Conteúdo Programático
Plano de Aula Semanal
Professor
(a): Claudemir Monteiro Júnior
Turma:
9º ano B e C
Disciplina:
Educação Física
Canal
de resposta: Formulário do Classroom ou folha impressa na escola.
Prazo
de envio: Até o dia :
Período de envio:14/09 a 18/09
Material utilizado: Material utilizado: Link da aula do
dia:20/08 - 9º ano EF - Educação Física - As transformações históricas do
fenômeno esportivo, Caderno, computador, celular e pesquisas na internet.
Descrição do Currículo
Paulista: (EF09EF05)
Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir
alguns de seus problemas (corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias
os apresentam.
Conteúdo para impressão:
Evolução
da Educação Física ao longo dos tempos
Desde
a pré-história a Educação Física vem sendo influenciada pela sociedade. Nessa
época as atividades físicas ficaram restritas a defender-se e atacar. A luta
pela sobrevivência levou a movimentos naturais. Para desenvolver estudos sobre
a época, os pesquisadores se baseavam-se em todos os tipos de objetos, como
pedras trabalhadas ou rudimentares, fósseis de animais e de humanos, pinturas
rupestres, monumentos e, um pouco mais tarde, objetos e monumentos de bronze e
ferro, câmaras mortuárias, estradas, dentre outros.
Todos
os exercícios físicos, qualquer que seja sua forma de realização, possuem suas
raízes, de forma hipotética ou verdadeira nas mais primitivas civilizações.
Pode - se afirmar que todos os tipos de exercícios físicos são provenientes de
quatro grandes causas humanas: luta pela existência, ritos e cultos, preparação
guerreira e jogos e práticas atléticas.
O
homem primitivo deslocava-se de um lugar para outro a procura de alimentos,
marchando, subindo em árvores, escalando penhascos, nadando, saltando e
lançando as suas diferentes armas de arremesso. Assim o homem executa os seus
movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé. Pela
repetição contínua desses exercícios, na luta pela sobrevivência, aperfeiçoava
as funções, educando-as gradativa e inconscientemente.
Porém,
todo esse contexto é algo natural e cotidiano. E, como Educação Física propriamente
dita, os primeiros registros tardaram a aparecer.
Em
cada sociedade, povo ou país a Educação Física apresentava focos diferentes de
interesse e utilização. Como demonstra as imagens abaixo:








Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir