ProfessoraDra Ariella
Turma:
3ª B e C
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal
de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br
ou Google Sala de Aula
Prazo de envio:
até dia 31/08/2020
Período
de envio: 10/08 a 14/08/2020
Plantão de Dúvidas por meio do
e-mail institucional, do Chat do CMSP e do Google Sala de Aula
3B segunda-feira das 22h00 às 22h30 e
sexta-feira das 21h00 às 21h30
3C
segunda-feira das 20h30 às 20h30 equinta-feira das 21h00 às 21h30
Google Sala de Aula
Tutorial acesso ao Google Sala de Aula aqui anexado
Caso não apareça a sua turma mesmo depois de seguido todos os
passos do tutorial, ingressar com o código da sua turma:
3B:
5gbzqz6
3C: fxftopf
Material utilizado:
Aula
do Centro de Mídia São Paulo (CMSP), vídeo de apoio do YouTube e box-resumo
Tarefa
Assistir
a aula de Sociologia do CMSP, os vídeos
de apoio do YouTube e responder as questões.
Objetivo
Habilidade (3.4,
adaptada)
Desenvolver o espírito crítico em
relação à historicidade da condição feminina
Orientações
1) Assistir a aula de Sociologia do Centro de Mídia de
São Paulo
Sobre
Direitos das Mulheres na História aula do dia 23 de julho do CMSP:
https://www.youtube.com/watch?v=bwcoC09XtV8
2) Vídeos
de Apoio do YouTube
História do Movimento Feminista:
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-fq8W_HT6vk
Movimento feminista no Brasil
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iA7QGtIvBWE
3) Depois
de assistir a aula do dia 23 de julho, e os vídeos de apoio, responder as
seguintes questões:
a) As
professoras citam uma série histórica sobre a falta de direitos das mulheres,
ou seja, direitos que os homens tinham e as mulheres não. Descreva essa série e
cite exemplos de cada época.
b) Quando
as mulheres adquirem os primeiros direitos no Brasil? Que direitos foram esses
e quais as implicações/consequências disso?
c) Por
que ao longo da história homens e mulheres não tiveram os mesmos direitos? E
hoje, podemos dizer que os direitos são iguais?
d) Como
o movimento feminista pode ser definido a partir da aula?
e) Quais
são os movimentos feministas que se desenvolveram no Brasil? Você consegue
identificar as pautas que cada um defende?
f) A partir da aula, você consegue relacionar a conquista de direitos das mulheres ao movimento feminista?
Observações
Atenção,
são duas atividades: 1) depois de assistir a aula; 2) responder as questões. Fiquem
atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são
utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem
as atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 13, Nome e
Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em
casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos.
Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula (tutorial aqui anexado) para
entrega de atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de
Mídia SP. Dúvidas?Escrevam no e-mail.
Box-resumo
Na aula do dia 25 de
junho foram discutas as revoltas/movimentos populares do século XIX e início do
XX por direitos (terra, melhores condições sociais, à educação, à saúde). Já na aula do dia 02 de julho vocês puderam
perceber como as demandas de movimentos abordados na aula do dia 25 de junho
foram incorporadas nas leis, ou seja, como o Estado acolheu essas
reivindicações e as materializou na forma de normas, como na Constituição de
1988. A participação política, que não é apenas partidária e nem se resumo ao
voto, possibilitou essa incorporação de demandas e desejos da população de
forma geral, como os direitos do trabalho que vieram através dos Sindicatos e
do movimento dos trabalhadores.
Na aula do dia 09 de
julho (e eu complemento aqui ) como mencionado, você aprendeu sobre dois
movimentos importantes e considerados tradicionais (ou de vanguarda), que são
os movimentos operários e sindicais (ver atividade anterior para mais detalhes).
Já na aula do dia 16
de julho, você aprendeu sobre movimentos que reivindicam direito de acesso
à terra, no meio rural, e de acesso à moradia no meu urbano. Os movimentos sociais do campo são aqueles que
envolvem o campesinato, isto é, os trabalhadores rurais. Entre as suas
principais bandeiras de luta estão a reforma agrária, a melhoria das condições
de trabalho e o combate ao processo de substituição do homem pela máquina no
meio agropecuário. Apesar de haver as mais variadas siglas, e você aprendeu as
mais variadas formas de movimento social do campo na aula, os movimentos
sociais do campo constituíram-se, historicamente, a partir de duas principais
frentes: as Ligas Camponesas, entre as décadas de 1940 e 1960, e o Movimento
dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criado na década de 1980. Já os
movimentos sociais urbanos são movimentos que se organizam em torno de
trabalhadores urbanos a partir do local em que vivem, como os bairros periféricos,
e desejam acesso a moradia e melhores condições de vida na cidade. Apesar de
você ter conhecido inúmeros movimentos sociais urbanos, hoje o movimento de
trabalhadores sem-teto (MTST) é um dos principais expoentes na luta por moradia
e por uma Reforma Urbana popular e classista
Na aula do dia 23 de
julho você aprenderá um outro
movimento importante para a conquista de direitos, no caso, o movimento
feminista. Aqui se levará em consideração a luta das mulheres por direitos
considerados básicos e pela conquista de equidade (mesmo trabalho e mesmo
trabalho, por exemplo) entre homens e mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário