sexta-feira, 25 de setembro de 2020

ATIVIDADE 16 - 7º B - PROFª VANESSA

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Professor (a): Vanessa

Turma: 7º ano B

Disciplina: Projeto de Vida

Canal de resposta: vanessafilgueira@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 07/10/2020

Período de envio: 21/09/2020 à 25/09/2020

Plantão de dúvidas: Blog da escola (em comentários na postagem da atividade), E-mail (endereço citado no canal de resposta) e → Grupo no WhatsApp (número (11) 9 82853481).

Material utilizado: Centro de Mídias SP.

Tema:  Refletir sobre a busca de conhecimento.

 

Tarefas

 

1-      Assista a aula do Centro de Mídias SP-  

Link- https://youtu.be/zC4uMwNW0YY?list=PLXyA-zl-y4WGO0eWEbIk42kK3DL3U7cxc

 

2-      Registre no seu Diário de Práticas e Vivências.

 

3-      O que você faz para buscar conhecimento?

 

4-      Você conhece o grande detetive da ficção Sherlock Holmes?

 

Sherlock Holmes tinha um assistente chamado Watson, cujo raciocínio era constantemente testado por meio de enigmas propostos pelo detetive. Vamos ver se você é um bom investigador!

Veja se consegue desvendar alguns enigmas de Sherlock Holmes

 

a)       “O que é que os mortos comem e que se um vivo comer acabará morrendo?”

b)      “10 e 10 não são 20, mas, se eu acrescentar 50, serão 11. Do que estou falando?”

 

5-      Reflita: Em épocas passadas na escola o conhecimento dependia só do professor, o aluno ficava esperando-o falar por acreditar que era uma verdade absoluta, era o detector de todo o conhecimento e não havia questionamentos. Hoje o conhecimento não vem só do professor, o aluno tem diversos meios tecnológicos para adquirir conhecimentos.

O aluno precisa ser um questionador, ir atrás de seus próprios conhecimentos, para não ficar preso a um conhecimento limitado, mas sim expandir, por isso a importância de buscar sempre.

Um estudante deve ter as mesmas características de um detetive, buscando desvendar os mistérios até chegar à solução dos problemas.

 

6-      Todo investigador faz perguntas a testemunhas para se aproximar de verdade. E você? A quem faz perguntas para se aproximar do conhecimento acerca de um assunto?

 

7-      Reflita: Nos dias de hoje, sabemos que não podemos desistir de aprender quando aparece uma dificuldade ou quando “bate” aquele desânimo na hora de se preparar para a prova. Isso porque, para nós, o conhecimento não é um “detalhe” na vida. Somos estudantes antenados, buscando a cada dia, com muito esforço e dedicação, sermos verdadeiros investigadores de conhecimento, porque compreendemos que aprender é uma coisa que ocorre ao longo de toda a vida e de várias maneiras.

 

 

 

8-      Leia os itens abaixo que descreve alguns motivos para ser um investigador de conhecimento.

 Durante a leitura de cada item, toda vez que surgir um motivo que tenha a ver com você, anote o que corresponde ao que te impulsiona a ser um investigador de conhecimento no seu Diário de Práticas e Vivências.

a)       Ter coisas interessantes para falar em uma roda de conversa;

b)      Pensar com a própria cabeça e não ser manipulado(a) por outras pessoas;

c)       Aprender a ler, a ouvir ou assistir a notícias e formular minhas opiniões;

d)      Poder planejar minha carreira profissional;

e)      Ter melhores oportunidades de trabalho;

f)        Viver em condições melhores do que eu vivo hoje;

g)       Compreender como funcionam equipamentos, ferramentas e novas tecnologias;

h)      Estimular a imaginação e desenvolver a criatividade;

i)        Conhecer outras culturas e línguas;

j)        Falar melhor em público e escrever bem.

 

 

9-      Assista ao vídeo “Que lugar você quer ocupar no mundo?”  de Camila Agone,  uma jovem engajada que aprendeu cedo a amar a ciência. Jovem empreendedora e estudante de engenharia na Universidade Federal do ABC, ex-aluna da rede pública, ainda no ensino médio ganhou um prêmio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com um projeto sobre o poder medicinal da embaúba.

 

Link → https://youtu.be/qUHmAqm_lpQ

 

10-    Escreva o que te estimulou, inspirou, aprendeu ou incentivou após assistir ao vídeo “Que lugar você quer ocupar no mundo?” de Camila Agone.

 

11-   Escolha um assunto do seu interesse, investigue até desvendar todos os detalhes e registre no seu Diário de Práticas e Vivências o que descobriu.

 

 

Orientações


ü  Para responder as questões acima assista a aula exibida no Centro de Mídias SP

ü  Aula do Centro de Mídias SP- Projeto de Vida 7º ano

 

Observações:

Ø  Registre no seu Diário de Práticas e Vivências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário