Professor
(a): Solange Cabral de Deus
Turmas:
6º A, B, C, D do Ensino Fundamental II
Disciplina:Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
Código
do Classroom: https://classroom.google.com/h:
Turma
do 6º ano A: uauwxat
Turma
do 6º ano B: 3watitm
Turma
do 6º ano C: zfmu7ig
Turma
do 6º ano D: r5powyq
Facebook:https://www.facebook.com/groups/370814286391847/
Todas
as Quintas feiras, das 14h. as 15h29m.
Prazo
de envio: 15 dias após a postagem
Período
de envio: 10/08/2020 À 14/082020
Tempo:
4h.
Habilidades: EF06AR24,25,26,
28, 29, 30.
BNCC:
1, 2, 3,4,5,10
Objetos
de Conhecimento:Gêneros e contexto do universo teatral
Objetivo:Conhecer
possibilidades da comunicação através da utilização da palavra, do corpo, da
exploração de diversas sonoridades, dos gestos e movimentações mímicas.
Tema:Possibilidades
teatral
Material
utilizado:Material escolar do aluno, caderno, lápis e de cor, instrumento de gravação audiovisual
Tarefas:
Sondagem:
(investigação) - Apreciação
1
Você sabe o que é teatro? https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0
2-O
que você pensa sobre Circo? https://www.youtube.com/watch?v=gksSaezV8xY
Atividade: 1
Registre
no seu caderno o que você identificou em comum e diferente na apreciação dos
vídeos indicados acima.
Atividade 2
A
proposta desta atividade é explorar a comédia, as relações existentes entre as
linguagens teatral e circense, confeccionar um cenário, pensar na iluminação,
sonoplastia e refletirsobre a relação com o espectador... Para isso, desenhe
imagens com dois personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia, tudo
que você imagina ou já viu em um teatro, circo.
Desafio:
Produzir dois personagens com figurino, maquiagem, adereços iguais em cenários
diferentes:
um
personagem contextualizado à uma cena de comédia em um cenário circense, e outro
voltado a uma cena de farsa em um cenário teatral.
Atividade 3- Jogo teatral de reflexão: Tema: Comédia
ou farsa, por quê?
Quais
dos personagens abaixo você atribuiria característica de personagem de cena de
comédia e ou de farsa e por qual razão? Atribua característica cênica a cada
imagem.
Imagens
do Google
Após
atividade, procure saber respostas de outra pessoa e discuta sobre o assunto.
Atividade 4 -
A
partir de sua experiência com o jogo de reflexão, produza duas narrativas
teatrais, uma com gênero de comédia e outra com gênero farsa envolvendo os
cenários, personagens e todo contexto produzidos nas imagens.
Atividade 5: Pesquisa
Pesquisar
sobre artistas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense),
circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, e os modos de
criação, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Atividade 6
Apresente as narrativas por meio de
criatividade, tecnologia, (podcasts)
Atividade 7
Responder
atividades da apostila de arte do terceiro bimestre.
Orientações:
História
do Circo:
A arte do circo está presente desde a
Antiguidade em diversas partes do mundo, mas a forma como hoje conhecemos, vem
do Império Romano, que no século IV a.C., constrói o primeiro grande circo da
história, Circus Maximus, , no qual aconteciam desde festejos religiosos a
apresentações de animais e lutas de gladiadores e esportes para entreter o
povo. Na Idade Média, as apresentações foram para praças e ruas com seus
artistas populares, nômades e viajantes. Na Inglaterra do séc. XVII, o inglês
Philip Astley desenvolve a linguagem do circo que passa a ter picadeiros,
tendas e lonas para a apresentação de diversas artes circenses próximas do
nosso conhecimento. No século XX, surgem as escolas de circo na Rússia, França
e Canadá no mundo, as quais alteram a forma de como o circo era regido,
principalmente, na troca de saberes circenses, aliando as técnicas circenses e
os bailados performáticos da ginástica artística, rítmica e acrobática às
inovações tecnológicas, narrativas e teatralidade. Podemos citar alguns circos,
mundialmente conhecidos, como o francês Cirque d'Hiver, o americano Big Apple
Circus, o irlandês Tom Duffy'sCircus, o Circo Imperial da China e o canadense
Cirquedu Soleil.
História
do Circo no Brasil: O circo, no Brasil, surge com a vinda dos
europeus ao país no início do séc. XIX. Muitas famílias nômades, ciganas
influenciaram as atividades circenses com apresentações de ilusionismos e de
domadores de animais, espalhando-se por todo o país, mas adaptando os números
circenses à cultura e costumes da região.
O
palhaço, grande personagem do circo, é o que alinhava o espetáculo por meio de
suas pantomimas, sua alegria e humor sendo muito mais comunicativo e falastrão.
Os palhaços, que fizeram mais sucesso nacional, foram Piolin, Arrelia,
Carequinha, Fuzarca e Torresmo. É importante ressaltar que o uso de animais, em
apresentações circenses, no estado de São Paulo, é proibido pela lei 11.977/05.
Listamos o nome de alguns circos: Circo Maximus, Circo Stankkowich, Tihany
Espetacular, Circo Dos Sonhos, Circo Broadway.
Circo-Teatro: O termo
circo-teatro se refere a apresentações teatralizadas que aconteciam, ao final
de espetáculos circenses, em meados do século XX no Brasil. Eram encenadas
comédias, dramas e adaptações de temas diversos. Benjamin de Oliveira foi o
grande precursor dessa prática que foi, durante muito tempo, a forma de levar o
teatro a todo o país. Ela foi perdendo espaço e força até os anos de 1960,
quando, praticamente, desapareceu. Hoje em dia, há grupos que aliam, aos
espetáculos teatrais, as técnicas circenses. Podemos citar as cias. de
circo-teatro La Minima, Grupo de Teatro Sem Lona, Grupo Parlapatões e Cia Nau
de Ícaros.
Circo
Blamage - É uma associação, sem fins lucrativos, fundada em
1989, na ilha de Pellworm, Alemanha, que se propõe a desenvolver habilidades
motoras, criativas, artísticas e sociais de crianças, de jovens com (ou sem)
deficiência por meio de seus acampamentos e vivências. O objetivo do trabalho é
a inclusão, treinar e experimentar juntos e, assim, aprender uns com os outros.
A inclusão, também, é percebida pelo público por meio da atmosfera da tenda do
circo, que tem 300 lugares. A intenção não é alcançar o melhor desempenho
artístico, mas valorizar a promoção de habilidades socioemocionais, criativas e
motoras. Ringling Bros. and Barnum&BaileyCircus - Estas duas
companhias circenses itinerantes, norte americanas, têm origens distintas,
porém uniram-se em 1919, formando uma estrutura que contava com mais de 1.100
empregados, quase 1.800 animais, necessitando, para viajar, de quase 100 vagões
de trem. Ao longo de sua existência, foi comprando outros circos tornando-se a
maior do mundo, mas tendo diferentes proprietários. A estrutura possuía três
picadeiros e utilizava leões, tigres, gorilas, ursos polares, girafas, cavalos,
camelos e elefantes, além de números como trapézio, homem bala, palhaços,
equilibristas, entre outros. A última apresentação foi em 2017.
Vida
Circense: A vida dos artistas de circo é de muito trabalho como
eles mesmos dizem. Além das apresentações, os artistas ensaiam, treinam atos,
números e cenas. Dependendo do tamanho da companhia, o número de tarefas
aumenta ainda mais. Nas companhias mais estruturadas, os artistas têm melhor
infraestrutura e podem apenas cuidar de seus afazeres artísticos. Em companhia
menores, os artistas dividem as funções artísticas com as funções
administrativas, de limpeza, de divulgação, de organização e de transporte. As
companhias, que têm crianças em seus elencos, ou as matriculam nas escolas onde
fazem temporadas, ou contratam professores para acompanhar a trupe e cuidar da
educação formal delas. Os artistas de circo viajam muito pelo país e pelo
mundo, indo de localidade a localidade apresentando seus espetáculos,
estabelecendo-se nas cidades por temporadas de apresentações.
Dicionário:
Ação física: Ação executada
pelos atores (teatro/dança/circo) envolvendo voz, gestos e movimentos. Esta
ação, aliada a aspectos como cenografia, texto, iluminação, sonoplastia,
maquiagem, figurino etc., gera a atuação, que é lida e interpretada pelo
espectador, que lhe atribui sentido a partir de seu conhecimento de mundo e de
suas experiências anteriores, sentimentos, sensações e emoções. Adereço:
Acessório que compõem o conjunto estético de um personagem. Comédia: Gênero que
explora situações do dia a dia, exagera particularidades do comportamento
humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos no público.
Cena: Trecho, recorte, fração ou
acontecimento dramático. Cenário: Conjunto de elementos que, combinados,
mimetizam ambientes reais, para reforçar a atmosfera onírica do palco.
Construções corporais e vocais:
Conjunto de características físicas e vocais pesquisadas, experimentadas e
assumidas pelo ator, para a configuração de uma personagem no fazer teatral.
Espectador: Aquele que assiste a um espetáculo.
Esquetes: é uma cena curta (no
máximo tem duração de dez minutos). Em sua maioria, os atores atuam e
improvisam uma cena com teor cômico.
Farsa: Gênero que, apesar de ser
dramático, é cômico, exagerado e extravagante na abordagem de situações
cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são excêntricos e
caricatos.
Figurino: Vestimenta
utilizada pelos atores para a caracterização de personagens, que identifica
suas características, idade, sexo, idade, classe social, profissão,
nacionalidade, religião etc. Pode também, indicar uma época, região, estação do
ano.
Gestualidade:
Conjunto de gestos que caracteriza determinado personagem.
Iluminação: Infinitos recursos
que participam e colaboram com a produção de sentido do acontecimento teatral.
Improvisação:
Essa técnica possibilita ações espontâneas para o trabalho do ator e do não
ator. O improvisador explora seus limites criativos e agilidade criativa. Ela
pode ser realizada tanto individualmente quanto em equipe.
Jogo Cênico ou Jogo Dramático: Os
jogos cênicos, geralmente, são realizados para explorar a gestualidade e a voz,
a partir de temas, desafios e situações corriqueiras. Desenvolvidos em grupo,
onde cada indivíduo elabora por si e com os outros, situações cênicas,
utilizando-se de diversos signos visuais, sonoros e corporais.
Maquiagem: Possui diversas
funções. No nosso caso, servirá apenas como forma de teatralização da
fisionomia.
Personagem: Papel assumido por
um ator ou uma atriz a partir de um esboço criado por um autor. Como exemplo,
utilizaremos alguns personagens da CommediaDell’arte.
Personagens da comédia e da farsa:
Estes gêneros teatrais não possuem personagens específicos, porém, há
particularidades e semelhanças entre eles, como por exemplo: o exagero, a
imitação de costumes, a intriga, a paródia, os estereótipos e o deboche.
Performance: Manifestação
artística que ocorre em determinado momento (ao vivo), geralmente, em espaços
não convencionais para o teatro. Nela, o ator interpreta ideias com liberdade,
associa diferentes linguagens, produzindo algo híbrido e impactante.
Relação com o espectador:
Por muito tempo, foi esquecido ou considerado sem importância no seu processo
de desenvolvimento, mas, atualmente, é visto como parte da obra, afetando-a e
sendo afetado por ela. O efeito da atuação do artista sobre o espectador está
fortemente ligado ao efeito do espectador sobre o artista.
Relação entre as linguagens teatral e
circense: A principal característica a ser observada é a presença
do ser humano em estado espetacular, que utiliza recursos dramáticos e
expressivos na condução da performance cênica. Há a utilização de roteiros
pré-definidos, de improvisação, de personagens, de construções corporais e
vocais, de figurinos, de adereços, de iluminação, de sonoplastia específica
etc. Embora a formatação do espetáculo seja distinta, ambos podem utilizar
espaços diferentes, por exemplo, uma apresentação teatral pode “caber” em
espaços nos quais uma apresentação de determinados números circenses, não.
Sonoplastia:
Este termo é recorrente em teatro, circo, cinema, rádio e televisão. Compreende
a recriação de sons da natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos,
ilustrados ou sugeridos sonoramente em cada cena. Contemplava, também, a
gravação e a montagem de diálogos, bem como a seleção, a gravação e o
alinhamento de música com função dramatúrgica.
Texto dramático:
Textos escritos ou adaptados com o objetivo de serem encenados.
O
que é teatro?: https://www.youtube.com/watch?v=IVRUcr5Nou8
O
teatro no Mundo
A origem na Grécia Antiga:
A palavra teatro vem de origem do grego théatron, e é uma configuração de arte
em que um ator ou um conjugado de atores, interpretam uma história para um
público em algum lugar.
O teatro surgiu na Grécia Antiga, mais precisamente no século IV A.C. em
consequência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus da alegria,
do vinho, do entusiasmo e da fertilidade. As peças eram encenadas com grandes
máscaras, porque somente os homens podiam atuar, visto que as mulheres não eram
consideradas cidadãs.
O ofício de ator surgiu com Thespis, sendo considerado o primeiro ator do
Ocidente, representando pela primeira vez o deus Dionísio. Foi na Grécia antiga
que surgiram dois gêneros de teatro, sendo eles: a comédia e a tragédia.
As peças teatrais trágicas tinham temas ligados à justiça, às leis e o destino.
Eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói.
Ésquilo, Sófocles e Eurípdes são considerados os autores mais famosos de
tragédia grega. O teatro cômico tinha como intuito o riso dos espectadores,
pois representava de forma engraçada o cotidiano da vida em formato de sátiras.
Aristófanes foi um grande autor de comédia grega. As peças desses autores
influenciaram muito o teatro e são encenadas até hoje.
Teatro romano:
Os romanos importaram da cultura grega o teatro, porém possuíam estilo próprio.
Tinham como caráter a diversão e o prazer, a comédia tomou o lugar da tragédia.
Os espetáculos de circo eram violentos e se baseavam em competições entre
romanos e cristãos, que eram sacrificados em público.
A partir dos séculos XVII e XIX com as revoluções presentes na Europa e a
ascensão da burguesia, influenciaram diretamente no teatro. A tragédia é
substituída pelo drama, enquanto a comédia se desenvolve, o teatro se torna
muito mais individual perdendo a sua essência social.
Influências do romantismo:
A partir do romantismo que o teatro se volta para o ser humano, as peças
tratavam de temas emotivos. É nesse período que surge o melodrama. Os
principais lemas desse período são a fraternidade, igualdade e liberdade.
Já no século XX o teatro evolui a partir do realismo e naturalismo se tornando
um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de
preocupação com relação à reprodução da realidade nos figurinos e cenários. Os
temas eram tratados de modo a elucidar a realidade social. Questões políticas
eram trabalhadas nesta época assim como questões que criticavam aspectos da sociedade
burguesa.
O teatro no Brasil
A origem do teatro no Brasil teve grande influência dos padres Jesuítas, que ao
chegarem ao país, trouxeram consigo influências como a literatura e o teatro,
sendo estes os principais instrumentos pedagógicos para a educação religiosa.
Este período corresponde ao século XVI quando o Brasil passou a ser colônia de
Portugal.
Os Jesuítas notaram que a utilização de métodos como o teatro, somado com a
cultura indígena, eram eficazes como instrumento de civilização, principalmente
para a catequese dos índios, visto que o fascínio de imagens representativas
era muito mais eficaz do que a leitura de passagens bíblicas. Então, a origem
do teatro no Brasil tem como precursores assuntos ligados à religiosidade.
Até o ano de 1584 as peças eram escritas em espanhol, português ou tupi, quando
então surgiu o latim. As peças sempre possuíam como objetivos de cunho
religioso, didático e moral, representados por personagens como santos,
imperadores, demônios que em algumas situações eram representados de forma
simbólica, como o amor ou o temor por Deus, por exemplo.
O Romantismo foi o grande responsável por trazer forças ao teatro brasileiro no
século XIX, sendo impulsionado por célebres escritores como Martins Pena,
Gonçalvez Magalhães, João Caetano, José Alencar e Machado de Assis.
A porta de entrada para muitos amadores para o profissionalismo no teatro se
deu em 1957 com o surgimento do Teatro de Arena São Paulo, que nos anos
seguintes foi responsável por formar grande personalidade do mundo artístico.
O teatro do século XXI:
O teatro hoje pode ser considerado como uma arte extremamente rica, devido as
enormes influências. Atualmente temos contato com óperas, teatro de bonecos,
musicais, peças realizadas em espaços alternativos entre outras formas. Com o
surgimento do Cinema, há mais de cem anos, muitos previram o fim do teatro, as
pessoas imaginavam que o cinema iria substituí-lo, porém isso não aconteceu. O
teatro hoje ainda é tão popular como no seu início, sendo uma arte sempre bem
aclamada por todos os públicos, de todas as idades, graças as grandes opções
encontradas hoje.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/historia-do-teatro-no-brasil-e-no-mundo/50069
Gêneros
teatrais
Gênero
teatral Comédia: Explora situações do dia a dia, exagera particularidades
do
comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada,
provocando
risos no público.
●
Gênero teatral Farsa: Apesar de ser dramático é cômico, exagerado e
extravagante
na
abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens
são
excêntricos e caricatos.
●
Práticas artísticas: Ações que resultam em produtos artísticos ou artesanais de
todos
os povos e matrizes estéticas e culturais (técnicas, saberes, apresentações
musicais,
de dança, teatro e circo, tradicionais ou contemporâneos).
●
Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural
composto
por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte
incluiu-se
neste viés e pode ser abordada e relacionada com cada uma das múltiplas
dimensões
da vida a partir de experiências sensíveis.
●
Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos nos quais seja possível ter
contato
com a arte: em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no
shopping
etc.
●
Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos, influencia nossos padrões
culturais
entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos, por exemplo,
em
localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e
apreciar
músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que
é
apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.
●
Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais e
estéticas de
outros
países e culturas, na produção artística local, regional etc.
●
Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e
acontecimentos
que ficaram marcados na/pela produção artística, por exemplo, a
música
do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula
1,
Ayrton Senna, vencia uma corrida etc.
●
Dimensão Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos
produzidos
em massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais
como
livros, objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc.
●
Dimensão Estética: Está relacionada às relações sensoriais de apreciação,
deleite,
afetivas
e sentimentais, estabelecidas intelectualmente em diferentes situações vividas
pelo
sujeito e que envolvem um produto artístico.
●
Dimensão Ética: Relacionada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não
discriminação,
à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos
pela
sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.
●
Circo tradicional: É formado por grupos familiares e todos os saberes são
transmitidos
de geração em geração. Todo tem uma função específica, antes, durante
e
depois do espetáculo. Cada apresentação é resultado de um longo, rigoroso e
complexo
processo de aprendizado artístico e estético, que envolve montagem,
elaboração
de figurinos e cenários, ensaios, treinamento físico, divulgação e
desmontagem.
●
Circo Contemporâneo: Formado por pessoas de diferentes origens sem nenhum
vínculo
familiar sendo que a aprendizagem acontece por meio das escolas de circo.
Diferentemente
do circo tradicional, o espetáculo apresenta um tema central que é
desenvolvido
ao longo de todo a apresentação numa sequência lógica. Essa exibição
combina
técnicas circenses e teatrais e grande quantidade de recursos tecnológicos,
agregando
atores, ginastas, técnicos e equipes específicas as quais desempenham
diferentes
tarefas e funções, culminando numa produção de elevado teor estético.
Outra
característica importante é que não há animais.
Mais
gêneros do teatro:
Auto
Comédia
Drama
Farsa
Mímica
Melodrama
no teatro
Ópera
Musical
Revista
Stand-upcomedy
Surrealismo
Tragédia
Tragicomédia
Teatro
na escola
Teatro
de feira
Teatro
de improvisação
Teatro
invisível
Teatro
de fantoches
Teatro
de sombras
Teatro
lambe-lambe
Teatro
de rua
Função
e Tarefa de profissionais na atuação teatral:
Direçãoartística:Organizar
toda elaboração e execução; pesquisar informações sobre personagens.
Roteirista(s)
Escrever o roteiro de produção, a partir das indicações do diretor.
Ator(es):Ensaiar
e encenar o texto nos gêneros comédia e farsa.
Sonoplasta(s):Pesquisar
e selecionar músicas e efeitos sonoros para produzir a trilha; manipular
equipamentos e aparelhagem de som.
Maquiador(es)
Executar a maquiagem, cabelo e caracterização das personagens.
Figurinista(s)
Criar e confeccionar os figurinos.
Aderecista(s)
Confeccionar (máscaras, perucas, chapéu etc.).
Iluminador(es)
Criar um esquema de utilização da luz e operar todo o sistema de iluminação
.
Personagens do Teatro Commediadell’arte -
São divididos em categorias:
Zanni
- representam os servos, a classe social mais baixa.
Arlequim:
Zanni - cômico, atrapalhado, malandro, brincalhão, ingênuo e gentil.
Colombina:
Zanni - graciosa e esperta, pois sempre tenta tirar proveito das situações,
apaixonada por Arlequim.
Brighella:
Zanni - trapaceiro, fingido, egoísta, malandro e cínico.
Pierrô:
Zanni - palhaço triste, honesto e apaixonado por Colombina.
Pulcinella:
Zanni - corcunda, ambicioso, glutão e barrigudo.
Vecchi
- representam a classe social mais abastada.
Pantaleão:
Vecchi - rico, comerciante, galanteador, conservador, desajeitado, autoritário
e
avarento.
Doutor: Vecchi - rico, charlatão e avarento.
Capitão: Vecchi - fanfarrão, mentiroso, preguiçoso,
forte e medroso.
Grupo
2: Personagens do Circo
Bailarina:
Entretém o público por meio da dança e coreografias simples.
Contorcionista:
Trabalha com técnicas de flexibilidade corporal, torcendo e dobrando o corpo.
Palhaço:
Personagem que utiliza linguagem verbal e não verbal para expressar o cômico.
Equilibrista: Trabalha com diferentes técnicas de
equilíbrio. Personagem que consegue equilibrar objetos sobre si, enquanto se
apoia/equilibra sobre diferentes partes do seu corpo, por
exemplo.
Malabarista:
Exige muita atenção, concentração e habilidade em manusear diversos elementos
ao
mesmo tempo. Pode trabalhar com técnicas de equilíbrio e manuseio de objetos,
ao mesmo
tempo.
Mágico
(ou ilusionistas): Entretém o público utilizando truques, recursos
mecânicos/tecnológicos para criar ilusões. Necessita de extrema agilidade com
as mãos.
Observações: Registrar a experiência/aprendizado no caderno.
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