segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ATIVIDADE 14 - 2ª C, D e E - PROFª ARIELLA

 Professora Dra: Ariella

Turmas:2ª C, D e E

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br  ou no Google Sala de Aula

Período de envio: até 24/09/2020

Período de envio: 08/09 a 11/09

 

Plantão de dúvidas por meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula

2C: Quinta-feira das 21h20 às21h50

2D: Sexta feira 20h50 às 21h20

2E: Quinta-feira das 20h20 às 20h50

 

Google Sala de Aula

 

Tutorial de acesso aqui anexado

Caso você tenha seguido todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir os seguintes códigos:

2C: 47azegf

2D: wzi7nke

2E: q7egkh6

 

Material utilizado

Aula do Centro de Mídia e box resumo

 

Tarefa

Assistir a aula do CMSP, consultar o box resumo, e responder as questões-roteiro da aula

 

Objetivo

Refletir sobre as relações sociais da juventude com a sociedade e suas instituições. Refletir sobre a juventude, o consumo e a arte no processo de forrmação de identidades.

 

Habilidades(2.7, adaptada)

Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade juvenil. Desenvolver a capacidade de reflexão e compreensão de conteúdos e temas trabalhados nas aulas do CMSP; relacionar elementos do cotidiano a conceitos sociológicos.

 

Orientações

 

1)      Assistir asduas aulas de Sociologia do CMSP

 

Sobre Juventude e Consumo, aula do dia 23 de julho

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=oPnJRNTWA5g

 

Sobre Juventude, Consumo e Arte, aula do dia 30 de julho

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rMdd7n_dlYM

 

 

2)      Responder as seguintes questões-guia para compreender a aula

 

a)      Como as professores definem Juventude? Era um conceito que apareceu ao longo da história?

b)      Em que documentos oficiais o conceito de juventude aparece?

c)      Como o conceito de Juventude aparece na Sociologia?

d)     Por que  a aparência assume um caráter fundamental para os Jovens, de acordo com Giddens?

e)      Quais são os dados apresentados sobre em que gastam os jovens? Qual conclusão você chega sobre?

f)       Como arte é definida?

g)      A partir dos elementos discutidos na aula, ocê consume que produz Arte e Cultura?

 

 

Observações:

São duas atividades: 1) assistir asduas aulas; 2)responder as questões. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas, feito através das ferramentas citadas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades.Coloquem no assunto do e-mail (se enviar por e-mail a atividade)Atividade 14, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula e nas outras ferramentas, como o chat do CMSP,  para entrega de atividades e plantão de dúvidas. Dúvidas? Escrevam no e-mail.

Box-Resumo:

 

Na atividade 5, e na aula do CMSP do dia 25 de junho vocês aprenderam um pouco com a noção de cultura é entendida como desenvolvimento mental e organizacional das sociedades; como um  todo complexo que inclui os conhecimentos, as crenças religiosas, a arte, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos que o homem adquire enquanto membro da sociedade. É também compreendida como um fenômeno essencialmente humano. Mas por que podemos dizer que é essencialmente humana  e que, portanto, nos distingue dos animais? Porque demanda algumas habilidades, como: 1) somos dotados da capacidade de criar símbolos e significados; 2) somos dotados da capacidade de transformamos o meio em que vivemos, ao contrário dos animais, que apenas alteram seu  comportamento quando há modificações no  ambiente que os obriguem a isso; 3) somos capazes de transmitir a nossa cultura de geração em geração dentro do grupo, devido a nossa linguagem, ou seja, a nossa capacidade de falar.

 

Na aula do dia 02 de julho você aprendeu sobre a diferença entre cultura de forma geral e a cultura de massa, que também foi abordada na aula do dia 25. Distinto dos conceitos de cultura popular (produzida pelas classes populares) e cultura erudita (produzida pelas elites), a cultura de massa é um conceito que ao contrário do que ele sugere não é produzido pelas massas (ou seja, por uma grande quantidade de pessoas), mas para as massas. É quando práticas, saberes e costumes das diferentes classes são transformados em mercadoria.  Há uma grande influência das mudanças tecnológicas na produção cultural e na massificação de uma cultura de “gosto médio”, ou seja, quando esses gostos, práticas e costumes de diferentes classes são produzidos artificialmente para agradar determino público através chamada Indústria Cultural. É essa indústria  (conjunto de empresas ligadas às classes dominantes) é a responsável  por produzir  “cultura”.

 

Mas como produzir artificialmente/industrialmente algo que surge das práticas cotidianas de diferentes classes sociais? Isso acontece pela massificação de saberes e padrões de comportamento que interessam às classes dominantes, para que sejam adotados como referência pelas classes dominadas. É nesse sentido que a propaganda e os meios de comunicação possuem um papel fundamental para difundir e vender os produtos da Indústria Cultural e com isso estimular o consumismo, tema da aula do dia 09 de julho do CMSP. Com essaaula, você aprendeu as diferenças entre Consumo e Consumismo e como estão diretamente ligados à cultura da nossa sociedade, também conhecida como sociedade do consumo. O objetivo a partir da diferenciação desses dois conceitos O consumo de forma geral é entendido como forma de satisfação das nossas necessidades básicas, ou seja, sem consumir determinadas coisas e produtos não vivemos, como por exemplo comida e água. Já o consumismo tem relação mais com a criação de desejos do que com a satisfação de necessidades básicas. Por exemplo, sua existência física não depende da aquisição do ultimo celular da moda, compreende? O objetivo,  a partir dessa diferenciação dos conceitos, é fazer você refletir sobre as suas práticas de consumo (saber distinguir entre “eu preciso” ou “eu quero”?).  É nessa diferenciação que reside o “pulo do gato”. Como essas necessidades secundárias são criadas em nós? As propagandas e os meios de comunicação de massa tem um papel fundamental nesse processo, que aprofundaremos melhor na atividade 14.

 

A aula do dia 16 de julho, por outro lado, esteve voltada para a discussãode como esses produtos e mercadorias são fabricados, ou seja, de forma massificada e sua relação com o consumismo e a felicidade que acreditamos depender dela. Que o consumo faz parte de toda e qualquer sociedade nós sabemos, mas o consumismo foi algo induzido e criado com a formação do capitalismo, ao introjetar necessidades criadas através dos meios de comunicação como Rádio, Televisão e Internet. O consumismo também se tornou parte central das sociedades que vivenciaram a industrialização, logo, não é universal. Outro problema decorrrente do consumismo consiste na sua ligação comas propagandas. Por meio das propgandas passamos a construir também uma falsa noção de felicidade. Por que falsa? Porque ao comprarmos algum produto temos a impressão de que ficamos felizes. Mas quando o produto não é mais novidade, essa sensação passa. Zygmunt Bauman foi um autor que você aprendeu e que tratou melhor dessa discussão e principalmente do paradoxo (contrassenso, algo que parece absurdo, contraditório) presente nele, que é: o ao mesmo tempo em que vende a promessa de satisfação, precisa mostrar ou fazer o consumidor acreditar que está insatisfeito! Ou seja, a pessoa que compra o produto e logo é levada a pensar que o outro produto é melhor e traria mais felicidade. A sociedade do consumo, como ficou cunhado por Bauman, prospera, portanto, enquanto consegue tornar perpétua a não satisfação de seus consumidores, que sempre acreditam que precisam comprar mais e mais coisas.

 

Na aula do dia 23 e 30 de julho serão discutidas a relação entre Juventude, Consumo e Arte. Como o conceito de Juventude aparece ao longo da história até a atualidade, inclusive em documentos oficiais. Discutem também como a  identidade juvenil é formada a partir do consumo, das propagandas e das redes sociais. Como os meios de comunicação exercem forte influência no consumo dos jovens, voltada para além da dimensão da mera satisfação das necessidades. O ato de consumir, para muitos jovens, está ligada a consturção da identidade, em associar compras à boa vida, riqueza, status e felicidade. A “boa” aparência, assume, potanto, um caráter central na formação dessas identidades. A arte também é discutida como um elemento de consumo por parte da juventude e na modelação de suas personalidades.


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