Professora Dra: Ariella
Turmas: 2ª C, D e E
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal
de resposta:
ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Sala de Aula
Período
de envio: até 27/08/2020
Período
de envio: 10/08 a 14/08
Plantão
de dúvidas por meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula
2C:
Quinta-feira das 21h20 às21h50
2D:
Sexta feira 20h50 às 21h20
2E:
Quinta-feira das 20h20 às 20h50
Google
Sala de Aula
Tutorial
de acesso aqui anexado
Caso
você tenha seguido todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir
os seguintes códigos:
2C:
47azegf
2D:
wzi7nke
2E: q7egkh6
Material
utilizado
Aula
do Centro de Mídia São Paulo Faz Escola e box resumo
Tarefa
Assistir a aula do CMSP, consultar o box resumo, e
responder as questões-roteiro da aula
Objetivo
Conhecer,
de forma introdutória, os processos de produção em massa e sua relação com o
consumismo. Compreender a relação entre consumismo e felicidade na
contemporaneidade.
Habilidades
(2.4)
Refletir
criticamente a respeito da produção de massa
Orientações
1)
Assistir os
seguintes vídeos:
Aula de Sociologia do CMSP do dia 16 de julho
sobre Produção de Massa: https://www.youtube.com/watch?v=uTSwuxJtDzM&t=6s
2)
Responder as seguintes
questões-guia para compreender a aula
a)
O que é produção em massa?
b)
Quando as professores mencionam que a
produção massificada está relacionada a Revolução Industrial e à Reestruturação
produtiva, o que elas querem dizer com isso?
c)
As professoras relacionam o papel da
propaganda e a produção em massa, qual é o objetivo da propaganda nesse
sentido?
d)
Qual é a relação entre consumismo e
felicidade discutidas na aula?
Observações:
Box-Resumo:
Na
atividade 5, e na aula do CMSP do dia 25 de junho vocês aprenderam um
pouco com a noção de culturaéentendidacomo desenvolvimento
mental e organizacional das sociedades; como um
todo complexo que inclui os conhecimentos, as crenças religiosas, a
arte, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos que o homem
adquire enquanto membro da sociedade. É também compreendida como um fenômeno
essencialmente humano. Mas por que podemos dizer que é essencialmente humana e que, portanto, nos distingue dos animais?
Porque demanda algumas habilidades, como: 1) somos dotados da capacidade de
criar símbolos e significados; 2) somos dotados da
capacidade de transformamos o meio em que vivemos, ao contrário dos animais,
que apenas alteram seu comportamento
quando há modificações no ambiente que
os obriguem a isso; 3) somos capazes de transmitir a nossa cultura de geração
em geração dentro do grupo, devido a nossa linguagem, ou seja, a nossa
capacidade de falar.
Na aula
do dia 02 de julho você aprendeu sobre a diferença entre cultura de
forma geral e a cultura de massa, que também foi abordada na aula do dia 25.
Distinto dos conceitos de cultura popular (produzida pelas classes populares) e
cultura erudita (produzida pelas elites), a cultura de massa é um
conceito que ao contrário do que ele sugere não é produzido pelas massas
(ou seja, por uma grande quantidade de pessoas), mas para as massas. É
quando práticas, saberes e costumes das diferentes classes são transformados em
mercadoria. Há uma grande influência das
mudanças tecnológicas na produção cultural e na massificação de uma cultura de “gosto médio”, ou seja, quando esses
gostos, práticas e costumes de diferentes classes são produzidos
artificialmente para agradar determino público através chamada Indústria
Cultural. É essa indústria (conjunto
de empresas ligadas às classes dominantes) é a responsável por produzir
“cultura”.
Mas
como produzir artificialmente/industrialmente algo que surge das práticas
cotidianas de diferentes classes sociais? Isso acontece pela massificação de
saberes e padrões de comportamento que interessam às classes dominantes, para
que sejam adotados como referência pelas classes dominadas. É nesse sentido que
a propaganda e os meios de comunicação possuem um papel fundamental para
difundir e vender os produtos da Indústria Cultural e com isso estimular o
consumismo, tema da aula do dia 09 de julho do CMSP. Com essaaula, você aprendeu
as diferenças entre Consumo e Consumismo e como estão diretamente
ligados à cultura da nossa sociedade, também conhecida como sociedade do
consumo. O objetivo a partir da diferenciação desses dois conceitos O consumo
de forma geral é entendido como forma de satisfação das nossas necessidades
básicas, ou seja, sem consumir determinadas coisas e produtos não vivemos, como
por exemplo comida e água. Já o consumismo tem relação mais com a criação de
desejos do que com a satisfação de necessidades básicas. Por exemplo, sua
existência física não depende da aquisição do ultimo celular da moda,
compreende? O objetivo, a partir dessa
diferenciação dos conceitos, é fazer você refletir sobre as suas práticas de
consumo (saber distinguir entre “eu preciso” ou “eu quero”?). É nessa diferenciação que reside o “pulo do
gato”. Como essas necessidades secundárias são criadas em nós? As propagandas e
os meios de comunicação de massa tem um papel fundamental nesse processo, que
aprofundaremos melhor na atividade 14.
A
aula do dia 16 de julho, por outro lado, estará voltada para a discussãode como
esses produtos e mercadorias são fabricados, ou seja, de forma massificada e
sua relação com o consumismo e a felicidade que acreditamos depender dela.
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