Professora Dra: Ariella
Turmas:2ª C, D e E
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal
de resposta:
ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Sala de Aula
Período
de envio: até 24/09/2020
Período
de envio: 08/09 a 11/09
Plantão
de dúvidas por meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula
2C:
Quinta-feira das 21h20 às21h50
2D:
Sexta feira 20h50 às 21h20
2E:
Quinta-feira das 20h20 às 20h50
Google
Sala de Aula
Tutorial
de acesso aqui anexado
Caso
você tenha seguido todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir
os seguintes códigos:
2C:
47azegf
2D:
wzi7nke
2E: q7egkh6
Material
utilizado
Aula
do Centro de Mídia e box resumo
Tarefa
Assistir a aula do CMSP, consultar o box resumo, e
responder as questões-roteiro da aula
Objetivo
Refletir
sobre as relações sociais da juventude com a sociedade e suas instituições.
Refletir sobre a juventude, o consumo e a arte no processo de forrmação de
identidades.
Habilidades(2.7,
adaptada)
Estabelecer uma reflexão
crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de massa na produção da
identidade juvenil. Desenvolver
a capacidade de reflexão e compreensão de conteúdos e temas trabalhados nas
aulas do CMSP; relacionar elementos do cotidiano a conceitos sociológicos.
Orientações
1)
Assistir asduas
aulas de Sociologia do CMSP
Sobre
Juventude e Consumo, aula do dia 23 de julho
Disponível
em https://www.youtube.com/watch?v=oPnJRNTWA5g
Sobre
Juventude, Consumo e Arte, aula do dia 30 de julho
Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=rMdd7n_dlYM
2)
Responder as seguintes
questões-guia para compreender a aula
a)
Como as professores definem Juventude?
Era um conceito que apareceu ao longo da história?
b)
Em que documentos oficiais o conceito de
juventude aparece?
c)
Como o conceito de Juventude aparece na
Sociologia?
d)
Por que
a aparência assume um caráter fundamental para os Jovens, de acordo com
Giddens?
e)
Quais são os dados apresentados sobre em
que gastam os jovens? Qual conclusão você chega sobre?
f)
Como arte é definida?
g)
A partir dos elementos discutidos na
aula, ocê consume que produz Arte e Cultura?
Observações:
Box-Resumo:
Na
atividade 5, e na aula do CMSP do dia 25 de junho vocês aprenderam um
pouco com a noção de cultura é entendida como desenvolvimento
mental e organizacional das sociedades; como um
todo complexo que inclui os conhecimentos, as crenças religiosas, a
arte, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos que o homem
adquire enquanto membro da sociedade. É também compreendida como um fenômeno
essencialmente humano. Mas por que podemos dizer que é essencialmente humana e que, portanto, nos distingue dos animais?
Porque demanda algumas habilidades, como: 1) somos dotados da capacidade de
criar símbolos e significados; 2) somos dotados da
capacidade de transformamos o meio em que vivemos, ao contrário dos animais,
que apenas alteram seu comportamento
quando há modificações no ambiente que
os obriguem a isso; 3) somos capazes de transmitir a nossa cultura de geração
em geração dentro do grupo, devido a nossa linguagem, ou seja, a nossa
capacidade de falar.
Na aula
do dia 02 de julho você aprendeu sobre a diferença entre cultura de
forma geral e a cultura de massa, que também foi abordada na aula do dia 25.
Distinto dos conceitos de cultura popular (produzida pelas classes populares) e
cultura erudita (produzida pelas elites), a cultura de massa é um
conceito que ao contrário do que ele sugere não é produzido pelas massas
(ou seja, por uma grande quantidade de pessoas), mas para as massas. É
quando práticas, saberes e costumes das diferentes classes são transformados em
mercadoria. Há uma grande influência das
mudanças tecnológicas na produção cultural e na massificação de uma cultura de “gosto médio”, ou seja, quando esses
gostos, práticas e costumes de diferentes classes são produzidos
artificialmente para agradar determino público através chamada Indústria
Cultural. É essa indústria (conjunto
de empresas ligadas às classes dominantes) é a responsável por produzir
“cultura”.
Mas
como produzir artificialmente/industrialmente algo que surge das práticas
cotidianas de diferentes classes sociais? Isso acontece pela massificação de
saberes e padrões de comportamento que interessam às classes dominantes, para
que sejam adotados como referência pelas classes dominadas. É nesse sentido que
a propaganda e os meios de comunicação possuem um papel fundamental para
difundir e vender os produtos da Indústria Cultural e com isso estimular o
consumismo, tema da aula do dia 09 de julho do CMSP. Com essaaula, você aprendeu
as diferenças entre Consumo e Consumismo e como estão diretamente
ligados à cultura da nossa sociedade, também conhecida como sociedade do
consumo. O objetivo a partir da diferenciação desses dois conceitos O consumo
de forma geral é entendido como forma de satisfação das nossas necessidades
básicas, ou seja, sem consumir determinadas coisas e produtos não vivemos, como
por exemplo comida e água. Já o consumismo tem relação mais com a criação de
desejos do que com a satisfação de necessidades básicas. Por exemplo, sua
existência física não depende da aquisição do ultimo celular da moda,
compreende? O objetivo, a partir dessa
diferenciação dos conceitos, é fazer você refletir sobre as suas práticas de
consumo (saber distinguir entre “eu preciso” ou “eu quero”?). É nessa diferenciação que reside o “pulo do
gato”. Como essas necessidades secundárias são criadas em nós? As propagandas e
os meios de comunicação de massa tem um papel fundamental nesse processo, que
aprofundaremos melhor na atividade 14.
A
aula do dia 16 de julho, por outro lado, esteve voltada para a
discussãode como esses produtos e mercadorias são fabricados, ou seja, de forma
massificada e sua relação com o consumismo e a felicidade que acreditamos
depender dela. Que o consumo faz parte de toda e qualquer sociedade nós
sabemos, mas o consumismo foi algo induzido e criado com a formação do
capitalismo, ao introjetar necessidades criadas através dos meios de
comunicação como Rádio, Televisão e Internet. O consumismo também se tornou
parte central das sociedades que vivenciaram a industrialização, logo, não é
universal. Outro problema decorrrente do consumismo consiste na sua ligação
comas propagandas. Por meio das propgandas passamos a construir também uma
falsa noção de felicidade. Por que falsa? Porque ao comprarmos algum produto
temos a impressão de que ficamos felizes. Mas quando o produto não é mais
novidade, essa sensação passa. Zygmunt Bauman foi um autor que você aprendeu e que
tratou melhor dessa discussão e principalmente do paradoxo (contrassenso, algo
que parece absurdo, contraditório) presente nele, que é: o ao mesmo tempo em
que vende a promessa de satisfação, precisa mostrar ou fazer o consumidor
acreditar que está insatisfeito! Ou seja, a pessoa que compra o produto e logo
é levada a pensar que o outro produto é melhor e traria mais felicidade. A
sociedade do consumo, como ficou cunhado por Bauman, prospera, portanto,
enquanto consegue tornar perpétua a não satisfação de seus consumidores, que
sempre acreditam que precisam comprar mais e mais coisas.
Na aula
do dia 23 e 30 de julho serão discutidas a relação entre Juventude, Consumo
e Arte. Como o conceito de Juventude aparece ao longo da história até a
atualidade, inclusive em documentos oficiais. Discutem também como a identidade juvenil é formada a partir do
consumo, das propagandas e das redes sociais. Como os meios de comunicação
exercem forte influência no consumo dos jovens, voltada para além da dimensão
da mera satisfação das necessidades. O ato de consumir, para muitos jovens,
está ligada a consturção da identidade, em associar compras à boa vida,
riqueza, status e felicidade. A “boa” aparência, assume, potanto, um caráter
central na formação dessas identidades. A arte também é discutida como um
elemento de consumo por parte da juventude e na modelação de suas
personalidades.
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