Conteúdo Programático
Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes
Turma: 1º A, B e C do Ensino Médio.
Disciplina: História
Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo para devolutiva: Até 15 dias após a postagem da atividade.
Período da postagem: Semana de 08 a 11/09/2020
Cronograma dos Plantões de dúvidas: Disponibilizado nas observações desta atividade.
Material utilizado:
Para o desenvolvimento desta
atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:
ü
Serão
utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o
aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas materiais
disponibilizadas pelo CMSP (turmas e Classsroom) e pela unidade escolar Blog de
atividades “fique Atento no Boni”, São Paulo Faz Escola, volume 3.
ü
Usaremos
o termo antes da Era Comum (a. E. C.), conforme orienta o Currículo Paulista.
Não Mais faremos o uso do termo antes de Cristo (a. C.), exceto quando
necessário para exemplificar.
Tarefas:
Para essa atividade adotaremos as seguintes
estratégias:
Questões.
1. Qual
a questão social existente em Roma que Tibério Graco denuncia no excerto, que
foi apresentado na aula?
2. Faça
um mapa conceitual da República Romana;
3. Descreva
5 características dos Plebeus e 5 características dos Patrícios;
4. Defina
o que é assembleia da plebe (494 a. E. C.), Lei da 12 Tábuas (450 a. E. C.) e
Lei Canuleia (445 a. E. C);
5. Os
plebeus avançaram em suas conquistas, que resultou em alguns direitos. Explique
o que significava a Lei Licínias-Séxtias (367 a. E. C.), Lei Poetélia Papiria
(326 a. E. C.) e Lei Hortência (286 a. E. C.);
6. Como
aconteceu a Colonização Romana, sobretudo entre os séculos (264 a 146 a. E.
C.)?
7. Quem
eram os irmãos Gracos?
8. Qual
a proposta dos irmãos Gracos para a questão da terra?
9. Quem
profissionalizou o Exército Romano?
10. Quais
os grupos sociais que foram incorporados na pirâmide social romana, no período
estudado?
Para resolução das questões, assista a abaixo
indicada.
Aula da disciplina de história, do dia
02/09/2020. Disponível em: https://youtu.be/liI7Uj-95mM.
Acesso em 03 de set. de 2020.
Orientações:
Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização
das atividades à distância.
● Manter horários fixos;
● Ter ao alcance todos os materiais necessários;
● Separe um tempo para revisões;
● Evitar distrações;
Conteúdo: Política e sociedade na República Romana.
Objetivos: Retomar o processo de formação da República
Romana, apontando as características e as principais questões sociais desse
período em Roma.
Habilidades e competências gerais: Reconhecer a dinâmica de
organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do
contexto histórico.
PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a
informação para suas respostas.
Observações:
Cronograma dos plantões para as primeiras séries do Ensino Médio. O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.
Cronograma Plantão de dúvidas
História das 1ª Séries do Ensino Médio |
||||||
Data/mês |
Dia da Semana |
Etapa/Ano/Série
& Outras clas. |
Horário início |
Horário fim |
Duração |
Componente |
Setembro |
SEG |
1ª série A do EM |
00:08:30 |
00:09:15 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
SEG |
1ª série C do EM |
00:09:35 |
00:10:20 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
SEG |
1ª série B do EM |
00:10:20 |
00:11:05 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
1ª série B do EM |
00:10:20 |
00:11:05 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
1ª série C do EM |
00:11:05 |
00:11:50 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
1ª série A do EM |
00:11:50 |
00:12:35 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário