CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professor (a): Munique
Turma: 3º A
Disciplina: Geografia
Canal de resposta: munique@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 19/11/2020
Material utilizado:
Ø Mapas
temáticos
Ø Tema:
Cartografia "o mundo através dos Mapas" (Revisão)
Ø Entrega:
18/11/2020
Ø Conteúdo:
apresentado no 1 º bimestre, ainda nas aulas presenciais, Caderno do Aluno
Volume I. Geografia.
ORIENTAÇÃO: ler o texto abaixo, para relembrar o tema, se
necessário retome as atividades do caderno do aluno 1º volume geografia. E
responda as questões da atividade
TAREFAS:
Ø
Ler o
Resumo abaixo
Segundo o IBGE, o MAPA É UMA “REPRESENTAÇÃO NO PLANO, NORMALMENTE EM ESCALA PEQUENA, DOS ASPECTOS
GEOGRÁFICOS, NATURAIS, CULTURAIS E ARTIFICIAIS DE TODA A SUPERFÍCIE DA TERRA
(Planisfério ou Mapa Mundi), de uma parte (Mapas dos Continentes) OU DE UMA
SUPERFÍCIE DEFINIDA POR UMA DADA DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA (Mapa do
Brasil, dos Estados, dos Municípios) OU POR UMA DADA DIVISÃO OPERACIONAL OU
SETORIAL (bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental, setores
censitários).”
No MAPA TRADICIONAL, a representação da Terra, continentes, países,
estados, municípios, etc é realizada levando-se em consideração a área
territorial de cada país, normalmente medida em km2. No caso de mapas
temáticos, uma cor ou um símbolo é associado ao polígono de cada país, o que
determina a grandeza do tema representado - população, Produto Interno Bruto
(PIB) ou outro tema qualquer.
No caso da “ANAMORFOSE GEOGRÁFICA”, cada país é redesenhado de forma
que seu polígono sofre uma deformação proporcional a um tema de interesse
(população, PIB ou outra variável de interesse). Com esta técnica, consegue-se visualizar
o tema de uma forma mais direta.
Exemplo de Anamorfose: Brasil População Total, em 2017
Assim, verifica-se que há várias formas de apresentar informações
(fenômenos) através dos mapas. Estes, como pudemos verificar 2ª NA ATIVIDADE A
DISTÂNCIA, mais do que uma ferramenta de orientação e localização, OS MAPAS SE
TRANSFORMARAM NUM RECURSO IMPORTANTE para a expansão das civilizações, e o seu
desenvolvimento foi colocado a serviço do poder. Eles foram fundamentais para a
definição de estratégias militares e para a conquista de outros povos. Atualmente sendo empregada tecnologias em sua
forma de elaboração, os mapas tornaram-se ainda mais precisos. Não se limitam
só na forma impressa, muito pelo contrário, estão nos GPS, em forma interativa
via internet, imagens de satélite,nos games...
Ø
Atividade:
Leitura e Análise de Mapas
VISANDO
ESSE TEMA “CARTOGRAFIA: MAPAS” , OBSERVE ATENTAMENTE AS IMAGENS A SEGUIR
E RESPONDA AS QUESTÕES:
Mundo: População total, 2017. Fonte: Atlas
Geográfico Escolar IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.
ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_populacao_total.pdf>. Acesso em: 26 set.
2019.
· Mapa 2= Computadores conectados á internet no mundo (2012)
Mapa mostra onde estão os computadores conectados à Internet no
mundo (foto: Reprodução/Twitter)
· Mapa 3= Produto Interno Bruto (PIB) 2016
Fonte: National Accounts Main Aggregates Database, United Nations (UN).
· Mapa 4= principais linhas de cabos submarinos de telecomunicações
• Imagem 5: Mapa Eixos estruturante do comércio mundial
Disponível em https://slideplayer.com.br/slide/12250050/
RESPONDA:
1- Embora os mapas acima apresentem
informações distintas, o que todos têm em comum?
2- Cite a principal informação de cada
um desses mapas e qual simbolo cartográfico (figuras geométricas, cor, tamanho
da área...) cada um se utiliza para apresentar essa informação:
3- Qual dos mapas a imagem parece estar distorcida? Por que isso
acontece?
4- O mapa 2, demonstra um dos principais
aspectos da Globalização: Conexão a Internet. A partir desse mapa COMENTE sobre
o que ele evidencia (quem acessa mais e
menos, quais fatos estão relacionados a isso...)
5- O mapa 4 se relaciona diretamente ao
mapa 2, inclusive um complementa o outro. Comente de que forma eles se
relacionam:
6- Como já visto o mapa, de uma forma ou
outra, está presente em nossas vidas. Pense um pouquinho e cite de que forma o
“mapa” pode está presente em seu dia-a-dia:
7- A imagem 5, também se refere a um dos
aspectos da Globalização: “O Comércio Mundial”. A partir dele, quem participa
mais efetivamente no Comércio Mundial”?
8- Qual dos Mapas aqui apresentados,
você achou mais interessante? Justifique:
9- OS MAPAS, como fonte de informação
podem e geralmente SE COMPLEMENTAM. Pensando nisto, a partir de suas
observações, análises, respostas anteriores e conhecimento prévio, FAÇA um
pequeno TEXTO, relacionando as informações que os mapas 2, 3, 4 e 5 apresentam:
Ø
ATIVIDADE
também disponível através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfn_AYKHHs-XPG2xLdot-CwbhfNYM3kdfPKK9sr4BpuJo4bRQ/viewform?usp=sf_link
OBSERVAÇÕES:
Ø As
Respostas, seja por intermédio de fotos do caderno ou documento do Word, devem
ser eviadas para o email munique@professor.educacao.sp.gov.br
,
Ø Caso
realizada através do link acima, é
só responder e clicar em enviar;
Ø
As dúvidas também podem ser esclarecidas através
do e-mail que enviam as respostas ou pelo Messenger do Facebook
Ø
Em caso
de Dúvidas podem entrar em contato comigo direto pelo Messenger ou pelo email
institucional por onde devolvem as atividades: munique@professor.educacao.sp.gov.br
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