Conteúdo Programático
Professor (a): Claudio
Oliveira Fernandes e Márcia Regina Galvão
Turma: 6º A, B, C e D do Ensino Fundamental II.
Disciplina:
História
Canal
de resposta:
E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Canal de resposta para o 6º Ano A: E- Mail: marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: Até 15 dias após a postagem da atividade.
Período de entrega: Poderá
ser feita observando os 15 dias.
Período da postagem: Semana de 08/09 a 11/09/2020
Cronograma dos plantões de dúvidas: Nas
observações desta atividade.
Material utilizado:
Para
realizar a atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:
ü Serão
utilizados diferentes meios de comunicação, celular e/ou computador, bem como o
aplicativo do centro de mídias e as diversas plataformas e/ou materiais disponibilizadas
pelo CMSP e resumo e atividades anexos nesta atividade. Vídeo sobre o incêndio
da Biblioteca de Alexandria entre outros.
Tarefas:
Para a atividade dessa semana, usaremos as
seguintes estratégias:
ü
Assistir as aulas da disciplina de História,
no CMSP, do dia: 02/09/2020 – Império
Alexandrino;
ü
Ler o texto a seguir;
ü
Responder as questões abaixo;
ü
Assistir o vídeo do Você Sabia? Sobre o incêndio da biblioteca de Alexandria;
ü
Nesse texto usaremos o termo antes da Era
Comum (a. E. C.) e não mais antes de Cristo (a. C.), conforme orienta o novo
Currículo Paulista.
Alexandre Magno, O Grande
Alexandre Magno (ou Alexandre, o
Grande), nasceu em 356 (a. E. C.), na Macedônia, ao norte da Grécia, foi
príncipe e rei da Macedônia. Conquistou um dos maiores impérios do mundo, com
território compreendido da Macedônia até a Índia. Alexandre era filho de Filipe
II, na época a Macedônia era um território periférico da Magna Grécia, e
Alexandre foi aluno do filósofo Aristóteles assimilando valores da cultura
grega. Quando o rei Filipe II foi assassinado em 336 (a. E.C.), Alexandre
tornou-se rei dos macedônios e assumiu os postos de chefe da Liga de Corinto
(união de várias cidades - estado gregas) comandante do exército macedônio. Em
seguida, partiu para a expansão territorial do seu reino, tomando a Ásia Menor,
a Pérsia e chegando até as margens do rio Indo na Índia. Enquanto submetia os
reinos, fundava cidades com o nome de Alexandria que se tornaram centro de
difusão da cultura grega no Oriente. A mais famosa delas, no Egito, abrigou a
mais importante biblioteca da Antiguidade. Casou-se três vezes a fim de
reforçar as alianças com os reinos do Império Persa. Seu vasto império durou
doze anos e terminou com sua morte, ocorrida em 323 (a. E. C.). Apesar disso, o
império de Alexandre uniu o mundo ocidental e o oriental, e espalhou os valores
gregos de virtude e beleza no território asiático.
Cultura
Helenística: elementos gregos acabaram-se
fundindo com as culturas locais. Esse processo foi chamado de Helenismo e
a cultura grega mesclada a elementos orientais deu origem à Cultura Helenística, numa referência ao nome como os
gregos chamavam a si mesmos – Helenos.
Administração
do império de Alexandre Magno
Para
administrar o seu vasto império, Alexandre Magno buscou incorporar elementos da
cultura asiática à maneira de governar dos gregos. Na administração, o ouro
persa foi absorvido na cunhagem de moedas que circulavam por todo o império. Os
caminhos da conquista viraram estradas; e nas diversas Alexandrias que fundou,
surgiram centros de cultura e comércio. A maioria dos governantes regionais foi
mantida, mas passou a ser supervisionada. Cada grupo de província tinha um
responsável pelas finanças, que prestava contas a Babilônia, onde Hárpalo,
homem de confiança do imperador, dirigia a economia.
Exército
de Alexandre Magno
Alexandre
Magno teve um exército poderoso – a falange – formação militar típica da
Macedônia, aperfeiçoada por Filipe II. Era composta por várias fileiras
laterais de soldados armados com uma lança de cinco a sete metros (sarissa). Os
soldados ficavam formados em filas de seis cada uma e somavam nove mil homens.
Estes eram distribuídos em seis batalhões formando uma verdadeira parede de lanças.
A infantaria era composta por soldados da Liga de Corinto, enquanto a cavalaria
era uma das partes mais experientes, pois reunia soldados com várias gerações
de lutas. Havia também batalhões de arqueiros e lançadores de azagaias (lanças
curtas de arremesso), Além de grupos especiais formados por cartógrafos,
engenheiros e científicos que eram capazes de construir máquinas para transpor
qualquer outro obstáculo.
Morte de
Alexandre Magno
Alexandre
Magno morreu em 323 (a. E. C.) com 32 anos, deixando um dos mais vastos
impérios conhecidos até então. Como seus filhos ainda eram pequenos, o império
de Alexandre acabou dividido entre seus principais generais. Até hoje, os
historiadores especulam sobre a causa da sua morte. Alguns pensam que ele teria
sido envenenado por um inimigo, enquanto outros sustentam que ele contraiu
malária durante a viagem para Babilônia. Logo seu vasto e heterogêneo império
se desagregaria. Nos séculos II e I (a. E. C.), os reinos helenísticos aos
poucos foram conquistados pelos romanos, que se tornaram sucessores do império
criado por Alexandre Magno.
Após a leitura do texto, responda às seguintes
perguntas:
1.
O que você compreendeu por Império Macedônico?
2.
Qual foi o principal triunfo do império
macedônico para dominar os territórios? Explique sua resposta.
3.
Quem foi Alexandre Magno, conhecido como
Alexandre, o Grande? Quais foram seus feitos?
4.
Explique
a cultura Helenística.
5.
Como
era a administração do Império Macedônico?
Ampliando o conhecimento.
Assista
ao vídeo e veja o incêndio na biblioteca de Alexandria em meados de 350 (a. E. C.).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PCSXXb6J75c. Acesso em 03 de set. de 2020.
Alexandre,
o Grande, e Aristóteles. Disponível em:
https://youtu.be/Dy87fKhZQnE.
Acesso em 03 de set. de 2020.
Alexandre,
o Grande, e Ptolomeu. Disponível em: https://youtu.be/bn7j4KD6DVo.
Acesso em 03 de set. de 2020.
Alexandre, o Grande, cena do discurso em Gaugamela. Disponivel em: https://youtu.be/yas1w4oNMnc. Acesso em 03 de set. de 2020.
Segue-se algumas sugestões, se for possível,
para ajudar na realização das atividades à distância.
●
Manter horários fixos.
●
Ter ao alcance todos os materiais necessários.
●
Separe um tempo para revisões.
●
Evitar distrações.
Caros estudantes e responsáveis, a atividade sugerida para a semana,
foi elaborada pensando na carga horária da disciplina de História, para os
sextos anos, durante a semana (4 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3h
semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial. Como
estamos em um momento diferente, é importante entendermos a organização do
estudante e da estudante nos estudos diários em sua residência e assim juntos
fazermos a adequação necessárias.
Conteúdo: Alexandre
Magno (o Grande) ou Império Alexandrino.
Habilidades e competências gerais: (EF06HI20*) Identificar os legados dos povos da Mesopotâmia e do Mediterrâneo, como do Império Persa no Império Alexandrino, e entender a difusão da cultura helênica pelo mundo
Observações:
Cronograma dos plantões para os sextos anos do
Ensino Fundamental II. O atendimento terá prioridade pelas plataformas do CMSP,
tendo em vista, não consumo dos dados móveis. Entretanto, não serão as únicas,
continuaremos fazendo uso de outras plataformas como Whats, Facebook e blog da
escola.
Cronograma Plantão de dúvidas
História das Turmas dos 6º Anos Fundamental II. |
||||||
Data/mês |
Dia da Semana |
Etapa/Ano/Série
& Outras clas. |
Horário início |
Horário fim |
Duração |
Componente |
Setembro |
SEG |
6º ano B do EF II |
00:14:30 |
00:15:15 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
SEG |
6º ano do EF II |
00:15:35 |
00:16:20 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
SEG |
6º ano do EF II |
00:16:20 |
00:17:05 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
TER |
6º ano B do EF II |
00:13:00 |
00:13:45 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
TER |
6º ano C do EF II |
00:13:45 |
00:14:30 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
TER |
6º ano D do EF II |
00:14:30 |
00:15:15 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
TER |
6º ano B do EF II |
00:15:35 |
00:16:20 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
TER |
6º ano C do EF II |
00:16:20 |
00:17:05 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
6º ano C do EF II |
00:13:00 |
00:13:45 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
6º ano D do EF II |
00:13:45 |
00:14:30 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
6º ano D do EF II |
00:14:30 |
00:15:15 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
QUAR |
6º ano B do EF II |
00:15:35 |
00:16:20 |
00:00:45 |
Plantão
de dúvidas |
Plantões de dúvidas da disciplina de
História, professora Marcia Galvão no sexto ano A. |
||||||
Setembro |
SEG |
6º ano A do EF II |
00:16:00 |
00:18:00 |
00:02:00 |
Plantão
de dúvidas |
Setembro |
TER |
6º ano A do EF II |
00:16:00 |
00:18:00 |
00:02:00 |
Plantão
de dúvidas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário