CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professora: Solange Cabral de Deus
Turma: 7ª ano D do Ensino
Fundamental II
Disciplina: Arte
Canal de resposta:
solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
+ contatos: WhatsApp: 999388106
solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Código de acesso ao Classroom:
https://classroom.google.com/h: oauspiw
Facebook:
https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:
Prazo de envio: Duas semanas após
o envio
Período de envio: 12/11/2020
(EF07AR01), (EF07AR02), (EF07AR03),
(EF69AR31), (EF07AR06) BNCC: 5
Objetos de
Conhecimento: Mosaico; Escultura; Muralismo; Assemblage; Situações nas
quais as modalidades das artes visuais se integram à arquitetura, à cenografia
e ao design de mobiliários. Práticas artísticas • Dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Objetivo: utilizar a tecnologia no cotidiano escolar,
como ferramenta pedagógica, por meio de referências dos QR Codes. Os
smartphones, mais recentes e conceitos dos conteúdos na atividade.
Tema:
Artes Visuais
Material utilizado:
Caderno, revista ou jornal para picotar, cola, tesoura, folha de cartolina ou
papel cartão, tamanho A4 (21cm X 29,7cm), colagem de papéis recortados ou de
retalhos de EVA. Recurso de comunicação remota
Tarefas:
1. Pesquisar,
e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage em seus diferentes
estilos visuais, épocas e etnias
2. Produzir
um mosaico... Tema: “Consciência Negra”
(Orientação: O estudante pode escolher uma imagem de revista impressa ou
criar seu desenho para usar como referência e base, para a confecção do
mosaico.)
3. Realizar as propostas nas atividades e
registrar no caderno, conceitos estudados por meio de um mapa mental.
4.
Trocar informações, reflexões das
atividades, seu processo de criação e compartilhar a sua produção artística.
Sondagem
1. O que leva um artista a fazer
uma obra de Arte? Como essa obra é feita?
2. Que tipos de materiais podem
ser utilizados no processo de criação de uma obra?
3. Quais materiais alternativos podem ser utilizados num processo de criação?
Imagem
1: “Mosaico da aluna Waysla” -
Autoria: Waysla, 2017- Mosaico .
Fonte: Album pessoal da professora.
Imagem
2: “
Coletivo “ – Autoria: Alunos do 6º ano de 2017- Assemblage com máscaras.
Fonte: album pessoal da professora.
Imagem 3: “Detalhe de cena na
Festa Junina na escola. O retrato”2017.
Solange Cabral. Fonte: Álbum pessoal da prof.
Imagem 4: “Lampião de
energia” 2017. Autoria: Solange Cabral – Escultura em técnica de utilização de
materiais reutilizáveis (papelão, grampo e garrafa pet). Fonte: Álbum pessoal
da Solange.
Responda:
Analise as obras e Responda:
1.
Qual dessas imagens apresenta uma escultura? Por
quê? O que ela representa?
................................................................................................................................
Qual a materialidade da obra? Foi feita por um artista brasileiro ou
internacional?
...................................................................................................................................
Sobre o estilo da obra de Arte, analisando a imagem, como você
categorizaria o estilo desta escultura? Estilo Moderno, Estilo Renascentista,
Estilo Contemporâneo?
....................................................................................................................................
2.
Qual
dessas obras é um mosaico? Do que é feito? É uma obra nacional ou
internacional? O que ela representa?
................................................................................................................................................
3.
Você conhece a palavra assemblage? Podemos
defini-la como uma modalidade das artes visuais baseada na ideia de acumulação,
ou seja, materiais podem ser incorporados na obra, criando uma nova composição,
sem perder o seu sentido inicial.
.....................................................................................................................................
A partir desta definição, qual das imagens seria uma assemblage? O que
esta obra retrata?
.....................................................................................................................................
4.
Qual das imagens é uma obra de muralismo? Por
quê? O que ela representa? Este mural foi feito por um artista nacional ou
internacional?
......................................................................................................................................
Apreciação
Observe
elementos em primeiro e segundo planos; uso de cores; texturas; iluminação;
presença/ausência de personagens/pessoas/animais/cenas; presença/ausência de
elementos abstratos e simbólicos etc., que estão presentes nas imagens. Leia as
legendas e registre suas percepções em seu caderno .
Imagem
1: “Preserve o Planeta Terra”. (2018). Autoria: Silvana Regina Luz Zampol.
Detalhe de Mosaico. Fonte: fotografia do acervo da artista. São Bernardo do
Campo – SP. 2018.
Imagem
2: “Maquete Planta do imóvel” (2018). Autoria: Natalí. Escultura em isopor
e sucatas. Fonte: Álbum da Solange (fotografia de acervo pessoal)
Imagem 3: Detalhe do mural
“Somos todos um (Etnias)" (2016) de Eduardo Kobra para o Boulevard
Olímpico das Olimpíadas Rio 2016. Fonte: Marcos Souza/BR/Pixabay. Disponível
em:
https://pixabay.com/pt/photos/rio-brasil-rio2016-jogosol%C3%ADmpicos-1617901/.
Imagem 4: Pietá
(1498–1499). Michelangelo - Escultura em mármore. Fonte: Jacques
Savoye/Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/it%C3%A1lia-roma-stpedro-michelangelo-2531286/.
Responda às seguintes questões:
1.
Descreva o que veem nas imagens.
...........................................................................................................
2.
Em qual contexto (pode ser histórico, social
e/ou cultural) você acha que a obra foi feita?
.....................................................................................................
São obras antigas ou atuais? Os
artistas são brasileiros ou estrangeiros? São artistas de quais países?
........................................................................................................
3.
Com quais outras obras visuais, musicais,
teatrais ou corporais, a imagem analisada poderia ser comparada?
Busquem em sua memória e procurem fazer esta comparação.
.....................................................................................................
4.
O que vocês sentem quando veem as imagens
apresentadas? Existem símbolos que os levam a alguma interpretação? Quais? O
que eles podem representar?
...................................................................................................
Atividade 1:
responder as questões e confeccionar um mosaico
Depois
de sua pesquisa, responda:
1. O
que é (mosaico/escultura/muralismo/assemblage)? Como, onde e quando surgiu? (Explique
o que é e quais são suas características)
2. Como
os mosaicos são produzidos e quais são as suas principais características? O
que mais chama a sua atenção ao observar uma obra em mosaico, como as
apresentadas nas atividades anteriores? Por quê?
3. Quais
são seus diferentes estilos e materialidades?
5. Apresente um artista brasileiro e um internacional
(breve biografia). Selecione uma obra de cada artista (da modalidade
pesquisada). Apresente uma descrição resumida de cada obra e justifique porque
as escolheu.
4. Se você pudesse explicar para
alguém, sobre o que é muralismo, quais características dele você destacaria
para a pessoa?
5. Você já viu (através registros ou pessoalmente) algum tipo de mural?
Poderia explicar quais foram os elementos da obra que você viu que mais lhe
chamaram sua atenção que mais lhe chamou a atenção da obra que viu? Antes de
ter estudado a Situação de Aprendizagem I, deste material, você já tinha ouvido
falar em assemblage? Você já tinha visto alguma obra de assemblage?
6. Após estudar o que é assemblage, você
poderia explicar quais são os elementos que a constituem? 6. Para você, é
possível que possam existir obras em assemblage bidimensionais, ou será que só
existem obras tridimensionais? Explique com suas palavras, o porquê desta
reflexão?
Fazer artístico:
Experimentação e análise do mosaico como modalidade das artes visuais
Sugestão p/ desenho
https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/afro
Atividade 2:
Escolha uma arquitetura, ou
cenografia ou de design de mobiliários, questione, pesquise sobre e compartilhe
em rede social.
https://www.riazormoveis.com.br/blog/historia-da-cadeira/
Exemplo de análise com mobília
História da cadeira
Uma cadeira de balanço pode ser um
ótimo exemplo de mobiliário a ser pesquisado, pensando nas dimensões da vida
que a cercam. Por exemplo:
A quem pertence/pertenceu?
Quem, quando e onde foi inventado
esse tipo de cadeira?
Este tipo de cadeira existe em todos
os lugares do mundo?
Quanto custa uma cadeira como
essa?
Quais são os tipos de cadeira de
balanço que existem?
O mesmo pode ser feito com uma construção
representativa de sua região (um prédio, uma ponte, uma praça etc) ou com uma
cena de filme, série, novela ou desenho.
Arquitetura:
Vídeo sobre a construção da Igreja da
Sagrada de Barcelona.
https://www.viajenahistoria.com.br/a-basilica-da-sagrada-familia/
Igreja da Sagrada Família: Obra Prima de Antoni Gaudi - História com Gosto. https://historiacomgosto.blogspot.com/2015/10/igreja-da-sagradafamilia-obra-prima-de.html
Cenografia:
https://www.promoview.com.br/categoria/brand-experience/o-que-e-cenografia.html
Atividade 3 Jogo/Dinâmica
Você é um
escultor e vai desenhar uma escultura incompleta de algo em movimento. Explore
a sua liberdade de criação pessoal, e a envie virtualmente para outra pessoa
continuar o que você começou, com a mesma linha de pensamento: “Você é um
escultor” .... Pode envolver mais pessoas em contribuição/construção de um
único desenho. No final, catalogar a produção artística, descrever por meio de
um mapa mental e compartilhar a experiência, expondo a imagem a uma discussão
em uma a temática que explore diferentes aspectos (fatores emocionais,
culturais, políticos e sociais, ambientais etc).
Orientação:
Escolher um
título ou um tema para a criação da escultura coletiva. O desenho deve
registrar apenas a forma percebida, sem uma preocupação figurativa. O
importante é capturar movimento.
(Melhores aplicativos para criar
mapas mentais. Disponível em: https://porvir.org/melhores-aplicativos-para-criar-mapas-mentais/.
O que são mapas conceituais? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aF0UbIdN1Eg)
Reflexão
1. Quais trabalhos mais chamou sua
atenção? Por quê?
2. Quais modalidades das Artes
Visuais foram apresentadas?
3. Os processos de criação são iguais ou
diferentes? Explique.
4. Quais materiais foram
utilizados para produzir cada trabalho? Quais são convencionais, alternativos,
digitais?
5. Quais trabalhos foram feitos de
forma individual?
6. Quais obras são coletivas?
7. Quais trabalhos foram criados
por meio do processo colaborativo?
8. Quais trabalhos mostram
interação entre arte e tecnologia?
Orientações:
Para a
realização das pesquisas, pode marcar um horário com a direção da escola para
utilizar espaço para pesquisa.
Salve as
imagens e produza um verbete ilustrado, como os que existem nas enciclopédias,
para que as apresentações fiquem mais interessantes e visuais para todos. (Esse
formato pode ser utilizado em apresentações digitais ou num cartaz). Exemplos
de verbetes ilustrados podem ser observados na Enciclopédia Itaú Cultural,
disponíveis em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3190/muralismo ;
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/busca?q=Escultura&tipo=termos-econceitos&categoria=artes-visuais
; https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo325/assemblage .
Organize as
informações pesquisadas, conforme os tópicos indicados na atividade anterior, e
expõe falando sobre as pesquisas virtualmente, e rede social.
Outras
sugestões para atividade prática:
1. Criação de
composições em papel, esculturas ou instalações no espaço;
2. Criação
assemblages por meio da exploração de diferentes materiais;
3. Criação de
uma obra visual a partir da revisitação das obras analisadas e estudadas nas
situações de aprendizagens anteriores, em momentos de sondagem e apreciação,
ampliando significados e possibilidades plásticas com diferentes materiais
(mosaicos, murais ou objetos de design e mobiliário);
4. A criação de
uma escultura ou diversas esculturas em modelagem de argila ou mesmo massinha
(inspirada no desenho das esculturas corporais da atividade anterior);
5. A criação
visual por meio de um recurso digital, podendo ser uma modificação fotográfica,
um vídeo etc.
6. Outra
sugestão que considerar interessante para este momento de criação artística.
1. Rubem
Valentim. Acervo do Museu Afro Brasil. Disponível em http://gg.gg/i12xn.
2. Eduardo
Kobra. Site do Artista. Disponível em http://www.eduardokobra.com.
Conceitos da atividade 1:
Mosaico
- É uma modalidade das artes visuais que consiste em organizar e fixar pequenos
pedaços de pedra ou outros materiais sobre uma superfície.
Escultura -
É uma modalidade das artes visuais que consiste em transformar diferentes tipos
de matérias brutas em formas tridimensionais.
Muralismo
- É uma modalidade das artes visuais que consiste na aplicação de desenhos,
relevos ou pinturas, diretamente sobre uma parede.
Assemblage:
É uma modalidade das artes visuais que consiste na organização de materiais e
objetos acumulados, dando-lhes uma nova função.
Materialidade:
A materialidade envolve materiais, suportes, ferramentas e procedimentos que,
por meio dos processos de criação e da poética pessoal do artista, faz surgir
um produto artístico.
Diferentes
estilos visuais (Mosaico, escultura, muralismo e assemblage): Nas artes
visuais, o estilo é o que permite categorizar uma obra de arte e relacioná-la a
outras. Ou seja, quando falamos em estilo de uma obra visual, estamos falando
sobre os elementos que a caracterizam e seus diferentes aspectos que podem ser:
uma época ou um momento histórico da produção artística. Um mesmo artista pode
ter diferentes estilos, por exemplo, Pablo Picasso tem obras com
características muito diferentes nas fases rosa, azul ou cubista. Dessa forma,
a definição de estilos dos mosaicos, escultura e do muralismo e da assemblage
vai depender desses aspectos analisados.
Elementos
Constitutivos: São componentes essenciais e inseparáveis da modalidade
artística a qual pertencem, que servem para identificar aquilo que está sendo
analisado ou produzido. Nas artes visuais, são: ponto, linha, forma, textura,
cor, luz/sombra, escala etc.
Elementos
constitutivos do Mosaico: a cor, o desenho, a forma, a escala, o material
utilizado, a dimensão, o tamanho dos materiais incrustados, isto é, se são
pedaços grandes ou pequenos, pois isto acaba influenciando na nitidez e
resolução da imagem (quanto maior forem os fragmentos, menos nitidez e detalhes
terá o desenho, quanto menores os fragmentos, mais nítida e melhor será a
resolução da imagem).
Elementos
constitutivos do muralismo: a linha, a imagem, o “movimento” ou a sensação
dele na obra; sua dinâmica, a proporção e escala, os traços (cada artista tem
uma identidade visual, seria como a caligrafia - cada pessoa tem uma letra, um
estilo), a forma, a cor, o desenho e a dimensão.
Elementos
constitutivos da assemblage: objeto, forma, escala, proporção,
materialidade, textura e cor.
Observações:
Registre em seu
caderno, como foi a experiência do processo de criação artística.
Conceitos da Atividade 2
Arquitetura
- A Arquitetura é regida por um conjunto de normas e técnicas, fazendo com que
os profissionais desta área trabalhem, estudem e organizem projetos de
edificações e/ou um ambiente de construção, elaborando esses espaços internos
ou externos de forma criativa.
- A
cenografia trabalha com a preparação de ambientes internos ou externos,
transformando-os em cenários para eventos, peças teatrais ou, até mesmo, como
ambientações para filmes, novelas ou seriados.
Design de
mobiliário - Os profissionais da área do Design de Mobiliário levam em
consideração a estética e funcionalidade do objeto, através dos estudos da
“ergonomia”, isto é, se o objeto será pensado para quem irá utilizá-lo, sendo
confortável além de bonito e funcional. Também possui relação direta com o
design de interiores, já que a organização do mobiliário é importante para a
transformação do espaço.
Dimensões da
vida - Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por
elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se
neste viés e pode ser abordada e relacionada, com cada uma das múltiplas
dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis. Dimensão Social -
Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em
casa, no carro, na rua, no trabalho, no mercado, no shopping etc.
Dimensão
Cultural - Considera o ambiente onde vivemos, que influencia nossos padrões
culturais, entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos. Por
exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais
contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do
produto artístico que é apreciado, é possível perceber as influências culturais
locais.
Dimensão
Política - O viés político está ligado às influências culturais e estéticas
de outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.
Dimensão
Histórica - A relação histórica se observa pelo registro de fatos e
acontecimentos que ficaram marcados na/pela produção artística. Por exemplo: a
música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de
fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.
Dimensão Econômica - Tem relação com o
consumo de produtos artísticos produzidos em massa pela indústria cultural ou
em quantidades restritas/artesanais – livros, objetos, fotografias, gravuras,
mídias digitais etc.
Dimensão Estética - Está relacionada às
relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais,
estabelecidas intelectualmente, em diferentes situações vividas pelo sujeito e
que envolvem um produto artístico.
Dimensão
Ética - Está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, a não
discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e
estabelecidos pela sociedade, normalmente transmitidos no convívio social.
Escola de
Arte Bauhaus - Cultura Genial. Disponível em: https://www.culturagenial.com/bauhaus/.
História do Mobiliário
https://www.academia.edu/9102100/HISTORIA_DO_MOBILIARIO
Conceitos da atividade 3
Processo de
criação: ação poética pessoal que envolve inspiração, imaginação,
criatividade, ideias, reflexão, estudos, pesquisa, projetos, esboços,
protótipos, processos, experimentações e procedimentos, na construção de
práticas artísticas.
Materiais: Tudo aquilo que é utilizado
para a configuração de uma produção artística.
Instrumentos:
São as ferramentas utilizadas para manipular os materiais na configuração de
uma produção artística. Por exemplo: pincel, tesoura, máquina de solda, goiva,
cinzel, fogo etc.
Recursos convencionais: São todos os
meios e técnicas, tradicionalmente utilizados, pelos quais se articula a
utilização de materiais e instrumentos na configuração de uma produção
artística. Por exemplo: pincel para pintar, cinzel para esculpir etc. Recursos
Alternativos: São meios e técnicas, pouco ou raramente utilizados, que
permitem investigações, articulações e descobertas na produção e utilização de
materiais e instrumentos para configuração de produções artísticas.
Recursos Digitais: multimeios,
animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia,
softwares, plataformas digitais etc.
Recursos
Tecnológicos: filmadora, máquina fotográfica, smartphone, computador,
Chroma Key (fundo verde para efeitos) etc.
1. Banco em mosaico - Gaudí.
Fonte: Tibor Janosi Mozes/Pixabay.
http://gg.gg/huswd..
2. Parque Guell - Barcelona https://youtu.be/HP_bOvoUr90.
3. Diego Rivera – dá lhe México e
a Revolução - TOP100Arte. Disponível em: http://gg.gg/hut0f.
4. Eduardo Kobra - Portfólio -
Eduardo Kobra. Disponível em: http://gg.gg/hut6w.
5. Exposição Nelson Leirner. https://youtu.be/J7nGktJu5V0
Silvia Marcon - artista
mosaicista brasileira que leva o mosaico para a arte urbana através da figura
icônica da Monalisa de Leonardo da Vinci. 3º Ocupa Atibaia –
Mosaico e arte urbana.
Silvia Marcon: https://youtu.be/PNU0KHbBdtM.
Silvia Marcon. Disponível
em: https://youtu.be/a2qFhNu7YYc.
Paulista Invaders (2013).
Game Arte. Jogo apresentado
na fachada de um prédio pelo MídiaLab-UnB em São Paulo.
Site do Game arte. : https://paulistainvaders.wordpress.com/.
Exposição Mostra Play!
Primeira exposição interativa de Game Arte. Disponível em: http://gg.gg/i3fk7
Coletivo Poro. Dupla de
artista que promovem intervenções artísticas desde 2002, sempre refletindo
sobre a cidade. Disponível em: https://poro.redezero.org/. Acesso em: 30 mar.
2020.
Documentário
sobre os trabalhos do grupo Poro. Disponível em
https://youtu.be/z67OKnU0E2U.
Felipe Yung.
Projeto Aquário Urbano. Mural de mais de 10 mil metros quadrados sendo
realizado pelo artista, que integra sua pintura à cidade e à realidade virtual.
Mural de mais de 10 mil m2 será o maior de SP. Revista das Artes. Disponível
em:
https://dasartes.com.br/de-arte-a-z/aquario-urbano-serao-maior-mural-de-arte-urbana-de-sao-paulo-com-10-mil-m²-de-grafite/.
Aquário
Urbano: projeto de grafite urbano dá mais cor e vida para São Paulo.
RedeTV. https://youtu.be/eLrcAXruZtk. Acesso em: 04 abr. 2020.
Fonte: Material
de Apoio: EFAP
Consciência
Negra
O Dia
Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro.
Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser
oficialmente instituído em âmbito.
A Consciência
Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os
negros têm de si mesmos. Também representa a luta dos negros contra a
discriminação racial e a desigualdade social
A ocasião é
dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A
data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi
dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela
libertação do povo contra o sistema escravista. Wikipédia
https://www.geledes.org.br/o-que-e-consciencia-negra/
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