Conteúdo Programático
Professor (a): Marcos Vinicius Santos
Brasileiro Almeida
Turma: 1ºD
Disciplina: História
Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 28 de Setembro
Período de envio: 7 á 11
de setembro
Oláaa meus alunos/as queridos/as!
Espero que esteja tudo bem com todos vocês, continuaremos a nossa jornada em
busca do conhecimento! Na aula de hoje concluiremos os estudos sobre a Grécia
antiga, ressaltando a importância de desenvolver as atividades anteriores. No
episódio de hoje estudaremos O Período Macedônico e Alexandre o Grande Vamos a atividade 13.
Observações :
-
Muito importante desenvolver as atividades anteriores.
- Não se esquecer de colocar o nome completo e
turma a qual pertence.
- Fazer a leitura
das orientações e observações descritas na atividade, para melhor desempenho e
organização
de sua tarefa.
-
Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das
atividades.
- Caso escolha
desenvolver a atividade no caderno deve ser utilizada canetas de cores
diferentes( Não utilizar lápis).
Material utilizado:
- Caderno,caneta(importante
ter duas cores diferentes).
-Celular
ou notebook(caso tenham).
-Caderno
do aluno, livro didático.
-Internet.
Bons estudos meus queridos/as.
História – 1ºD
Imagem:
Representação de Alexandre e seu exército / www. incrivelhistoria.com.br/alexandre-o-grande-biografia
Iniciando
a conversa: O período
Macedônico e o Império de Alexandre
Enquanto as cidades gregas estavam envolvidas nas sucessivas
guerras, surgia ao norte uma nova potência, a Macedônia. Para os gregos, os
macedônios, a quem davam o nome de bárbaros, eram um povo selvagem das
montanhas que adquirira um verniz de cultura grega, pouco diferindo das outras
populações não helênicas. Seu rei, Filipe II, passara três anos como refém em
Tebas, onde aprendera táticas militares gregas, enquanto observava o
enfraquecimento dos Estados gregos nas guerras. Erigido ao poder em 359 a.C. ,
com apenas 23 anos de idade, Filipe II converteu a Macedônia numa potência
militar e deu início á conquista da Grécia. Aos poucos, estendeu seu império a
todas as cidades-Estado gregas. Em 338 a.C , infligiu contundente derrota aos
gregos e, em Queroneia, passou a dominar toda a Grécia. As sociedades gregas
adquiriam formas diferentes. Tinha início o período macedônico, também chamado helenístico.
A história dessa cidade e da “viagem” do modo grego de pensar e viver se confunde com a trajetória dos macedônicos. Após o assassinato de Filipe II da Macedônia, em 336 a.C., subiu ao trono seu filho, Alexandre, cujo professor, o filósofo grego Aristóteles, buscou ensinar-lhe os valores da cultura grega e também os poemas de Homero.
O Império de Alexandre
O
Jovem Alexandre deixou-se influenciar por essas histórias de heróis míticos que
lutavam pela glória pessoal e ambicionava conquistar todo o Império Persa.
Liderando um exercito de 35 mil homens, em 334 a.C. atravessou a Ásia Menor.
Levou nessa expedição, além de soldados, cientistas encarregados de estudar a
vida vegetal e animal e de cartografar o terreno. Após conquistar o litoral da
Ásia Menor, os exércitos da Macedônia marcharam para a síria e aí derrotaram as
forças persas. No Egito, Alexandre foi feito faraó pelos egípcios, liberados do
jugo persas por seu exército. Fundou na religião uma nova cidade e deu a ela o
nome Alexandria.
As tropas macedônicas seguiram para a Ásia,
atravessando o Afeganistão em direção ao norte da Índia. O anúncio de planos
para ingressar no território da Índia provocou forte reação dos comandados.
Diante disso, Alexandre ordenou o regresso á Grécia em 324 a.C. Ao vencer todas as batalhas, o exército de Alexandre
construiu um império que se estendia desde a Grécia até a fronteira com a
Índia. Suas conquistas inauguraram uma nova era, na medida em que estabeleceram laços entre
Ocidente e Oriente. A medida que os gregos adquiriam um conhecimento mais amplo
sobre o Oriente Próximo, a mentalidade provinciana da pólis, voltada para seu próprio
mundo, cedia lugar a uma perspectiva mais ampla.
Em 323 a.C., aos 33
anos incompletos, Alexandre morreu vítima de uma fébre ( com diversos olhares
sobre a causa, inclusive para muitos envenenamento) . Sua morte assinalou o fim
do curto período de unidade política que ele estabelecera. Disputas sucessórias
entre seus generais levaram á divisão do Ímpério. Ao final do século IV a.C., o
império dividiu-se em três dinástias: os ptolemaicos, no Egito; os selêucidas,
na Ásia; e os antigônidas, na Macedônia. A Macedônia - terra natal de
Alexandre, continuou a dominar as cidades gregas, que períodicamente tentavam
se rebelar.
CAMPOS,Flávio e CLARO,Regina. Oficina de História, Edit.
LeYa. São Paulo 2013, 1ºEdição
Assistir vídeo: Alexandre o
grande – Grécia antiga https://www.youtube.com/watch?v=5FiMJvZUGL4
Cultura
helenística
O
imenso império conquistado pelo macedônios reunia povos com culturas múltiplas
(gregos,egípcios, mesopotâmios, persas, etc.). Isso possibilitou o surgimento
de uma nova manifestação cultural: a cultura
helenística (ou helenismo), que
englobava traços culturais do mundo grego e das diversas culturas orientais. O
texto a seguir contém mais informações sobre a expansão da cultura grega.
As
idéias e a civilização gregas se expandiram como nunca a partir das conquistas
de Alexandre. O grego se tornou a língua oficial de todo o império e a mais
usada como língua cotidiana, principalmente em todas as novas cidades, fundadas
em número considerável. Elas eram, no entanto, muito diferente das velhas
cidades gregas porque eram muitos maiores. Alexandria, no Egito, e Antioquia,
na Ásia Menor, teriam, aproximadamente, 200 mil habitantes.
Suas
construções obedeciam á tradição grega. Possuiam teatros, ginásios, centros
para jogos e festivais muito semelhantes aos do passado. A tradição grega
também aparecia no estilo artístico.
Talvez a mais conhecida de todas as estátuas
gregas seja a de Afrodite, encontrada na ilha de Milo, atualmente no Louvre, em
Páris ( A Vênus de Milo). A medida que o estilo e a moda gregas se espalharam,
aconteceu o mesmo com a cultura grega. Logo a literatura grega recebia
contribuições de escritores das novas cidades.
Roberts,J
M. O livro de ouro da história do mundo. 9.ed. Rio de Janeiro: Ediouro,2001.p.
212-213.
Agora que assisistiu o vídeo e leu o
texto responda:
1 - Quem era os macedônios ?
2 - Erigido ao
poder em 359 a.C. , com apenas 23 anos de idade, Filipe II converteu a
Macedônia numa potência militar e deu início á conquista da Grécia. Qual o
fator crucial para a conquista da Grécia por Filipe II?
3 - Porque Alexandre o Grande é considerado tão importante
para a História?
4 – Explique o significado da cultura helenística?
5 - As idéias e a civilização gregas se
expandiram como nunca a partir das conquistas de Alexandre. Quais eram essas
idéias?
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e
disciplina.
- Leia o texto e desenvolva a tarefa
com calma.
- importante organizar um lugar
tranqüilo para seus estudos.
Observações:
- Caso faça no caderno, deve ser utilizada canetas de cores diferentes(
Não utilizar lápis)
- Fazer a leitura com calma do
conteúdo pesquisado.
-Acompanhar as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento
pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter
melhor rendimento nos estudos.
-O trabalho sugerido foi pensando no
tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva
com calma sua tarefa.
-Utilizar ,livro didático,caderno do
aluno e sites da internet para a pesquisa.
- As orientações estão bem detalhadas,
mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do
Professor e blog da unidade
escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é
uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá
novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com
os avisos e novidades do aplicativo Centro
de Midias SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo do trabalho:
Habilidades
-
Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
- Identificar os significados histórico-geográficos
das relações de poder entre as nações.
- Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais,
políticos, econômicos ou ambientais ao
longo da história.
- Identificar a historicidade das interpretações históricas
Competências
-
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações
socioeconômicas e culturais de poder.
-
Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas
e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos
sociais.
- Compreender a sociedade e a
natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos
históricos e geográficos.
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