terça-feira, 18 de agosto de 2020

ATIVIDADE 13 - 3ª B e C - PROFª ARIELLA

 ProfessoraDra Ariella

Turma: 3ª B e C

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou Google Sala de Aula

Prazo de envio: até dia 31/08/2020

Período de envio: 10/08 a 14/08/2020

 

Plantão de Dúvidas por meio do e-mail institucional, do Chat do CMSP e do Google Sala de Aula

3B  segunda-feira das 22h00 às 22h30 e sexta-feira das 21h00 às 21h30

3C segunda-feira das 20h30 às 20h30 equinta-feira das 21h00 às 21h30

 

Google Sala de Aula

Tutorial acesso ao Google Sala de Aula aqui anexado

Caso não apareça a sua turma mesmo depois de seguido todos os passos do tutorial, ingressar com o código da sua turma:

3B: 5gbzqz6

3C: fxftopf

 

Material utilizado:

Aula do Centro de Mídia São Paulo (CMSP), vídeo de apoio do YouTube e box-resumo

 

Tarefa

Assistir a aula de Sociologia do CMSP,  os vídeos de apoio do YouTube e responder as questões.

 

Objetivo

Conhecer outros movimentos sociais, no caso o feminista,  e como esse movimento contribuiu para a conquista de direitos básicos para as mulheres.

 

Habilidade (3.4, adaptada)

Desenvolver o espírito crítico em relação à historicidade da condição feminina

 

Orientações

 

1)      Assistir a aula de Sociologia do Centro de Mídia de São Paulo

 

Sobre Direitos das Mulheres na História aula do dia 23 de julho do CMSP:

https://www.youtube.com/watch?v=bwcoC09XtV8

 

2)      Vídeos de Apoio do YouTube

 

História do Movimento Feminista:

Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=-fq8W_HT6vk

Movimento feminista no Brasil

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iA7QGtIvBWE

 

3)      Depois de assistir a aula do dia 23 de julho, e os vídeos de apoio, responder as seguintes questões:

 

a)      As professoras citam uma série histórica sobre a falta de direitos das mulheres, ou seja, direitos que os homens tinham e as mulheres não. Descreva essa série e cite exemplos de cada época.

b)      Quando as mulheres adquirem os primeiros direitos no Brasil? Que direitos foram esses e quais as implicações/consequências disso?

c)      Por que ao longo da história homens e mulheres não tiveram os mesmos direitos? E hoje, podemos dizer que os direitos são iguais?

d)     Como o movimento feminista pode ser definido a partir da aula?

e)      Quais são os movimentos feministas que se desenvolveram no Brasil? Você consegue identificar as pautas que cada um defende?

f)       A partir da aula, você consegue relacionar a conquista de direitos das mulheres ao movimento feminista?

 

Observações


Atenção, são duas atividades: 1) depois de assistir a aula; 2) responder as questões. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 13, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula (tutorial aqui anexado) para entrega de atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de Mídia SP. Dúvidas?Escrevam no e-mail.

Box-resumo

 

Na aula do dia 25 de junho foram discutas as revoltas/movimentos populares do século XIX e início do XX por direitos (terra, melhores condições sociais, à educação, à saúde).  Já na aula do dia 02 de julho vocês puderam perceber como as demandas de movimentos abordados na aula do dia 25 de junho foram incorporadas nas leis, ou seja, como o Estado acolheu essas reivindicações e as materializou na forma de normas, como na Constituição de 1988. A participação política, que não é apenas partidária e nem se resumo ao voto, possibilitou essa incorporação de demandas e desejos da população de forma geral, como os direitos do trabalho que vieram através dos Sindicatos e do movimento dos trabalhadores.

 

Na aula do dia 09 de julho (e eu complemento aqui ) como mencionado, você aprendeu sobre dois movimentos importantes e considerados tradicionais (ou de vanguarda), que são os movimentos operários e sindicais (ver atividade anterior para mais detalhes).

 

Já na aula do dia 16 de julho, você aprendeu sobre movimentos que reivindicam direito de acesso à terra, no meio rural, e de acesso à moradia no meu urbano. Os movimentos sociais do campo são aqueles que envolvem o campesinato, isto é, os trabalhadores rurais. Entre as suas principais bandeiras de luta estão a reforma agrária, a melhoria das condições de trabalho e o combate ao processo de substituição do homem pela máquina no meio agropecuário. Apesar de haver as mais variadas siglas, e você aprendeu as mais variadas formas de movimento social do campo na aula, os movimentos sociais do campo constituíram-se, historicamente, a partir de duas principais frentes: as Ligas Camponesas, entre as décadas de 1940 e 1960, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criado na década de 1980. Já os movimentos sociais urbanos são movimentos que se organizam em torno de trabalhadores urbanos a partir do local em que vivem, como os bairros periféricos, e desejam acesso a moradia e melhores condições de vida na cidade. Apesar de você ter conhecido inúmeros movimentos sociais urbanos, hoje o movimento de trabalhadores sem-teto (MTST) é um dos principais expoentes na luta por moradia e por uma Reforma Urbana popular e classista

 

Na aula do dia 23 de julho você  aprenderá um outro movimento importante para a conquista de direitos, no caso, o movimento feminista. Aqui se levará em consideração a luta das mulheres por direitos considerados básicos e pela conquista de equidade (mesmo trabalho e mesmo trabalho, por exemplo) entre homens e mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário