Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida (Vinicius)
Turma: 6º e 7º anos
Disciplina: Eletiva/Música
Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 18 de Novembro 2020
Período de envio: 3 á 6 de novembro de 2020
Plantão de duvidas: Quinta-feira das 10:00 ás 17:00 (Utlilizar email do Professor)
Oláaa meus alunos/as queridos/as, chegamos ao 4 º bimestre e continuamos firmes, fortes á nossa jornada em
busca do conhecimento. Dando prosseguimento aos estudos, nesta aula iremos ampliar nossos estudos sobre os
acordes e notas musicais.
Vamos a atividade 19 !
Observações:
- Extremamente importante desenvolver as atividades, constarão como presença e nota.
- Muito importante assistir a vídeo aula do Professor Vinicius (até o final) se inscrever no canal e curtir o vídeo para
constar como comprovação que assistiu a aula.
- Muito importante não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.
- Fazer a leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de
sua tarefa.
- Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.
Material utilizado:
- Caderno
- Caneta
-Celular ou notebook(caso tenham)
-Internet
Bons estudos meus queridos/as.
Eletiva – Música
Atividade 19: A diferença entre
notas e acordes
Imagem: https://iniciantesdoviolao.com.br/dicionario-de-acordes-e-notas-musicais/
Vamos analisar o acorde
de "DÓ MAIOR":
Nós apertamos só 3 cordas, mas as outras
cordas soltas são notas também e soam juntamente com as presas.
Vejam que para fazer um "DÓ MAIOR"
fazemos 5 notas, repetindo uma vez o DÓ e uma vez o MI. Portanto temos apenas 3
notas diferentes: DÓ, MI, SOL.
Então concluímos que para fazer o ACORDE de
"DÓ MAIOR" precisamos das notas DÓ, MI e SOL.
Se mudarmos qualquer uma dessas notas o acorde
muda e, conseqüentemente, seu nome também.
https://www.viamusical.com.br/cursos/harmonia/a-diferenca-entre-notas-e-acordes
Observação: Para ter um melhor entendimento
acompanhar as aulas : Atividade 11 - Braço do
Violão e atividade 12 - Violão
e exercícios, no blog: Fique antenado no boni.
Assistir
vídeo
Qual a diferença entre notas e acordes: https://www.youtube.com/watch?v=-bK6ev_mJXU
Agora
que você leu o texto e assistiu o vídeo responda:
1
– O que é um acorde?
2
– Complete o
conceito:
A -
Quando tocamos só
uma corda do violão (solta ou presa) temos______________.
B -
Quando falamos fazemos várias notas ao mesmo tempo (no mínimo 3) temos___________.
3 - Para fazer o ACORDE de
"DÓ MAIOR" precisamos quais notas?
Atividade
complementar
Nas próximas aulas começaremos a estudar e
tocar nossa primeira música. Daremos início a criação de um repertório musical.
Olha que massa! Para isso é fundamental você estar afiado nas nossas aulas( em
especial as aulas do Professor Vinicius no youtube). Portanto a tarefa prática
de hoje é revisar algumas aulas do Professor Vinicius e práticar os exercícios
no violão. Levamos em consideração que um grande numero de estudantes possui um
violão em casa, consegue adquirir
emprestado ou comprou neste período( o Professor perguntou para cada aluno que
tem participado das atividades se possuía e se há a possibilidade de adquirir o
instrumento).
Revisar as
aulas:
- Professor
Vinicius Grajau: Como tocar os primeiros acordes de violão?
https://www.youtube.com/watch?v=5ug6n1aweaY&t=148s
Professor
Vinicius grajau: Como tocar uma batida pop rock no violão do zero?
https://www.youtube.com/watch?v=UI3lOaEzu28&t=100s
- Vinicius grajau: Como
tocar a batida pop rock no violão junto com os acordes?
https://www.youtube.com/watch?v=y3Y882Bkc6o
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Nome completo da escola
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e
disciplina.
- Ler o texto.
- Assistir a vídeo aula
do Professor Vinicius, se inscrever no canal e curtir como comprovação de
visualização da aula.( Quem ainda não assistiu)
- O trabalho sugerido foi pensando no
tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva
com calma sua tarefa.
Observações:
- A atividade pode ser feita: No
caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou em arquivo word.
- Fazer a leitura e assistir com
calma o conteúdo.
-Acompanhar as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Mídias SEE SP (As aulas serão
utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter
melhor rendimento nos estudos.
- As orientações estão bem detalhadas,
mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os e-mails : Do
Professor e blog da unidade escolar nos comentários. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em
construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente
sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do
Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE SP e unidade escolar.
Objetivo do Trabalho
Habilidades:
(EF15AR26) Explorar
diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos
eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos
processos de criação artística.
(EF02AR14) Perceber,
explorar e identificar intensidade, altura e duração por meio de jogos,
brincadeiras, canções e práticas diversas de apreciação musical.
(EF03AR14) Perceber,
explorar e identificar pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso
por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e
apreciação musical.
(EF04AR13) Identificar e
apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de
diferentes países.
(EF04AR15) Explorar e
caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os
elementos constitutivos da música.
Competências Gerais:
Artes
- Mobilizar recursos
tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
- Analisar e valorizar o patrimônio artístico
nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes
visões de mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário