quinta-feira, 17 de setembro de 2020

ATIVIDADE 13 - 1ª D - PROFº VINICIUS

 Conteúdo Programático


Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

Turma: 1ºD

Disciplina: História

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 28 de Setembro

Período de envio: 7 á 11 de setembro

            

  Oláaa meus alunos/as queridos/as! Espero que esteja tudo bem com todos vocês, continuaremos a nossa jornada em busca do conhecimento! Na aula de hoje concluiremos os estudos sobre a Grécia antiga, ressaltando a importância de desenvolver as atividades anteriores. No episódio de hoje estudaremos O Período Macedônico e Alexandre o Grande Vamos a atividade 13.

Observações :

- Muito importante desenvolver as atividades anteriores.                        

 - Não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

 - Fazer a leitura das orientações e observações descritas na atividade, para melhor desempenho e organização

de sua tarefa.

 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

- Caso escolha desenvolver a atividade no caderno deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis).

Material utilizado:

- Caderno,caneta(importante ter duas cores diferentes).

-Celular ou notebook(caso tenham).

-Caderno do aluno, livro didático.

-Internet.

 

Bons estudos meus queridos/as.

História – 1ºD


 Imagem: Representação de Alexandre e seu exército / www. incrivelhistoria.com.br/alexandre-o-grande-biografia


Iniciando a conversa: O período Macedônico e o Império de Alexandre

   Enquanto as cidades  gregas estavam envolvidas nas sucessivas guerras, surgia ao norte uma nova potência, a Macedônia. Para os gregos, os macedônios, a quem davam o nome de bárbaros, eram um povo selvagem das montanhas que adquirira um verniz de cultura grega, pouco diferindo das outras populações não helênicas. Seu rei, Filipe II, passara três anos como refém em Tebas, onde aprendera táticas militares gregas, enquanto observava o enfraquecimento dos Estados gregos nas guerras. Erigido ao poder em 359 a.C. , com apenas 23 anos de idade, Filipe II converteu a Macedônia numa potência militar e deu início á conquista da Grécia. Aos poucos, estendeu seu império a todas as cidades-Estado gregas. Em 338 a.C , infligiu contundente derrota aos gregos e, em Queroneia, passou a dominar toda a Grécia. As sociedades gregas adquiriam formas diferentes. Tinha início o período macedônico, também chamado helenístico.

   A história dessa cidade e da “viagem” do modo grego de pensar e viver se confunde com a trajetória dos macedônicos. Após o assassinato de Filipe II da Macedônia, em 336 a.C., subiu ao trono seu filho, Alexandre, cujo professor, o filósofo grego Aristóteles, buscou ensinar-lhe os valores da cultura grega e também os poemas de Homero.

 

 O Império de Alexandre


   O Jovem Alexandre deixou-se influenciar por essas histórias de heróis míticos que lutavam pela glória pessoal e ambicionava conquistar todo o Império Persa. Liderando um exercito de 35 mil homens, em 334 a.C. atravessou a Ásia Menor. Levou nessa expedição, além de soldados, cientistas encarregados de estudar a vida vegetal e animal e de cartografar o terreno. Após conquistar o litoral da Ásia Menor, os exércitos da Macedônia marcharam para a síria e aí derrotaram as forças persas. No Egito, Alexandre foi feito faraó pelos egípcios, liberados do jugo persas por seu exército. Fundou na religião uma nova cidade e deu a ela o nome Alexandria.

  As tropas macedônicas seguiram para a Ásia, atravessando o Afeganistão em direção ao norte da Índia. O anúncio de planos para ingressar no território da Índia provocou forte reação dos comandados. Diante disso, Alexandre ordenou o regresso á Grécia em 324 a.C. Ao vencer todas as batalhas, o exército de Alexandre construiu um império que se estendia desde a Grécia até a fronteira com a Índia. Suas conquistas inauguraram uma nova era,  na medida em que estabeleceram laços entre Ocidente e Oriente. A medida que os gregos adquiriam um conhecimento mais amplo sobre o Oriente Próximo, a mentalidade provinciana da pólis, voltada para seu próprio mundo, cedia lugar a uma perspectiva mais ampla.

  Em 323 a.C., aos 33 anos incompletos, Alexandre morreu vítima de uma fébre ( com diversos olhares sobre a causa, inclusive para muitos envenenamento) . Sua morte assinalou o fim do curto período de unidade política que ele estabelecera. Disputas sucessórias entre seus generais levaram á divisão do Ímpério. Ao final do século IV a.C., o império dividiu-se em três dinástias: os ptolemaicos, no Egito; os selêucidas, na Ásia; e os antigônidas, na Macedônia. A Macedônia - terra natal de Alexandre, continuou a dominar as cidades gregas, que períodicamente tentavam se rebelar.

 

CAMPOS,Flávio e CLARO,Regina. Oficina de História, Edit. LeYa. São Paulo 2013, 1ºEdição

 

Assistir vídeo: Alexandre o grande – Grécia antiga  https://www.youtube.com/watch?v=5FiMJvZUGL4

 

Cultura helenística

   O imenso império conquistado pelo macedônios reunia povos com culturas múltiplas (gregos,egípcios, mesopotâmios, persas, etc.). Isso possibilitou o surgimento de uma nova manifestação cultural: a cultura helenística (ou helenismo), que englobava traços culturais do mundo grego e das diversas culturas orientais. O texto a seguir contém mais informações sobre a expansão da cultura grega.

  As idéias e a civilização gregas se expandiram como nunca a partir das conquistas de Alexandre. O grego se tornou a língua oficial de todo o império e a mais usada como língua cotidiana, principalmente em todas as novas cidades, fundadas em número considerável. Elas eram, no entanto, muito diferente das velhas cidades gregas porque eram muitos maiores. Alexandria, no Egito, e Antioquia, na Ásia Menor, teriam, aproximadamente, 200 mil habitantes.

  Suas construções obedeciam á tradição grega. Possuiam teatros, ginásios, centros para jogos e festivais muito semelhantes aos do passado. A tradição grega também aparecia no estilo artístico.

Talvez a mais conhecida de todas as estátuas gregas seja a de Afrodite, encontrada na ilha de Milo, atualmente no Louvre, em Páris ( A Vênus de Milo). A medida que o estilo e a moda gregas se espalharam, aconteceu o mesmo com a cultura grega. Logo a literatura grega recebia contribuições de escritores das novas cidades.

Roberts,J M. O livro de ouro da história do mundo. 9.ed. Rio de Janeiro: Ediouro,2001.p. 212-213.

 

Agora que assisistiu o vídeo e leu o texto responda:

1 - Quem era os macedônios ?

2 - Erigido ao poder em 359 a.C. , com apenas 23 anos de idade, Filipe II converteu a Macedônia numa potência militar e deu início á conquista da Grécia. Qual o fator crucial para a conquista da Grécia por Filipe II?

3 - Porque Alexandre o Grande é considerado tão importante para a História?

4 – Explique o significado da cultura helenística?

5 - As idéias e a civilização gregas se expandiram como nunca a partir das conquistas de Alexandre. Quais eram essas idéias?

Orientações:

Estrutura do trabalho

- Nome do Professor

- Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.

- importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.

Observações:

- Caso faça no caderno, deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis)

- Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.

-Acompanhar  as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

-O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

-Utilizar ,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor  e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.

 

Objetivo do trabalho:

Habilidades

- Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

- Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.

- Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou  ambientais ao longo da história.

- Identificar a historicidade das interpretações  históricas

Competências

- Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

- Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

- Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário