sexta-feira, 25 de setembro de 2020

ATIVIDADE 16 - 6º B, C e D - PROFª VANESSA

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  

Professor (a): Vanessa

Turma: 6º ano B, C e D

Disciplina: Língua Portuguesa

Canal de resposta: vanessafilgueira@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 07/10/2020

Período de envio: 21/09/2020 a 25/09/2020

Plantão de dúvidas: Blog da escola (em comentários na postagem da atividade), E-mail (endereço citado no canal de resposta) e→ Grupo no WhatsApp (número (11) 9 82853481).

Material utilizado: Centro de Mídias SP / Vídeo Aula do Youtube.

Tema:  Leitura e análise do texto.

              Estudo dos marcadores temporais e espaciais.

            

Tarefas:

 

1-      Escreva o conceito de marcadores temporais e espaciais. 

 

2-       Acessar o link abaixo da Aula do Centro de Mídias SP  para conhecer mais sobre o tema da aula.

Link→  https://youtu.be/UeL7T6zoBIk?list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh

 

3-       Atividade- Uma memória, uma história.

 

Quando somos crianças, vivemos muitas situações cotidianas significativas. No entanto, com o passar dos anos e o aumento das responsabilidades, podemos nos esquecer de alguns momentos felizes e pitorescos que vivemos.

 

4-       Leitura do texto

Doce sabor infância- Silvia Helena Soares

 

         Hoje ao chegar na casa de minha mãe para jantar, destampei uma panela grande para ver o que tinha dentro. Ao esticar o braço até a tampa, minha intuição já me disse o doce que estava lá. Então uma doce lembrança surgiu- esse doce tem sabor de infância.

         Aí minha memória voltou a uma doce fase de minha vida, quando minha mãe ia até o pomar, colhia as laranjas, lavava-as e pedia ao meu pai um canivete, que ele sempre trazia no bolso. Ele pegava o canivete, amolava e lavava para, só depois entregá-lo à minha mãe, mas não sem antes pedir cuidado a ela... Minha mãe, então, começava um trabalho artesanal de descascar as laranjas, uma a uma, sem pressa, e com muito cuidado para não machucá-las. A casca saía em pequenos pedaços, tão pequenos, que dariam um belo mosaico.

         Depois de descascadas,  laranjas eram cortada em forma de cruz, para retirada de todo o seu conteúdo, pois o doce era feito somente com a parte branca... E lá a minha mãe, água em uma bacia e as laranjas, uma a uma, sendo colocadas para ficarem de molho durante 7 ou 8 dias.

         Dia a dia, a água era trocada e as laranjas raspadas e lavada, uma a uma. Durante esse ritual, de que tenho lembrança, minha mãe estava sempre alegre em cuidar e preparar as laranjas.

No último dia, açúcar na panela, calda e as laranjas a cozer... Num toque todo especial, cravo para enfeitar não só o doce, mas para colocar ainda mais encanto numa infância não apenas doce, mas acima de tudo feliz!

 

5-       Esse texto registra a memória de um momento vivido pela autora na infância. Mas o que é memória?

 

6-       Quando contamos algo sobre nossas experiências vividas, é comum organizarmos a linguagem de modo que o interlocutor perceba que se trata de um acontecimento passado.

Volte ao texto e tente identificar e destacar os marcadores de tempo, ou seja, palavras que indiquem quando a ação aconteceu.

 

7-       Em algum momento em sua vida, você teve uma experiência parecida como a descrita na história ou, ainda, se esta trouxe alguma boa lembrança a você?

 

8-       Além das palavras que indicam tempo, temos aquelas que indicam lugar.

Volte ao texto e tente identificar e destacar os marcadores de lugar, ou seja, palavras que indiquem onde a ação aconteceu.

 

9-       No texto “Doce sabor infância”, é possível identificar principalmente dois momentos narrados pelo narrador- personagem.

a)       Qual é o primeiro momento? Em que parágrafo ele é narrado?

b)       Qual é o segundo momento? Em que parágrafo ele se inicia?

 

10-   Releia esse trecho do texto:

 

“Aí minha memória voltou a uma doce fase de minha vida, quando minha mãe ia até o pomar, colhia as laranjas, lavava-as e pedia ao meu pai um canivete, que ele sempre trazia no bolso.”

 

a)       Localize os verbos e indique o tempo verbal predominante.

 

 

Orientações:

Siga a sequência da tarefa. Assista a aula do CMSP, indicado no link. Registre suas respostas no caderno.

                                 

Observações:

Ø  Utilize a internet como fonte de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário