domingo, 8 de novembro de 2020

ATIVIDADE 19 - 6º,7º - Eletiva/Música - Professor (a): Marcos Vinicius

 Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida (Vinicius)

Turma: 6º e 7º anos

Disciplina: Eletiva/Música

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 18 de Novembro 2020

Período de envio: 3 á 6 de novembro de 2020

Plantão de duvidas: Quinta-feira das 10:00 ás 17:00 (Utlilizar email do Professor)

Oláaa meus alunos/as queridos/as, chegamos ao 4 º bimestre e continuamos firmes, fortes á nossa jornada em

busca do conhecimento. Dando prosseguimento aos estudos, nesta aula iremos ampliar nossos estudos sobre os

acordes e notas musicais.

Vamos a atividade 19 !

Observações:

- Extremamente importante desenvolver as atividades, constarão como presença e nota.

- Muito importante assistir a vídeo aula do Professor Vinicius (até o final) se inscrever no canal e curtir o vídeo para

constar como comprovação que assistiu a aula.

- Muito importante não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

- Fazer a leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de

sua tarefa.

- Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

Material utilizado:

- Caderno

- Caneta

-Celular ou notebook(caso tenham)

-Internet

Bons estudos meus queridos/as.



Eletiva – Música

Atividade 19: A diferença entre notas e acordes


Imagem: https://iniciantesdoviolao.com.br/dicionario-de-acordes-e-notas-musicais/

 

Iniciando conversa: A diferença entre notas e acordes
    Essa aula é muito importante para o estudo musical, e é fonte de muita confusão. Quando vamos fazer nossa primeira aula de violão e tocamos um "C", sabemos que é um "DÓ", e também ouvimos alguém chamar de "DÓ MAIOR", aí começamos a não entender as coisas. Se você não entende porque "C" é igual a "DÓ" veja nossa aula anterior onde eu explico como ler cifras.  A frase principal é: Um acorde é um conjunto de notas.
    Quando tocamos só uma corda do violão (solta ou presa) fazemos apenas uma nota, ela não tem "sobrenome", não é Maior nem menor, é só uma nota. A primeira corda solta do violão (a mais fina) faz a nota MI. Quando falamos em acordes temos que fazer várias notas ao mesmo tempo (no mínimo 3) e dependendo dessas notas temos a classificação do acorde como Maior ou menor. Ou seja, quando falamos em "DÓ MAIOR" estamos falando de várias notas sendo tocadas simultaneamente (Ocorre ao mesmo tempo), que formam esse acorde.
   Veja que, quando você faz um acorde no violão, você toca quase sempre todas as cordas, ou seja, faz 6 notas ao mesmo tempo.

Vamos analisar o acorde de "DÓ MAIOR":

 

Nós apertamos só 3 cordas, mas as outras cordas soltas são notas também e soam juntamente com as presas.
Vejam que para fazer um "DÓ MAIOR" fazemos 5 notas, repetindo uma vez o DÓ e uma vez o MI. Portanto temos apenas 3 notas diferentes: DÓ, MI, SOL.
Então concluímos que para fazer o ACORDE de "DÓ MAIOR" precisamos das notas DÓ, MI e SOL.
Se mudarmos qualquer uma dessas notas o acorde muda e,
conseqüentemente, seu nome também.

https://www.viamusical.com.br/cursos/harmonia/a-diferenca-entre-notas-e-acordes

                                                                                                                                                  

Observação: Para ter um melhor entendimento acompanhar as aulas : Atividade 11 - Braço do Violão e  atividade 12 - Violão e exercícios,  no blog:  Fique antenado no boni.

Assistir vídeo

 Qual a diferença entre notas e acordes:  https://www.youtube.com/watch?v=-bK6ev_mJXU

Agora que você leu o texto e assistiu o vídeo responda:

1 – O que é um acorde?

2 – Complete o conceito:

A -  Quando tocamos só uma corda do violão (solta ou presa) temos______________.

B -  Quando falamos fazemos várias notas ao mesmo tempo (no mínimo 3)  temos___________.

3 - Para fazer o ACORDE de "DÓ MAIOR" precisamos quais notas?

Atividade complementar

  Nas próximas aulas começaremos a estudar e tocar nossa primeira música. Daremos início a criação de um repertório musical. Olha que massa! Para isso é fundamental você estar afiado nas nossas aulas( em especial as aulas do Professor Vinicius no youtube). Portanto a tarefa prática de hoje é revisar algumas aulas do Professor Vinicius e práticar os exercícios no violão. Levamos em consideração que um grande numero de estudantes possui um violão em casa,  consegue adquirir emprestado ou comprou neste período( o Professor perguntou para cada aluno que tem participado das atividades se possuía e se há a possibilidade de adquirir o instrumento).

Revisar as aulas:

- Professor Vinicius Grajau: Como tocar os primeiros acordes de violão?

https://www.youtube.com/watch?v=5ug6n1aweaY&t=148s

 

Professor Vinicius grajau: Como tocar uma batida pop rock no violão do zero?

https://www.youtube.com/watch?v=UI3lOaEzu28&t=100s

 - Vinicius grajau: Como tocar a batida pop rock no violão junto com os acordes?

https://www.youtube.com/watch?v=y3Y882Bkc6o

 

Orientações:

Estrutura do trabalho

- Nome completo da escola

- Nome do Professor

- Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Ler o texto.

- Assistir a vídeo aula do Professor Vinicius, se inscrever no canal e curtir como comprovação de visualização da aula.( Quem ainda não assistiu)

- O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

Observações:

- A atividade pode ser feita: No caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou em arquivo word.

- Fazer a leitura e assistir com calma o conteúdo.

-Acompanhar  as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Mídias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os e-mails : Do Professor e blog da unidade escolar nos comentários. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE SP e unidade escolar.

 

Objetivo do Trabalho

Habilidades:

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF02AR14) Perceber, explorar e identificar intensidade, altura e duração por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de apreciação musical.

(EF03AR14) Perceber, explorar e identificar pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e apreciação musical.

(EF04AR13) Identificar e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países.

(EF04AR15) Explorar e caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os elementos constitutivos da música.

Competências Gerais:

Artes

- Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

- Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário