sexta-feira, 25 de setembro de 2020

ATIVIDADE 15 - 2ª B, C, D e E - PROFª SOLANGE

                                                           CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  

Atividade II do terceiro bimestre

                                                                                          

Professora: Solange Cabral de Deus

Turma: 2 º s B, C, D, E do Ensino Médio

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br

Prazo de envio: Duas semanas após a postagem

Período de envio: 21/09 A 25/09/2020


Código de acesso ao Classroom: https://classroom.google.com/h:

Turma do 2º ano B: gdbhdau

Turma do 2º ano C: tfgz67b

Turma do 2º ano D: kspqoes

Turma do 2º ano E: jwbzy4c

+contato: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/

Tempo previsto à realização: 4h.

Habilidades: Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança. Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou de processos colaborativos. Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção. artística. • Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos. BNCC: 3, 4, 7, 8, 9, 10. SAEB: D4, D5, D15, D20.

Objetos de conhecimentos: O festival e o salão como modo de mostrar a produção.

A dança e suas modalidades. A construção de jingles.  Improvisação teatral.

Objetivos: Experimentar ações e estudos de conceitos experimentados do campo artístico.

Tema: Arte de produção

Tarefas são três com atividades a serem executadas em cada uma delas

Material:  Escolar do aluno, livros para pesquisas, recursos para gravação e compartilhamento social.

 

Tarefa 1 Dança:

Sondagem

Você gosta de dançar?

Quais os estilos de dança que você conhece? Comente sobre eles

Quais os estilos de dança você mais gosta? Por qual motivo?

Você tem algum preconceito ou conhece alguém que tem preconceito sobre dança? Será que todos tem informações sobre contextos de danças?

 

Apreciação

https://www.youtube.com/watch?v=lq_ttTx5ubk

 

Atividade A

1.Pesquise quais tipos de dança e preconceitos existentes no ato de dançar que estão perdendo espaço no cenário atual.

2 Escolha um tipo de dança qualquer, estude mais sobre ele e o apresente junto com todo o seu contexto estudado.

 

Sugestões de estilos de danças:

 

  • Dança renascentista
  • Dança barroca,
  • Dança carola,
  • Dança branle,
  • Dança tarantela,
  • O balé clássico
  • O saltarello
  • A estampie 
  • Dança circular

           Dança de roda

... algumas das danças consideradas como as mais sensuais:

 

 

  • Pole dance
  • Stiletto Dance
  • Funk
  • Zouk
  • Dança do Ventre
  • Tango
  • Dança do Colo
  • Salsa
  • Forró

 

Superprof

 


 

 Agora sobre Filmes:Google.

 

Ginger e Fred, que aborda o universo da televisão e traz como personagens um par de bailarinos. Direção: Frederico Fellini, Ano: 1986. País: Itália

 

Billy Elliot - (Billy Elliot). Direção: Stephen Daldry. Inglaterra, 2000. 110 min. 12 anos. A história de um menino inglês que troca as aulas de boxe pela carreira de dançarino. 

 

Bodas de sangue - (Bodas de sangre). Direção: Carlos Saura. Espanha, 1981. 72 min. 14 anos. Companhia espanhola de dança flamenca. O filme contempla desde exercícios de preparação corporal até o desenvolvimento do espetáculo, que mostra a trágica cena de um casamento, baseada na história de Federico García Lorca (1898-1936).

 

Dança comigo? - (Shall we dance?). Direção: Peter Chelson. EUA, 2004. 106 min. Livre. Homem que vivia bem com sua família procura um hobby e encontra na dança de salão um novo e prazeroso desafio. Ela dança, eu danço - (Step up). Direção: Anne Fletcher. EUA, 2006. 104 min. 12 anos. Tyler é um jovem delinquente que conhece Nora, uma menina que estuda dança na escola em que ele é obrigado a prestar serviços. Ao decidir aceitar o convite dela para ser seu novo parceiro, Tyler acaba abrindo espaço não só para a dança, mas também para o amor.

 

Fale com ela - (Hable con ella). Direção: Pedro Almodóvar. Espanha, 2002. 112 min. 14 anos. Duas mulheres: uma é bailarina, a outra é toureira. Ambas, apaixonadas por suas respectivas profissões, sofrem acidentes físicos que vão modificar radicalmente suas vidas.

 

Momento de decisão - (The turning point). Direção: Herbert Ross. EUA, 1977. 119 min. 12 anos. Deede e Emma se conheceram quando dançavam ballet, mas uma gravidez separou os caminhos das duas amigas: Deede abandonou a promissora carreira na dança para se casar e ser mãe, enquanto Emma acabou se tornando uma famosa bailarina. O encontro entre elas, após anos de separação, traz de volta a amizade, mas também disputas e rancores.

 

 Vem dançar - (Take the lead). Direção: Liz Friedlander. EUA, 2006. 108 min. 12 anos. Professor de dança de salão resolve trabalhar como voluntário em uma escola. Lá, conhece um grupo de estudantes “desajustados”, que não se mostram muito felizes quando descobrem que passarão as “horas de detenção” aprendendo a dançar. Aos poucos, a dedicação do professor acaba ajudando os jovens a fazer mais do que passos 25 de dança

 

Nos filmes, homens, mulheres e crianças dançam naturalmente, demonstrando que a dança não está associada a um só tipo de pessoa, faixa etária ou cultura. A dança é uma atividade muito democrática e todos são bem-vindos para participar e contribuir.

 

Discussão e reflexão sobre os filmes com temáticas da dança e a possibilidade de se montar uma Mostra de Filmes de Dança na Escola.

Responda:

1.    Você já assistiu a todos esses filmes? Aos quais você gostaria de assistir?

2.    Como imagina que pode ser organizada uma Mostra de Filmes de Dança?

3.    Como seria feita a curadoria da Mostra, ou seja, a escolha de filmes que estariam participando dessa Mostra?

4.    Após a exibição, seria possível promover um debate? Quem poderia participar?

5.     De que modo seria feita a divulgação?

 

Atividade B

 

1.Escolha a coreografia de um dos filmes listados anteriormente, execute a, registre e a compartilhe.

 

Sugestão de produções: LA PETITE SIRENE Low Cost (Alex Ramirès). https://www.youtube.com/channel/UCp_CBY2rEWs_CPI3HaC6tbg.

 

STORY Low Cost (Alex Ramires Ft Guillaume Beaujolais) https://www.youtube.com/watch?v=GuRvgVEprKs.

 

2. Como foi a sua realização e o que aprendeu sobre a dança e suas modalidades representadas na linguagem cinematográfica?..........................................................................

 

Tarefa 2 Música

 

Sondagem

1. O que você sabe a respeito de diversos usos sociais e comerciais de uma música?............................................................................................................

2. Como você definiria um jingle? De quais você se recorda?........................

3. Qual a diferença entre um jingle e peças publicitárias com música e locução?

4. Já produziu algum jingle para algum produto?...................................

5. De que maneira podemos identificar a diferença entre jingle e paródia? ..........................

6. O que mudou na produção, execução e apreciação de música com o uso da tecnologia, mídias digitais e redes sociais?...........................................................................................................................

 

 

Apreciação:

https://www.youtube.com/watch?v=fPdwqPJ0A2E

Museu Virtual Memória da Propaganda, - Aborda o contexto de produção de peças publicitárias publicadas. Pode-se, também, selecionar peças de marcas que ainda existem. fazendo uma análise histórica da evolução do discurso publicitário construído. https://www.memoriadapropaganda.org.br

 

Atividade C

1.    Crie um produto inédito, diferente, inusitado, único, útil. Desenhe e pinte o seu produto.

2.    Nomeie o seu produto com um nome que não existe, inédito.

3.    Escreva sobre o seu produto, sobre o que ele pode oferecer...

4.    Crie uma frase que resume as qualidades de seu produto incluindo o nome dele e musicalize a produzindo um jingle com ela e a compartilhe fazendo uma propaganda de seu produto.

5.    Crie uma paródia. Sugestão de tema: Volta as aulas na escola e a compartilhe.

 

Obs: Pode fazer propaganda de algo que você possui como comércio. (Com direitos autorais)



Exemplo: (Fonte: MicroClimate/Divulgação)

 

 

Tarefa 3 - Teatro

A improvisação, no teatro, acaba por tornar a ação expressiva e corporal mais espontânea, levando o ator/atriz a pensar numa criação em pouco tempo, exercitando sua criatividade e sintonia em contracenar com seus colegas de cena e com a plateia. atualmente, muitos grupos de teatro utilizam a improvisação como forma de criação dos seus espetáculos, incluindo a participação do público.

Sondagem

o que você sabe sobre improviso na linguagem teatral?

 

Apreciação: Improvisão teatral

Improvável -Jogo abecedário:

https://www.youtube.com/watch?v=Ft5dsfatoUw

 

Jogando no Quintal - Jogo de Improvisação de Palhaços: https://www.youtube.com/watch?v=GJLurF900WU

 

Jogando no Quintal - Jogo das frases:

 https://www.youtube.com/watch?v=AowSrNIt9TI

 

Atividade D

Pesquise sobre a Commedia d’arte, escolha um personagem da peça e escreva sobre a sua atuação.

 

Responda:

O que a Commedia d’arte tem em comum e de diferente do programa Chaves apresentado na TV?

 

Atividade E 

Realização de um pequeno festival de improvisação

Há possibilidade de realização de um pequeno festival de improvisação e, se este for o caminho escolhido, o direcionamento será para a criação de um regulamento, focalizando os seguintes aspectos:

● Composição das equipes: Cada apresentação consistirá no confronto de duas equipes compostas de quantos jogadores-improvisadores?

● Duração da apresentação: É interessante que a duração seja curta (por exemplo, 7 minutos).

● Sinal e cronometragem: Qual será o sinal que vai anunciar o começo e o final da improvisação? Um apito, por exemplo? Quem ficará responsável pelo sinal e pela cronometragem?

● Desenvolvimento de cada improvisação: Quais serão os temas da improvisação? Lembre-se de manter a estrutura do sistema de jogos teatrais de Viola Spolin: onde, quem é o quê? Outros temas mais pontuais, serão sorteados ou sugeridos pela plateia?

● Concentração: Para os atores-jogadores, qual será o tempo de concentração e combinação para estarem de acordo e entrarem na área de jogo?

● Marcação de pontos: Ao final das improvisações, como os espectadores votarão naquela de que mais gostaram? Mostrando seu cartão de voto com a cor da equipe de sua escolha? Qual a cor dos cartões?

● Inscrição no festival: Como será a inscrição prévia das equipes? O festival envolverá os estudantes de uma sala de aula ou todos os que queiram participar?

● Equipe inscrita: Cada equipe terá um nome (nome do time, um hino ou grito de guerra) ou qualquer coisa que a personalize? Terá um uniforme do time, que poderá ser uma cor ou uma camiseta com o nome da equipe? Cada participante poderá participar em um só time ou em mais de um? ● Local, dia e horário do festival: Qual o melhor lugar na escola para realizar o festival? Qual o melhor dia e horário para a realização do festival de improvisação?

● Comissão organizadora: Quais estudantes vão compor a comissão responsável pela organização do festival de improvisação?

 

 

Orientações

Os salões de arte ou artesanato são um dos principais meio de mostrar uma determinada produção regional de uma localidade. Muitas vezes também esses salões transforma-se em atrativos turísticos, gerando diversos empregos e renda para o a população local.

Jingle: é uma mensagem publicitária musicada composta para ajudar a vender um produto que consiste em um refrão simples e de curta duração, próprio para ser lembrado e cantarolado com facilidade. Existe uma diferença entre o jingle e a paródia. Algumas de suas características são:

● facilidade de memorização; ● texto enxuto contendo as principais informações do produto; ● texto em forma de poesia ou verso.

 

Paródia: pode ser uma peça ou fragmento que transforma ironicamente um texto preexistente, zombando dele por toda espécie de efeito cômico. É aparentada à sátira e apresenta uma meta discurso crítico sobre o texto original.

Peça publicitária: é um gênero textual que se utiliza de um conjunto de meios para levar ao consumidor um produto, serviço ou ideia. Por meio de outdoor, busdoor, mobiliário urbano etc., é uma forma paga de promoção de ideias, bens e serviços por um patrocinador direcionado a uma audiência alvo por meio popular". A publicidade ajuda a identificar o significado e o papel dos produtos, fornecendo informação sobre marcas, companhias e organizações e é uma ferramenta muito importante da publicidade.

 

Commedia dell’arte – É um gênero de teatro que surgiu na Itália no século XVI e percorreu toda a Europa até o século XVIII. É fundamentalmente a arte do ator e de sua relação com a construção de cena, tendo por principais características a improvisação e o uso da meia-máscara expressiva. Esse tipo de teatro, até hoje, orienta princípios básicos da criação cênica e possibilita ao ator a experimentação de uma linguagem codificada para a construção do acontecimento teatral. Antigamente, era denominada commedia all improviso. A partir do século XVI, caracterizou-se pela criação coletiva dos atores, que elaboravam um espetáculo a partir da improvisação gestual ou verbal com base em um roteiro, sempre muito sumário, com indicação de entradas e saídas dos atores e grandes articulações da história.

Jogos Teatrais - Base para a composição do repertório dos atores que se dedicam ao improviso, por isso é importante que os participantes estejam atentos o tempo todo, quando estão como jogadores de palco e, também, quando são jogadores de plateia.

Improvisação no teatro - Teoricamente, é um modo de criação realizado sem preparação prévia, mas estruturado sobre regras, que coloca o ator em estado de alerta para agir diante das mais variadas situações. A improvisação estimula o desenvolvimento criativo do ator, de sua espontaneidade, flexibilidade e imaginação dramática. Outro modo é a improvisação como espetáculo. Nesse sentido, improvisar significa que os atores se colocam diante do público para improvisar uma criação cênica, que não foi previamente ensaiada. O público percebe isso imediatamente e se surpreende ao descobrir que é parte integrante do evento teatral, já que o espetáculo está sendo criado naquele momento ante a presença dos espectadores, ou mesmo porque, muitas vezes, a base da improvisação surge de sugestões da plateia.

Teatro-esporte ou match de improvisação – Keith Johnstone foi o responsável por compilar e implementar essa técnica, em meados dos anos 1950, enquanto trabalhava no Royal Court Theatre, em Londres, na Inglaterra. Por meio de técnicas de improvisação teatral, associadas a elementos esportivos para o teatro, elaborou uma nova forma de expressão em que a plateia determinava os rumos do espetáculo, assumindo-se parte central da apresentação. Essa nova técnica possibilitou ações inéditas para o trabalho do ator e do não ator. O improvisador, por meio do teatro-esporte, explora seus limites criativos inconscientes e a agilidade criativa das próprias estruturas básicas da dramaturgia clássica, além de exercitar as habilidades de trabalho em equipe. A Liga Profissional de Improvisação (LPI), sediada no Canadá, organiza campeonatos regionais, nacionais e internacionais, reunindo milhares de praticantes. O teatro-esporte, no Brasil, começou em meados de 2000. Entre os principais grupos de improvisação brasileiros estão ZE – Zenas Emprovisadas e Teatro do Nada, ambos do Rio de Janeiro, e jogando no Quintal, de São Paulo

 

Psicodrama é uma psicoterapia em grupo em que a representação dramática improvisada é usada como núcleo de abordagem e exploração da psique humana e seus vínculos emocionais, visando à catarse e ao desenvolvimento da espontaneidade do indivíduo.

 

 

Observações: Registros das atividades no caderno ou pasta / portfólio digital...

Registrar o que aprendeu em cada tarefa.

 

COMO ELABORAR UM PORTFÓLIO ARTÍSTICO.  https://belas.art.br/como-elaborar-um-portifolio-artistico

10 modelos de portfólio.  https://www.fabiolobo.com.br/10-modelos-de-portfolio.html#Crie_um_portfolio.

 

Fontes:

EFAP

Web

https://febrap.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário