sexta-feira, 20 de novembro de 2020

ATIVIDADE - 20 - 7ºD - ARTES - PROFª SOLANGE

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

 Professora: Solange Cabral de Deus

Turma: 7ª ano D do Ensino Fundamental II

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

 

+ contatos: WhatsApp: 999388106

solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br

Código de acesso ao Classroom: https://classroom.google.com/h: oauspiw

Facebook: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:

 

Prazo de envio: Duas semanas após o envio

Período de envio: 12/11/2020

 

(EF07AR01), (EF07AR02), (EF07AR03), (EF69AR31), (EF07AR06) BNCC: 5

 

Objetos de Conhecimento: Mosaico; Escultura; Muralismo; Assemblage; Situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram à arquitetura, à cenografia e ao design de mobiliários. Práticas artísticas • Dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

Objetivo:  utilizar a tecnologia no cotidiano escolar, como ferramenta pedagógica, por meio de referências dos QR Codes. Os smartphones, mais recentes e conceitos dos conteúdos na atividade.

Tema: Artes Visuais

Material utilizado: Caderno, revista ou jornal para picotar, cola, tesoura, folha de cartolina ou papel cartão, tamanho A4 (21cm X 29,7cm), colagem de papéis recortados ou de retalhos de EVA. Recurso de comunicação remota

 

Tarefas:

1.      Pesquisar, e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage em seus diferentes estilos visuais, épocas e etnias

2.      Produzir um mosaico... Tema: “Consciência Negra”

(Orientação: O estudante pode escolher uma imagem de revista impressa ou criar seu desenho para usar como referência e base, para a confecção do mosaico.)

3.       Realizar as propostas nas atividades e registrar no caderno, conceitos estudados por meio de um mapa mental.

4.      Trocar informações, reflexões das atividades, seu processo de criação e compartilhar a sua produção artística.

 

Sondagem

1. O que leva um artista a fazer uma obra de Arte? Como essa obra é feita?

2. Que tipos de materiais podem ser utilizados no processo de criação de uma obra?

3. Quais materiais alternativos podem ser utilizados num processo de criação?                                                                                                                                                            

  




Imagem 1: “Mosaico da aluna Waysla”   -  Autoria: Waysla, 2017- Mosaico .  Fonte: Album pessoal da professora.

Imagem 2: “  Coletivo “ – Autoria: Alunos do 6º ano de 2017- Assemblage com máscaras. Fonte: album pessoal da professora.  








Imagem 3: “Detalhe de cena na Festa Junina na escola. O retrato”2017.  Solange Cabral. Fonte: Álbum pessoal da prof.

Imagem 4: “Lampião de energia” 2017. Autoria: Solange Cabral – Escultura em técnica de utilização de materiais reutilizáveis (papelão, grampo e garrafa pet). Fonte: Álbum pessoal da Solange.

 


Responda:

 

Analise as obras e Responda:

1.      Qual dessas imagens apresenta uma escultura? Por quê? O que ela representa?

................................................................................................................................

Qual a materialidade da obra? Foi feita por um artista brasileiro ou internacional?

...................................................................................................................................

Sobre o estilo da obra de Arte, analisando a imagem, como você categorizaria o estilo desta escultura? Estilo Moderno, Estilo Renascentista, Estilo Contemporâneo?

....................................................................................................................................

2.       Qual dessas obras é um mosaico? Do que é feito? É uma obra nacional ou internacional? O que ela representa?

               ................................................................................................................................................

3.      Você conhece a palavra assemblage? Podemos defini-la como uma modalidade das artes visuais baseada na ideia de acumulação, ou seja, materiais podem ser incorporados na obra, criando uma nova composição, sem perder o seu sentido inicial.

.....................................................................................................................................

A partir desta definição, qual das imagens seria uma assemblage? O que esta obra retrata?

.....................................................................................................................................

4.      Qual das imagens é uma obra de muralismo? Por quê? O que ela representa? Este mural foi feito por um artista nacional ou internacional?

......................................................................................................................................

 

Apreciação

Observe elementos em primeiro e segundo planos; uso de cores; texturas; iluminação; presença/ausência de personagens/pessoas/animais/cenas; presença/ausência de elementos abstratos e simbólicos etc., que estão presentes nas imagens. Leia as legendas e registre suas percepções em seu caderno .











 










Imagem 1: “Preserve o Planeta Terra”. (2018). Autoria: Silvana Regina Luz Zampol. Detalhe de Mosaico. Fonte: fotografia do acervo da artista. São Bernardo do Campo – SP. 2018.

Imagem 2: “Maquete Planta do imóvel” (2018). Autoria: Natalí. Escultura em isopor e sucatas. Fonte: Álbum da Solange (fotografia de acervo pessoal)






















Imagem 3: Detalhe do mural “Somos todos um (Etnias)" (2016) de Eduardo Kobra para o Boulevard Olímpico das Olimpíadas Rio 2016. Fonte: Marcos Souza/BR/Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/rio-brasil-rio2016-jogosol%C3%ADmpicos-1617901/.

Imagem 4: Pietá (1498–1499). Michelangelo - Escultura em mármore. Fonte: Jacques Savoye/Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/it%C3%A1lia-roma-stpedro-michelangelo-2531286/.

Responda às seguintes questões:

1.      Descreva o que veem nas imagens.

...........................................................................................................

2.      Em qual contexto (pode ser histórico, social e/ou cultural) você acha que a obra foi feita?

.....................................................................................................

 São obras antigas ou atuais? Os artistas são brasileiros ou estrangeiros? São artistas de quais países?

........................................................................................................

3.      Com quais outras obras visuais, musicais, teatrais ou corporais, a imagem analisada poderia ser comparada?

Busquem em sua memória e procurem fazer esta comparação.

.....................................................................................................

4.      O que vocês sentem quando veem as imagens apresentadas? Existem símbolos que os levam a alguma interpretação? Quais? O que eles podem representar?

...................................................................................................

 

 

Atividade 1: responder as questões e confeccionar um mosaico

Depois de sua pesquisa, responda:

 

1.      O que é (mosaico/escultura/muralismo/assemblage)? Como, onde e quando surgiu? (Explique o que é e quais são suas características)

2.      Como os mosaicos são produzidos e quais são as suas principais características? O que mais chama a sua atenção ao observar uma obra em mosaico, como as apresentadas nas atividades anteriores? Por quê?

3.      Quais são seus diferentes estilos e materialidades?

 

5. Apresente um artista brasileiro e um internacional (breve biografia). Selecione uma obra de cada artista (da modalidade pesquisada). Apresente uma descrição resumida de cada obra e justifique porque as escolheu.

               4. Se você pudesse explicar para alguém, sobre o que é muralismo, quais características dele você destacaria para a pessoa?

               5. Você já viu (através registros ou pessoalmente) algum tipo de mural? Poderia explicar quais foram os elementos da obra que você viu que mais lhe chamaram sua atenção que mais lhe chamou a atenção da obra que viu? Antes de ter estudado a Situação de Aprendizagem I, deste material, você já tinha ouvido falar em assemblage? Você já tinha visto alguma obra de assemblage?

                6. Após estudar o que é assemblage, você poderia explicar quais são os elementos que a constituem? 6. Para você, é possível que possam existir obras em assemblage bidimensionais, ou será que só existem obras tridimensionais? Explique com suas palavras, o porquê desta reflexão?

 

 

 

Fazer artístico: Experimentação e análise do mosaico como modalidade das artes visuais

Sugestão p/ desenho

 






https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/afro

 

 

 

Atividade 2:

Escolha uma arquitetura, ou cenografia ou de design de mobiliários, questione, pesquise sobre e compartilhe em rede social.





https://www.riazormoveis.com.br/blog/historia-da-cadeira/

Exemplo de análise com mobília

 

História da cadeira

Uma cadeira de balanço pode ser um ótimo exemplo de mobiliário a ser pesquisado, pensando nas dimensões da vida que a cercam. Por exemplo:

A quem pertence/pertenceu?

Quem, quando e onde foi inventado esse tipo de cadeira?

Este tipo de cadeira existe em todos os lugares do mundo?

Quanto custa uma cadeira como essa?

Quais são os tipos de cadeira de balanço que existem?

 O mesmo pode ser feito com uma construção representativa de sua região (um prédio, uma ponte, uma praça etc) ou com uma cena de filme, série, novela ou desenho.

 

 

 

Arquitetura:

 Vídeo sobre a construção da Igreja da Sagrada de Barcelona.

 https://youtu.be/uQ_UzBUb4so











https://www.viajenahistoria.com.br/a-basilica-da-sagrada-familia/

Igreja da Sagrada Família: Obra Prima de Antoni Gaudi - História com Gosto. https://historiacomgosto.blogspot.com/2015/10/igreja-da-sagradafamilia-obra-prima-de.html

Cenografia:







https://www.promoview.com.br/categoria/brand-experience/o-que-e-cenografia.html

                                                                                                

Atividade 3 Jogo/Dinâmica

Você é um escultor e vai desenhar uma escultura incompleta de algo em movimento. Explore a sua liberdade de criação pessoal, e a envie virtualmente para outra pessoa continuar o que você começou, com a mesma linha de pensamento: “Você é um escultor” .... Pode envolver mais pessoas em contribuição/construção de um único desenho. No final, catalogar a produção artística, descrever por meio de um mapa mental e compartilhar a experiência, expondo a imagem a uma discussão em uma a temática que explore diferentes aspectos (fatores emocionais, culturais, políticos e sociais, ambientais etc).

Orientação:

Escolher um título ou um tema para a criação da escultura coletiva. O desenho deve registrar apenas a forma percebida, sem uma preocupação figurativa. O importante é capturar movimento.

 

(Melhores aplicativos para criar mapas mentais. Disponível em: https://porvir.org/melhores-aplicativos-para-criar-mapas-mentais/.

 O que são mapas conceituais? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aF0UbIdN1Eg)

 

Reflexão

1. Quais trabalhos mais chamou sua atenção? Por quê?

2. Quais modalidades das Artes Visuais foram apresentadas?

 3. Os processos de criação são iguais ou diferentes? Explique.

4. Quais materiais foram utilizados para produzir cada trabalho? Quais são convencionais, alternativos, digitais?

5. Quais trabalhos foram feitos de forma individual?

 6. Quais obras são coletivas?

7. Quais trabalhos foram criados por meio do processo colaborativo?

8. Quais trabalhos mostram interação entre arte e tecnologia?

 

 

Orientações:

Para a realização das pesquisas, pode marcar um horário com a direção da escola para utilizar espaço para pesquisa.

Salve as imagens e produza um verbete ilustrado, como os que existem nas enciclopédias, para que as apresentações fiquem mais interessantes e visuais para todos. (Esse formato pode ser utilizado em apresentações digitais ou num cartaz). Exemplos de verbetes ilustrados podem ser observados na Enciclopédia Itaú Cultural, disponíveis em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3190/muralismo ; https://enciclopedia.itaucultural.org.br/busca?q=Escultura&tipo=termos-econceitos&categoria=artes-visuais ; https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo325/assemblage .

Organize as informações pesquisadas, conforme os tópicos indicados na atividade anterior, e expõe falando sobre as pesquisas virtualmente, e rede social.

 

Outras sugestões para atividade prática:

1. Criação de composições em papel, esculturas ou instalações no espaço;

2. Criação assemblages por meio da exploração de diferentes materiais;

3. Criação de uma obra visual a partir da revisitação das obras analisadas e estudadas nas situações de aprendizagens anteriores, em momentos de sondagem e apreciação, ampliando significados e possibilidades plásticas com diferentes materiais (mosaicos, murais ou objetos de design e mobiliário);

4. A criação de uma escultura ou diversas esculturas em modelagem de argila ou mesmo massinha (inspirada no desenho das esculturas corporais da atividade anterior);

5. A criação visual por meio de um recurso digital, podendo ser uma modificação fotográfica, um vídeo etc.

6. Outra sugestão que considerar interessante para este momento de criação artística.

1. Rubem Valentim. Acervo do Museu Afro Brasil. Disponível em http://gg.gg/i12xn.

2. Eduardo Kobra. Site do Artista. Disponível em http://www.eduardokobra.com.

 

Conceitos da atividade 1:

Mosaico - É uma modalidade das artes visuais que consiste em organizar e fixar pequenos pedaços de pedra ou outros materiais sobre uma superfície.

Escultura - É uma modalidade das artes visuais que consiste em transformar diferentes tipos de matérias brutas em formas tridimensionais.

Muralismo - É uma modalidade das artes visuais que consiste na aplicação de desenhos, relevos ou pinturas, diretamente sobre uma parede.

Assemblage: É uma modalidade das artes visuais que consiste na organização de materiais e objetos acumulados, dando-lhes uma nova função.

Materialidade: A materialidade envolve materiais, suportes, ferramentas e procedimentos que, por meio dos processos de criação e da poética pessoal do artista, faz surgir um produto artístico.

Diferentes estilos visuais (Mosaico, escultura, muralismo e assemblage): Nas artes visuais, o estilo é o que permite categorizar uma obra de arte e relacioná-la a outras. Ou seja, quando falamos em estilo de uma obra visual, estamos falando sobre os elementos que a caracterizam e seus diferentes aspectos que podem ser: uma época ou um momento histórico da produção artística. Um mesmo artista pode ter diferentes estilos, por exemplo, Pablo Picasso tem obras com características muito diferentes nas fases rosa, azul ou cubista. Dessa forma, a definição de estilos dos mosaicos, escultura e do muralismo e da assemblage vai depender desses aspectos analisados.

Elementos Constitutivos: São componentes essenciais e inseparáveis da modalidade artística a qual pertencem, que servem para identificar aquilo que está sendo analisado ou produzido. Nas artes visuais, são: ponto, linha, forma, textura, cor, luz/sombra, escala etc.

Elementos constitutivos do Mosaico: a cor, o desenho, a forma, a escala, o material utilizado, a dimensão, o tamanho dos materiais incrustados, isto é, se são pedaços grandes ou pequenos, pois isto acaba influenciando na nitidez e resolução da imagem (quanto maior forem os fragmentos, menos nitidez e detalhes terá o desenho, quanto menores os fragmentos, mais nítida e melhor será a resolução da imagem).

Elementos constitutivos do muralismo: a linha, a imagem, o “movimento” ou a sensação dele na obra; sua dinâmica, a proporção e escala, os traços (cada artista tem uma identidade visual, seria como a caligrafia - cada pessoa tem uma letra, um estilo), a forma, a cor, o desenho e a dimensão.

Elementos constitutivos da assemblage: objeto, forma, escala, proporção, materialidade, textura e cor.

Observações:

Registre em seu caderno, como foi a experiência do processo de criação artística.

 

 

Conceitos da Atividade 2

Arquitetura - A Arquitetura é regida por um conjunto de normas e técnicas, fazendo com que os profissionais desta área trabalhem, estudem e organizem projetos de edificações e/ou um ambiente de construção, elaborando esses espaços internos ou externos de forma criativa.

- A cenografia trabalha com a preparação de ambientes internos ou externos, transformando-os em cenários para eventos, peças teatrais ou, até mesmo, como ambientações para filmes, novelas ou seriados.

Design de mobiliário - Os profissionais da área do Design de Mobiliário levam em consideração a estética e funcionalidade do objeto, através dos estudos da “ergonomia”, isto é, se o objeto será pensado para quem irá utilizá-lo, sendo confortável além de bonito e funcional. Também possui relação direta com o design de interiores, já que a organização do mobiliário é importante para a transformação do espaço.

Dimensões da vida - Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se neste viés e pode ser abordada e relacionada, com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis. Dimensão Social - Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no carro, na rua, no trabalho, no mercado, no shopping etc.

Dimensão Cultural - Considera o ambiente onde vivemos, que influencia nossos padrões culturais, entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos. Por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.

Dimensão Política - O viés político está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.

Dimensão Histórica - A relação histórica se observa pelo registro de fatos e acontecimentos que ficaram marcados na/pela produção artística. Por exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.

 Dimensão Econômica - Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais – livros, objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc.

 Dimensão Estética - Está relacionada às relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, em diferentes situações vividas pelo sujeito e que envolvem um produto artístico.

Dimensão Ética - Está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, a não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente transmitidos no convívio social.

Escola de Arte Bauhaus - Cultura Genial. Disponível em: https://www.culturagenial.com/bauhaus/.

História do Mobiliário https://www.academia.edu/9102100/HISTORIA_DO_MOBILIARIO

 

Conceitos da atividade 3

Processo de criação: ação poética pessoal que envolve inspiração, imaginação, criatividade, ideias, reflexão, estudos, pesquisa, projetos, esboços, protótipos, processos, experimentações e procedimentos, na construção de práticas artísticas.

 Materiais: Tudo aquilo que é utilizado para a configuração de uma produção artística.

Instrumentos: São as ferramentas utilizadas para manipular os materiais na configuração de uma produção artística. Por exemplo: pincel, tesoura, máquina de solda, goiva, cinzel, fogo etc.

 Recursos convencionais: São todos os meios e técnicas, tradicionalmente utilizados, pelos quais se articula a utilização de materiais e instrumentos na configuração de uma produção artística. Por exemplo: pincel para pintar, cinzel para esculpir etc. Recursos Alternativos: São meios e técnicas, pouco ou raramente utilizados, que permitem investigações, articulações e descobertas na produção e utilização de materiais e instrumentos para configuração de produções artísticas.

 Recursos Digitais: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, plataformas digitais etc.

Recursos Tecnológicos: filmadora, máquina fotográfica, smartphone, computador, Chroma Key (fundo verde para efeitos) etc.

 

 

 

1. Banco em mosaico - Gaudí. Fonte: Tibor Janosi Mozes/Pixabay.  http://gg.gg/huswd..

 2. Parque Guell - Barcelona https://youtu.be/HP_bOvoUr90.

3. Diego Rivera – dá lhe México e a Revolução - TOP100Arte. Disponível em: http://gg.gg/hut0f.

4. Eduardo Kobra - Portfólio - Eduardo Kobra. Disponível em: http://gg.gg/hut6w.

5. Exposição Nelson Leirner. https://youtu.be/J7nGktJu5V0

 

Silvia Marcon - artista mosaicista brasileira que leva o mosaico para a arte urbana através da figura icônica da Monalisa de Leonardo da Vinci. 3º Ocupa Atibaia –

Mosaico e arte urbana. Silvia Marcon: https://youtu.be/PNU0KHbBdtM.

Silvia Marcon. Disponível em: https://youtu.be/a2qFhNu7YYc.

Paulista Invaders (2013).

Game Arte. Jogo apresentado na fachada de um prédio pelo MídiaLab-UnB em São Paulo.

 Site do Game arte. : https://paulistainvaders.wordpress.com/.

Exposição Mostra Play! Primeira exposição interativa de Game Arte. Disponível em: http://gg.gg/i3fk7

Coletivo Poro. Dupla de artista que promovem intervenções artísticas desde 2002, sempre refletindo sobre a cidade. Disponível em: https://poro.redezero.org/. Acesso em: 30 mar. 2020.

Documentário sobre os trabalhos do grupo Poro. Disponível em https://youtu.be/z67OKnU0E2U.

Felipe Yung. Projeto Aquário Urbano. Mural de mais de 10 mil metros quadrados sendo realizado pelo artista, que integra sua pintura à cidade e à realidade virtual. Mural de mais de 10 mil m2 será o maior de SP. Revista das Artes. Disponível em: https://dasartes.com.br/de-arte-a-z/aquario-urbano-serao-maior-mural-de-arte-urbana-de-sao-paulo-com-10-mil-m²-de-grafite/.

Aquário Urbano: projeto de grafite urbano dá mais cor e vida para São Paulo. RedeTV. https://youtu.be/eLrcAXruZtk. Acesso em: 04 abr. 2020.

Fonte: Material de Apoio: EFAP

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito.

A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Wikipédia

https://www.geledes.org.br/o-que-e-consciencia-negra/


Nenhum comentário:

Postar um comentário