Professor (a): Marcos
Vinicius Santos Brasileiro Almeida (Vinicius)
Turma: 8º,9º anos
Disciplina: Eletiva/Música
Canal de
resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:
18 de Novembro 2020
Período de
envio: 3 á 6 de novembro de 2020
Plantão de
duvidas: Quinta-feira das
10:00 ás 17:00 (Utlilizar email do Professor)
Oláaa
meus alunos/as queridos/as, chegamos ao 4 º bimestre e continuamos firmes,
fortes á nossa jornada em busca do conhecimento. Dando prosseguimento aos
estudos, nesta aula iremos mergulhar no mundo das trilhas sonoras. Bora
conferir!
Vamos a atividade 19 !
Observações:
- Extremamente importante desenvolver as atividades, constarão como
presença e nota.
- Muito importante
não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.
- Fazer a leitura das orientações e
observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de
sua tarefa.
- Meus queridos/as muito importante
respeitarem os prazos de entrega das atividades.
Material
utilizado:
- Caderno
- Caneta
-Celular ou notebook(caso tenham)
-Internet
Bons estudos meus queridos/as.
Eletiva – Música
Atividade 19: Trilhas sonoras
Imagem: http://olhomagi.co/a-evolucao-da-trilha-sonora-no-cinema-por-daniel-bydlowski/
Iniciando conversa: Trilhas sonoras
A música é reconhecida há muito tempo como uma arte peculiar,
pois pode incentivar certas atitudes ou despertar algumas emoções particulares
nos que a ouvem. Com seu potencial sensibilizador, tornou-se ferramenta
essencial na construção da técnica narrativa em todas as tradições culturais,
sendo assim conectada intimamente à produção e emissão da simbologia
desejada.Pode-se afirmar, portanto, que a trilha sonora consiste
na instrumentalização da música e das sonoridades como fatores fundamentais na
criação de uma história, seja qual for o veículo que irá transmiti-la – cinema,
teatro, televisão, entre outros. É a totalidade das composições musicais
apresentadas em uma película cinematográfica, nos programas televisivos, em
videogames, etc. Esta definição abrange a música original, ou seja, aquela
elaborada exclusivamente para uma produção artística; ou determinadas criações
musicais e trechos de obras que já circulavam antes deste trabalho específico. Desde
o século XIX as películas cinematográficas são exibidas com o acompanhamento de
orquestras ou pianos, principalmente na época do cinema mudo, quando os únicos
sons produzidos eram os acordes tocados por um pianista ou pelos
instrumentistas de uma orquestra.
A
trilha sonora mais elaborada é a que torna a narrativa mais densa e rica,
harmonizando-se com as outras técnicas cinematográficas e gerando uma
experiência emocional original. Ela extrai o melhor de compositores clássicos,
das suas criações menos conhecidas, que se transformam em peças célebres ao
serem ouvidas em determinadas produções; ou é composta pelos frutos mais
significativos dos instrumentistas modernos, que muitas vezes conhecem a fama
quando têm seus nomes associados aos mestres do cinema.
Algumas
canções são inseridas na gravação da trilha sonora de um filme sem
necessariamente terem sido produzidas para essa obra em particular, ou sem que
mesmo tenham sido tocadas ao longo do filme. Elas são como coadjuvantes em meio
às músicas mais importantes, que realmente definem esta produção.
https://www.infoescola.com/cinema/trilha-sonora/ Por Ana Lúcia Santana
Agora que
você leu o texto assista os vídeos abaixo e responda:
Vídeo 1: Chaves indo para Acapulco: https://www.youtube.com/watch?v=hA4LO1PHy1E
A -O que a trilha sonora deste episódio da série chaves expressa
ou tenta passar ao telespectador em sua opinião?
Vídeo 2: Discurso do Capitão America – Vingadores
Ultimato: https://www.youtube.com/watch?v=ZJ_cf-SbnbU
B – No filme Vingadores Ultimato as pessoas sofrem com a
tristeza da perda de pessoas e entes queridos. Assistindo o vídeo 2, qual sensação
á trilha sonora junto ao discurso do capitão América, demonstra e passa ao
telespectador?
C – Pensando em todo este momento que o mundo atravessa com a
Pandemia, escolha uma trilha sonora ao seu gosto que retrate uma mensagem de
esperança, força ou outros sentimentos neste
momento. Escreva o nome da música, banda e cantor/a, com trechos da canção que
remetam a proposta.
Observação: Pode utilizar trilhas de animes, desenhos, séries,
filmes novelas a sua escolha.
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Nome completo da escola
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e
disciplina.
- Ler o texto.
- Assistir a vídeo aula
do Professor Vinicius, se inscrever no canal e curtir como comprovação de
visualização da aula.( Quem ainda não assistiu)
- O trabalho sugerido foi pensando no
tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva
com calma sua tarefa.
Observações:
- A atividade pode ser feita: No
caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou em arquivo word.
- Fazer a leitura e assistir com
calma o conteúdo.
-Acompanhar as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão
utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter
melhor rendimento nos estudos.
- As orientações estão bem detalhadas,
mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do
Professor e blog da unidade escolar nos comentarios. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em
construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente
sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do
Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo do Trabalho
Habilidades:
(EF15AR26) Explorar
diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos
eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos
processos de criação artística.
(EF02AR14) Perceber,
explorar e identificar intensidade, altura e duração por meio de jogos,
brincadeiras, canções e práticas diversas de apreciação musical.
(EF03AR14) Perceber, explorar
e identificar pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso por meio de
jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e apreciação
musical.
(EF04AR13) Identificar e
apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de
diferentes países.
(EF04AR15) Explorar e
caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os
elementos constitutivos da música.
Competências Gerais:
Artes
- Mobilizar recursos
tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
- Analisar e valorizar o patrimônio artístico
nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes
visões de mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário