segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ATIVIDADE 9 - 9º B e C - PROFº CLAUDEMIR

 

Conteúdo Programático

 

Plano de Aula Semanal

Professor (a):  Claudemir Monteiro Júnior

Turma: 9º ano B e C

Disciplina: Educação Física

Canal de resposta: Formulário do Classroom ou folha impressa na escola.

Prazo de envio: Até o dia : 16 a 01/10/2020

Período de envio:14/09 a 18/09

Material utilizado: Material utilizado: Link da aula do dia:20/08 - 9º ano EF - Educação Física - As transformações históricas do fenômeno esportivo, Caderno, computador, celular e pesquisas na  internet.

Descrição do Currículo Paulista: (EF09EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

 

Conteúdo para impressão:

Evolução da Educação Física ao longo dos tempos

            Desde a pré-história a Educação Física vem sendo influenciada pela sociedade. Nessa época as atividades físicas ficaram restritas a defender-se e atacar. A luta pela sobrevivência levou a movimentos naturais. Para desenvolver estudos sobre a época, os pesquisadores se baseavam-se em todos os tipos de objetos, como pedras trabalhadas ou rudimentares, fósseis de animais e de humanos, pinturas rupestres, monumentos e, um pouco mais tarde, objetos e monumentos de bronze e ferro, câmaras mortuárias, estradas, dentre outros.

            Todos os exercícios físicos, qualquer que seja sua forma de realização, possuem suas raízes, de forma hipotética ou verdadeira nas mais primitivas civilizações. Pode - se afirmar que todos os tipos de exercícios físicos são provenientes de quatro grandes causas humanas: luta pela existência, ritos e cultos, preparação guerreira e jogos e práticas atléticas.

            O homem primitivo deslocava-se de um lugar para outro a procura de alimentos, marchando, subindo em árvores, escalando penhascos, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso. Assim o homem executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé. Pela repetição contínua desses exercícios, na luta pela sobrevivência, aperfeiçoava as funções, educando-as gradativa e inconscientemente.




            Porém, todo esse contexto é algo natural e cotidiano. E, como Educação Física propriamente dita, os primeiros registros tardaram a aparecer.

            Em cada sociedade, povo ou país a Educação Física apresentava focos diferentes de interesse e utilização. Como demonstra as imagens abaixo:














Um comentário: