terça-feira, 18 de agosto de 2020

ATIVIDADE 13 - 2ª C, D e E - PROFª ARIELLA

 Professora Dra: Ariella

Turmas: 2ª C, D e E

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br  ou no Google Sala de Aula

Período de envio: até 27/08/2020

Período de envio: 10/08 a 14/08

 

Plantão de dúvidas por meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula

2C: Quinta-feira das 21h20 às21h50

2D: Sexta feira 20h50 às 21h20

2E: Quinta-feira das 20h20 às 20h50

 

Google Sala de Aula

 

Tutorial de acesso aqui anexado

Caso você tenha seguido todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir os seguintes códigos:

2C: 47azegf

2D: wzi7nke

2E: q7egkh6

 

Material utilizado

Aula do Centro de Mídia São Paulo Faz Escola e box resumo

 

Tarefa

Assistir a aula do CMSP, consultar o box resumo, e responder as questões-roteiro da aula

 

Objetivo

Conhecer, de forma introdutória, os processos de produção em massa e sua relação com o consumismo. Compreender a relação entre consumismo e felicidade na contemporaneidade.

 

Habilidades (2.4)

Refletir criticamente a respeito da produção de massa

 

Orientações

 

1)      Assistir os seguintes vídeos:

Aula de Sociologia do CMSP do dia 16 de julho sobre Produção de Massa: https://www.youtube.com/watch?v=uTSwuxJtDzM&t=6s

 

2)      Responder as seguintes questões-guia para compreender a aula

 

a)      O que é produção em massa?

b)      Quando as professores mencionam que a produção massificada está relacionada a Revolução Industrial e à Reestruturação produtiva, o que elas querem dizer com isso?

c)      As professoras relacionam o papel da propaganda e a produção em massa, qual é o objetivo da propaganda nesse sentido?

d)     Qual é a relação entre consumismo e felicidade discutidas na aula?

 

 

Observações:

São duas atividades: 1) assistir aula; 2) fazer a redação. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas, feito através das ferramentas citadas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail (se enviar por e-mail a atividade)Atividade 13, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula e nas outras ferramentas, como o chat do CMSP,  para entrega de atividades e plantão de dúvidas. Dúvidas? Escrevam no e-mail.

Box-Resumo:

 

Na atividade 5, e na aula do CMSP do dia 25 de junho vocês aprenderam um pouco com a noção de culturaéentendidacomo desenvolvimento mental e organizacional das sociedades; como um  todo complexo que inclui os conhecimentos, as crenças religiosas, a arte, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos que o homem adquire enquanto membro da sociedade. É também compreendida como um fenômeno essencialmente humano. Mas por que podemos dizer que é essencialmente humana  e que, portanto, nos distingue dos animais? Porque demanda algumas habilidades, como: 1) somos dotados da capacidade de criar símbolos e significados; 2) somos dotados da capacidade de transformamos o meio em que vivemos, ao contrário dos animais, que apenas alteram seu  comportamento quando há modificações no  ambiente que os obriguem a isso; 3) somos capazes de transmitir a nossa cultura de geração em geração dentro do grupo, devido a nossa linguagem, ou seja, a nossa capacidade de falar.

 

Na aula do dia 02 de julho você aprendeu sobre a diferença entre cultura de forma geral e a cultura de massa, que também foi abordada na aula do dia 25. Distinto dos conceitos de cultura popular (produzida pelas classes populares) e cultura erudita (produzida pelas elites), a cultura de massa é um conceito que ao contrário do que ele sugere não é produzido pelas massas (ou seja, por uma grande quantidade de pessoas), mas para as massas. É quando práticas, saberes e costumes das diferentes classes são transformados em mercadoria.  Há uma grande influência das mudanças tecnológicas na produção cultural e na massificação de uma cultura de “gosto médio”, ou seja, quando esses gostos, práticas e costumes de diferentes classes são produzidos artificialmente para agradar determino público através chamada Indústria Cultural. É essa indústria  (conjunto de empresas ligadas às classes dominantes) é a responsável  por produzir  “cultura”.

 

Mas como produzir artificialmente/industrialmente algo que surge das práticas cotidianas de diferentes classes sociais? Isso acontece pela massificação de saberes e padrões de comportamento que interessam às classes dominantes, para que sejam adotados como referência pelas classes dominadas. É nesse sentido que a propaganda e os meios de comunicação possuem um papel fundamental para difundir e vender os produtos da Indústria Cultural e com isso estimular o consumismo, tema da aula do dia 09 de julho do CMSP. Com essaaula, você aprendeu as diferenças entre Consumo e Consumismo e como estão diretamente ligados à cultura da nossa sociedade, também conhecida como sociedade do consumo. O objetivo a partir da diferenciação desses dois conceitos O consumo de forma geral é entendido como forma de satisfação das nossas necessidades básicas, ou seja, sem consumir determinadas coisas e produtos não vivemos, como por exemplo comida e água. Já o consumismo tem relação mais com a criação de desejos do que com a satisfação de necessidades básicas. Por exemplo, sua existência física não depende da aquisição do ultimo celular da moda, compreende? O objetivo,  a partir dessa diferenciação dos conceitos, é fazer você refletir sobre as suas práticas de consumo (saber distinguir entre “eu preciso” ou “eu quero”?).  É nessa diferenciação que reside o “pulo do gato”. Como essas necessidades secundárias são criadas em nós? As propagandas e os meios de comunicação de massa tem um papel fundamental nesse processo, que aprofundaremos melhor na atividade 14.

 

A aula do dia 16 de julho, por outro lado, estará voltada para a discussãode como esses produtos e mercadorias são fabricados, ou seja, de forma massificada e sua relação com o consumismo e a felicidade que acreditamos depender dela.


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