sexta-feira, 2 de outubro de 2020

ATIVIDADE 14 - 2º A - PROFª MICHELE


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Professor (a): Michele Aparecida Rodrigues

Turma: 2ª A

Disciplina: Biologia

Canal de resposta: michelerod@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 15 dias

Período de envio: 28/09 à 02/10/2020

 

Material utilizado:

Celular ou computador

Acesso à internet

Anotações aula CMSP dia 27/07/2020 - https://www.youtube.com/watch?v=YrQrUD-LzXw

Livro de Biologia.

 

Tarefas: Com base nas aulas do Centro de Mídias e livro didático responda as questões sobre heredograma:

 

1) Em aconselhamentos genéticos, um dos recursos utilizados é a elaboração de heredograma. É incorreto afirmar que a análise de heredogramas pode:

 

A) Determinar o provável padrão de herança de uma doença.

B) Ilustrar as relações entre os membros de uma família.

C) Prever a frequência de uma doença genética em uma população.

D) Relatar de forma simplificada, histórias familiares.

 

2)  Quando analisamos um heredograma com uma doença ligada a um cromossomo autossômico e percebemos que pais com mesmo fenótipo dão origem a um filho com fenótipo diferente, podemos concluir que:

 

A) Os pais possuem genes recessivos para aquela característica.

B) Os pais possuem genes dominantes para aquela característica.

C) Que a mãe é heterozigota e o pai é recessivo para aquela característica.

D) Que o pai e a mãe são heterozigotos para aquela característica.

 

3) O heredograma adiante representa a herança de um fenótipo anormal na espécie humana. Analise-o e assinale a alternativa correta.

 


 

A) Os indivíduos II-3 e II-4 são homozigotos, pois dão origem a indivíduos anormais.

B) O fenótipo anormal é recessivo, pois os indivíduos II-3 e II-4 tiveram crianças anormais.

C) Os indivíduos III-1 e III-2 são heterozigotos, pois são afetados pelo fenótipo anormal.

D) Todos os indivíduos afetados são heterozigotos, pois a característica é dominante.

 

4) Construa um heredograma com os símbolos apresentados neste  corpo de atividade e as seguintes informações: Um casal casaram-se e tiveram 4 filhos, sendo dois homens e  2 mulheres, uma filha nasceu afetada por uma dada característica hereditária, as duas filhas mulheres se casaram com homens não afetados por essa característica, cada uma tiveram 3 filhos, a filha afetada teve um filho homem e duas mulheres, sendo uma afetada. A filha não afetada teve 2 filhos homens e uma filha mulher afetada.

 

 

Orientações: Faça o esquema do heredograma no caderno e mande foto do mesmo para enviar no e-mail de resposta. Símbolos para construção do heredograma:

 

Observações: A atividade está fazendo parte da composição de notas e faltas para o terceiro bimestre, fiquem ligados no blog e não deixem de fazer as atividades. Quem estiver sem notas nos bimestres anteriores favor me chamar no whatsapp – 95195-3091. Desejo bons estudos a todos e se cuidem.

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