CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professor
(a): Vanessa
Turma:
6º ano B, C e D
Disciplina:
Língua Portuguesa
Canal de
resposta: vanessafilgueira@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio: 07/10/2020
Período de
envio: 21/09/2020 a 25/09/2020
Plantão de
dúvidas: →Blog
da escola (em comentários na postagem da atividade), →E-mail (endereço citado no canal de
resposta) e→ Grupo
no WhatsApp (número (11) 9 82853481).
Material
utilizado: Centro de Mídias SP / Vídeo Aula do Youtube.
Tema: Leitura e análise do texto.
Estudo dos marcadores temporais e
espaciais.
Tarefas:
1-
Escreva o conceito de marcadores temporais e espaciais.
2-
Acessar o link abaixo da Aula do
Centro de Mídias SP para conhecer mais
sobre o tema da aula.
Link→ https://youtu.be/UeL7T6zoBIk?list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh
3-
Atividade- Uma memória, uma história.
Quando somos
crianças, vivemos muitas situações cotidianas significativas. No entanto, com o
passar dos anos e o aumento das responsabilidades, podemos nos esquecer de
alguns momentos felizes e pitorescos que vivemos.
4-
Leitura do texto
Doce sabor
infância- Silvia Helena Soares
Hoje ao chegar na
casa de minha mãe para jantar, destampei uma panela grande para ver o que tinha
dentro. Ao esticar o braço até a tampa, minha intuição já me disse o doce que
estava lá. Então uma doce lembrança surgiu- esse doce tem sabor de infância.
Aí
minha memória voltou a uma doce fase de minha vida, quando minha mãe ia até o
pomar, colhia as laranjas, lavava-as e pedia ao meu pai um canivete, que ele
sempre trazia no bolso. Ele pegava o canivete, amolava e lavava para, só depois
entregá-lo à minha mãe, mas não sem antes pedir cuidado a ela... Minha mãe,
então, começava um trabalho artesanal de descascar as laranjas, uma a uma, sem
pressa, e com muito cuidado para não machucá-las. A casca saía em pequenos
pedaços, tão pequenos, que dariam um belo mosaico.
Depois
de descascadas, laranjas eram cortada em
forma de cruz, para retirada de todo o seu conteúdo, pois o doce era feito
somente com a parte branca... E lá a minha mãe, água em uma bacia e as
laranjas, uma a uma, sendo colocadas para ficarem de molho durante 7 ou 8 dias.
Dia
a dia, a água era trocada e as laranjas raspadas e lavada, uma a uma. Durante
esse ritual, de que tenho lembrança, minha mãe estava sempre alegre em cuidar e
preparar as laranjas.
No último dia, açúcar na panela, calda e as
laranjas a cozer... Num toque todo especial, cravo para enfeitar não só o doce,
mas para colocar ainda mais encanto numa infância não apenas doce, mas acima de
tudo feliz!
5-
Esse texto registra a memória de um
momento vivido pela autora na infância. Mas o que é memória?
6-
Quando contamos algo sobre nossas
experiências vividas, é comum organizarmos a linguagem de modo que o
interlocutor perceba que se trata de um acontecimento passado.
Volte ao texto e tente identificar e destacar os marcadores de tempo, ou seja, palavras que indiquem quando a ação aconteceu.
7-
Em algum momento em sua vida, você
teve uma experiência parecida como a descrita na história ou, ainda, se esta
trouxe alguma boa lembrança a você?
8-
Além das palavras que indicam tempo,
temos aquelas que indicam lugar.
Volte ao texto e tente identificar e
destacar os marcadores de lugar, ou seja, palavras que indiquem onde a ação
aconteceu.
9-
No texto “Doce sabor infância”, é
possível identificar principalmente dois momentos narrados pelo narrador-
personagem.
a)
Qual é o primeiro momento? Em que
parágrafo ele é narrado?
b)
Qual é o segundo momento? Em que
parágrafo ele se inicia?
10-
Releia esse trecho do texto:
“Aí minha
memória voltou a uma doce fase de minha vida, quando minha mãe ia até o pomar,
colhia as laranjas, lavava-as e pedia ao meu pai um canivete, que ele sempre
trazia no bolso.”
a)
Localize os verbos e indique o tempo
verbal predominante.
Orientações:
Siga
a sequência da tarefa. Assista a aula do CMSP, indicado no link. Registre suas
respostas no caderno.
Observações:
Ø Utilize
a internet como fonte de pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário