quinta-feira, 17 de setembro de 2020

ATIVIDADE 14 - 3ª B e C - PROFª ARIELLA

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Professora Dra Ariella

Turma: 3B/3C

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou Google Sala de Aula

Prazo de envio: até dia 02/10/2020

Período de envio: 08/09 a 11/09

 

Plantão de Dúvidas por meio do e-mail institucional, do Chat do CMSP e do Google Sala de Aula

3B  segunda-feira das 22h00 às 22h30 e sexta-feira das 21h00 às 21h30 

3C segunda-feira das 20h30 às 20h30 e quinta-feira das 21h00 às 21h30

 

Google Sala de Aula

 

Tutorial acesso ao Google Sala de Aula aqui anexado

Caso não apareça a sua turma mesmo depois de seguido todos os passos do tutorial, ingressar com o código da sua turma:

3B: 5gbzqz6

3C: fxftopf

 

Material utilizado:

Aula do Centro de Mídia São Paulo (CMSP) e box-resumo

 

Tarefa

Assistir as aulas de Sociologia do CMSP e responder as questões.

 

Objetivo

Aprofundar a discussão sobre movimentos sociais, em especial o feminista ao conhecer os direitos das mulheres na atualidade, trabalhando com gráficos e mapas as desigualdades de gênero.


Habilidade

Estabelecer uma reflexão sobre o significado e a importância do movimento feminista na lulta pelos direitos das mulheres.  

 

Orientações

 

1)      Assistir a aula de Sociologia do Centro de Mídia de São Paulo

 

Sobre Direitos das Mulheres na atualidade, aula do dia 30 de julho (aprofundamento da aula do dia 23):

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8I9_f0_Cico

 

2)      Depois de assistir a aula, consultar o box-resumo, responder as seguintes questões:

 

a)      Como as professoras definem a violência contra as mulheres e feminícidio? Quais são as categorias apresentadas sobre violência e a partir delas que conclusão você chega?

b)      O que é Interseccionalidade?

c)       As professoras citam dados em torno da composição brasileira. Qual é ela? As mulheres são maioria ou minoria?

d)      A partir do dado anterior, que conclusão você chega sobre  o acesso a educação, salário e tempo gasto com afazeres domésticos entre: homens e mulheres e entre brancos e negros?

 

Observações

 

Atenção, são duas atividades: 1) depois de assistir a aula; 2) responder as questões. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 14, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula (tutorial aqui anexado) para entrega de atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de Mídia SP.  Dúvidas? Escrevam no e-mail.

 

 

Box-resumo

 

Na aula do dia 25 de junho foram discutas as revoltas/movimentos populares do século XIX e início do XX por direitos (terra, melhores condições sociais, à educação, à saúde).  Já na aula do dia 02 de julho vocês puderam perceber como as demandas de movimentos abordados na aula do dia 25 de junho foram incorporadas nas leis, ou seja, como o Estado acolheu essas reivindicações e as materializou na forma de normas, como na Constituição de 1988. A participação política, que não é apenas partidária e nem se resumo ao voto, possibilitou essa incorporação de demandas e desejos da população de forma geral, como os direitos do trabalho que vieram através dos Sindicatos e do movimento dos trabalhadores.

 

Na aula do dia 09 de julho (e eu complemento aqui ) como mencionado, você aprendeu sobre dois movimentos importantes e considerados tradicionais (ou de vanguarda), que são os movimentos operários e sindicais (ver atividade anterior para mais detalhes).

 

Já na aula do dia 16 de julho, você aprendeu sobre movimentos que reivindicam direito de acesso à terra, no meio rural, e de acesso à moradia no meu urbano.  Os movimentos sociais do campo são aqueles que envolvem o campesinato, isto é, os trabalhadores rurais. Entre as suas principais bandeiras de luta estão a reforma agrária, a melhoria das condições de trabalho e o combate ao processo de substituição do homem pela máquina no meio agropecuário. Apesar de haver as mais variadas siglas, e você aprendeu as mais variadas formas de movimento social do campo na aula, os movimentos sociais do campo constituíram-se, historicamente, a partir de duas principais frentes: as Ligas Camponesas, entre as décadas de 1940 e 1960, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criado na década de 1980.  os movimentos sociais urbanos são movimentos que se organizam em torno de trabalhadores urbanos a partir do local em que vivem, como os bairros periféricos, e desejam acesso a moradia e melhores condições de vida na cidade. Apesar de você ter conhecido inúmeros movimentos sociais urbanos, hoje o movimento de trabalhadores sem-teto (MTST) é um dos principais expoentes na luta por moradia e por uma Reforma Urbana popular e classista

 

Na aula do dia 23 de julho você  aprendeu um outro movimento importante para a conquista de direitos, no caso, o movimento feminista. Aqui levou-se em consideração a luta das mulheres por direitos considerados básicos (como educação e trabalho) e pela conquista de equidade (mesmo trabalho e mesmo trabalho, por exemplo) entre homens e mulheres. Aqui eu acrescento que o Movimento feminista (de mulheres) surgiu no final do século XIX no Estados Unidos por mulheres que pediam o direito de voto, de estudar e poder trabalhar (movimenot sufragista). Nos anos 1960 (maio de 1968) envolve principalmente a Europa, surge uma segunda onda do movimento com as mulheres discutindo e questionando pela primeira vez as  relações de poder entre homens e mulheres (ou seja, da dominação dos homens sobre as mulheres), questões de sexualidade, liberdade sexual e reprodução. O feminismo aparece como um movimento libertário, que não quer só espaço para a mulher – no trabalho, na vida pública, na educação –, mas pela luta por novas formas de relacionamento entre homens e mulheres, para que as mulheres tenham liberdade e autonomia para decidir sobre suas vidas (trabalho, educação) e seus corpos (sexualidade e reprodução – se toda a mulher, precisa, por exemplo, ser mãe).  Essas questões ficarão melhor compreendidas quando formos discutir o movimento LGBTe gênero. 

 

Na aula do dia 30 de julho você aprenderá  sobre os direitos das mulheres na atualidade. Na prática você perceberá, através de dados, como as desigualdades entre homens e mulheres se manifestam e, inclusive, entre brancos e negros (homens brancos, homens negros, mulheres brancas e mulheres negras) em termos de rendimentos diferentes, diferentes condições de trabalho, e, inclusive, na violência doméstica.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário