Professora Dra Ariella
Turma: 3ªB/3ªC
Disciplina: SOCIOLOGIA
Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou Google Sala de Aula
Prazo de envio: até dia 13/11/2020
Período de envio: 26/10 a 30/10
Plantão de Dúvidas por meio do e-mail institucional, do Chat do CMSP e do Google Sala de Aula
3B segunda-feira das 22h00 às 22h30 e sexta-feira das 21h00 às 21h30
3C segunda-feira das 20h30 às 20h30 e quinta-feira das 21h00 às 21h30
Google Sala de Aula
Tutorial acesso ao Google Sala de Aula aqui anexado
Caso não apareça a sua turma mesmo depois de seguido todos os passos do tutorial, ingressar com o código da sua
turma:
3B: 5gbzqz6
3C: fxftopf
Material utilizado:
Aula do Centro de Mídia São Paulo (CMSP) e box-resumo
Tarefa
Assistir as aulas de Sociologia do CMSP e responder as questões.
Objetivo
Conhecer o funcionamento do sistema eleitoral, regras, direitos e deveres do cidadão. Refletir sobre as formas de
participação política que não se restringem aos partidos políticos..
Habilidade
Desenvolver noções claras sobre o funcionamento das eleições no Brasil, a formação dos partidos, a importância do voto e o papel do eleitor no sistema democrático. Estabelecer uma reflexão crítica sobre a atuação do cidadão no controle da representação política na relação entre eleitores e representantes eleitos.
Orientações
1) Assistir as aulas de Sociologia do Centro de Mídia de São Paulo
.
Sobre O Sistema Eleitoral e Partidário, aula do dia 17 de setembro
Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=2983&id=67
Sobre Participação Política, aula do dia 24 de setembro
Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=2983&id=67
2) Depois de assistir as aulas do dia 17 e 24 de setembro, consultar o box-resumo, responder as seguintes
questões:
a) De acordo com a aula, como sistema eleitoral pode ser definido?
b) Sobre os partidos políticos quando e por que eles surgem? Por que eles são considerados importantes?
c) Quais são as formas de participar politicamente que as professoras citam?
d) Sobre a afirmação de que o brasileiro é desinteressa, principalmente os jovens, o que a aula revelou sobre isso?.
Observações
Atenção, são duas atividades: 1) depois de assistir a aula; 2) responder as questões. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 19, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula (tutorial aqui anexado) para entrega de atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de Mídia SP. Dúvidas? Escrevam no e-mail.
Box-resumo: Estado
Nas aulas e atividades anteriores você aprendeu sobre cidadania e como ela se expressa por meio dos movimentos sociais, que por meio de lutas sociais modificam o próprio entendimento do que seja cidadania e que direitos são associados a eles. Nessas discussões você ouviu inúmeras vezes que o Estado é uma instituição fundamental para acolher as demandas de movimentos e garantir direitos de cidadania, tema apresentado na aula do dia 20 de agosto que, como eu disse, aparentemente, introduz um tema descolado dos tópicos anteriores. Você aprendeu elementos que são centrais para dar seguimento a aprendizagem das próximas aulas, como o que é o Estado, como e se organiza, quais são seus fundamentos e objetivos, quais são suas principais características. As diferenças entre Estado e Governo. Como aprofundamento na aula do dia 03 de setembro foi apresentado a você a noção de Estado de Direito: contexto de surgimento, o que é e qual a sua relação com a sociedade, as constituições e os chamados três poderes.
Na aula do dia 10 você conheceu a forma como os Estados democráticos exercem o seu poder, que é através de três poderes fundamentais: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Aprendeu (ou aprofundou) o que são e o que compete a cada um. Aprendeu também, de forma muito breve, as ideias de um filósofo iluminista, Charles Montesquieu (Barão de Montesquieu), que desenvolveu a teoria dos três poderes na constituição do desenvolvimento dos Estados de Direito.
Já as aulas do dia 17 e 24 de setembro irão trabalhar com temas relacionados: Sistemas Eleitorais e Partidários e as formas de participação politica. Nessas aulas você entrará em contato com as regras de funcionamento do sistema eleitoral, os direitos e deveres dos cidadãos, o que são os partidos políticos, por que surgem e porque são importantes antes e agora. Nas aulas, especialmente a do dia 24, você será levado a refletir sobre as nossas formas de participação política por meio dos canais oficiais, ou seja, o que podemos fazer para nos tornarmos mais próximos dos governantes e levarmos nossas demandas até eles. Perceberá que a participação política não se restringe aos partidos políticos, mas que nossa atuação política, o nosso posicionamento diante das coisas do mundo, passa também por outros espaços sociais, como movimentos sociais, associações de bairro, escola, etc.
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