terça-feira, 17 de novembro de 2020

ATIVIDADE -16 - 9ºB,C - GEOGRAFIA - PROFª MUNIQUE

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Professor (a): Munique

Turma: 9º B e C

Disciplina: Geografia

Canal de resposta: munique@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 19/11/2020

 

Material utilizado:

Ø  Mapas temáticos

Ø  Links relacionados

Ø  Material de consulta para a realização desta revisão, 2ª atividade a distância (Caderno do Aluno Vol. 1, Cartografia Atividade 2B=Páginas 43 a 46; e Vídeo aula de Geografia CMSP 9º ano, Hegemonia europeia do dia 05/05/2020, Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=Rt-jbJ8S_f8

 

TAREFAS:

Ø  Ler o Resumo abaixo

Segundo o IBGE, o MAPA É UMA “REPRESENTAÇÃO NO PLANO,  NORMALMENTE EM ESCALA PEQUENA, DOS ASPECTOS GEOGRÁFICOS, NATURAIS, CULTURAIS E ARTIFICIAIS DE TODA A SUPERFÍCIE DA TERRA (Planisfério ou Mapa Mundi), de uma parte (Mapas dos Continentes) OU DE UMA SUPERFÍCIE DEFINIDA POR UMA DADA DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA (Mapa do Brasil, dos Estados, dos Municípios) OU POR UMA DADA DIVISÃO OPERACIONAL OU SETORIAL (bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental, setores censitários).”

No MAPA TRADICIONAL, a representação da Terra, continentes, países, estados, municípios, etc é realizada levando-se em consideração a área territorial de cada país, normalmente medida em km2. No caso de mapas temáticos, uma cor ou um símbolo é associado ao polígono de cada país, o que determina a grandeza do tema representado - população, Produto Interno Bruto (PIB) ou outro tema qualquer.

No caso da “ANAMORFOSE GEOGRÁFICA”, cada país é redesenhado de forma que seu polígono sofre uma deformação proporcional a um tema de interesse (população, PIB ou outra variável de interesse). Com esta técnica, consegue-se visualizar o tema de uma forma mais direta.

Exemplo de Anamorfose: Brasil População Total, em 2017











Assim, verifica-se que há várias formas de apresentar informações (fenômenos) através dos mapas. Estes, como pudemos verificar 2ª NA ATIVIDADE A DISTÂNCIA, mais do que uma ferramenta de orientação e localização, OS MAPAS SE TRANSFORMARAM NUM RECURSO IMPORTANTE para a expansão das civilizações, e o seu desenvolvimento foi colocado a serviço do poder. Eles foram fundamentais para a definição de estratégias militares e para a conquista de outros povos.  Atualmente sendo empregada tecnologias em sua forma de elaboração, os mapas tornaram-se ainda mais precisos. Não se limitam só na forma impressa, muito pelo contrário, estão nos GPS, em forma interativa via internet, imagens de satélite,nos games...

 

Ø  Atividade: Leitura e Análise de Mapas

 

VISANDO ESSE TEMA “CARTOGRAFIA: MAPAS” , OBSERVE ATENTAMENTE AS IMAGENS A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES:

·        Mapa 1= População Total 2017










Mundo: População total, 2017. Fonte: Atlas Geográfico Escolar IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.

ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_populacao_total.pdf>. Acesso em: 26 set. 2019.

 

·        Mapa 2= Computadores conectados á internet no mundo (2012)










·      Mapa 3= Produto Interno Bruto (PIB) 2016










Fonte: National Accounts Main Aggregates Database, United Nations (UN).



·        Mapa 4= principais linhas de cabos submarinos de telecomunicações









·        Imagem 5: Mapa  Eixos estruturante do comércio mundial










 Disponível em https://slideplayer.com.br/slide/12250050/


RESPONDA:

1-           Embora os mapas acima apresentem informações distintas, o que todos têm em comum?

2-           Cite a principal informação de cada um desses mapas e qual simbolo cartográfico (figuras geométricas, cor, tamanho da área...) cada um se utiliza para apresentar essa informação:

3-           Qual dos mapas a imagem  parece estar distorcida? Por que isso acontece?

4-           O mapa 2, demonstra um dos principais aspectos da Globalização: Conexão a Internet. A partir desse mapa COMENTE sobre o que ele evidencia  (quem acessa mais e menos, quais fatos estão relacionados a isso...)

5-           O mapa 4 se relaciona diretamente ao mapa 2, inclusive um complementa o outro. Comente de que forma eles se relacionam:

6-           Como já visto o mapa, de uma forma ou outra, está presente em nossas vidas. Pense um pouquinho e cite de que forma o “mapa” pode está presente em seu dia-a-dia:

7-           A imagem 5, também se refere a um dos aspectos da Globalização: “O Comércio Mundial”. A partir dele, quem participa mais efetivamente no Comércio Mundial”?

8-           Qual dos Mapas aqui apresentados, você achou mais interessante? Justifique:

9-           OS MAPAS, como fonte de informação podem e geralmente SE COMPLEMENTAM. Pensando nisto, a partir de suas observações, análises, respostas anteriores e conhecimento prévio, FAÇA um pequeno TEXTO, relacionando as informações que os mapas 2, 3, 4 e 5 apresentam:

 

Ø  ATIVIDADE também disponível através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfn_AYKHHs-XPG2xLdot-CwbhfNYM3kdfPKK9sr4BpuJo4bRQ/viewform?usp=sf_link

 

OBSERVAÇÕES:

 

 

Ø  As Respostas, seja por intermédio de fotos do caderno ou documento do Word, devem ser eviadas para o email munique@professor.educacao.sp.gov.br ,

Ø  Caso realizada através do link acima, é só responder e clicar em enviar;

Ø  As dúvidas também podem ser esclarecidas através do e-mail que enviam as respostas ou pelo Messenger do Facebook

Ø  Em caso de Dúvidas podem entrar em contato comigo direto pelo Messenger ou pelo email institucional por onde devolvem as atividades: munique@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 


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