CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Professor (a): Michele Aparecida
Rodrigues
Turma: 2ª A
Disciplina: Biologia
Canal de resposta:
michelerod@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 15 dias
Período de envio: 28/09 à 02/10/2020
Material utilizado:
Celular ou computador
Acesso à internet
Anotações aula CMSP dia 27/07/2020
- https://www.youtube.com/watch?v=YrQrUD-LzXw
Livro de Biologia.
Tarefas: Com base nas aulas do
Centro de Mídias e livro didático responda as questões sobre heredograma:
1) Em aconselhamentos genéticos,
um dos recursos utilizados é a elaboração de heredograma. É incorreto afirmar
que a análise de heredogramas pode:
A) Determinar o provável padrão de
herança de uma doença.
B) Ilustrar as relações entre os
membros de uma família.
C) Prever a frequência de uma
doença genética em uma população.
D) Relatar de forma simplificada,
histórias familiares.
2)
Quando analisamos um heredograma com uma doença ligada a um cromossomo
autossômico e percebemos que pais com mesmo fenótipo dão origem a um filho com
fenótipo diferente, podemos concluir que:
A) Os pais possuem genes
recessivos para aquela característica.
B) Os pais possuem genes
dominantes para aquela característica.
C) Que a mãe é heterozigota e o
pai é recessivo para aquela característica.
D) Que o pai e a mãe são
heterozigotos para aquela característica.
3) O heredograma adiante
representa a herança de um fenótipo anormal na espécie humana. Analise-o e
assinale a alternativa correta.
A) Os indivíduos II-3 e II-4 são
homozigotos, pois dão origem a indivíduos anormais.
B) O fenótipo anormal é recessivo,
pois os indivíduos II-3 e II-4 tiveram crianças anormais.
C) Os indivíduos III-1 e III-2 são
heterozigotos, pois são afetados pelo fenótipo anormal.
D) Todos os indivíduos afetados
são heterozigotos, pois a característica é dominante.
4) Construa um heredograma com os
símbolos apresentados neste corpo de
atividade e as seguintes informações: Um casal casaram-se e tiveram 4 filhos,
sendo dois homens e 2 mulheres, uma
filha nasceu afetada por uma dada característica hereditária, as duas filhas
mulheres se casaram com homens não afetados por essa característica, cada uma
tiveram 3 filhos, a filha afetada teve um filho homem e duas mulheres, sendo
uma afetada. A filha não afetada teve 2 filhos homens e uma filha mulher
afetada.
Orientações: Faça o esquema do heredograma no caderno e mande foto
do mesmo para enviar no e-mail de resposta. Símbolos para construção do
heredograma:
Observações: A atividade está fazendo parte da composição de notas e faltas para o terceiro bimestre, fiquem ligados no blog e não deixem de fazer as atividades. Quem estiver sem notas nos bimestres anteriores favor me chamar no whatsapp – 95195-3091. Desejo bons estudos a todos e se cuidem.
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