segunda-feira, 17 de agosto de 2020

ATIVIDADE 12 - 7º D - PROFª SOLANGE

 Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turma: 7º D 

Disciplina:Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

                            solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

Código de acesso ao Classroom: https://classroom.google.com/h: oauspiw

Facebook:https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:

Todas as quintas feiras das 14h. as 15h29.

Prazo de envio:15 dias após a publicação

Período de envio: 10/08/2020 À 14/08/2020

Tempo: 4h.

 

Habilidades: (EF06AR24), (EF07AR26),(EF69AR33)BNCC: 1,2,3,4,5, 9,10.

Objetos de conhecimentos:

● Artistas, Grupos e Coletivos Cênicos de Teatro de Animação de diferentesépocas

● Modos de Criação, Produção, Divulgação, Circulação e organizaçãoprofissional em teatro

● teatro de animação.

● elementos na composição cênica - personagens, adereços, cenários,iluminação, sonoplastia

● aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística

● narrativas eurocêntricas● diversas categorizações da arte.

 

Objetivo:Conhecer e Interagir com contexto teatral

 

Tema:Produção no teatro

 

Material utilizado:Material escolar do aluno, caderno, lápis, meias, adereços, tesoura, papelão, cola, sucatas para produção de um fantoche de meia, retalhos de tecido...instrumento de gravação audiovisual.

 

Sondagem: (investigação) -   Apreciação

1 Você sabe o que é teatro?https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0

 

2-O que você pensa sobre Circo?https://www.youtube.com/watch?v=gksSaezV8xY

 

Responda as perguntas acima por meio de desenhos explorando em seu contexto, personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia o que você imagina ou já viu em um teatro, circo.

Crie dois personagens e os materialize para interagirem nas tarefas posteriores

Apresentação escolar. Aula de Arte-2019 – Teatro de animação- boneca caixa.

 

Tarefas:

Atividade 1: Pesquisa:

Pesquise lendas de Matrizes indígenas, africanas ou europeias e escolha uma para você interagir com contexto, personagens na linguagem teatral.

 

Atividade 2

Produção dos personagens da história (boneco, fantoche, ou objeto qualquer)

 

Atividade 3

Produção de um espetáculo teatral ou circense por meio de uma narrativa de lenda de Matriz indígena ou Afro brasileira.

- Escreva e grave a sua narrativa por meio de podcasts e pelo celular por exemplo à filmagem de toda a sua apresentação com personagens (objetos) junto com o áudio...

 

Atividade 4

Análise, reflexão, ação.

1.Quem é o personagem principal protagonista de sua história? Quais as suas características e motivo de você ter o escolhido (a) a exercer o papel principal na história?

2. Quem exerce o papel secundário da história e por qual motivo?

3. Reconte a história invertendo os papeis dos personagens, onde o protagonista será coadjuvante e o coadjuvante, protagonista...

4. Datar, nomear a sua produção teatral e compartilhar em Rede social.

 

Atividade 5

Interação com material pedagógico escolar

Responder atividade da apostila de arte do terceiro bimestre até a situação de aprendizagem II

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

Sugestão:

Lenda Matriz indígena

Lenda do milho

Contam que antigamente os índios cultivavam uma planta muito feia que dava grãos amargos. Eles diziam que Tupã mandava comer um grão amargo por dia. Era para não esquecer que na vida nem tudo é alegria e festa, mas que existe também a tristeza.

Certa vez um índio chamado Uratã resolveu que não ia mais comer aquele tal grão. Sua esposa lnaiê ficou assustada. Como o marido podia enfrentar um desejo do deus? O resto da tribo passou a não falar mais com Uratã. Só a esposa ficou junto dele. De tanto ser discriminado, Uratõ resolveu mudar da tribo. Foi morar com a mulher na beira de um rio.

 O tempo passou e lnaiê ficou esperando seu primeiro filho. Uratã estava contente. Passou mais tempo ainda e nasceu uma linda menina. Ela era completamente diferente dos pais. Tinha cabelos claros, pele amarelada e olhos verdes como a mata. Uratã e lnaiê ficaram tão felizes que nem se preocuparam com a aparência tão estranha da filha.

Um belo dia, Uratã ficou sabendo que toda a tribo estava doente. Voltou correndo para ajudar. Quando chegou, o feiticeiro disse que aquilo era castigo de Tupã. O deus tinha descoberto que entre os guerreiros havia um desobediente. Ele não era bem-vindo na tribo, devia voltar para a rio. Triste, Uratã voltou. Quando chegou, encontrou lnaiê também doente e quase à morte. Sem saber o que fazer, Uratã foi até a beira da água e começou a chorar. Perguntou a Tupã o que deveria fazer para reparar seu erro. Imediatamente apareceu refletida na água a imagem da menina dentro de um buraco. Uratã correu e enterrou a filha. No dia seguinte, toda tribo havia sarado e Inaiê também. Só Uratã chorava de tristeza pela filha perdida. Assim ele ficou por muito tempo.

Todos os dias o índio ia olhar o lugar onde havia enterrado a menina. Tupã acabou ficando com dó do guerreiro. No lugar onde estava enterrada a menina fez nascer uma plantinha. Ela cresceu depressa e ficou da altura de Uratã. Tinha folhas verdes como os olhos da indiazinha, dava espigas cheias de grãos saborosos, envoltos numa espécie de palha que lembrava seus cabelos. Daquele dia em diante os índios não precisaram mais comer os grãos amargos. Podiam plantar e comer os grãos daquela planta. Uratã voltou a ser um guerreiro respeitado. Teve outros filhos e morreu velhinho contando esta história aos netos. https://pt.slideshare.net/suzyclay7/a-lenda-do-milho

 

Como confeccionar um fantoche

            

Fantoche ou títere é uma forma particular de marioneta ou marionete animada por uma pessoa e que se distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão numa espécie de luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços. Wikipédia

 

Bonecos                                                     como fazer Boneca abayomi


Imagens doGoogle

 

A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma ser uma boneca negra, significado aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente. Não se deve confundir com Abaiomi, também iorubá, de significado diverso.

Conta-se que a origem das bonecas "se deu na época da escravidão, as mulheres negras faziam bonecas para as crianças, jovens, adultos. Elas as as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos".

 

Orientações:

Teatro, do grego θέατρον, é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Wikipédia

O circo-teatro foi um gênero de teatro muito comum e de muito sucesso no Brasil durante todo o século XIX até com certeza a década de 1960.

 

Companhias circenses de todos os tamanhos se alternavam pela maioria dos municípios brasileiros, apresentando um número grande de textos teatrais de todos os gêneros: revistas, farsas, musicais, cômicos, dramas ou melodramáticos. A cada dia um novo texto era apresentado por companhias formadas geralmente por famílias circenses que viajavam pelo país, em cidades de diversos tamanhos.

Adereço: Acessório que compõem o conjunto estético de um personagem.

Cenografia – Processo de criação e construção do acontecimento teatral no seu aspecto espacial e da imagem cênica. Em sua linguagem artístico-estética, utiliza-se de elementos como cor, luz, forma, linha e volume para solucionar esteticamente as necessidades poéticas apresentadas pelo espetáculo. Hoje, projetos cenográficos são expandidos para além da cena teatral, podendo ser encontrados em exposições, ambientes, lugares para as mídias e eventos artístico-estéticos.

Espaço cênico – Espaço onde a cena teatral acontece. Na contemporaneidade, o fenômeno teatral pode acontecer em qualquer lugar, transformando qualquer espaço em espaço cênico. Essa metamorfose do espaço acontece com a presença do ator em ação.

 Iluminador – Profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua criação até a operação no momento da cena

Personagem – De modo mais esquemático, a palavra deriva do grego: persona (máscara) e agon (que debate, que “fala” por si, que se apresenta). Então, sendo uma máscara, não é uma pessoa, mas alguém que se coloca no lugar da pessoa como se fora ela. Nas formas da tragédia, da comédia e do drama satírico, havia o coro, que era uma personagem coletiva que representava o Estado (o número de homens variava, dependendo do gênero). Vale lembrar que, no teatro erudito, diferentemente do popular, os atores eram sempre homens.

Sonoplastia – Conjunto de sons e efeitos sonoros criados para uma atividade artística, proveniente de músicas, ruídos, vozes, e outras fontes e formas sonoras.

Teatro de bonecos – Gênero teatral em que bonecos representam personagens antropomorfos, zoomorfos e míticos. Nesses espetáculos, o ator- -manipulador quase sempre não é visível, colocando-se atrás de anteparos. De acordo com as possibilidades de manipulação, os bonecos podem ser: de luva, também conhecidos como fantoches; de vara e varetas; de fios e articulados.

Teatro de objetos – O primeiro festival de teatro de objetos aconteceu em 1983, na França. Trata-se de uma modalidade de teatro de animação que conta histórias por meio da manipulação de objetos, formando imagens poéticas repletas de simbologia. São utilizados objetos do cotidiano que, com a incidência das luzes cênicas sobre eles e com o jogo de sensações entre os atores e os objetos, assumem uma carga de significados.

 Teatro de sombras – Surge na China por volta de 5000 a.C. Por meio de uma tela de tecido branco esticado, silhuetas recortadas em papel firme são coladas em varas de madeira e movimentadas contra a luz, que incide dando o efeito de sombra na tela. A técnica consiste na utilização de uma tela, para esconder atores e bonecos que, por sua vez, pela incidência da luz sobre seus corpos, são projetados nessa mesma tela. Assim, as histórias são narradas por esses bonecos, que podem ser articulados ou não. Esse tipo de teatro é considerado o precursor do cinema. 

Arte: Pode se definir a arte como uma forma de expressão por meio de uma linguagem, uma modalidade artística, uma técnica. É um fazer, refletir, criticar, contextualizar, provocar, causar estesia, fruir e expressar o que está sentindo através do teatro, da dança, da música, das artes visuais e da arte híbrida, que mistura muitas destas linguagens em uma montagem única.

 Artesanato: Envolve o fazer artístico com os saberes populares, oriundos de uma determinada localidade, feito manualmente e de forma não industrializada, mas que gera manutenção, divulgação e sustento da cultura popular de uma região.

 Design: É a forma que um determinado produto tem, referindo-se ao seu formato com linhas rebuscadas, desenhadas e funcionais. O artigo de design tem um estudo por trás de sua concepção. Folclore: Conjunto de saberes, costumes, causos, histórias, cantigas, danças e músicas, tradições e crenças de um povo. a transmissão destes saberes é de geração para geração, variando de cada região e povo do mundo.

Eurocentrismo: É uma visão de mundo que tende a colocar a Europa (assim como sua cultura, seu povo, suas línguas etc.) como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo, necessariamente, a protagonista da história do homem.

 Narrativa: É uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história (notícias de jornal, história em quadrinhos, romances, contos e novelas). As narrativas são expressas por diversas linguagens: pela palavra (linguagem verbal: oral e escrita), pela imagem (linguagem visual), pela representação (linguagem teatral) etc.

Teatro de Animação – É, essencialmente, caracterizado pela presença de um objeto “intermediário” (objetos, marionetes, fantoches, deboches, bonecos etc.) entre o ator e a plateia. Aqui, o boneco, ou uma “forma animada”, será instrumento de comunicação do ator com o público. Os manipuladores podem estar visíveis ou não, mas sempre mantendo o foco no boneco e não na pessoa. No teatro de animação são os objetos, bonecos ou formas animadas que ganham vida e interpretam as personagens. Existem inúmeros tipos de animação como os fantoches ou títeres ( em que a mão humana dá vida ao boneco), os dedoches ( pequenos bonecos para colocar nos dedos, repetindo a técnica do fantoche em escala menor), marionetes ( bonecos articulados com fios presos em suas articulações), bonecos de mamulengo ( fantoches feitos com cabeças de papel machê e corpos de tecido, oriundo no nordeste do Brasil, principalmente em Pernambuco), bonecos robóticos ou computadorizados, teatro de sombras ( a encenação é feita com silhuetas recortadas em papel contra a luz), teatro com objetos ( os objetos são os personagens em ação), teatro Bunraku ( técnica japonesa de manipulação de bonecos) entre outros.

Teatro de formas animadas ou de animação contemporâneo: Manifestação contemporânea do teatro de bonecos que, com bonecos ou não, cola em cena outros elementos, como objetos, imagens, sombras, formas abstratas, que contracenam com atores e manipuladores visíveis ou ocultos, mas mantendo sempre o foco de atenção nas figuras animadas. Grupos experimentais de Teatro de Bonecos cada vez mais buscam inserir nos seus espetáculos a dança, o cinema, a ópera, o circo etc. Sejam na utilização de bonecos gigantes, pequenininhos, com diferentes formas de manipular o uso de recursos digitais e tecnológicos ampliam as infinitas suas possibilidades poéticas.

Teatro Bunraku: nascido para contar a lendas e histórias das dinastias japonesas para o povo, o Bunkaru é realizado por atores manipuladores, ou titereiros, os quais se vestem com uma roupa de cor preta e ficam nas costas do boneco. Este ganha vida mexendo o corpo por meio das mãos dos três atores que fazem a manipulação do boneco: usando apenas as mãos um titereiro movimenta apenas a cabeça do boneco, o outro apenas os braços e o outro apenas as pernas. Vale ressaltar, que o teatro de animação é muito utilizado na televisão brasileira, como recurso lúdico. Dessa forma, citamos, a seguir, alguns programas utilizam e/ou utilizaram desse recurso teatral:

Programas nacionais e internacionais de televisão que utilizavam a manipulação de bonecos e fantoches:

Nacionais: Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum, Cocóricó, X-Tudo, GlubGlub, TV Colosso, Vila Sésamo, Programa Mais Você (Louro José), Programa do Ratinho (Xaropinho e Tunico), Programa da Eliana (Melocoton, inicialmente era um fantoche), Topo Gigio (finais dos episódios).

Internacionais: The Muppets, Beakman’s World (O Mundo de Beakman), ALF (ALF O E.Teimoso), Dinosaurs (Família Dinossauro), Lazy Town, Topo Gigio ( Itália).

Companhias de Teatro de Animação e Manipulação, seguem alguns exemplos: Paulistas: Arte & Manhas / Galhofas & Dramas, CIA TRUKS - Teatro de Bonecos, Pia Fraus Teatro, Cia Articularte;

Nacionais: Grupo Giramundo (Belo Horizonte/MG), Grupo Sobrevento (São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ), Armatrux (Belo Horizonte/MG);

Internacionais: Cia. ArtStage SAN (Coreia), CrazyBodyGroup (Irã), Cia. Rocamora (Espanha), Hermanos Oligor (Espanha), CIA Playground (Espanha), Casa Degli Alfieri (Itália).

 

O que é teatro?: https://www.youtube.com/watch?v=IVRUcr5Nou8

 

O teatro no Mundo

A origem na Grécia Antiga:
A palavra teatro vem de origem do grego théatron, e é uma configuração de arte em que um ator ou um conjugado de atores, interpretam uma história para um público em algum lugar.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, mais precisamente no século IV A.C. em consequência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus da alegria, do vinho, do entusiasmo e da fertilidade. As peças eram encenadas com grandes máscaras, porque somente os homens podiam atuar, visto que as mulheres não eram consideradas cidadãs.

O ofício de ator surgiu com Thespis, sendo considerado o primeiro ator do Ocidente, representando pela primeira vez o deus Dionísio. Foi na Grécia antiga que surgiram dois gêneros de teatro, sendo eles: a comédia e a tragédia.

As peças teatrais trágicas tinham temas ligados à justiça, às leis e o destino. Eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói. Ésquilo, Sófocles e Eurípdes são considerados os autores mais famosos de tragédia grega. O teatro cômico tinha como intuito o riso dos espectadores, pois representava de forma engraçada o cotidiano da vida em formato de sátiras. Aristófanes foi um grande autor de comédia grega. As peças desses autores influenciaram muito o teatro e são encenadas até hoje.

Teatro romano:
Os romanos importaram da cultura grega o teatro, porém possuíam estilo próprio. Tinham como caráter a diversão e o prazer, a comédia tomou o lugar da tragédia. Os espetáculos de circo eram violentos e se baseavam em competições entre romanos e cristãos, que eram sacrificados em público.

A partir dos séculos XVII e XIX com as revoluções presentes na Europa e a ascensão da burguesia, influenciaram diretamente no teatro. A tragédia é substituída pelo drama, enquanto a comédia se desenvolve, o teatro se torna muito mais individual perdendo a sua essência social.

Influências do romantismo:
A partir do romantismo que o teatro se volta para o ser humano, as peças tratavam de temas emotivos. É nesse período que surge o melodrama. Os principais lemas desse período são a fraternidade, igualdade e liberdade.

Já no século XX o teatro evolui a partir do realismo e naturalismo se tornando um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de preocupação com relação à reprodução da realidade nos figurinos e cenários. Os temas eram tratados de modo a elucidar a realidade social. Questões políticas eram trabalhadas nesta época assim como questões que criticavam aspectos da sociedade burguesa.

O teatro no Brasil

A origem do teatro no Brasil teve grande influência dos padres Jesuítas, que ao chegarem ao país, trouxeram consigo influências como a literatura e o teatro, sendo estes os principais instrumentos pedagógicos para a educação religiosa. Este período corresponde ao século XVI quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal.

Os Jesuítas notaram que a utilização de métodos como o teatro, somado com a cultura indígena, eram eficazes como instrumento de civilização, principalmente para a catequese dos índios, visto que o fascínio de imagens representativas era muito mais eficaz do que a leitura de passagens bíblicas. Então, a origem do teatro no Brasil tem como precursores assuntos ligados à religiosidade.

Até o ano de 1584 as peças eram escritas em espanhol, português ou tupi, quando então surgiu o latim. As peças sempre possuíam como objetivos de cunho religioso, didático e moral, representados por personagens como santos, imperadores, demônios que em algumas situações eram representados de forma simbólica, como o amor ou o temor por Deus, por exemplo.

O Romantismo foi o grande responsável por trazer forças ao teatro brasileiro no século XIX, sendo impulsionado por célebres escritores como Martins Pena, Gonçalvez Magalhães, João Caetano, José Alencar e Machado de Assis.

A porta de entrada para muitos amadores para o profissionalismo no teatro se deu em 1957 com o surgimento do Teatro de Arena São Paulo, que nos anos seguintes foi responsável por formar grande personalidade do mundo artístico.

O teatro do século XXI:

O teatro hoje pode ser considerado como uma arte extremamente rica, devido as enormes influências. Atualmente temos contato com óperas, teatro de bonecos, musicais, peças realizadas em espaços alternativos entre outras formas. Com o surgimento do Cinema, há mais de cem anos, muitos previram o fim do teatro, as pessoas imaginavam que o cinema iria substituí-lo, porém isso não aconteceu. O teatro hoje ainda é tão popular como no seu início, sendo uma arte sempre bem aclamada por todos os públicos, de todas as idades, graças as grandes opções encontradas hoje.

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/historia-do-teatro-no-brasil-e-no-mundo/50069

http://www.lumeteatro.com.br/repertorio-artistico/projetos-especiais/circulacao-petrobras-cafe-com-queijo

História do Circo:

 A arte do circo está presente desde a Antiguidade em diversas partes do mundo, mas a forma como hoje conhecemos, vem do Império Romano, que no século IV a.C., constrói o primeiro grande circo da história, CircusMaximus, , no qual aconteciam desde festejos religiosos a apresentações de animais e lutas de gladiadores e esportes para entreter o povo. Na Idade Média, as apresentações foram para praças e ruas com seus artistas populares, nômades e viajantes. Na Inglaterra do séc. XVII, o inglês Philip Astley desenvolve a linguagem do circo que passa a ter picadeiros, tendas e lonas para a apresentação de diversas artes circenses próximas do nosso conhecimento. No século XX, surgem as escolas de circo na Rússia, França e Canadá no mundo, as quais alteram a forma de como o circo era regido, principalmente, na troca de saberes circenses, aliando as técnicas circenses e os bailados performáticos da ginástica artística, rítmica e acrobática às inovações tecnológicas, narrativas e teatralidade. Podemos citar alguns circos, mundialmente conhecidos, como o francês Cirque d'Hiver, o americano Big Apple Circus, o irlandês Tom Duffy'sCircus, o Circo Imperial da China e o canadense Cirquedu Soleil.

História do Circo no Brasil: O circo, no Brasil, surge com a vinda dos europeus ao país no início do séc. XIX. Muitas famílias nômades, ciganas influenciaram as atividades circenses com apresentações de ilusionismos e de domadores de animais, espalhando-se por todo o país, mas adaptando os números circenses à cultura e costumes da região. O palhaço, grande personagem do circo, é o que alinhava o espetáculo por meio de suas pantomimas, sua alegria e humor sendo muito mais comunicativo e falastrão. Os palhaços, que fizeram mais sucesso nacional, foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo. É importante ressaltar que o uso de animais, em apresentações circenses, no estado de São Paulo, é proibido pela lei 11.977/05. Listamos o nome de alguns circos: Circo Maximus, Circo Stankkowich, Tihany Espetacular, Circo Dos Sonhos, Circo Broadway.

Circo-Teatro: O termo circo-teatro se refere a apresentações teatralizadas que aconteciam, ao final de espetáculos circenses, em meados do século XX no Brasil. Eram encenadas comédias, dramas e adaptações de temas diversos. Benjamin de Oliveira foi o grande precursor dessa prática que foi, durante muito tempo, a forma de levar o teatro a todo o país. Ela foi perdendo espaço e força até os anos de 1960, quando, praticamente, desapareceu. Hoje em dia, há grupos que aliam, aos espetáculos teatrais, as técnicas circenses. Podemos citar as cias. de circo-teatro La Minima, Grupo de Teatro Sem Lona, Grupo Parlapatões e Cia Nau de Ícaros.

Circo Blamage - É uma associação, sem fins lucrativos, fundada em 1989, na ilha de Pellworm, Alemanha, que se propõe a desenvolver habilidades motoras, criativas, artísticas e sociais de crianças, de jovens com (ou sem) deficiência por meio de seus acampamentos e vivências. O objetivo do trabalho é a inclusão, treinar e experimentar juntos e, assim, aprender uns com os outros. A inclusão, também, é percebida pelo público por meio da atmosfera da tenda do circo, que tem 300 lugares. A intenção não é alcançar o melhor desempenho artístico, mas valorizar a promoção de habilidades socioemocionais, criativas e motoras.

Ringling Bros. and Barnum&BaileyCircus - Estas duas companhias circenses itinerantes, norte americanas, têm origens distintas, porém uniram-se em 1919, formando uma estrutura que contava com mais de 1.100 empregados, quase 1.800 animais, necessitando, para viajar, de quase 100 vagões de trem. Ao longo de sua existência, foi comprando outros circos tornando-se a maior do mundo, mas tendo diferentes proprietários. A estrutura possuía três picadeiros e utilizava leões, tigres, gorilas, ursos polares, girafas, cavalos, camelos e elefantes, além de números como trapézio, homem bala, palhaços, equilibristas, entre outros. A última apresentação foi em 2017.

Vida Circense: A vida dos artistas de circo é de muito trabalho como eles mesmos dizem. Além das apresentações, os artistas ensaiam, treinam atos, números e cenas. Dependendo do tamanho da companhia, o número de tarefas aumenta ainda mais. Nas companhias mais estruturadas, os artistas têm melhor infraestrutura e podem apenas cuidar de seus afazeres artísticos. Em companhia menores, os artistas dividem as funções artísticas com as funções administrativas, de limpeza, de divulgação, de organização e de transporte. As companhias, que têm crianças em seus elencos, ou as matriculam nas escolas onde fazem temporadas, ou contratam professores para acompanhar a trupe e cuidar da educação formal delas. Os artistas de circo viajam muito pelo país e pelo mundo, indo de localidade a localidade apresentando seus espetáculos, estabelecendo-se nas cidades por temporadas de apresentações

 

Observações:

Enviar a gravação,apresentação de sua produção por canais de contatos.

 

Auto reflexão:

Registrar em seu caderno o seu processo de criação, experiência com a execução, manipulação teatral.

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