CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Atividade II
do terceiro bimestre
Professora: Solange Cabral de
Deus
Turma: 2 º s B, C, D, E do
Ensino Médio
Disciplina: Arte
Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br; solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Prazo de envio: Duas semanas
após a postagem
Período de envio: 21/09 A 25/09/2020
Código de acesso ao Classroom:
https://classroom.google.com/h:
Turma do 2º ano B: gdbhdau
Turma do 2º ano C: tfgz67b
Turma do 2º ano D: kspqoes
Turma do 2º ano E: jwbzy4c
+contato:
https://www.facebook.com/groups/370814286391847/
Tempo previsto à realização: 4h.
Habilidades:
Analisar
a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação
e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da
dança. Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas
pessoais ou de processos colaborativos. Pesquisar festivais e salões como
formas de mostrar a produção. artística. • Analisar processos já realizados nos
bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou
colaborativos. BNCC: 3, 4, 7, 8, 9, 10. SAEB: D4, D5, D15, D20.
Objetos de conhecimentos: O
festival e o salão como modo de mostrar a produção.
A dança e suas modalidades. A
construção de jingles. Improvisação
teatral.
Objetivos: Experimentar
ações e estudos de conceitos experimentados do campo artístico.
Tema: Arte
de produção
Tarefas são
três com atividades a serem executadas em cada uma delas
Material: Escolar do aluno, livros para pesquisas,
recursos para gravação e compartilhamento social.
Tarefa 1 Dança:
Sondagem
Você gosta de dançar?
Quais os estilos de dança que
você conhece? Comente sobre eles
Quais os estilos de dança você
mais gosta? Por qual motivo?
Você tem algum preconceito ou
conhece alguém que tem preconceito sobre dança? Será que todos tem informações
sobre contextos de danças?
Apreciação
https://www.youtube.com/watch?v=lq_ttTx5ubk
Atividade A
1.Pesquise quais tipos de
dança e preconceitos existentes no ato de dançar que estão perdendo espaço no
cenário atual.
2 Escolha um tipo de dança qualquer,
estude mais sobre ele e o apresente junto com todo o seu contexto estudado.
Sugestões de estilos
de danças:
Dança de roda |
... algumas das
danças consideradas como as mais sensuais:
|
Superprof
Agora sobre Filmes:Google.
Ginger e Fred, que
aborda o universo da televisão e traz como personagens um par de bailarinos.
Direção: Frederico Fellini, Ano: 1986. País: Itália
Billy Elliot -
(Billy Elliot). Direção: Stephen Daldry. Inglaterra, 2000. 110 min. 12 anos. A
história de um menino inglês que troca as aulas de boxe pela carreira de
dançarino.
Bodas de sangue -
(Bodas de sangre). Direção: Carlos Saura. Espanha, 1981. 72 min. 14 anos.
Companhia espanhola de dança flamenca. O filme contempla desde exercícios de
preparação corporal até o desenvolvimento do espetáculo, que mostra a trágica
cena de um casamento, baseada na história de Federico García Lorca (1898-1936).
Dança comigo? -
(Shall we dance?). Direção: Peter Chelson. EUA, 2004. 106 min. Livre. Homem que
vivia bem com sua família procura um hobby e encontra na dança de salão um novo
e prazeroso desafio. Ela dança, eu danço - (Step up). Direção: Anne Fletcher.
EUA, 2006. 104 min. 12 anos. Tyler é um jovem delinquente que conhece Nora, uma
menina que estuda dança na escola em que ele é obrigado a prestar serviços. Ao
decidir aceitar o convite dela para ser seu novo parceiro, Tyler acaba abrindo
espaço não só para a dança, mas também para o amor.
Fale com ela -
(Hable con ella). Direção: Pedro Almodóvar. Espanha, 2002. 112 min. 14 anos.
Duas mulheres: uma é bailarina, a outra é toureira. Ambas, apaixonadas por suas
respectivas profissões, sofrem acidentes físicos que vão modificar radicalmente
suas vidas.
Momento de decisão -
(The turning point). Direção: Herbert Ross. EUA, 1977. 119 min. 12 anos. Deede
e Emma se conheceram quando dançavam ballet, mas uma gravidez separou os
caminhos das duas amigas: Deede abandonou a promissora carreira na dança para
se casar e ser mãe, enquanto Emma acabou se tornando uma famosa bailarina. O
encontro entre elas, após anos de separação, traz de volta a amizade, mas
também disputas e rancores.
Vem dançar - (Take the lead). Direção:
Liz Friedlander. EUA, 2006. 108 min. 12 anos. Professor de dança de salão
resolve trabalhar como voluntário em uma escola. Lá, conhece um grupo de
estudantes “desajustados”, que não se mostram muito felizes quando descobrem
que passarão as “horas de detenção” aprendendo a dançar. Aos poucos, a
dedicação do professor acaba ajudando os jovens a fazer mais do que passos 25
de dança
Nos
filmes, homens, mulheres e crianças dançam naturalmente, demonstrando que a
dança não está associada a um só tipo de pessoa, faixa etária ou cultura. A
dança é uma atividade muito democrática e todos são bem-vindos para participar
e contribuir.
Discussão e reflexão sobre os
filmes com temáticas da dança e a possibilidade de se montar uma Mostra de
Filmes de Dança na Escola.
Responda:
1. Você
já assistiu a todos esses filmes? Aos quais você gostaria de assistir?
2. Como
imagina que pode ser organizada uma Mostra de Filmes de Dança?
3. Como
seria feita a curadoria da Mostra, ou seja, a escolha de filmes que estariam
participando dessa Mostra?
4. Após a
exibição, seria possível promover um debate? Quem poderia participar?
5. De que modo seria feita a divulgação?
Atividade B
1.Escolha a coreografia de um
dos filmes listados anteriormente, execute a, registre e a compartilhe.
Sugestão de produções: LA
PETITE SIRENE Low Cost (Alex Ramirès). https://www.youtube.com/channel/UCp_CBY2rEWs_CPI3HaC6tbg.
STORY Low Cost (Alex Ramires
Ft Guillaume Beaujolais) https://www.youtube.com/watch?v=GuRvgVEprKs.
2. Como foi a sua realização e
o que aprendeu sobre a dança e suas modalidades representadas na linguagem
cinematográfica?..........................................................................
Tarefa 2 Música
Sondagem
1. O que você sabe a respeito
de diversos usos sociais e comerciais de uma música?............................................................................................................
2. Como você definiria um
jingle? De quais você se recorda?........................
3. Qual a diferença entre um
jingle e peças publicitárias com música e locução?
4. Já produziu algum jingle
para algum produto?...................................
5. De que maneira podemos
identificar a diferença entre jingle e paródia? ..........................
6. O que mudou na produção,
execução e apreciação de música com o uso da tecnologia, mídias digitais e
redes sociais?...........................................................................................................................
Apreciação:
https://www.youtube.com/watch?v=fPdwqPJ0A2E
Museu Virtual Memória da
Propaganda, - Aborda o contexto de produção de peças publicitárias publicadas.
Pode-se, também, selecionar peças de marcas que ainda existem. fazendo uma
análise histórica da evolução do discurso publicitário construído. https://www.memoriadapropaganda.org.br
Atividade C
1. Crie
um produto inédito, diferente, inusitado, único, útil. Desenhe e pinte o seu
produto.
2. Nomeie
o seu produto com um nome que não existe, inédito.
3. Escreva
sobre o seu produto, sobre o que ele pode oferecer...
4. Crie
uma frase que resume as qualidades de seu produto incluindo o nome dele e
musicalize a produzindo um jingle com ela e a compartilhe fazendo uma
propaganda de seu produto.
5. Crie
uma paródia. Sugestão de tema: Volta as aulas na escola e a compartilhe.
Obs: Pode fazer propaganda de
algo que você possui como comércio. (Com direitos autorais)
Exemplo: (Fonte:
MicroClimate/Divulgação)
Tarefa 3 - Teatro
A
improvisação, no teatro, acaba por tornar a ação expressiva e corporal mais
espontânea, levando o ator/atriz a pensar numa criação em pouco tempo,
exercitando sua criatividade e sintonia em contracenar com seus colegas de cena
e com a plateia. atualmente, muitos grupos de teatro utilizam a improvisação
como forma de criação dos seus espetáculos, incluindo a participação do
público.
Sondagem
o que você sabe sobre
improviso na linguagem teatral?
Apreciação: Improvisão
teatral
Improvável -Jogo abecedário:
https://www.youtube.com/watch?v=Ft5dsfatoUw
Jogando no Quintal - Jogo de
Improvisação de Palhaços: https://www.youtube.com/watch?v=GJLurF900WU
Jogando no Quintal - Jogo das
frases:
https://www.youtube.com/watch?v=AowSrNIt9TI
Atividade D
Pesquise sobre a Commedia
d’arte, escolha um personagem da peça e escreva sobre a sua atuação.
Responda:
O que a Commedia d’arte tem em
comum e de diferente do programa Chaves apresentado na TV?
Atividade E
Realização de um pequeno
festival de improvisação
Há possibilidade de realização
de um pequeno festival de improvisação e, se este for o caminho escolhido, o
direcionamento será para a criação de um regulamento, focalizando os seguintes
aspectos:
● Composição das equipes: Cada
apresentação consistirá no confronto de duas equipes compostas de quantos
jogadores-improvisadores?
● Duração da apresentação: É
interessante que a duração seja curta (por exemplo, 7 minutos).
● Sinal e cronometragem: Qual
será o sinal que vai anunciar o começo e o final da improvisação? Um apito, por
exemplo? Quem ficará responsável pelo sinal e pela cronometragem?
● Desenvolvimento de cada
improvisação: Quais serão os temas da improvisação? Lembre-se de manter a
estrutura do sistema de jogos teatrais de Viola Spolin: onde, quem é o quê?
Outros temas mais pontuais, serão sorteados ou sugeridos pela plateia?
● Concentração: Para os
atores-jogadores, qual será o tempo de concentração e combinação para estarem
de acordo e entrarem na área de jogo?
● Marcação de pontos: Ao final
das improvisações, como os espectadores votarão naquela de que mais gostaram?
Mostrando seu cartão de voto com a cor da equipe de sua escolha? Qual a cor dos
cartões?
● Inscrição no festival: Como
será a inscrição prévia das equipes? O festival envolverá os estudantes de uma
sala de aula ou todos os que queiram participar?
● Equipe inscrita: Cada equipe
terá um nome (nome do time, um hino ou grito de guerra) ou qualquer coisa que a
personalize? Terá um uniforme do time, que poderá ser uma cor ou uma camiseta
com o nome da equipe? Cada participante poderá participar em um só time ou em
mais de um? ● Local, dia e horário do festival: Qual o melhor lugar na escola
para realizar o festival? Qual o melhor dia e horário para a realização do
festival de improvisação?
● Comissão organizadora: Quais
estudantes vão compor a comissão responsável pela organização do festival de
improvisação?
Orientações
Os
salões de arte ou artesanato são um dos principais meio
de mostrar uma determinada produção regional
de uma localidade. Muitas vezes também esses salões transforma-se em atrativos turísticos,
gerando diversos empregos e renda para o a população local.
Jingle: é uma
mensagem publicitária musicada composta para ajudar a vender um produto que
consiste em um refrão simples e de curta duração, próprio para ser lembrado e
cantarolado com facilidade. Existe uma diferença entre o jingle e a paródia.
Algumas de suas características são:
● facilidade de memorização; ●
texto enxuto contendo as principais informações do produto; ● texto em forma de
poesia ou verso.
Paródia: pode
ser uma peça ou fragmento que transforma ironicamente um texto preexistente,
zombando dele por toda espécie de efeito cômico. É aparentada à sátira e
apresenta uma meta discurso crítico sobre o texto original.
Peça
publicitária: é um gênero textual que se utiliza de um
conjunto de meios para levar ao consumidor um produto, serviço ou ideia. Por
meio de outdoor, busdoor, mobiliário urbano etc., é uma forma paga de promoção
de ideias, bens e serviços por um patrocinador direcionado a uma audiência alvo
por meio popular". A publicidade ajuda a identificar o significado e o
papel dos produtos, fornecendo informação sobre marcas, companhias e
organizações e é uma ferramenta muito importante da publicidade.
Commedia
dell’arte – É um gênero de teatro que surgiu na Itália no século XVI
e percorreu toda a Europa até o século XVIII. É fundamentalmente a arte do ator
e de sua relação com a construção de cena, tendo por principais características
a improvisação e o uso da meia-máscara expressiva. Esse tipo de teatro, até
hoje, orienta princípios básicos da criação cênica e possibilita ao ator a
experimentação de uma linguagem codificada para a construção do acontecimento
teatral. Antigamente, era denominada commedia all improviso. A partir do século
XVI, caracterizou-se pela criação coletiva dos atores, que elaboravam um
espetáculo a partir da improvisação gestual ou verbal com base em um roteiro,
sempre muito sumário, com indicação de entradas e saídas dos atores e grandes
articulações da história.
Jogos
Teatrais - Base para a composição do repertório dos atores que se
dedicam ao improviso, por isso é importante que os participantes estejam
atentos o tempo todo, quando estão como jogadores de palco e, também, quando
são jogadores de plateia.
Improvisação
no teatro - Teoricamente, é um modo de criação realizado sem
preparação prévia, mas estruturado sobre regras, que coloca o ator em estado de
alerta para agir diante das mais variadas situações. A improvisação estimula o
desenvolvimento criativo do ator, de sua espontaneidade, flexibilidade e
imaginação dramática. Outro modo é a improvisação como espetáculo. Nesse
sentido, improvisar significa que os atores se colocam diante do público para
improvisar uma criação cênica, que não foi previamente ensaiada. O público percebe
isso imediatamente e se surpreende ao descobrir que é parte integrante do
evento teatral, já que o espetáculo está sendo criado naquele momento ante a
presença dos espectadores, ou mesmo porque, muitas vezes, a base da
improvisação surge de sugestões da plateia.
Teatro-esporte
ou match de improvisação – Keith Johnstone foi o responsável por
compilar e implementar essa técnica, em meados dos anos 1950, enquanto
trabalhava no Royal Court Theatre, em Londres, na Inglaterra. Por meio de
técnicas de improvisação teatral, associadas a elementos esportivos para o
teatro, elaborou uma nova forma de expressão em que a plateia determinava os
rumos do espetáculo, assumindo-se parte central da apresentação. Essa nova
técnica possibilitou ações inéditas para o trabalho do ator e do não ator. O
improvisador, por meio do teatro-esporte, explora seus limites criativos
inconscientes e a agilidade criativa das próprias estruturas básicas da
dramaturgia clássica, além de exercitar as habilidades de trabalho em equipe. A
Liga Profissional de Improvisação (LPI), sediada no Canadá, organiza
campeonatos regionais, nacionais e internacionais, reunindo milhares de
praticantes. O teatro-esporte, no Brasil, começou em meados de 2000. Entre os
principais grupos de improvisação brasileiros estão ZE – Zenas Emprovisadas e
Teatro do Nada, ambos do Rio de Janeiro, e jogando no Quintal, de São Paulo
Psicodrama é
uma psicoterapia em grupo em que a representação dramática improvisada é usada
como núcleo de abordagem e exploração da psique humana e seus vínculos
emocionais, visando à catarse e ao desenvolvimento da espontaneidade do
indivíduo.
Observações: Registros
das atividades no caderno ou pasta / portfólio digital...
Registrar o que aprendeu em
cada tarefa.
COMO ELABORAR UM PORTFÓLIO
ARTÍSTICO. https://belas.art.br/como-elaborar-um-portifolio-artistico
10 modelos de portfólio. https://www.fabiolobo.com.br/10-modelos-de-portfolio.html#Crie_um_portfolio.
Fontes:
EFAP
Web
https://febrap.org.br/
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