas sempre mantendo o foco no boneco
e não na pessoa. No teatro de animação são os objetos, bonecos ou formas
animadas que ganham vida e interpretam as personagens. Existem inúmeros tipos
de animação como os fantoches ou títeres ( em que a mão humana dá vida ao
boneco), os dedoches ( pequenos bonecos para colocar nos dedos, repetindo a
técnica do fantoche em escala menor), marionetes ( bonecos articulados com fios
presos em suas articulações), bonecos de mamulengo ( fantoches feitos com
cabeças de papel machê e corpos de tecido, oriundo no nordeste do Brasil,
principalmente em Pernambuco), bonecos robóticos ou computadorizados, teatro de
sombras ( a encenação é feita com silhuetas recortadas em papel contra a luz),
teatro com objetos ( os objetos são os personagens em ação), teatro Bunraku (
técnica japonesa de manipulação de bonecos) entre outros.
Teatro
de formas animadas ou de animação contemporâneo:
Manifestação contemporânea do teatro de bonecos que, com bonecos ou não, cola
em cena outros elementos, como objetos, imagens, sombras, formas abstratas, que
contracenam com atores e manipuladores visíveis ou ocultos, mas mantendo sempre
o foco de atenção nas figuras animadas. Grupos experimentais de Teatro de
Bonecos cada vez mais buscam inserir nos seus espetáculos a dança, o cinema, a
ópera, o circo etc. Sejam na utilização de bonecos gigantes, pequenininhos, com
diferentes formas de manipular o uso de recursos digitais e tecnológicos
ampliam as infinitas suas possibilidades poéticas.
Teatro
Bunraku: nascido para contar a lendas e histórias das dinastias
japonesas para o povo, o Bunkaru é realizado por atores manipuladores, ou
titereiros, os quais se vestem com uma roupa de cor preta e ficam nas costas do
boneco. Este ganha vida mexendo o corpo por meio das mãos dos três atores que
fazem a manipulação do boneco: usando apenas as mãos um titereiro movimenta apenas
a cabeça do boneco, o outro apenas os braços e o outro apenas as pernas. Vale
ressaltar, que o teatro de animação é muito utilizado na televisão brasileira,
como recurso lúdico. Dessa forma, citamos, a seguir, alguns programas utilizam
e/ou utilizaram desse recurso teatral:
Programas
nacionais
e internacionais de televisão que utilizavam a manipulação de bonecos e
fantoches:
Nacionais:
Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum, Cocóricó, X-Tudo, GlubGlub, TV Colosso, Vila
Sésamo, Programa Mais Você (Louro José), Programa do Ratinho (Xaropinho e
Tunico), Programa da Eliana (Melocoton, inicialmente era um fantoche), Topo
Gigio (finais dos episódios).
Internacionais: The
Muppets, Beakman’s World (O Mundo de Beakman), ALF (ALF O E.Teimoso), Dinosaurs
(Família Dinossauro), Lazy Town, Topo Gigio ( Itália).
Companhias
de Teatro de Animação e Manipulação, seguem alguns exemplos:
Paulistas: Arte & Manhas / Galhofas & Dramas, CIA TRUKS - Teatro de
Bonecos, Pia Fraus Teatro, Cia Articularte;
Nacionais:
Grupo Giramundo (Belo Horizonte/MG), Grupo Sobrevento (São Paulo/SP e Rio de
Janeiro/RJ), Armatrux (Belo Horizonte/MG);
Internacionais:
Cia. ArtStage SAN (Coreia), CrazyBodyGroup (Irã), Cia. Rocamora (Espanha),
Hermanos Oligor (Espanha), CIA Playground (Espanha), Casa Degli Alfieri
(Itália).
O
que é teatro?: https://www.youtube.com/watch?v=IVRUcr5Nou8
O
teatro no Mundo
A origem na Grécia Antiga:
A palavra teatro vem de origem do grego théatron, e é uma configuração de arte
em que um ator ou um conjugado de atores, interpretam uma história para um
público em algum lugar.
O teatro surgiu na Grécia Antiga, mais precisamente no século IV A.C. em
consequência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus da alegria,
do vinho, do entusiasmo e da fertilidade. As peças eram encenadas com grandes
máscaras, porque somente os homens podiam atuar, visto que as mulheres não eram
consideradas cidadãs.
O ofício de ator surgiu com Thespis, sendo considerado o primeiro ator do
Ocidente, representando pela primeira vez o deus Dionísio. Foi na Grécia antiga
que surgiram dois gêneros de teatro, sendo eles: a comédia e a tragédia.
As peças teatrais trágicas tinham temas ligados à justiça, às leis e o destino.
Eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói.
Ésquilo, Sófocles e Eurípdes são considerados os autores mais famosos de
tragédia grega. O teatro cômico tinha como intuito o riso dos espectadores,
pois representava de forma engraçada o cotidiano da vida em formato de sátiras.
Aristófanes foi um grande autor de comédia grega. As peças desses autores
influenciaram muito o teatro e são encenadas até hoje.
Teatro romano:
Os romanos importaram da cultura grega o teatro, porém possuíam estilo próprio.
Tinham como caráter a diversão e o prazer, a comédia tomou o lugar da tragédia.
Os espetáculos de circo eram violentos e se baseavam em competições entre
romanos e cristãos, que eram sacrificados em público.
A partir dos séculos XVII e XIX com as revoluções presentes na Europa e a
ascensão da burguesia, influenciaram diretamente no teatro. A tragédia é
substituída pelo drama, enquanto a comédia se desenvolve, o teatro se torna
muito mais individual perdendo a sua essência social.
Influências do romantismo:
A partir do romantismo que o teatro se volta para o ser humano, as peças
tratavam de temas emotivos. É nesse período que surge o melodrama. Os
principais lemas desse período são a fraternidade, igualdade e liberdade.
Já no século XX o teatro evolui a partir do realismo e naturalismo se tornando
um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de
preocupação com relação à reprodução da realidade nos figurinos e cenários. Os
temas eram tratados de modo a elucidar a realidade social. Questões políticas
eram trabalhadas nesta época assim como questões que criticavam aspectos da
sociedade burguesa.
O teatro no Brasil
A origem do teatro no Brasil teve grande influência dos padres Jesuítas, que ao
chegarem ao país, trouxeram consigo influências como a literatura e o teatro,
sendo estes os principais instrumentos pedagógicos para a educação religiosa.
Este período corresponde ao século XVI quando o Brasil passou a ser colônia de
Portugal.
Os Jesuítas notaram que a utilização de métodos como o teatro, somado com a
cultura indígena, eram eficazes como instrumento de civilização, principalmente
para a catequese dos índios, visto que o fascínio de imagens representativas
era muito mais eficaz do que a leitura de passagens bíblicas. Então, a origem
do teatro no Brasil tem como precursores assuntos ligados à religiosidade.
Até o ano de 1584 as peças eram escritas em espanhol, português ou tupi, quando
então surgiu o latim. As peças sempre possuíam como objetivos de cunho
religioso, didático e moral, representados por personagens como santos,
imperadores, demônios que em algumas situações eram representados de forma
simbólica, como o amor ou o temor por Deus, por exemplo.
O Romantismo foi o grande responsável por trazer forças ao teatro brasileiro no
século XIX, sendo impulsionado por célebres escritores como Martins Pena,
Gonçalvez Magalhães, João Caetano, José Alencar e Machado de Assis.
A porta de entrada para muitos amadores para o profissionalismo no teatro se
deu em 1957 com o surgimento do Teatro de Arena São Paulo, que nos anos
seguintes foi responsável por formar grande personalidade do mundo artístico.
O teatro do século XXI:
O teatro hoje pode ser considerado como uma arte extremamente rica, devido as
enormes influências. Atualmente temos contato com óperas, teatro de bonecos,
musicais, peças realizadas em espaços alternativos entre outras formas. Com o
surgimento do Cinema, há mais de cem anos, muitos previram o fim do teatro, as
pessoas imaginavam que o cinema iria substituí-lo, porém isso não aconteceu. O
teatro hoje ainda é tão popular como no seu início, sendo uma arte sempre bem
aclamada por todos os públicos, de todas as idades, graças as grandes opções
encontradas hoje.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/historia-do-teatro-no-brasil-e-no-mundo/50069
História
do Circo:
A arte do circo está presente desde a
Antiguidade em diversas partes do mundo, mas a forma como hoje conhecemos, vem
do Império Romano, que no século IV a.C., constrói o primeiro grande circo da
história, CircusMaximus, , no qual aconteciam desde festejos religiosos a
apresentações de animais e lutas de gladiadores e esportes para entreter o
povo. Na Idade Média, as apresentações foram para praças e ruas com seus
artistas populares, nômades e viajantes. Na Inglaterra do séc. XVII, o inglês
Philip Astley desenvolve a linguagem do circo que passa a ter picadeiros,
tendas e lonas para a apresentação de diversas artes circenses próximas do
nosso conhecimento. No século XX, surgem as escolas de circo na Rússia, França
e Canadá no mundo, as quais alteram a forma de como o circo era regido,
principalmente, na troca de saberes circenses, aliando as técnicas circenses e
os bailados performáticos da ginástica artística, rítmica e acrobática às
inovações tecnológicas, narrativas e teatralidade. Podemos citar alguns circos,
mundialmente conhecidos, como o francês Cirque d'Hiver, o americano Big Apple
Circus, o irlandês Tom Duffy'sCircus, o Circo Imperial da China e o canadense Cirquedu
Soleil.
História
do Circo no Brasil: O circo, no Brasil, surge com a vinda dos
europeus ao país no início do séc. XIX. Muitas famílias nômades, ciganas
influenciaram as atividades circenses com apresentações de ilusionismos e de
domadores de animais, espalhando-se por todo o país, mas adaptando os números
circenses à cultura e costumes da região. O palhaço, grande personagem do
circo, é o que alinhava o espetáculo por meio de suas pantomimas, sua alegria e
humor sendo muito mais comunicativo e falastrão. Os palhaços, que fizeram mais
sucesso nacional, foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo. É
importante ressaltar que o uso de animais, em apresentações circenses, no
estado de São Paulo, é proibido pela lei 11.977/05. Listamos o nome de alguns
circos: Circo Maximus, Circo Stankkowich, Tihany Espetacular, Circo Dos Sonhos,
Circo Broadway.
Circo-Teatro: O
termo circo-teatro se refere a apresentações teatralizadas que aconteciam, ao
final de espetáculos circenses, em meados do século XX no Brasil. Eram
encenadas comédias, dramas e adaptações de temas diversos. Benjamin de Oliveira
foi o grande precursor dessa prática que foi, durante muito tempo, a forma de
levar o teatro a todo o país. Ela foi perdendo espaço e força até os anos de
1960, quando, praticamente, desapareceu. Hoje em dia, há grupos que aliam, aos
espetáculos teatrais, as técnicas circenses. Podemos citar as cias. de
circo-teatro La Minima, Grupo de Teatro Sem Lona, Grupo Parlapatões e Cia Nau
de Ícaros.
Circo
Blamage - É uma associação, sem fins lucrativos, fundada em 1989,
na ilha de Pellworm, Alemanha, que se propõe a desenvolver habilidades motoras,
criativas, artísticas e sociais de crianças, de jovens com (ou sem) deficiência
por meio de seus acampamentos e vivências. O objetivo do trabalho é a inclusão,
treinar e experimentar juntos e, assim, aprender uns com os outros. A inclusão,
também, é percebida pelo público por meio da atmosfera da tenda do circo, que
tem 300 lugares. A intenção não é alcançar o melhor desempenho artístico, mas
valorizar a promoção de habilidades socioemocionais, criativas e motoras.
Ringling
Bros. and Barnum&BaileyCircus - Estas duas companhias
circenses itinerantes, norte americanas, têm origens distintas, porém uniram-se
em 1919, formando uma estrutura que contava com mais de 1.100 empregados, quase
1.800 animais, necessitando, para viajar, de quase 100 vagões de trem. Ao longo
de sua existência, foi comprando outros circos tornando-se a maior do mundo,
mas tendo diferentes proprietários. A estrutura possuía três picadeiros e
utilizava leões, tigres, gorilas, ursos polares, girafas, cavalos, camelos e
elefantes, além de números como trapézio, homem bala, palhaços, equilibristas,
entre outros. A última apresentação foi em 2017.
Vida Circense: A vida dos artistas de circo é de muito trabalho como eles mesmos dizem. Além das apresentações, os artistas ensaiam, treinam atos, números e cenas. Dependendo do tamanho da companhia, o número de tarefas aumenta ainda mais. Nas companhias mais estruturadas, os artistas têm melhor infraestrutura e podem apenas cuidar de seus afazeres artísticos. Em companhia menores, os artistas dividem as funções artísticas com as funções administrativas, de limpeza, de divulgação, de organização e de transporte. As companhias, que têm crianças em seus elencos, ou as matriculam nas escolas onde fazem temporadas, ou contratam professores para acompanhar a trupe e cuidar da educação formal delas. Os artistas de circo viajam muito pelo país e pelo mundo, indo de localidade a localidade apresentando seus espetáculos, estabelecendo-se nas cidades por temporadas de apresentações
Observações:
Enviar
a gravação,apresentação de sua produção por canais de contatos.
Auto reflexão:
Registrar em seu caderno o seu processo de criação, experiência com a execução, manipulação teatral.
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