Professor
(a): Vanessa
Turma:
7º ano B
Disciplina:
Projeto de Vida
Canal de
resposta: vanessafilgueira@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio: 07/10/2020
Período de
envio: 21/09/2020 à 25/09/2020
Plantão de
dúvidas: →Blog
da escola (em comentários na postagem da atividade), →E-mail (endereço citado no canal de resposta)
e → Grupo
no WhatsApp (número (11) 9 82853481).
Material
utilizado: Centro de Mídias SP.
Tema: Refletir sobre a busca de conhecimento.
Tarefas
1-
Assista a aula do Centro de Mídias SP-
Link- https://youtu.be/zC4uMwNW0YY?list=PLXyA-zl-y4WGO0eWEbIk42kK3DL3U7cxc
2- Registre no seu
Diário de Práticas e Vivências.
3- O que você faz
para buscar conhecimento?
4- Você conhece o
grande detetive da ficção Sherlock Holmes?
Sherlock Holmes
tinha um assistente chamado Watson, cujo raciocínio era constantemente testado
por meio de enigmas propostos pelo detetive. Vamos ver se você é um bom
investigador!
Veja se
consegue desvendar alguns enigmas de Sherlock Holmes
a) “O que é que os
mortos comem e que se um vivo comer acabará morrendo?”
b) “10 e 10 não
são 20, mas, se eu acrescentar 50, serão 11. Do que estou falando?”
5- Reflita: Em
épocas passadas na escola o conhecimento dependia só do professor, o aluno
ficava esperando-o falar por acreditar que era uma verdade absoluta, era o
detector de todo o conhecimento e não havia questionamentos. Hoje o
conhecimento não vem só do professor, o aluno tem diversos meios tecnológicos
para adquirir conhecimentos.
O
aluno precisa ser um questionador, ir atrás de seus próprios conhecimentos,
para não ficar preso a um conhecimento limitado, mas sim expandir, por isso a
importância de buscar sempre.
Um
estudante deve ter as mesmas características de um detetive, buscando desvendar
os mistérios até chegar à solução dos problemas.
6- Todo
investigador faz perguntas a testemunhas para se aproximar de verdade. E você?
A quem faz perguntas para se aproximar do conhecimento acerca de um assunto?
7- Reflita: Nos
dias de hoje, sabemos que não podemos desistir de aprender quando aparece uma
dificuldade ou quando “bate” aquele desânimo na hora de se preparar para a
prova. Isso porque, para nós, o conhecimento não é um “detalhe” na vida. Somos
estudantes antenados, buscando a cada dia, com muito esforço e dedicação,
sermos verdadeiros investigadores de conhecimento, porque compreendemos que
aprender é uma coisa que ocorre ao longo de toda a vida e de várias maneiras.
8- Leia os itens
abaixo que descreve alguns motivos para ser um investigador de conhecimento.
Durante a leitura de cada item, toda vez que
surgir um motivo que tenha a ver com você, anote o que corresponde ao que te
impulsiona a ser um investigador de conhecimento no seu Diário de Práticas e
Vivências.
a) Ter coisas
interessantes para falar em uma roda de conversa;
b) Pensar com a
própria cabeça e não ser manipulado(a) por outras pessoas;
c) Aprender a ler,
a ouvir ou assistir a notícias e formular minhas opiniões;
d) Poder planejar
minha carreira profissional;
e) Ter melhores
oportunidades de trabalho;
f)
Viver em condições melhores do que eu vivo hoje;
g) Compreender
como funcionam equipamentos, ferramentas e novas tecnologias;
h) Estimular a
imaginação e desenvolver a criatividade;
i)
Conhecer outras culturas e línguas;
j)
Falar melhor em público e escrever bem.
9- Assista ao
vídeo “Que lugar você quer ocupar no mundo?”
de Camila Agone, uma jovem engajada que aprendeu cedo a amar a
ciência. Jovem empreendedora e estudante de engenharia na Universidade Federal
do ABC, ex-aluna da rede pública, ainda no ensino médio ganhou um prêmio da
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com um projeto sobre o poder
medicinal da embaúba.
Link
→ https://youtu.be/qUHmAqm_lpQ
10- Escreva o que te estimulou, inspirou, aprendeu
ou incentivou após assistir ao vídeo “Que lugar você quer ocupar no mundo?” de
Camila Agone.
11- Escolha um
assunto do seu interesse, investigue até desvendar todos os detalhes e registre
no seu Diário de Práticas e Vivências o que descobriu.
Orientações
ü
Para responder as questões acima assista a aula exibida no Centro
de Mídias SP
ü Aula do Centro
de Mídias SP- Projeto de Vida 7º ano
Observações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário