CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Professora Dra:
Ariella
Turmas:
2B
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal de resposta:
ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Sala de Aula
Período de envio:
até 12/10/2020
Período de envio:
28/09 a 02/10
Plantão de dúvidas por
meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula
Segunda-feira
das 21h50 às 22h20
Google Sala de Aula
Tutorial de acesso aqui anexado
Caso você tenha seguido
todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir os seguintes códigos:
2B: gjbaiby
Material
utilizado
Aula
do Centro de Mídia e box resumo
Tarefa
Assistir a aula do CMSP, consultar o box resumo, e
responder as questões-roteiro da aula
Objetivo
Refletir
sobre o trabalho como mediação entre homem e natureza e como a versão moderna
de trabalho é alienado e produz o chmado fetiche da Mercadoria.
Habilidades
Identificar
o trabalho como uma mediação entre Homem e Natureza. Compreender os conceitos
de fetiche da Mercadoria e Alienação do Trabalho
Orientações
1) Assistir as duas aulas de Sociologia do CMSP
Sobre Trabalho:
mediação entre homem e natureza, aula do dia 03 de setembro
Disponível em https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=2570&id=4.
Sobre Alienação,
aula do dia 10 de setembro
Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=2732&id=41.
2) Depois
de assistir as duas aulas (03 e 10 de setembro), responder as seguintes questões-guia:
a) De
acordo com a aulas, qual a diferença entre o trabalho dos homens e dos animais?
b) Qual
é a Etmologia (o que significa) da palavra Trabalho? Quais foram os
significados que essa palavra teve ao longo do tempo?
c) O
que significa dizer que o trabalho é a mediação entre o Homem e a Natureza?
d) Qual
a diferença entre trabalho e emprego?
e) O
que significa fetiche da Mercadoria?
f) O
que seria Alienação do trabalho?
Observações:
Box-Resumo: Trabalho e
Alienação
Nas aulas e bimestres anteriores nós aprendemos muitas coisas
relacionadas à Cultura, suas manifestações, formas de organização,
hábitos adquiridos em Sociedade e como algo que nos diferencia dos animais
(principalmente devido à possibilidade
de transmiti-la por meio da linguagem). Depois dessa introdução, você aprendeu
a diferenciar a cultura geral da chamada cultura de massa e como essa
cultura massificada é produzida e disseminada por uma Indústria Cultural.
Relacionadas a essas discussões, vocês foram levados a refletir sobre o Consumo
e o Consumismo, que estão
diretamente vinculados, principalmente,
às sociedades ocidentais que passaram por processo de industrialização e
as falsas necessidades criadas a partir disso (e a sensação de felicidade). Por
último, foram discutidos a relação entre Juventude,
Consumo e Arte, conceitos que vão se modificando ao longo da história, e
como uma identidade juvenil é formada a partir do consumo, das propagandas e
das redes sociais. Em outros termos, como os meios de comunicação exercem forte
influência no consumo dos jovens, voltados para além da dimensão da mera
satisfação das necessidades, nas formas como nos vestimos e, inclusive, como
nos apropriamos de elementos de outros culturas e ressignificamos.
Os novos temas introduzidos
nas aulas do dias dias 03 de 10 de setembro tem como objetivo discutir
como se produz cultura, os meios necessários para a nossa sobrevivência e para
a criação de novas necesidades através de um elemento fundamental: o trabalho. Mas
o trabalho aqui compreendido vai para além daquilo que você conhece. Você
perceberá como “Trabalho” é um conceito que muda ao longo da história e como
ele se diferencia do Emprego. Aprenderá também que o trabalho não é um elemento
apenas que garante a nossa sobrevivência, mas a partir do momento que é uma
mediação, o homem transforma a natureza e a si mesmo. E na concepção moderna,
capitalista, esse conceito está intimamente ligado ao da Alienação e Fetiche da
Mercadoria.
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