sexta-feira, 25 de setembro de 2020

ATIVIDADE 14 - 1ª E, F e G - PROFª SOLANGE

Contéudo Programático

Atividade II do terceiro bimestre

 

Professora: Solange Cabral de Deus

Turma:1ºs EM.: E, F, G do Ensino Médio

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.brsolangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br

Código de acesso a plataforma Classroom https://classroom.google.com/h:

Turma do 1º ano E: xhdlt65

Turma do 1º ano F: chbmj36

Turma do 1º ano G: e3n3hxl

+ Contato:https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:

Prazo de envio: Duas semanas após a postagem

Período de envio: 21/09 a 25/09/2020

Tempo previsto à realização:4H.


Habilidades:

Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte

• Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em artes visuais, dança, música e teatro.

• Reconhecer a expressividade no corpo, na sonoridade e na matéria. • Distinguir o corpo em estado cênico do corpo cotidiano. • Distinguir espaço cênico convencional e não convencional. BNCC: 3, 4, 6, 10. SAEB:D4, D5, D20

Habilidades:

Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.  

• Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou de processos colaborativos.

 • Pesquisar festivais e salões como forma de mostrar a produção artística.

 • Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos. BNCC: 03,4,6,10. SAEB: D1, D4, D5.

 

Objetos de conhecimentos: Matéria sonora e significação; o som da palavra; música coral; o som dos textos e das bandas na escola; parâmetros sonoros, timbre. • Texto/escritura/temas de intervenção cênica.

• Suportes, ferramentas e procedimentos técnicos e inventivos. • O corpo do teatro; o corpo do ator/atriz em expressão cênica

• Corpo espetacular; intervenção em espaços não convencionais; • Texto/escritura/temas de intervenção cênica

 

Objetivos: Experimentar exercício vocalize por meio de ações sonoras e estudos dos conceitos de processos de criação coletiva e/ou colaborativa em teatro;

Possibilitar ao estudante agir como produtor cultural, pensando, planejando e executando um projeto de intervenção na escola

 

 

Tema: Aquecendo a voz e atuação cênica

Materiais: Caderno de desenho, lápis para desenhar, música de harmonia opcional aparelho de gravação

 

Tarefas são duas com atividades por meio de experimentações e estudos dos conceitos de matéria sonora, classificação vocal, canto coral e cênico a um processo colaborativo.

 

Tarefa 1

Canto Coral é uma das formas mais democráticas de fazer música: exige um instrumento que já faz parte de nossas vidas – a voz; requer muita responsabilidade dos participantes, que precisam cantar juntos, buscando o equilíbrio e a homogeneidade dos timbres, a integração das características e das intensidades vocais individuais em um conjunto sonoro único, para que a unidade timbrística, rítmica, prosódica, melódica e harmônica possa ser alcançada.


Sondagem:

 

1.    Sabem o que é canto coral? Já assistiram alguma apresentação?

............................................................................................................................

2.    Já participam ou participaram de algum coral? Onde? Escola, igreja, projetos sociais etc.? Justifique a suas respostas.  Sabe qual é o seu timbre de voz? Já estudou algo sobre isso?

..............................................................................................................................

3.     Conhece as classificações vocais masculinas (tenor, barítono e baixo), femininas (soprano, mezzo-soprano e contralto) e intermediárias (1º tenor, 2º tenor etc.)? Já estudou algo sobre isto?

.................................................................................................................................

 

Apreciação:

"Carmina Burana" de Carl Orff - Theatro Municipal de Paulínia/SP - 01 de maio 2012.  https://www.youtube.com/watch?v=0f7QqxQWfwQ

 

Choir Amazes Judges Singing Bohemian Rhapsody By QUEEN on Georgia's Got Talent | Got Talent Global. https://www.youtube.com/watch?v=B9kTEQtB_yY.

 

 É NATAL - CORAL DO EDESSA - CLIPE OFICIAL.https://www.youtube.com/watch?v=I5sJKgiiy38

Sister Act 1 - I Will Follow Him. https://www.youtube.com/watch?v=pFSCVfDpdZQ.

 

Coral canta "Stand By Me" no casamento de Meghan Markle e Príncipe Harry | Casamento Real.  https://www.youtube.com/watch?v=q5x6Qd2VP2Y

 

Medley Rei Leão - Contraponto (a cappella). https://www.youtube.com/watch?v=s4NxPM27WnU.

Aleluia (Hallelujah) - Corais de Espumoso, Tapera e Victor Graeff. https://www.youtube.com/watch?v=4WNyrReWcIo..

 

Classificação Vocal | Técnica Vocal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qp3MQhGKYq8.

 

 Classificação e extensão vocal. Disponível em: https://www.descomplicandoamusica.com/classificacao-e-extensao-vocal/

 

Classificação e extensão vocal.  http://clavesmoema.com.br/index.php?classificacao-e-extensao-vocal.

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Realização de um exercício de vocalize para aquecer a voz.

Atividade:

1.Realize ações sonoras por meio do texto apresentado:

 

Você é Especial

 

O que se perde pelo ar, é folha e pó
O que não serve pra usar, vagueia só
E você não vive só,
você é vaso de valor.

Quem já nasceu tem que entender
Que já venceu
Teve o direito de crescer, aconteceu
Isto eu já sei de cor
você é vaso de valor.

você precisa acreditar, que quem é filho é herdeiro
E quem nasceu pra governar, Deus usa até no cativeiro
Esse tempo vai passar, não desista de orar
Ele é fiel e verdadeiro.

E se você disser para mim, que já foi vaso está quebrado
E por enquanto está assim, jogado aos cantos encostados
Eu prefiro insistir, que o oleiro está aqui
Pra mudar o seu estado.

Você, é especial
Quem te deu a vida, destruiu a forma
não fez outro igual
você ainda não perdeu, você não é folha você é alguém
No coração de Deus.

 

(Daniel E Samuel)

https://www.vagalume.com.br/daniel-e-samuel/voce-e-especial.html

Orientação

• ler um trecho do texto cujo tamanho pode ser determinado pela quantidade de palavras lidas em dez segundos, ou pela repetição de uma palavra – caso o texto escolhido seja de um aviso – ou ainda, estabelecer que será lida apenas uma frase;

• ler o mais rapidamente possível ou o mais lentamente possível; fazer gradações dessas velocidades de acordo com a regência do estudante;

• ler o mais forte ou o mais levemente possível; fazer gradações dessas intensidades de acordo com a regência do estudante;

• ler somente as vogais; ler somente as consoantes (fazendo sua sonoridade); ler somente as primeiras e as últimas sílabas das palavras;

• ler com a mão sobre a boca ou sussurrando;

• ler procurando outras formas de leitura;

• ler procurando outras posições de leitura: sentado, em pé, andando, deitado, girando, tremendo;

• ler fazendo combinações entre as possibilidades anteriormente citadas.

 Finalize com alguns questionamentos indicados abaixo:

 

2. Grave o seu exercício com a sua voz e compartilhe o.

Ouça a gravação acompanhando a com a leitura do mesmo texto num timbre diferente (como se fosse duas pessoas cantando. Grave também a ação e analise-a na produção.

3. Registre suas impressões sobre a atividade, sua voz na última gravação e sobre os vídeos apresentados.

 

 

Reflexão

Responda:

1.    Conseguiu prestar atenção nas sonoridades produzidas ao mesmo tempo? Justifique sua resposta.

..................................................................................................................................................

2.     Percebem a estreita relação entre matéria sonora e significação? Comente sobre a sua percepção..........................................................................................................................

3.      A expressão sonora das palavras pode gerar diferentes interpretações a partir do modo como ela é dita, cantada, gritada etc.?............................................................................................

4.     A partir do material produzido nessa experimentação, qual seria a música-coral elaborada?

................................................................................................................................................

5.     Que intervenções inventariam a partir dela?....................................................................

...........................................................................................................................................

 

Tarefa 2

Sondagem 2

A proposta dessa atividade é oferecer um referencial a respeito da elaboração de um Projeto Cultural na Linguagem Teatral.

Antes, responda questionamentos indicados:

1.Como imagina que é um processo de teatro colaborativo?

.............................................................................................

2. Você já viu algum espetáculo de teatro fora dos espaços tradicionais onde costumam acontecer? Conte como foi. .......................................................................................

3. O que você entende por produção cultural? O que você entende por intervenção cênica?

...........................................................................................................

4. O que você entende por elementos constituintes da cena teatral?

..........................................................................................................................................................................

Apreciação 2;

Documentário: “Rastros de um projeto colaborativo “

 

Esse documentário apresenta o percurso de criação compartilhada, do processo colaborativo na encenação contemporânea, a partir do depoimento de Izabel Teixeira e Cibele Forjaz, do espetáculo Rainha– duas atrizes em busca de um coração; atores e direção do espetáculo “Kastelo”, do grupo Teatro da Vertigem e seu diretor Antônio Araújo. O aqui-e-agora do processo colaborativo é revelado em imagens na sala de ensaio, aproximando o espectador desse modo de criação cênica.

 

Links: Rastros de Processo Colaborativo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HPqYlfIA7v4. https://projetoportrasdacena.wordpress.com/apresentacao/

 

 

Questionamentos:

1.    Você identifica quem é o ator e quem é o público? Justifique.

............................................................................................................

2.    O que você percebe que diferencia o corpo do ator do corpo do público?

..........................................................................................................

3.    Quando o corpo do ator está em estado cênico realizando uma ação, será que ele usa uma quantidade de esforço e de energia maior ou menor, fazendo a mesma ação no cotidiano?

............................................................................................................

4.    Em qual espaço está acontecendo o evento teatral?

..............................................................................................

5.    Espaço cênico é tradicional ou não convencional?

..............................................................................................

6.    De que maneira o espaço altera o corpo do ator e nele interfere?

..................................................................................................................................................................

 

 

Atividade 1 /tarefa 2

A proposta desta atividade é usar o corpo para sentir e analisar os espaços. Para isso você é o convidado a participar do jogo teatral: - “O que diferencia o corpo do cotidiano do corpo em um estado cênico”.

Aquecimento:

Comece a caminhar livremente por um espaço onde possa circular, usando todos os sentidos, olfato, tato, audição, visão.

Pare em alguns momentos para olhar, paradas para sentir, sempre em silêncio, prestando muita atenção nos movimentos. Pense nas coisas que você mais gosta de fazer na vida, ouça sons e músicas que o/ a deixe bem...

Conversa: Responda:

1.    Houve dificuldade em fazer essa caminhada? Qual?

..............................................................................................

2.    O que sentiram no corpo durante os movimentos de caminhar e parar?

............................................................................................

3.    Sentiram ansiedade, pressa, nervosismo?

.............................................................................................

4.    Quando caminham cotidianamente, sentem as mesmas sensações no corpo?

..................................................................................................

5.    Qual a diferença dessa caminhada em relação às que fazemos diariamente?

..................................................................................................

6.    O que provocou no corpo, caminhar conjuntamente? Ao retornar para a sala de aula solicite que façam uma lista com as impressões sobre a experiência vivenciada.

...........................................................................................................................................................

 

Atividade 2: Ação expressiva II

Nesta atividade, é proposto um jogo cênico chamado: “Movendo possíveis situações”

A ideia que move esta proposição é a de atuar e colaborar nas tomadas de decisões da criação do jogo cênico, experimentando, fazendo os movimentos corporais e expressivos, refletindo e conversando sobre as ações e a descoberta dos caminhos de criação. Para isto você vai utilizar um espaço para circulação, caderno e lápis para desenhar, som de harmonia opcional e aparelho de gravação.

 

A sua câmera de gravação é o espectador (o que vai observar as cenas e “o ator” é aquele que vai realizar as ações, você.

O tema é: Movendo possíveis situações – na escola.

Instrução:

Você vai entrando em cena imaginando a rotina de sua sala de aula e compondo a imagem, sem perder de vista o tema escolhido e a relação visual de sua imaginação, circule de olhos vendados imaginando a situação.

Após a finalização da imagem, você irá desenhá-la em seu caderno com um título de aprimoramento a sua ideia.

 

Responda:

A imagem inicial estava compreensível?...................................................

Havia coerência nas relações entre os jogos em cena?...........................

Como resultaram as propostas de mudança?...........................................

Que outras opções poderiam ser experimentadas?....................................

 

Após esta primeira experimentação você pode acrescentar o som na cena. Escolha uma música instrumental, clássica ou contemporânea. Se possível, usar pouca luz. Feche os olhos e deixe vir à mente imagens suscitadas pela sonoridade. Em seguida, componha imagens cênicas a partir daquelas visualizadas, enquanto ouvia a música. A cena será composta sem palavras, tendo como fundo a música.

Aprecie a sua gravação e a analise.

 

Atividade 3 (Ação expressiva III)

Elaboração de um projeto de intervenção cênica em processo colaborativo de planejamento e execução na escola

 

Você sabe o que é um projeto cultural e a importância de realizar pesquisa e planejamento das ações artísticas?

O processo colaborativo é um processo de criação que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores e atores do espetáculo teatral, não existindo hierarquia: todos são responsáveis por todo o processo de elaboração e execução (texto, figurino, iluminação, direção etc.).

 

Um bom projeto precisa de:

Tema:..............................................................................................................................

Justificativa:......................................................................................................................

Objetivo:............................................................................................................................

Procedimentos/estratégias................................................................................................

Materiais............................................................................................................................

Meta..................................................................................................................................

Recursos materiais...........................................................................................................

Recursos humanos...........................................................................................................

Autorização da equipe gestora para a execução (carimbo e assinatura) ........................

Apoio externo.....................................................................................................................

Cronograma de trabalho...................................................................................................

 

A partir destas informações, planeje um projeto de intervenção cênica para ser analisado em um processo colaborativo escolar (posteriormente)

 

Atividade 4

Imagine alguém colaborando com você em todo o processo de compromisso com as suas tarefas escolares. Dê forma positiva ou não, estaria colaborando. Nesta linha de pensamento, em contexto escolar, a partir das atividades propostas. relate o quê e como você aprendeu interagir por meio de processos colaborativos na linguagem teatral e intervenção cênica.

 

 

Orientações:

Projetando a intervenção em Teatro – Fazer uma introdução para esse rol de atividades: Para se projetar uma intervenção em teatro, é necessário planejar as ações a serem realizadas, contemplando os seguintes aspectos: o tema, o espaço físico onde vai acontecer a intervenção, o texto, as cenas e a divisão do texto entre pessoas os elementos sonoros e os figurinos que serão usados nas cenas, o roteiro da sequência das cenas, o som para início da intervenção (o som de um bumbo, de um apito, de uma sirene, de uma música ou de uma voz), a(s) data(s) para a realização da intervenção.

 

Para saber mais: PROCESSO COLABORATIVO. Disponível em: http://dicionariodeteatro.blogspot.com/2010/08/processo-colaborativo.html.

Processo Colaborativo: Relato e Reflexões sobre uma Experiência de Criação. Disponível em: https://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/FreeComponent9545content77392.shtm

 

Projetando a intervenção em Teatro: Faz parte do processo criativo de uma intervenção, escrever sobre a proposta artística que se quer realizar. É preciso registrar esse processo, seguindo orientações específicas e aspectos gerais a serem considerados nesta escrita, como as experiências pessoais individuais e/ou coletivas anteriores, os surgimentos de novas ideias e o conhecimento da estrutura e das características do processo para elaboração de projetos de intervenção no espaço escolar.

 

 

Classificação vocal:

● Masculinas (Tenor-voz mais aguda. Barítono - voz entre tenor e baixo. Baixo - voz mais grave);  

● Femininas (Soprano- voz mais aguda. Mezzo-soprano – mezza voz, entre soprano e contralto. Contralto - voz mais grave;

● Intermediárias (1º tenor, 2º tenor etc.). Vocalize: é um exercício vocal que consiste em cantar uma ou mais vogais, em diferentes linhas melódicas com notas especificamente arranjadas como prática didática. Também é a 30 parte vocal sem palavras da música polifônica do Século XIII e XIV, quando a música não possuía texto.

Som: palavra que vem do latim sonus e significa literalmente a vibração de um corpo percebida pelos ouvidos, ou energias obaorma de vibrações chamadas ondas sonoras. É a matéria prima da música

O som é a velocidade da onda sonora quem determina a altura ou afinação do som, e é a amplitude quem determina o volume do som. Renato Roschel

Criação coletiva: No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio, neste 38 processo de construção de espetáculos teatrais, o texto é escrito a partir das ideias do grupo de montagem da peça. Processo colaborativo: é um processo de criação e produção que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores do espetáculo teatral. Não existe hierarquia pré-estabelecida todos são responsáveis por tudo, produzir o roteiro, atuar, confeccionar figurinos etc.

Asdrúbal Trouxe o Trombone: Grupo carioca de teatro que estreou em 1974 e abraçou as ideias do Tropicalismo, do Teatro Oficina e da cultura pop, tornando-se uma das maiores referências de desconstrução da dramaturgia, da interpretação despojada e do processo de criação coletiva no teatro brasileiro. São fundadores do grupo o diretor Hamilton Vaz Pereira e os atores Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães. Trate-me leão é um texto que se tornou um marco na dramaturgia brasileira, expressou os temas e os tons da geração que saía da adolescência nos anos 1970, influenciando e definindo uma atitude perante a vida e a representação teatral por meio de processo de criação coletiva do Asdrúbal.

Processo contemporâneo de criação teatral, 'com raízes na criação coletiva", teve também clara in­fluência da chamada "década dos encenadores'" no Brasil (década de 1980), bem como do desen­volvimento da dramaturgia no mesmo período e do aperfeiçoamento do conceito de ator-criador. Surge da necessidade de um novo contrato entre os criadores na busca da horizontalidade nas re­lações criativas, prescindindo de qualquer hierar­quia preestabelecida, seja de texto, de direção, de interpretação ou qualquer outra. Todos os criado­res envolvidos colocam experiência, conhecimento e talento a serviço da construção do espetáculo, de tal forma que se tornam imprecisos os limites e o alcance da atuação de cada um deles, estando a rela­ção criativa baseada em múltiplas interferências.
o texto dramático não existe a priori, vai sen­do construído juntamente com a cena, requerendo, com isso, a presença e um dramaturgo responsá­vel, numa periodicidade a ser definida pela equipe.
Todo material criativo (ideias, imagens, sen­sações, conceitos) deve ter expressão na forma de cena - escrita ou improvisada representada. Sendo assim, a cena, como unidade concreta do espetáculo, ganha importância fundamental no processo colaborativo.
Não existe um modelo único de processo co­laborativo. Em linhas gerais, ele se organiza a par­tir da escolha de um tema e do acesso irrestrito de todos os membros a todo material de pesquisa da equipe. Após esse período investigativo, ideias começam a tomar forma, propostas de cena são feitas por quaisquer participantes e a dramaturgia pode propor uma estruturação básica de ações e personagens, com o objetivo de nortear as eta­pas seguintes. Damos a essa estruturação o nome de canovaccio, termo que, na Commedia dell'Arte italiana, indicava o roteiro de ações do espetácu­lo, além de indicações de entrada e saída de ato­res, jogos de cena etc.
Embora o canovaccio seja responsabilidade da dramaturgia, não deve se constituir em mera "cos­tura" das propostas do coletivo, tampouco em uma visão particular do dramaturgo a ser cumprida à risca pela equipe. O processo colaborativo é dia­lógico, por definição. Isso significa que a confron­tação e o surgimento de novas ideias, sugestões e críticas não só fazem parte de seu modus operandi como são os motores de seu desenvolvimento.
A partir da estruturação dramatúrgica, ou si­multaneamente a ela, ocorre a seleção do mate­rial elaborado em sala de ensaio, de modo que muitos elementos são descartados e outros tan­tos permanecem para ser modificados, aprofun­dados ou sintetizados no decorrer do trabalho. Cenografia", figurino, iluminação, sonoplastia e outros componentes podem ser pesquisados e elaborados concomitantemente à construção do espetáculo, estando os responsáveis abertos tan­to a dar quanto a receber os comentários e su­gestões da equipe. O responsável pela elaboração do texto dramatúrgico acompanha igualmente os ensaios até que se chegue a um ponto satisfató­rio quanto a essa área. Embora o processo cola­borativo solicite integração de seus participantes na construção de uma obra única e comum, isso não significa a dissolução das identidades criadoras, ao contrário, propugna pela autonomia e pelo aprofundamento dessas identidades.
Um outro princípio norteador do processo colaborativo é o conceito de que teatro é uma arte efêmera, que se estabelece na relação do espetá­culo com o público, considerando este último igualmente um criador. Dessa forma, próximo à conclusão do período de ensaios podem ocor­rer, antes da estreia oficial, apresentações abertas com o objetivo de colher impressões, críticas e sugestões dos espectadores. O material levanta­do retoma para a reflexão do grupo" e elaboração final do espetáculo - o que não impede que haja modificações no decorrer das temporadas, inclu­sive por conta da relação público-cena.
Aquilo que chamamos hoje de processo cola­borativo começou a se aprofundar no começo dos anos de 1990 com o Teatro da Vertigem, de São Paulo, dirigido por Antônio ARAÚJO. A pesquisa aprofundou-se na medida em que foram criados seus três primeiros espetáculos ao longo de dez anos: Paraíso Perdido, O Livro de Já e Apocalipse 1,11. Muitos outros grupos, amadores" ou profis­sionais, dentre os quais a Companhia do Latão, de São Paulo, e o Grupo Galpão, de Belo Horizonte, adotam, sistematicamente ou não, o processo cola­borativo na elaboração de seus trabalhos. A Escola Livre de Teatro de Santo André (SP) e o Galpão Cine Horto (MG) são também referências na bus­ca da horizontalidade de relações artísticas entre seus integrantes. (LAA e AN)

(GUINSBURG, J., FARIA, João Roberto e LIMA, Mariângela Alves de (Coord.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC SP, 2009, p.279 - 280

 

Observações: Apresentar a imagem desenhada na ação cênica; o registro no caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências ( e na construção de um portfólio com toda produção artística).

 

Fontes:

EFAP

Web, Wikipédia

Dicionário do teatro brasileiro

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