quinta-feira, 17 de setembro de 2020

ATIVIDADE 14 - 1ª A, B e C - PROFº CLAUDIO

Conteúdo Programático


Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes

Turma: 1º A, B e C do Ensino Médio.

Disciplina: História

Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo para devolutiva: Até 15 dias após a postagem da atividade.

Período da postagem: Semana de 08 a 11/09/2020

Cronograma dos Plantões de dúvidas: Disponibilizado nas observações desta atividade.

 

Material utilizado:


Para o desenvolvimento desta atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:

ü  Serão utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas materiais disponibilizadas pelo CMSP (turmas e Classsroom) e pela unidade escolar Blog de atividades “fique Atento no Boni”, São Paulo Faz Escola, volume 3.

ü  Usaremos o termo antes da Era Comum (a. E. C.), conforme orienta o Currículo Paulista. Não Mais faremos o uso do termo antes de Cristo (a. C.), exceto quando necessário para exemplificar.

 

Tarefas:

Para essa atividade adotaremos as seguintes estratégias:

Questões.

1.       Qual a questão social existente em Roma que Tibério Graco denuncia no excerto, que foi apresentado na aula?

2.       Faça um mapa conceitual da República Romana;

3.       Descreva 5 características dos Plebeus e 5 características dos Patrícios;

4.       Defina o que é assembleia da plebe (494 a. E. C.), Lei da 12 Tábuas (450 a. E. C.) e Lei Canuleia (445 a. E. C);

5.       Os plebeus avançaram em suas conquistas, que resultou em alguns direitos. Explique o que significava a Lei Licínias-Séxtias (367 a. E. C.), Lei Poetélia Papiria (326 a. E. C.) e Lei Hortência (286 a. E. C.);

6.       Como aconteceu a Colonização Romana, sobretudo entre os séculos (264 a 146 a. E. C.)?

7.       Quem eram os irmãos Gracos?

8.       Qual a proposta dos irmãos Gracos para a questão da terra?

9.       Quem profissionalizou o Exército Romano?

10.   Quais os grupos sociais que foram incorporados na pirâmide social romana, no período estudado?

 

Para resolução das questões, assista a abaixo indicada.

Aula da disciplina de história, do dia 02/09/2020. Disponível em: https://youtu.be/liI7Uj-95mM. Acesso em 03 de set. de 2020.

Orientações:

Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à distância.

● Manter horários fixos;

● Ter ao alcance todos os materiais necessários;

● Separe um tempo para revisões;

● Evitar distrações;

Conteúdo: Política e sociedade na República Romana.

Objetivos: Retomar o processo de formação da República Romana, apontando as características e as principais questões sociais desse período em Roma.

Habilidades e competências gerais: Reconhecer a dinâmica de organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico.

PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.

Observações:

Cronograma dos plantões para as primeiras séries do Ensino Médio. O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.

 


Cronograma Plantão de dúvidas História das 1ª Séries do Ensino Médio

Data/mês

Dia da Semana

Etapa/Ano/Série & Outras clas.

Horário início

Horário fim

Duração

Componente

Setembro

SEG

1ª série A do EM

00:08:30

00:09:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

SEG

1ª série C do EM

00:09:35

00:10:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

SEG

1ª série B do EM

00:10:20

00:11:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

1ª série B do EM

00:10:20

00:11:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

1ª série C do EM

00:11:05

00:11:50

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

1ª série A do EM

00:11:50

00:12:35

00:00:45

Plantão de dúvidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário