Contéudo Programático
Atividade II do terceiro bimestre
Professora: Solange Cabral de
Deus
Turma:1ºs EM.: E, F, G do
Ensino Médio
Disciplina: Arte
Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br; solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Código de acesso a plataforma
Classroom https://classroom.google.com/h:
Turma do 1º ano E: xhdlt65
Turma do 1º ano F: chbmj36
Turma do 1º ano G: e3n3hxl
+ Contato:https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:
Prazo de envio: Duas semanas
após a postagem
Período de envio: 21/09 a 25/09/2020
Tempo previsto à realização:4H.
Habilidades:
Inferir,
com base em imagens, processos de intervenção em arte
•
Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em artes
visuais, dança, música e teatro.
•
Reconhecer a expressividade no corpo, na sonoridade e na matéria. • Distinguir
o corpo em estado cênico do corpo cotidiano. • Distinguir espaço cênico convencional
e não convencional. BNCC: 3, 4, 6, 10. SAEB:D4, D5, D20
Habilidades:
Analisar
a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação
e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da
dança.
•
Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais
ou de processos colaborativos.
• Pesquisar festivais e salões como forma de
mostrar a produção artística.
• Analisar processos já realizados nos
bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou
colaborativos. BNCC: 03,4,6,10. SAEB: D1, D4, D5.
Objetos de conhecimentos: Matéria
sonora e significação; o som da palavra; música coral; o som dos textos e das
bandas na escola; parâmetros sonoros, timbre. • Texto/escritura/temas de
intervenção cênica.
• Suportes, ferramentas e
procedimentos técnicos e inventivos. • O corpo do teatro; o corpo do ator/atriz
em expressão cênica
• Corpo espetacular;
intervenção em espaços não convencionais; • Texto/escritura/temas de
intervenção cênica
Objetivos:
Experimentar exercício vocalize por meio de ações sonoras e estudos dos
conceitos de processos de criação coletiva e/ou colaborativa em teatro;
Possibilitar ao estudante agir
como produtor cultural, pensando, planejando e executando um projeto de
intervenção na escola
Tema: Aquecendo
a voz e atuação cênica
Materiais: Caderno de desenho,
lápis para desenhar, música de harmonia opcional aparelho de gravação
Tarefas são
duas com atividades por meio de experimentações e estudos dos
conceitos de matéria sonora, classificação vocal,
canto coral e cênico a um processo colaborativo.
Tarefa 1
Canto
Coral é uma das formas mais democráticas de fazer música: exige
um instrumento que já faz parte de nossas vidas – a voz; requer muita
responsabilidade dos participantes, que precisam cantar juntos, buscando o
equilíbrio e a homogeneidade dos timbres, a integração das características e
das intensidades vocais individuais em um conjunto sonoro único, para que a
unidade timbrística, rítmica, prosódica, melódica e harmônica possa ser
alcançada.
Sondagem:
1. Sabem
o que é canto coral? Já assistiram alguma apresentação?
............................................................................................................................
2. Já
participam ou participaram de algum coral? Onde? Escola, igreja, projetos
sociais etc.? Justifique a suas respostas.
Sabe qual é o seu timbre de voz? Já estudou algo sobre isso?
..............................................................................................................................
3. Conhece as classificações vocais masculinas
(tenor, barítono e baixo), femininas (soprano, mezzo-soprano e contralto) e
intermediárias (1º tenor, 2º tenor etc.)? Já estudou algo sobre isto?
.................................................................................................................................
Apreciação:
"Carmina Burana" de
Carl Orff - Theatro Municipal de Paulínia/SP - 01 de maio 2012. https://www.youtube.com/watch?v=0f7QqxQWfwQ
Choir Amazes Judges Singing Bohemian
Rhapsody By QUEEN on Georgia's Got Talent | Got Talent Global. https://www.youtube.com/watch?v=B9kTEQtB_yY.
É NATAL - CORAL DO EDESSA - CLIPE
OFICIAL.https://www.youtube.com/watch?v=I5sJKgiiy38
Sister Act 1 - I Will Follow
Him. https://www.youtube.com/watch?v=pFSCVfDpdZQ.
Coral canta "Stand By
Me" no casamento de Meghan Markle e Príncipe Harry | Casamento Real. https://www.youtube.com/watch?v=q5x6Qd2VP2Y
Medley Rei Leão - Contraponto
(a cappella). https://www.youtube.com/watch?v=s4NxPM27WnU.
Aleluia (Hallelujah) - Corais
de Espumoso, Tapera e Victor Graeff. https://www.youtube.com/watch?v=4WNyrReWcIo..
Classificação Vocal | Técnica
Vocal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qp3MQhGKYq8.
Classificação e extensão vocal. Disponível em:
https://www.descomplicandoamusica.com/classificacao-e-extensao-vocal/
Classificação e extensão
vocal. http://clavesmoema.com.br/index.php?classificacao-e-extensao-vocal.
.
Realização de um exercício de
vocalize para aquecer a voz.
Atividade:
1.Realize ações sonoras por
meio do texto apresentado:
Você é Especial
O que se perde pelo ar, é
folha e pó
O que não serve pra usar, vagueia só
E você não vive só,
você é vaso de valor.
Quem já nasceu tem que entender
Que já venceu
Teve o direito de crescer, aconteceu
Isto eu já sei de cor
você é vaso de valor.
você precisa acreditar, que quem é filho é herdeiro
E quem nasceu pra governar, Deus usa até no cativeiro
Esse tempo vai passar, não desista de orar
Ele é fiel e verdadeiro.
E se você disser para mim, que
já foi vaso está quebrado
E por enquanto está assim, jogado aos cantos encostados
Eu prefiro insistir, que o oleiro está aqui
Pra mudar o seu estado.
Você, é especial
Quem te deu a vida, destruiu a forma
não fez outro igual
você ainda não perdeu, você não é folha você é alguém
No coração de Deus.
(Daniel E Samuel)
https://www.vagalume.com.br/daniel-e-samuel/voce-e-especial.html
Orientação
• ler um trecho do texto cujo
tamanho pode ser determinado pela quantidade de palavras lidas em dez segundos,
ou pela repetição de uma palavra – caso o texto escolhido seja de um aviso – ou
ainda, estabelecer que será lida apenas uma frase;
• ler o mais rapidamente
possível ou o mais lentamente possível; fazer gradações dessas velocidades de
acordo com a regência do estudante;
• ler o mais forte ou o mais
levemente possível; fazer gradações dessas intensidades de acordo com a
regência do estudante;
• ler somente as vogais; ler
somente as consoantes (fazendo sua sonoridade); ler somente as primeiras e as
últimas sílabas das palavras;
• ler com a mão sobre a boca
ou sussurrando;
• ler procurando outras formas
de leitura;
• ler procurando outras
posições de leitura: sentado, em pé, andando, deitado, girando, tremendo;
• ler fazendo combinações
entre as possibilidades anteriormente citadas.
Finalize com alguns questionamentos indicados
abaixo:
2. Grave o seu exercício com a
sua voz e compartilhe o.
Ouça a gravação acompanhando a
com a leitura do mesmo texto num timbre diferente (como se fosse duas pessoas
cantando. Grave também a ação e analise-a na produção.
3. Registre suas impressões
sobre a atividade, sua voz na última gravação e sobre os vídeos apresentados.
Reflexão
Responda:
1. Conseguiu
prestar atenção nas sonoridades produzidas ao mesmo tempo? Justifique sua
resposta.
..................................................................................................................................................
2. Percebem a estreita relação entre matéria
sonora e significação? Comente sobre a sua percepção..........................................................................................................................
3. A expressão sonora das palavras pode gerar
diferentes interpretações a partir do modo como ela é dita, cantada, gritada
etc.?............................................................................................
4. A partir do material produzido nessa
experimentação, qual seria a música-coral elaborada?
................................................................................................................................................
5. Que intervenções inventariam a partir dela?....................................................................
...........................................................................................................................................
Tarefa 2
Sondagem 2
A proposta dessa atividade é
oferecer um referencial a respeito da elaboração de um Projeto Cultural na
Linguagem Teatral.
Antes, responda
questionamentos indicados:
1.Como imagina que é um
processo de teatro colaborativo?
.............................................................................................
2. Você já viu algum
espetáculo de teatro fora dos espaços tradicionais onde costumam acontecer?
Conte como foi. .......................................................................................
3. O que você entende por
produção cultural? O que você entende por intervenção cênica?
...........................................................................................................
4. O que você entende por
elementos constituintes da cena teatral?
..........................................................................................................................................................................
Apreciação 2;
Documentário: “Rastros de um
projeto colaborativo “
Esse documentário apresenta o
percurso de criação compartilhada, do processo colaborativo na encenação
contemporânea, a partir do depoimento de Izabel Teixeira e Cibele Forjaz, do
espetáculo Rainha– duas atrizes em busca de um coração; atores e direção do espetáculo
“Kastelo”, do grupo Teatro da Vertigem e seu diretor Antônio Araújo. O
aqui-e-agora do processo colaborativo é revelado em imagens na sala de ensaio,
aproximando o espectador desse modo de criação cênica.
Links: Rastros de Processo
Colaborativo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HPqYlfIA7v4.
https://projetoportrasdacena.wordpress.com/apresentacao/
Questionamentos:
1. Você
identifica quem é o ator e quem é o público? Justifique.
............................................................................................................
2. O que
você percebe que diferencia o corpo do ator do corpo do público?
..........................................................................................................
3. Quando
o corpo do ator está em estado cênico realizando uma ação, será que ele usa uma
quantidade de esforço e de energia maior ou menor, fazendo a mesma ação no
cotidiano?
............................................................................................................
4. Em
qual espaço está acontecendo o evento teatral?
..............................................................................................
5. Espaço
cênico é tradicional ou não convencional?
..............................................................................................
6. De que
maneira o espaço altera o corpo do ator e nele interfere?
..................................................................................................................................................................
Atividade 1 /tarefa 2
A proposta desta atividade é
usar o corpo para sentir e analisar os espaços. Para isso você é o convidado a
participar do jogo teatral: - “O que diferencia o corpo do cotidiano do corpo
em um estado cênico”.
Aquecimento:
Comece a caminhar livremente
por um espaço onde possa circular, usando todos os sentidos, olfato, tato,
audição, visão.
Pare em alguns momentos para
olhar, paradas para sentir, sempre em silêncio, prestando muita atenção nos
movimentos. Pense nas coisas que você mais gosta de fazer na vida, ouça sons e
músicas que o/ a deixe bem...
Conversa: Responda:
1. Houve
dificuldade em fazer essa caminhada? Qual?
..............................................................................................
2. O que
sentiram no corpo durante os movimentos de caminhar e parar?
............................................................................................
3. Sentiram
ansiedade, pressa, nervosismo?
.............................................................................................
4. Quando
caminham cotidianamente, sentem as mesmas sensações no corpo?
..................................................................................................
5. Qual a
diferença dessa caminhada em relação às que fazemos diariamente?
..................................................................................................
6. O que
provocou no corpo, caminhar conjuntamente? Ao retornar para a sala de aula
solicite que façam uma lista com as impressões sobre a experiência vivenciada.
...........................................................................................................................................................
Atividade 2: Ação
expressiva II
Nesta atividade, é proposto um
jogo cênico chamado: “Movendo possíveis situações”
A ideia que move esta
proposição é a de atuar e colaborar nas tomadas de decisões da criação do jogo
cênico, experimentando, fazendo os movimentos corporais e expressivos,
refletindo e conversando sobre as ações e a descoberta dos caminhos de criação.
Para isto você vai utilizar um espaço para circulação, caderno e lápis para
desenhar, som de harmonia opcional e aparelho de gravação.
A sua câmera de gravação é o
espectador (o que vai observar as cenas e “o ator” é aquele que vai
realizar as ações, você.
O tema é: Movendo possíveis situações
– na escola.
Instrução:
Você vai entrando em cena imaginando
a rotina de sua sala de aula e compondo a imagem, sem perder de vista o tema
escolhido e a relação visual de sua imaginação, circule de olhos vendados
imaginando a situação.
Após a finalização da imagem, você
irá desenhá-la em seu caderno com um título de aprimoramento a sua ideia.
Responda:
A imagem inicial estava
compreensível?...................................................
Havia coerência nas relações
entre os jogos em cena?...........................
Como resultaram as propostas
de mudança?...........................................
Que outras opções poderiam ser
experimentadas?....................................
Após
esta primeira experimentação você pode acrescentar o som na cena. Escolha uma
música instrumental, clássica ou contemporânea. Se possível, usar pouca luz. Feche
os olhos e deixe vir à mente imagens suscitadas pela sonoridade. Em seguida,
componha imagens cênicas a partir daquelas visualizadas, enquanto ouvia a
música. A cena será composta sem palavras, tendo como fundo a música.
Aprecie
a sua gravação e a analise.
Atividade 3 (Ação
expressiva III)
Elaboração de um projeto de
intervenção cênica em processo colaborativo de planejamento e execução na
escola
Você sabe o que é um projeto
cultural e a importância de realizar pesquisa e planejamento das ações
artísticas?
O processo colaborativo é um
processo de criação que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores
e atores do espetáculo teatral, não existindo hierarquia: todos são
responsáveis por todo o processo de elaboração e execução (texto, figurino,
iluminação, direção etc.).
Um bom projeto precisa de:
Tema:..............................................................................................................................
Justificativa:......................................................................................................................
Objetivo:............................................................................................................................
Procedimentos/estratégias................................................................................................
Materiais............................................................................................................................
Meta..................................................................................................................................
Recursos materiais...........................................................................................................
Recursos humanos...........................................................................................................
Autorização da equipe gestora
para a execução (carimbo e assinatura) ........................
Apoio externo.....................................................................................................................
Cronograma de trabalho...................................................................................................
A partir destas informações,
planeje um projeto de intervenção cênica para ser analisado em um processo
colaborativo escolar (posteriormente)
Atividade 4
Imagine alguém colaborando com
você em todo o processo de compromisso com as suas tarefas escolares. Dê forma
positiva ou não, estaria colaborando. Nesta linha de pensamento, em contexto
escolar, a partir das atividades propostas. relate o quê e como você aprendeu
interagir por meio de processos colaborativos na linguagem teatral e
intervenção cênica.
Orientações:
Projetando
a intervenção em Teatro – Fazer uma introdução para esse rol de
atividades: Para se projetar uma intervenção em teatro, é necessário planejar
as ações a serem realizadas, contemplando os seguintes aspectos: o tema, o
espaço físico onde vai acontecer a intervenção, o texto, as cenas e a divisão
do texto entre pessoas os elementos sonoros e os figurinos que serão usados nas
cenas, o roteiro da sequência das cenas, o som para início da intervenção (o
som de um bumbo, de um apito, de uma sirene, de uma música ou de uma voz), a(s)
data(s) para a realização da intervenção.
Para saber mais: PROCESSO
COLABORATIVO. Disponível em: http://dicionariodeteatro.blogspot.com/2010/08/processo-colaborativo.html.
Processo Colaborativo: Relato
e Reflexões sobre uma Experiência de Criação. Disponível em: https://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/FreeComponent9545content77392.shtm
Projetando
a intervenção em Teatro: Faz parte do processo criativo de uma
intervenção, escrever sobre a proposta artística que se quer realizar. É
preciso registrar esse processo, seguindo orientações específicas e aspectos
gerais a serem considerados nesta escrita, como as experiências pessoais
individuais e/ou coletivas anteriores, os surgimentos de novas ideias e o
conhecimento da estrutura e das características do processo para elaboração de
projetos de intervenção no espaço escolar.
Classificação vocal:
● Masculinas (Tenor-voz mais
aguda. Barítono - voz entre tenor e baixo. Baixo - voz mais grave);
● Femininas (Soprano- voz mais
aguda. Mezzo-soprano – mezza voz, entre soprano e contralto. Contralto - voz
mais grave;
● Intermediárias (1º tenor, 2º
tenor etc.). Vocalize: é um exercício vocal que consiste em cantar uma ou mais
vogais, em diferentes linhas melódicas com notas especificamente arranjadas
como prática didática. Também é a 30 parte vocal sem palavras da música
polifônica do Século XIII e XIV, quando a música não possuía texto.
Som:
palavra que vem do latim sonus e significa literalmente a vibração de um corpo
percebida pelos ouvidos, ou energias obaorma de vibrações chamadas ondas sonoras.
É a matéria prima da música
O som é a velocidade da onda
sonora quem determina a altura ou afinação do som, e é a amplitude quem
determina o volume do som. Renato Roschel
Criação coletiva: No
teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de
1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um
mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio, neste
38 processo de construção de espetáculos teatrais, o texto é escrito a partir
das ideias do grupo de montagem da peça. Processo colaborativo: é um processo
de criação e produção que busca a horizontalidade nas relações entre os
criadores do espetáculo teatral. Não existe hierarquia pré-estabelecida todos
são responsáveis por tudo, produzir o roteiro, atuar, confeccionar figurinos
etc.
Asdrúbal Trouxe o Trombone:
Grupo carioca de teatro que estreou em 1974 e abraçou as ideias do
Tropicalismo, do Teatro Oficina e da cultura pop, tornando-se uma das maiores
referências de desconstrução da dramaturgia, da interpretação despojada e do
processo de criação coletiva no teatro brasileiro. São fundadores do grupo o
diretor Hamilton Vaz Pereira e os atores Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães.
Trate-me leão é um texto que se tornou um marco na dramaturgia brasileira,
expressou os temas e os tons da geração que saía da adolescência nos anos 1970,
influenciando e definindo uma atitude perante a vida e a representação teatral
por meio de processo de criação coletiva do Asdrúbal.
Processo
contemporâneo de criação teatral, 'com raízes na criação
coletiva", teve também clara influência da chamada "década dos
encenadores'" no Brasil (década de 1980), bem como do desenvolvimento da
dramaturgia no mesmo período e do aperfeiçoamento do conceito de ator-criador.
Surge da necessidade de um novo contrato entre os criadores na busca da
horizontalidade nas relações criativas, prescindindo de qualquer hierarquia
preestabelecida, seja de texto, de direção, de interpretação ou qualquer outra.
Todos os criadores envolvidos colocam experiência, conhecimento e talento a
serviço da construção do espetáculo, de tal forma que se tornam imprecisos os
limites e o alcance da atuação de cada um deles, estando a relação criativa
baseada em múltiplas interferências.
o texto dramático não existe a priori, vai sendo construído juntamente com a
cena, requerendo, com isso, a presença e um dramaturgo responsável, numa
periodicidade a ser definida pela equipe.
Todo material criativo (ideias, imagens, sensações, conceitos) deve ter
expressão na forma de cena - escrita ou improvisada representada. Sendo assim,
a cena, como unidade concreta do espetáculo, ganha importância fundamental no
processo colaborativo.
Não existe um modelo único de processo colaborativo. Em linhas gerais, ele se
organiza a partir da escolha de um tema e do acesso irrestrito de todos os
membros a todo material de pesquisa da equipe. Após esse período investigativo,
ideias começam a tomar forma, propostas de cena são feitas por quaisquer
participantes e a dramaturgia pode propor uma estruturação básica de ações e
personagens, com o objetivo de nortear as etapas seguintes. Damos a essa
estruturação o nome de canovaccio, termo que, na Commedia dell'Arte italiana,
indicava o roteiro de ações do espetáculo, além de indicações de entrada e
saída de atores, jogos de cena etc.
Embora o canovaccio seja responsabilidade da dramaturgia, não deve se
constituir em mera "costura" das propostas do coletivo, tampouco em
uma visão particular do dramaturgo a ser cumprida à risca pela equipe. O
processo colaborativo é dialógico, por definição. Isso significa que a confrontação
e o surgimento de novas ideias, sugestões e críticas não só fazem parte de seu
modus operandi como são os motores de seu desenvolvimento.
A partir da estruturação dramatúrgica, ou simultaneamente a ela, ocorre a
seleção do material elaborado em sala de ensaio, de modo que muitos elementos
são descartados e outros tantos permanecem para ser modificados, aprofundados
ou sintetizados no decorrer do trabalho. Cenografia", figurino,
iluminação, sonoplastia e outros componentes podem ser pesquisados e elaborados
concomitantemente à construção do espetáculo, estando os responsáveis abertos
tanto a dar quanto a receber os comentários e sugestões da equipe. O
responsável pela elaboração do texto dramatúrgico acompanha igualmente os
ensaios até que se chegue a um ponto satisfatório quanto a essa área. Embora o
processo colaborativo solicite integração de seus participantes na construção
de uma obra única e comum, isso não significa a dissolução das identidades
criadoras, ao contrário, propugna pela autonomia e pelo aprofundamento dessas
identidades.
Um outro princípio norteador do processo colaborativo é o conceito de que
teatro é uma arte efêmera, que se estabelece na relação do espetáculo com o
público, considerando este último igualmente um criador. Dessa forma, próximo à
conclusão do período de ensaios podem ocorrer, antes da estreia oficial,
apresentações abertas com o objetivo de colher impressões, críticas e sugestões
dos espectadores. O material levantado retoma para a reflexão do grupo" e
elaboração final do espetáculo - o que não impede que haja modificações no
decorrer das temporadas, inclusive por conta da relação público-cena.
Aquilo que chamamos hoje de processo colaborativo começou a se aprofundar no
começo dos anos de 1990 com o Teatro da Vertigem, de São Paulo, dirigido por
Antônio ARAÚJO. A pesquisa aprofundou-se na medida em que foram criados seus
três primeiros espetáculos ao longo de dez anos: Paraíso Perdido, O Livro de Já
e Apocalipse 1,11. Muitos outros grupos, amadores" ou profissionais,
dentre os quais a Companhia do Latão, de São Paulo, e o Grupo Galpão, de Belo
Horizonte, adotam, sistematicamente ou não, o processo colaborativo na
elaboração de seus trabalhos. A Escola Livre de Teatro de Santo André (SP) e o
Galpão Cine Horto (MG) são também referências na busca da horizontalidade de
relações artísticas entre seus integrantes. (LAA e AN)
(GUINSBURG, J., FARIA, João
Roberto e LIMA, Mariângela Alves de (Coord.). Dicionário
do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. 2. ed. rev. e ampl. São
Paulo: Perspectiva: Edições SESC SP, 2009, p.279 - 280
Observações: Apresentar
a imagem desenhada na ação cênica; o registro no caderno, o que e como aprendeu,
descrevendo as experimentações e vivências ( e na construção de um portfólio
com toda produção artística).
Fontes:
EFAP
Web, Wikipédia
Dicionário do teatro brasileiro
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