quinta-feira, 17 de setembro de 2020

ATIVIDADE 13 - 6º A, B, C e D- PROFº CLAUDIO e PROFª MARCIA REGINA

 

Conteúdo Programático


Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes e Márcia Regina Galvão

Turma: 6º A, B, C e D do Ensino Fundamental II.

Disciplina: História

Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br

Canal de resposta para o 6º Ano A: E- Mail:  marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio:  Até 15 dias após a postagem da atividade.

Período de entrega: Poderá ser feita observando os 15 dias.

Período da postagem: Semana de 08/09 a 11/09/2020

Cronograma dos plantões de dúvidas: Nas observações desta atividade.

 

Material utilizado:

Para realizar a atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:

ü  Serão utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas e/ou materiais disponibilizadas pelo CMSP e resumo e atividades anexos nesta atividade. Vídeo sobre o incêndio da Biblioteca de Alexandria entre outros.

Tarefas:

Para a atividade dessa semana, usaremos as seguintes estratégias:

 

ü  Assistir as aulas da disciplina de História, no CMSP, do dia:  02/09/2020 – Império Alexandrino;

ü  Ler o texto a seguir;

ü  Responder as questões abaixo;

ü  Assistir o vídeo do Você Sabia?  Sobre o incêndio da biblioteca de Alexandria;

ü  Nesse texto usaremos o termo antes da Era Comum (a. E. C.) e não mais antes de Cristo (a. C.), conforme orienta o novo Currículo Paulista.

 

Alexandre Magno, O Grande





 Alexandre Magno (ou Alexandre, o Grande), nasceu em 356 (a. E. C.), na Macedônia, ao norte da Grécia, foi príncipe e rei da Macedônia. Conquistou um dos maiores impérios do mundo, com território compreendido da Macedônia até a Índia. Alexandre era filho de Filipe II, na época a Macedônia era um território periférico da Magna Grécia, e Alexandre foi aluno do filósofo Aristóteles assimilando valores da cultura grega. Quando o rei Filipe II foi assassinado em 336 (a. E.C.), Alexandre tornou-se rei dos macedônios e assumiu os postos de chefe da Liga de Corinto (união de várias cidades - estado gregas) comandante do exército macedônio. Em seguida, partiu para a expansão territorial do seu reino, tomando a Ásia Menor, a Pérsia e chegando até as margens do rio Indo na Índia. Enquanto submetia os reinos, fundava cidades com o nome de Alexandria que se tornaram centro de difusão da cultura grega no Oriente. A mais famosa delas, no Egito, abrigou a mais importante biblioteca da Antiguidade. Casou-se três vezes a fim de reforçar as alianças com os reinos do Império Persa. Seu vasto império durou doze anos e terminou com sua morte, ocorrida em 323 (a. E. C.). Apesar disso, o império de Alexandre uniu o mundo ocidental e o oriental, e espalhou os valores gregos de virtude e beleza no território asiático.

 

Cultura Helenística:  elementos gregos acabaram-se fundindo com as culturas locais. Esse processo foi chamado de Helenismo e a cultura grega mesclada a elementos orientais deu origem à Cultura Helenística, numa referência ao nome como os gregos chamavam a si mesmos – Helenos.

 

Administração do império de Alexandre Magno

Para administrar o seu vasto império, Alexandre Magno buscou incorporar elementos da cultura asiática à maneira de governar dos gregos. Na administração, o ouro persa foi absorvido na cunhagem de moedas que circulavam por todo o império. Os caminhos da conquista viraram estradas; e nas diversas Alexandrias que fundou, surgiram centros de cultura e comércio. A maioria dos governantes regionais foi mantida, mas passou a ser supervisionada. Cada grupo de província tinha um responsável pelas finanças, que prestava contas a Babilônia, onde Hárpalo, homem de confiança do imperador, dirigia a economia.

Exército de Alexandre Magno

Alexandre Magno teve um exército poderoso – a falange – formação militar típica da Macedônia, aperfeiçoada por Filipe II. Era composta por várias fileiras laterais de soldados armados com uma lança de cinco a sete metros (sarissa). Os soldados ficavam formados em filas de seis cada uma e somavam nove mil homens. Estes eram distribuídos em seis batalhões formando uma verdadeira parede de lanças. A infantaria era composta por soldados da Liga de Corinto, enquanto a cavalaria era uma das partes mais experientes, pois reunia soldados com várias gerações de lutas. Havia também batalhões de arqueiros e lançadores de azagaias (lanças curtas de arremesso), Além de grupos especiais formados por cartógrafos, engenheiros e científicos que eram capazes de construir máquinas para transpor qualquer outro obstáculo.

Morte de Alexandre Magno

Alexandre Magno morreu em 323 (a. E. C.) com 32 anos, deixando um dos mais vastos impérios conhecidos até então. Como seus filhos ainda eram pequenos, o império de Alexandre acabou dividido entre seus principais generais. Até hoje, os historiadores especulam sobre a causa da sua morte. Alguns pensam que ele teria sido envenenado por um inimigo, enquanto outros sustentam que ele contraiu malária durante a viagem para Babilônia. Logo seu vasto e heterogêneo império se desagregaria. Nos séculos II e I (a. E. C.), os reinos helenísticos aos poucos foram conquistados pelos romanos, que se tornaram sucessores do império criado por Alexandre Magno.

  Após a leitura do texto, responda às seguintes perguntas:

1.               O que você compreendeu por Império Macedônico?

2.               Qual foi o principal triunfo do império macedônico para dominar os territórios? Explique sua resposta.

3.               Quem foi Alexandre Magno, conhecido como Alexandre, o Grande? Quais foram seus feitos?

4.              Explique a cultura Helenística.

5.              Como era a administração do Império Macedônico?

 


Ampliando o conhecimento.

 

 

 

Assista ao vídeo e veja o incêndio na biblioteca de Alexandria em meados de 350 (a. E. C.).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PCSXXb6J75c. Acesso em 03 de set. de 2020.

Alexandre, o Grande, e Aristóteles. Disponível em: https://youtu.be/Dy87fKhZQnE. Acesso em 03 de set. de 2020. 

Alexandre, o Grande, e Ptolomeu. Disponível em: https://youtu.be/bn7j4KD6DVo. Acesso em 03 de set. de 2020.

Alexandre, o Grande, cena do discurso em Gaugamela. Disponivel em: https://youtu.be/yas1w4oNMnc. Acesso em 03 de set. de 2020.          

Orientações:

Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à distância.

● Manter horários fixos.

● Ter ao alcance todos os materiais necessários.

● Separe um tempo para revisões.

● Evitar distrações.

Caros estudantes e responsáveis, a atividade sugerida para a semana, foi elaborada pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos anos, durante a semana (4 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3h semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante entendermos a organização do estudante e da estudante nos estudos diários em sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.

Conteúdo: Alexandre Magno (o Grande) ou Império Alexandrino.

Habilidades e competências gerais: (EF06HI20*) Identificar os legados dos povos da Mesopotâmia e do Mediterrâneo, como do Império Persa no Império Alexandrino, e entender a difusão da cultura helênica pelo mundo

Observações:

Cronograma dos plantões para os sextos anos do Ensino Fundamental II. O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP, tendo em vista, não consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas, continuaremos fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da escola.

Cronograma Plantão de dúvidas História das Turmas dos 6º Anos Fundamental II.

Data/mês

Dia da Semana

Etapa/Ano/Série & Outras clas.

Horário início

Horário fim

Duração

Componente

Setembro

SEG

6º ano B do EF II

00:14:30

00:15:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

SEG

6º ano do EF II

00:15:35

00:16:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

SEG

6º ano do EF II

00:16:20

00:17:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

TER

6º ano B do EF II

00:13:00

00:13:45

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

TER

6º ano C do EF II

00:13:45

00:14:30

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

TER

6º ano D do EF II

00:14:30

00:15:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

TER

6º ano B do EF II

00:15:35

00:16:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

TER

6º ano C do EF II

00:16:20

00:17:05

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

6º ano C do EF II

00:13:00

00:13:45

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

6º ano D do EF II

00:13:45

00:14:30

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

6º ano D do EF II

00:14:30

00:15:15

00:00:45

Plantão de dúvidas

Setembro

QUAR

6º ano B do EF II

00:15:35

00:16:20

00:00:45

Plantão de dúvidas

 

Plantões de dúvidas da disciplina de História, professora Marcia Galvão no sexto ano A.

Setembro

SEG

6º ano A do EF II

00:16:00

00:18:00

00:02:00

Plantão de dúvidas

Setembro

TER

6º ano A do EF II

00:16:00

00:18:00

00:02:00

Plantão de dúvidas

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário