CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professor (a): Graça Ramo e Marcia Nascimento
Turma: 8º A, B, C, D e E
Disciplina: Língua Portuguesa
Canal de
resposta: email institucional ( gracasramo@prof.educacao.sp.gov.br / marcianbarros@professor.educacao.sp.gov.br )
Prazo de envio: 17:00
do dia 5/10
Período de envio: 28/09 a 02/10
Material: Aula CMSP
29/09/2020 e 01/10/2020
Tarefa: AVALIAÇÃO
1- Quem são as personagens da crônica?
2- No que se refere o foco narrativo, o
texto apresenta narrador personagem ou narrador observador? Justifique
3- Crônica vem do grego kroniká
“relativo ao tempo”, que significa tempo.
·
Onde
você acredita que os autores encontram assuntos/temas para escreverem as
crônicas
4- No trecho: “Após um dia inteiro de
entregas (pelo menos levávamos os convites a casa de cada convidado. Embora
ficássemos nos portões ou portarias) faltavam apenas os convites dos padrinhos.
Pois é, contrariamos o normal. Ficaram por último, a logística e intimidade,
afinal poderíamos chegar tarde à casa dos padrinhos e não sentir
constrangimento algum. Os padrinhos sempre são os mais chegados.”
A)
Nesse
trecho, os verbos flexionados na 1ª pessoa do plural referem-se a quais
personagens?
B)
Por
que os noivos dizem ter contrariado o normal a terem deixado para entregar o
convite dos padrinhos por último?
5- O texto está escrito de acordo com a
norma padrão, porém apresenta algumas passagens em linguagem coloquial, ouça
novamente a crônica e cite expressões e palavras que foram usadas
coloquialmente.
6- Continue ouvindo a crônica e cite as
palavras que foram usadas pela autora para referir-se ao casamento. (lembre-se:
a autora usou estas palavras para evitar repetições da palavra casamento)
7- “... à casa dos padrinhos....”
·
Justifique
a ocorrência do acento indicador de crase na expressão acima.
8- Observe os trechos “O álbum de fotos?
Sim ... Nós dois tínhamos decidido que faríamos montagens com cada
convidado “
A)
“Tínhamos
decidido”, aqui temos uma locução verbal. Em que tempo verbal está?
B)
“Os
dois estavam bravos conosco, achavam que poderíamos...”
· A quem se referem os termos em destaque?
C)
“Os
dois estavam bravos conosco, achavam que poderíamos esperar a pandemia passar
para realizar o casamento pois eu e meu noivo já estávamos morando juntos.
Encontramos algumas justificativas que os convenceram.... “
·
A
quem se refere o termo em destaque?
·
No
trecho citado há um adjetivo que se refere aos padrinhos, que adjetivo é esse?
9- No trecho: “Após um dia inteiro
de entregas (pelo menos levávamos os convites a casa de cada convidado. Embora
ficássemos nos portões ou portarias) faltavam apenas os convites dos padrinhos.
Pois é, contrariamos o normal. Ficaram por último, a logística e intimidade,
afinal poderíamos chegar tarde à casa dos padrinhos e não sentir
constrangimento algum. Os padrinhos sempre são os mais chegados.”
·
Por
que os noivos ficavam apenas nos portões ou portarias?
·
O
que a expressão em destaque indica em relação a lógica do texto?
9 A) Retire da crônica 3 exemplos de discurso
direto.
10- Agora é a sua vez!!!
·
Observe
o seu cotidiano e ao seu redor, escolha um acontecimento ou um fato que o
inspire a escrever a sua própria crônica. Lembre-se de ser bem criativo e usar
todo o seu conhecimento adquirido, capriche pois o texto valerá até 10.
Orientações: Assista à aula para responder ao que se pede.
Observações: Se desejar também assista à aula do 8ºano dia 01/10/2020 pois lá há o texto para tirar print.
Nenhum comentário:
Postar um comentário