segunda-feira, 17 de agosto de 2020

ATIVIDADE 14 - 6º A, B, C e D - PROFª SOLANGE

 

Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turmas: 6º A, B, C, D do Ensino Fundamental II

Disciplina:Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

                            solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

Código do Classroom: https://classroom.google.com/h:

Turma do 6º ano A: uauwxat

Turma do 6º ano B: 3watitm

Turma do 6º ano C: zfmu7ig

Turma do 6º ano D: r5powyq

Facebook:https://www.facebook.com/groups/370814286391847/

Todas as Quintas feiras, das 14h. as 15h29m.

Prazo de envio: 15 dias após a postagem

Período de envio: 10/08/2020 À 14/082020

Tempo: 4h.

Habilidades: EF06AR24,25,26, 28, 29, 30.

BNCC: 1, 2, 3,4,5,10

Objetos de Conhecimento:Gêneros e contexto do universo teatral

 

Objetivo:Conhecer possibilidades da comunicação através da utilização da palavra, do corpo, da exploração de diversas sonoridades, dos gestos e movimentações mímicas.

 

Tema:Possibilidades teatral

 

Material utilizado:Material escolar do aluno, caderno, lápis e de cor, instrumento de gravação audiovisual

 

Tarefas:

 

Sondagem: (investigação) -   Apreciação

 

1 Você sabe o que é teatro? https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0

 

2-O que você pensa sobre Circo? https://www.youtube.com/watch?v=gksSaezV8xY

 

Atividade: 1

Registre no seu caderno o que você identificou em comum e diferente na apreciação dos vídeos indicados acima.

 

Atividade 2

A proposta desta atividade é explorar a comédia, as relações existentes entre as linguagens teatral e circense, confeccionar um cenário, pensar na iluminação, sonoplastia e refletirsobre a relação com o espectador... Para isso, desenhe imagens com dois personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia, tudo que você imagina ou já viu em um teatro, circo.

Desafio: Produzir dois personagens com figurino, maquiagem, adereços iguais em cenários diferentes:

um personagem contextualizado à uma cena de comédia em um cenário circense, e outro voltado a uma cena de farsa em um cenário teatral.

 

Atividade 3- Jogo teatral de reflexão: Tema: Comédia ou farsa, por quê?

Quais dos personagens abaixo você atribuiria característica de personagem de cena de comédia e ou de farsa e por qual razão? Atribua característica cênica a cada imagem.

 

Imagens do Google

Após atividade, procure saber respostas de outra pessoa e discuta sobre o assunto.

 

Atividade 4 -

A partir de sua experiência com o jogo de reflexão, produza duas narrativas teatrais, uma com gênero de comédia e outra com gênero farsa envolvendo os cenários, personagens e todo contexto produzidos nas imagens.

 

Atividade 5: Pesquisa

Pesquisar sobre artistas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense), circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, e os modos de criação, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

Atividade 6

Apresente as narrativas por meio de criatividade, tecnologia, (podcasts)

 

Atividade 7

Responder atividades da apostila de arte do terceiro bimestre.

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%206%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

 

Orientações:

História do Circo:

 A arte do circo está presente desde a Antiguidade em diversas partes do mundo, mas a forma como hoje conhecemos, vem do Império Romano, que no século IV a.C., constrói o primeiro grande circo da história, Circus Maximus, , no qual aconteciam desde festejos religiosos a apresentações de animais e lutas de gladiadores e esportes para entreter o povo. Na Idade Média, as apresentações foram para praças e ruas com seus artistas populares, nômades e viajantes. Na Inglaterra do séc. XVII, o inglês Philip Astley desenvolve a linguagem do circo que passa a ter picadeiros, tendas e lonas para a apresentação de diversas artes circenses próximas do nosso conhecimento. No século XX, surgem as escolas de circo na Rússia, França e Canadá no mundo, as quais alteram a forma de como o circo era regido, principalmente, na troca de saberes circenses, aliando as técnicas circenses e os bailados performáticos da ginástica artística, rítmica e acrobática às inovações tecnológicas, narrativas e teatralidade. Podemos citar alguns circos, mundialmente conhecidos, como o francês Cirque d'Hiver, o americano Big Apple Circus, o irlandês Tom Duffy'sCircus, o Circo Imperial da China e o canadense Cirquedu Soleil.

História do Circo no Brasil: O circo, no Brasil, surge com a vinda dos europeus ao país no início do séc. XIX. Muitas famílias nômades, ciganas influenciaram as atividades circenses com apresentações de ilusionismos e de domadores de animais, espalhando-se por todo o país, mas adaptando os números circenses à cultura e costumes da região.

O palhaço, grande personagem do circo, é o que alinhava o espetáculo por meio de suas pantomimas, sua alegria e humor sendo muito mais comunicativo e falastrão. Os palhaços, que fizeram mais sucesso nacional, foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo. É importante ressaltar que o uso de animais, em apresentações circenses, no estado de São Paulo, é proibido pela lei 11.977/05. Listamos o nome de alguns circos: Circo Maximus, Circo Stankkowich, Tihany Espetacular, Circo Dos Sonhos, Circo Broadway.

 Circo-Teatro: O termo circo-teatro se refere a apresentações teatralizadas que aconteciam, ao final de espetáculos circenses, em meados do século XX no Brasil. Eram encenadas comédias, dramas e adaptações de temas diversos. Benjamin de Oliveira foi o grande precursor dessa prática que foi, durante muito tempo, a forma de levar o teatro a todo o país. Ela foi perdendo espaço e força até os anos de 1960, quando, praticamente, desapareceu. Hoje em dia, há grupos que aliam, aos espetáculos teatrais, as técnicas circenses. Podemos citar as cias. de circo-teatro La Minima, Grupo de Teatro Sem Lona, Grupo Parlapatões e Cia Nau de Ícaros.

Circo Blamage - É uma associação, sem fins lucrativos, fundada em 1989, na ilha de Pellworm, Alemanha, que se propõe a desenvolver habilidades motoras, criativas, artísticas e sociais de crianças, de jovens com (ou sem) deficiência por meio de seus acampamentos e vivências. O objetivo do trabalho é a inclusão, treinar e experimentar juntos e, assim, aprender uns com os outros. A inclusão, também, é percebida pelo público por meio da atmosfera da tenda do circo, que tem 300 lugares. A intenção não é alcançar o melhor desempenho artístico, mas valorizar a promoção de habilidades socioemocionais, criativas e motoras. Ringling Bros. and Barnum&BaileyCircus - Estas duas companhias circenses itinerantes, norte americanas, têm origens distintas, porém uniram-se em 1919, formando uma estrutura que contava com mais de 1.100 empregados, quase 1.800 animais, necessitando, para viajar, de quase 100 vagões de trem. Ao longo de sua existência, foi comprando outros circos tornando-se a maior do mundo, mas tendo diferentes proprietários. A estrutura possuía três picadeiros e utilizava leões, tigres, gorilas, ursos polares, girafas, cavalos, camelos e elefantes, além de números como trapézio, homem bala, palhaços, equilibristas, entre outros. A última apresentação foi em 2017.

Vida Circense: A vida dos artistas de circo é de muito trabalho como eles mesmos dizem. Além das apresentações, os artistas ensaiam, treinam atos, números e cenas. Dependendo do tamanho da companhia, o número de tarefas aumenta ainda mais. Nas companhias mais estruturadas, os artistas têm melhor infraestrutura e podem apenas cuidar de seus afazeres artísticos. Em companhia menores, os artistas dividem as funções artísticas com as funções administrativas, de limpeza, de divulgação, de organização e de transporte. As companhias, que têm crianças em seus elencos, ou as matriculam nas escolas onde fazem temporadas, ou contratam professores para acompanhar a trupe e cuidar da educação formal delas. Os artistas de circo viajam muito pelo país e pelo mundo, indo de localidade a localidade apresentando seus espetáculos, estabelecendo-se nas cidades por temporadas de apresentações.

 

Dicionário:

Ação física: Ação executada pelos atores (teatro/dança/circo) envolvendo voz, gestos e movimentos. Esta ação, aliada a aspectos como cenografia, texto, iluminação, sonoplastia, maquiagem, figurino etc., gera a atuação, que é lida e interpretada pelo espectador, que lhe atribui sentido a partir de seu conhecimento de mundo e de suas experiências anteriores, sentimentos, sensações e emoções. Adereço: Acessório que compõem o conjunto estético de um personagem. Comédia: Gênero que explora situações do dia a dia, exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos no público.

Cena: Trecho, recorte, fração ou acontecimento dramático. Cenário: Conjunto de elementos que, combinados, mimetizam ambientes reais, para reforçar a atmosfera onírica do palco.

Construções corporais e vocais: Conjunto de características físicas e vocais pesquisadas, experimentadas e assumidas pelo ator, para a configuração de uma personagem no fazer teatral. Espectador: Aquele que assiste a um espetáculo.

Esquetes: é uma cena curta (no máximo tem duração de dez minutos). Em sua maioria, os atores atuam e improvisam uma cena com teor cômico.

Farsa: Gênero que, apesar de ser dramático, é cômico, exagerado e extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos.

 Figurino: Vestimenta utilizada pelos atores para a caracterização de personagens, que identifica suas características, idade, sexo, idade, classe social, profissão, nacionalidade, religião etc. Pode também, indicar uma época, região, estação do ano.

 Gestualidade: Conjunto de gestos que caracteriza determinado personagem.

Iluminação: Infinitos recursos que participam e colaboram com a produção de sentido do acontecimento teatral.

 Improvisação: Essa técnica possibilita ações espontâneas para o trabalho do ator e do não ator. O improvisador explora seus limites criativos e agilidade criativa. Ela pode ser realizada tanto individualmente quanto em equipe.

Jogo Cênico ou Jogo Dramático: Os jogos cênicos, geralmente, são realizados para explorar a gestualidade e a voz, a partir de temas, desafios e situações corriqueiras. Desenvolvidos em grupo, onde cada indivíduo elabora por si e com os outros, situações cênicas, utilizando-se de diversos signos visuais, sonoros e corporais.

Maquiagem: Possui diversas funções. No nosso caso, servirá apenas como forma de teatralização da fisionomia.

Personagem: Papel assumido por um ator ou uma atriz a partir de um esboço criado por um autor. Como exemplo, utilizaremos alguns personagens da CommediaDell’arte.

 Personagens da comédia e da farsa: Estes gêneros teatrais não possuem personagens específicos, porém, há particularidades e semelhanças entre eles, como por exemplo: o exagero, a imitação de costumes, a intriga, a paródia, os estereótipos e o deboche.

 Performance: Manifestação artística que ocorre em determinado momento (ao vivo), geralmente, em espaços não convencionais para o teatro. Nela, o ator interpreta ideias com liberdade, associa diferentes linguagens, produzindo algo híbrido e impactante.

Relação com o espectador: Por muito tempo, foi esquecido ou considerado sem importância no seu processo de desenvolvimento, mas, atualmente, é visto como parte da obra, afetando-a e sendo afetado por ela. O efeito da atuação do artista sobre o espectador está fortemente ligado ao efeito do espectador sobre o artista.

Relação entre as linguagens teatral e circense: A principal característica a ser observada é a presença do ser humano em estado espetacular, que utiliza recursos dramáticos e expressivos na condução da performance cênica. Há a utilização de roteiros pré-definidos, de improvisação, de personagens, de construções corporais e vocais, de figurinos, de adereços, de iluminação, de sonoplastia específica etc. Embora a formatação do espetáculo seja distinta, ambos podem utilizar espaços diferentes, por exemplo, uma apresentação teatral pode “caber” em espaços nos quais uma apresentação de determinados números circenses, não.

Sonoplastia: Este termo é recorrente em teatro, circo, cinema, rádio e televisão. Compreende a recriação de sons da natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos, ilustrados ou sugeridos sonoramente em cada cena. Contemplava, também, a gravação e a montagem de diálogos, bem como a seleção, a gravação e o alinhamento de música com função dramatúrgica.

Texto dramático: Textos escritos ou adaptados com o objetivo de serem encenados.

 

O que é teatro?: https://www.youtube.com/watch?v=IVRUcr5Nou8

 

O teatro no Mundo

A origem na Grécia Antiga:
A palavra teatro vem de origem do grego théatron, e é uma configuração de arte em que um ator ou um conjugado de atores, interpretam uma história para um público em algum lugar.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, mais precisamente no século IV A.C. em consequência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus da alegria, do vinho, do entusiasmo e da fertilidade. As peças eram encenadas com grandes máscaras, porque somente os homens podiam atuar, visto que as mulheres não eram consideradas cidadãs.

O ofício de ator surgiu com Thespis, sendo considerado o primeiro ator do Ocidente, representando pela primeira vez o deus Dionísio. Foi na Grécia antiga que surgiram dois gêneros de teatro, sendo eles: a comédia e a tragédia.

As peças teatrais trágicas tinham temas ligados à justiça, às leis e o destino. Eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói. Ésquilo, Sófocles e Eurípdes são considerados os autores mais famosos de tragédia grega. O teatro cômico tinha como intuito o riso dos espectadores, pois representava de forma engraçada o cotidiano da vida em formato de sátiras. Aristófanes foi um grande autor de comédia grega. As peças desses autores influenciaram muito o teatro e são encenadas até hoje.

Teatro romano:
Os romanos importaram da cultura grega o teatro, porém possuíam estilo próprio. Tinham como caráter a diversão e o prazer, a comédia tomou o lugar da tragédia. Os espetáculos de circo eram violentos e se baseavam em competições entre romanos e cristãos, que eram sacrificados em público.

A partir dos séculos XVII e XIX com as revoluções presentes na Europa e a ascensão da burguesia, influenciaram diretamente no teatro. A tragédia é substituída pelo drama, enquanto a comédia se desenvolve, o teatro se torna muito mais individual perdendo a sua essência social.

Influências do romantismo:
A partir do romantismo que o teatro se volta para o ser humano, as peças tratavam de temas emotivos. É nesse período que surge o melodrama. Os principais lemas desse período são a fraternidade, igualdade e liberdade.

Já no século XX o teatro evolui a partir do realismo e naturalismo se tornando um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de preocupação com relação à reprodução da realidade nos figurinos e cenários. Os temas eram tratados de modo a elucidar a realidade social. Questões políticas eram trabalhadas nesta época assim como questões que criticavam aspectos da sociedade burguesa.

O teatro no Brasil

A origem do teatro no Brasil teve grande influência dos padres Jesuítas, que ao chegarem ao país, trouxeram consigo influências como a literatura e o teatro, sendo estes os principais instrumentos pedagógicos para a educação religiosa. Este período corresponde ao século XVI quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal.

Os Jesuítas notaram que a utilização de métodos como o teatro, somado com a cultura indígena, eram eficazes como instrumento de civilização, principalmente para a catequese dos índios, visto que o fascínio de imagens representativas era muito mais eficaz do que a leitura de passagens bíblicas. Então, a origem do teatro no Brasil tem como precursores assuntos ligados à religiosidade.

Até o ano de 1584 as peças eram escritas em espanhol, português ou tupi, quando então surgiu o latim. As peças sempre possuíam como objetivos de cunho religioso, didático e moral, representados por personagens como santos, imperadores, demônios que em algumas situações eram representados de forma simbólica, como o amor ou o temor por Deus, por exemplo.

O Romantismo foi o grande responsável por trazer forças ao teatro brasileiro no século XIX, sendo impulsionado por célebres escritores como Martins Pena, Gonçalvez Magalhães, João Caetano, José Alencar e Machado de Assis.

A porta de entrada para muitos amadores para o profissionalismo no teatro se deu em 1957 com o surgimento do Teatro de Arena São Paulo, que nos anos seguintes foi responsável por formar grande personalidade do mundo artístico.

O teatro do século XXI:

O teatro hoje pode ser considerado como uma arte extremamente rica, devido as enormes influências. Atualmente temos contato com óperas, teatro de bonecos, musicais, peças realizadas em espaços alternativos entre outras formas. Com o surgimento do Cinema, há mais de cem anos, muitos previram o fim do teatro, as pessoas imaginavam que o cinema iria substituí-lo, porém isso não aconteceu. O teatro hoje ainda é tão popular como no seu início, sendo uma arte sempre bem aclamada por todos os públicos, de todas as idades, graças as grandes opções encontradas hoje.

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/historia-do-teatro-no-brasil-e-no-mundo/50069

http://www.lumeteatro.com.br/repertorio-artistico/projetos-especiais/circulacao-petrobras-cafe-com-queijo

Gêneros teatrais

Gênero teatral Comédia: Explora situações do dia a dia, exagera particularidades

do comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada,

provocando risos no público.

● Gênero teatral Farsa: Apesar de ser dramático é cômico, exagerado e extravagante

na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens

são excêntricos e caricatos.

● Práticas artísticas: Ações que resultam em produtos artísticos ou artesanais de

todos os povos e matrizes estéticas e culturais (técnicas, saberes, apresentações

musicais, de dança, teatro e circo, tradicionais ou contemporâneos).

● Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural

composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte

incluiu-se neste viés e pode ser abordada e relacionada com cada uma das múltiplas

dimensões da vida a partir de experiências sensíveis.

● Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos nos quais seja possível ter

contato com a arte: em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no

shopping etc.

● Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos, influencia nossos padrões

culturais entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos, por exemplo,

em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e

apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que

é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.

● Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais e estéticas de

outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.

● Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e

acontecimentos que ficaram marcados na/pela produção artística, por exemplo, a

música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula

1, Ayrton Senna, vencia uma corrida etc.

● Dimensão Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos

produzidos em massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais

como livros, objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc.

● Dimensão Estética: Está relacionada às relações sensoriais de apreciação, deleite,

afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente em diferentes situações vividas

pelo sujeito e que envolvem um produto artístico.

● Dimensão Ética: Relacionada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não

discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos

pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.

● Circo tradicional: É formado por grupos familiares e todos os saberes são

transmitidos de geração em geração. Todo tem uma função específica, antes, durante

e depois do espetáculo. Cada apresentação é resultado de um longo, rigoroso e

complexo processo de aprendizado artístico e estético, que envolve montagem,

elaboração de figurinos e cenários, ensaios, treinamento físico, divulgação e

desmontagem.

● Circo Contemporâneo: Formado por pessoas de diferentes origens sem nenhum

vínculo familiar sendo que a aprendizagem acontece por meio das escolas de circo.

Diferentemente do circo tradicional, o espetáculo apresenta um tema central que é

desenvolvido ao longo de todo a apresentação numa sequência lógica. Essa exibição

combina técnicas circenses e teatrais e grande quantidade de recursos tecnológicos,

agregando atores, ginastas, técnicos e equipes específicas as quais desempenham

diferentes tarefas e funções, culminando numa produção de elevado teor estético.

Outra característica importante é que não há animais.

Mais gêneros do teatro:

Auto

Comédia

Drama

Farsa

Mímica

Melodrama no teatro

Ópera

Musical

Revista

Stand-upcomedy

Surrealismo

Tragédia

Tragicomédia

Teatro na escola

Teatro de feira

Teatro de improvisação

Teatro invisível

Teatro de fantoches

Teatro de sombras

Teatro lambe-lambe

Teatro de rua

 

 

Função e Tarefa de profissionais na atuação teatral:

Direçãoartística:Organizar toda elaboração e execução; pesquisar informações sobre personagens.

Roteirista(s) Escrever o roteiro de produção, a partir das indicações do diretor.

Ator(es):Ensaiar e encenar o texto nos gêneros comédia e farsa.

Sonoplasta(s):Pesquisar e selecionar músicas e efeitos sonoros para produzir a trilha; manipular equipamentos e aparelhagem de som.

Maquiador(es) Executar a maquiagem, cabelo e caracterização das personagens.

Figurinista(s) Criar e confeccionar os figurinos.

Aderecista(s) Confeccionar (máscaras, perucas, chapéu etc.).

Iluminador(es) Criar um esquema de utilização da luz e operar todo o sistema de iluminação

.

 Personagens do Teatro Commediadell’arte - São divididos em categorias:

Zanni - representam os servos, a classe social mais baixa.

Arlequim: Zanni - cômico, atrapalhado, malandro, brincalhão, ingênuo e gentil.

Colombina: Zanni - graciosa e esperta, pois sempre tenta tirar proveito das situações, apaixonada por Arlequim.

Brighella: Zanni - trapaceiro, fingido, egoísta, malandro e cínico.

Pierrô: Zanni - palhaço triste, honesto e apaixonado por Colombina.

Pulcinella: Zanni - corcunda, ambicioso, glutão e barrigudo.

Vecchi - representam a classe social mais abastada.

Pantaleão: Vecchi - rico, comerciante, galanteador, conservador, desajeitado, autoritário e

avarento.

Doutor:  Vecchi - rico, charlatão e avarento.

Capitão:  Vecchi - fanfarrão, mentiroso, preguiçoso, forte e medroso. 

Grupo 2: Personagens do Circo

Bailarina: Entretém o público por meio da dança e coreografias simples.

Contorcionista: Trabalha com técnicas de flexibilidade corporal, torcendo e dobrando o corpo.

Palhaço: Personagem que utiliza linguagem verbal e não verbal para expressar o cômico.

Equilibrista:  Trabalha com diferentes técnicas de equilíbrio. Personagem que consegue equilibrar objetos sobre si, enquanto se apoia/equilibra sobre diferentes partes do seu corpo, por

exemplo.

Malabarista: Exige muita atenção, concentração e habilidade em manusear diversos elementos

ao mesmo tempo. Pode trabalhar com técnicas de equilíbrio e manuseio de objetos, ao mesmo

tempo.

Mágico (ou ilusionistas): Entretém o público utilizando truques, recursos mecânicos/tecnológicos para criar ilusões. Necessita de extrema agilidade com as mãos.

 

Observações: Registrar a experiência/aprendizado no caderno.

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