domingo, 8 de novembro de 2020

ATIVIDADE 19 - 8º,9º - Eletiva/Música - Professor (a): Marcos Vinicius

 

Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida (Vinicius)

Turma: 8º,9º anos

Disciplina: Eletiva/Música

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 18 de Novembro 2020

Período de envio: 3 á 6 de novembro de 2020

Plantão de duvidas: Quinta-feira  das 10:00 ás 17:00 (Utlilizar email do Professor)

       Oláaa meus alunos/as queridos/as, chegamos ao 4 º bimestre e continuamos firmes, fortes á nossa jornada em busca do conhecimento. Dando prosseguimento aos estudos, nesta aula iremos mergulhar no mundo das trilhas sonoras. Bora conferir!

Vamos a atividade 19 !

Observações:

- Extremamente importante desenvolver as atividades, constarão como presença e nota.     

 - Muito importante não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

 - Fazer a leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de sua tarefa.

 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

Material utilizado:                                                                                                           

- Caderno

- Caneta

-Celular ou notebook(caso tenham)

-Internet

 Bons estudos meus queridos/as.                                                                                                            

Eletiva – Música

Atividade 19: Trilhas sonoras

Imagem: http://olhomagi.co/a-evolucao-da-trilha-sonora-no-cinema-por-daniel-bydlowski/

Iniciando conversa: Trilhas sonoras

   A música é reconhecida há muito tempo como uma arte peculiar, pois pode incentivar certas atitudes ou despertar algumas emoções particulares nos que a ouvem. Com seu potencial sensibilizador, tornou-se ferramenta essencial na construção da técnica narrativa em todas as tradições culturais, sendo assim conectada intimamente à produção e emissão da simbologia desejada.Pode-se afirmar, portanto, que a trilha sonora consiste na instrumentalização da música e das sonoridades como fatores fundamentais na criação de uma história, seja qual for o veículo que irá transmiti-la – cinema, teatro, televisão, entre outros. É a totalidade das composições musicais apresentadas em uma película cinematográfica, nos programas televisivos, em videogames, etc. Esta definição abrange a música original, ou seja, aquela elaborada exclusivamente para uma produção artística; ou determinadas criações musicais e trechos de obras que já circulavam antes deste trabalho específico. Desde o século XIX as películas cinematográficas são exibidas com o acompanhamento de orquestras ou pianos, principalmente na época do cinema mudo, quando os únicos sons produzidos eram os acordes tocados por um pianista ou pelos instrumentistas de uma orquestra.

    A trilha sonora mais elaborada é a que torna a narrativa mais densa e rica, harmonizando-se com as outras técnicas cinematográficas e gerando uma experiência emocional original. Ela extrai o melhor de compositores clássicos, das suas criações menos conhecidas, que se transformam em peças célebres ao serem ouvidas em determinadas produções; ou é composta pelos frutos mais significativos dos instrumentistas modernos, que muitas vezes conhecem a fama quando têm seus nomes associados aos mestres do cinema.

    Algumas canções são inseridas na gravação da trilha sonora de um filme sem necessariamente terem sido produzidas para essa obra em particular, ou sem que mesmo tenham sido tocadas ao longo do filme. Elas são como coadjuvantes em meio às músicas mais importantes, que realmente definem esta produção.

https://www.infoescola.com/cinema/trilha-sonora/ Por Ana Lúcia Santana

Agora que você leu o texto assista os vídeos  abaixo e responda:

Vídeo 1:  Chaves indo para Acapulco: https://www.youtube.com/watch?v=hA4LO1PHy1E

A -O que a trilha sonora deste episódio da série chaves expressa ou tenta passar ao telespectador em sua opinião?

 

Vídeo 2:  Discurso do Capitão America – Vingadores Ultimato: https://www.youtube.com/watch?v=ZJ_cf-SbnbU

B – No filme Vingadores Ultimato as pessoas sofrem com a tristeza da perda de pessoas e entes queridos. Assistindo o vídeo 2, qual sensação á trilha sonora junto ao discurso do capitão América, demonstra e passa ao telespectador?

 

C – Pensando em todo este momento que o mundo atravessa com a Pandemia, escolha uma trilha sonora ao seu gosto que retrate uma mensagem de esperança, força ou outros sentimentos  neste momento. Escreva o nome da música, banda e cantor/a, com trechos da canção que remetam a proposta.

Observação: Pode utilizar trilhas de animes, desenhos, séries, filmes novelas a sua escolha.

 

Orientações:

Estrutura do trabalho

- Nome completo da escola

- Nome do Professor

- Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Ler o texto.

- Assistir a vídeo aula do Professor Vinicius, se inscrever no canal e curtir como comprovação de visualização da aula.( Quem ainda não assistiu)

- O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

Observações:

- A atividade pode ser feita: No caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou em arquivo word.

- Fazer a leitura e assistir com calma o conteúdo.

-Acompanhar  as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade escolar nos comentarios. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.

 

Objetivo do Trabalho

Habilidades:

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF02AR14) Perceber, explorar e identificar intensidade, altura e duração por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de apreciação musical.

(EF03AR14) Perceber, explorar e identificar pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e apreciação musical.

(EF04AR13) Identificar e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países.

(EF04AR15) Explorar e caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os elementos constitutivos da música.

Competências Gerais:

Artes

- Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

- Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário