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RESPONDER ATÉ DIA 03/12/2020
CARO (A) ESTUDANTE |
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Estamos chegando ao final de mais um ano letivo. A atividade,
aqui apresentada é uma oportunidade de juntos identificarmos quais conteúdos
você já aprendeu e avaliarmos o desenvolvimento competências importantes para
sua atuação como cidadão. Elas foram escolhidas considerando seu ano/série. Mas o importante é lembrarmos que: ü O conhecimento é o maior poder de todos; ü Você nunca deve desistir; ü Sempre deve ter metas para cumprir; ü O erro é inevitável e você deve aprender com ele; ü Faça o que gosta para ser feliz; ü Tenha foco com seus objetivos; ü Dedique-se e esforce-se para realizar os seus sonhos. Conteúdo Programático Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias Disciplina: Língua Portuguesa
1-
Leia o conto abaixo. A PRINCESA E O SAPO Havia um rei, cuja única filha possuía uma
beleza radiante como o sol. Por ser muito jovem e mimada, a princesinha
tornou-se uma jovem cheia de caprichos. No dia do seu aniversário, o pai
presenteou-a com um maravilhoso pingente de ouro, em forma de coração. E a
princesinha, encantada com o presente, pendurou-o numa corrente e nunca mais se
separou de seu dourado coraçãozinho. Perto do palácio real, havia uma grande
floresta onde a princesa costumava passear todas as tardes. Às vezes, passava
longas horas lendo contos de fadas, sentada à beira de um riacho que corria
ali. Um dia, porém, tendo esquecido de levar seu livro de leitura, a jovem
pôs-se a jogar pedrinhas e folhas secas nas águas do rio. Esteve brincando assim
distraída durante longo tempo. Quando cansou, pegou seu pingente de ouro do
pescoço e ficou a admirá-lo, segurando-o entre as mãozinhas delicadas. Mas, sem
querer, deixou que o pequeno coração lhe escapasse das mãos e caísse na água. A
jovem procurou a pequena joia em vão. Desiludida, começou a chorar de fazer dó.
Até que, de repente, ouviu uma voz que dizia: – O que aconteceu, princesa? Qual
a razão para um choro tão desesperado assim? A jovem voltou-se e viu um sapo. –
Diga-me! – insistiu o sapo. – Posso ajudá-la? Aos prantos, a princesinha contou
que o coraçãozinho de ouro que ganhara do pai havia sumido nas águas do riacho.
O sapo prometeu encontrar a joia. Mas exigiria algo em troca. – Peça o que
quiser, mas traga-me o pingente de volta! – pediu a jovem. O sapo queria tornar-se
o companheiro inseparável da princesa. Sentar-se à mesa junto dela, comer no
mesmo prato e dormir na mesma cama. Para obter novamente seu precioso coração,
a princesa fingiu que concordava e jurou que atenderia ao pedido do sapo. Mas
ficou imaginando uma maneira de livrar-se dele. Feito o juramento, o sapo
mergulhou no rio e retornou, logo depois, com o pequeno coração. Aproximou-se
da princesa e, delicadamente, depositou a joia a seus pés. A moça apanhou o
pingente e, mais que depressa, saiu em disparada, deixando o sapo feito bobo,
sem poder acompanhá-la. O pobre coitado ficou amargurado da vida e voltou para
a beira do rio, pensando no que fazer. No dia seguinte, estando à mesa com o
pai para almoçar, a jovem começou a ouvir pequenas pancadas na porta e uma voz
que pedia: – Abra a porta, princesa! Exijo que cumpra o que me prometeu! Era o
sapo que viera cobrar a promessa feita. Ao ver aquela confusão, o rei quis
saber de que se tratava. Envergonhada, a princesa confessou ao pai como
enganara o sapo para recuperar o pingente de ouro. O rei era um homem bom e
justo. Por isso mesmo, não gostou nem um pouquinho da atitude da filha. –
Apesar da aparência feia, o sapo ajudou-a num momento difícil, minha filha!
Ordeno que cumpra a sua promessa. A princesinha já estava mesmo arrependida.
Abriu a porta e acolheu o sapo. E assim os dois começaram uma convivência
incomum, porém amigável. Com o tempo, ficaram tão amigos que a princesinha já
não fazia mais nada sem ouvir os sábios conselhos do sapo. Até que um dia, o
bichinho adoeceu gravemente, deixando a jovem aflita. – Dê-me um beijo de
adeus! – pediu o sapo. A princesa não conseguiu negar-se a um pedido tão
comovente. Ergueu o sapo nas mãos, colocando-o em sua cama macia. Em seguida,
abaixou-se e encostou ligeiramente os lábios sobre a sua pele rugosa. Para seu
espanto, o sapo virou um belo príncipe, que lhe contou como uma bruxa má e
invejosa o transformara em sapo. Com o afeto da princesa, o encanto se desfez e
o príncipe voltou ao normal. Depois disso, os jovens se casaram e foram
felizes. (GRIMM, Jacob e GRIMM, Wilhelm. A princesa e o sapo. São Paulo, FTD,
2006.) Responda A) Em quantos e quais momentos a história se divide? B) Que expressão foi
utilizada para expressar quando a princesa deixou o pequeno coração escapar-lhe
das mãos? C) Identifique quais os tempos verbais que aparecem na história
para melhor entendermos em que tempo ela é contada. D) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) Personagens principais (2) Local onde aconteceram os fatos (3) Tempo em que acontece a história (4) Narrador onisciente ( ) A jovem procurou a pequena joia em vão.
Desiludida, começou a chorar de fazer dó. ( ) A jovem, o rei e o sapo. ( ) No palácio e próximo a um riacho. ( ) ... a princesa costumava
passear todas as tardes. E) Leia, no quadro abaixo, as partes que compõem a
narrativa do texto “A princesa e o sapo”.
A seguir, associe a primeira coluna à segunda, de forma a
exemplificar cada parte da narrativa. (1) Situação Inicial – o narrador explica algumas circunstâncias
da história. Apresenta a época, o local e os personagens que participam da
narrativa. (2) Complicação – fase em que se inicia o conflito entre
personagens. (3) Clímax – momento de maior tensão, estágio em que o conflito
entre os personagens centrais chega a um ponto em que não é mais possível adiar
o desfecho. (4) Desfecho – solução de um ou mais conflitos apresentados na
narrativa. ( )“Mas, sem querer, deixou
que o pequeno coração lhe escapasse das mãos e caísse na água. A jovem procurou
a pequena joia em vão. Desiludida, começou a chorar de fazer dó". ( ) “Para seu espanto, o
sapo virou um belo príncipe, que lhe contou como uma bruxa má e invejosa o
transformara em sapo. Com o afeto da princesa, o encanto se desfez e o príncipe
voltou ao normal. Depois disso, os jovens se casaram e foram felizes.” ( ) “Havia um rei, cuja única filha possuía uma
beleza radiante como o sol. Por ser muito jovem e mimada, a princesinha
tornou-se uma jovem cheia de caprichos.” ( ) “Para obter novamente seu precioso coração,
a princesa fingiu que concordava e jurou que atenderia ao pedido do sapo. Mas
ficou imaginando uma maneira de livrar-se dele.(...) A moça apanhou o pingente
e, mais que depressa, saiu em disparada, deixando o sapo feito bobo, sem poder
acompanhá-la.” ( )“Até que um dia, o bichinho adoeceu
gravemente, deixando a jovem aflita. – Dê-me um beijo de adeus! – pediu o
sapo.” F) Preencha o quadro abaixo:
2- Leia o texto abaixo: Jornal Hoje - Edição do dia 18/11/2010
18/11/2010 13h21 Alunos aprendem na escola a valorizar a cultura afrobrasileira
Novos professores estão sendo treinados pelo projeto "A Cor da
Cultura", que tem ELEMENTOS DO CONTO “A PRINCESA E O SAPO” Narrador Enredo
(acontecimentos) Personagens Espaço Tempo parceria da TV Globo e do Canal
Futura. Pelé, o rei do futebol, levou o nome do Brasil para todos os cantos do
planeta. “Desde pequeno ele morava numa favela. Ele jogou bola demais, trouxe três
copas do mundo para o nosso Brasil”, comenta Welisson Ferreira, 12 anos. O
mestiço Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor do país. Na
música, grandes nomes como Milton Nascimento... “Acho legal ele ser mineiro e
ter a raça negra”, comenta um aluno. “O dia 20 de novembro é dedicado a Zumbi,
o dia da Consciência Negra, que foi o líder da luta contra a escravidão no
Brasil”, explica a professora. Descobrir a importância dos negros na formação
da cultura e na sociedade mudou o comportamento dos alunos de uma escola, em
Belo Horizonte. Oitenta por cento deles são afrodescendentes que hoje têm
orgulho da própria cor. “Eles se identificam, procuram fazer alguma coisa
parecida. A relação entre os alunos está um pouco melhor de está reconhecendo-se
como cidadão. Acho importante tá trabalhando com os alunos pra formação da
identidade mesmo”, comenta Maria Angélica Jesus Costa, professora. Maria
Angélica recebeu treinamento para valorizar a história e a cultura
afro-brasileira em sala de aula. Em Minas e em outros cinco estados quinze mil
professores estarão usando a metodologia do projeto A Cor da Cultura que tem a
parceria da TV Globo até 2011. Parte do material didático foi cedido pelo canal
Futura. “Ele traz uma dinâmica muito grande. São vídeos, histórias, jogos, é
muito plural, do mesmo jeito que é a nossa história”, declara Shirley,
professora UFMG. “O negro fez parte do nosso país, sabe, eu tenho orgulho desta
cultura. Sem eles nosso país não teria esta cultura, este ritmo diferente, acho
que a mistura que teve formou um povo muito bacana”, diz Raiza Santana Melo, 11
anos. Os kits com material pedagógico podem ser solicitados por secretarias de
educação de todo o país ao Ministério da Educação mais informações no site
www.acordacultura.org.br. Responda A) Qual a manchete
da reportagem? B) Qual é o subtítulo (título auxiliar)? C) Qual é o lide
(lead) da reportagem? D) O que a
professora explicou sobre o dia 20 de novembro? E) Qual o nome do
projeto adotado em Minas e quem são os parceiros? F) Qual a
declaração de Shirley, professora UFMG? G) O que disse as
crianças sobre o assunto? H) O que você acha
sobre o assunto?
3) Que variedade
linguística (padrão ou informal) podemos ou devemos usar nas seguintes
situações sociais: a) Falando sobre
política num canal de televisão b) Em uma pequena mensagem de celular para um
amigo próximo. c) Em uma pequena
mensagem de celular para o seu patrão. d) Em uma carta de
reclamação para uma operadora de celular. e) Em uma conversa
na praça entre amigos. f) Em um debate
numa conferência nacional sobre meio ambiente. g) Uma mensagem de
Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão. h) Um bilhete para
a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje. i) Um artigo de opinião solicitado pelo
professor de português. j) Na redação do
ENEM. Disciplina: LÍNGUA INGLESA 4- Calculate. Write the results (numbers) in full (in English). (Calcule. Escreva os resultados (números) por extenso – em inglês) a. 10 + 2 = b. 15 – 5
= c. 16 + 30 = d. 50 + 2 =
5– Match the translations. (Associe as traduções)
6– Complete
the sequence with the missing numbers: (Complete a sequência com os números que
estão faltando)
eleven –
__________________ - ________________ -
fourteen - ________________
a) Twenty …thirteen ... sixteen b) Twenty…thirteen…fifteen c) Twelve…thirteen…fifteen d)
Twelve…fifteen…sixteen
7. Assinalar alternativa correspondente ao texto Dança
folclórica paulista brasileira O cateretê, ou
catira, é uma dança de sapateado derivada do antigo fandango português. Considerada
genuinamente nacional, o cateretê tem origem indígena, mas foi adaptada pelos
jesuítas para ajudar no processo da catequese. Trata-se de uma espécie de sapateado
brasileiro executado com "bate-pé" ao som de palmas e violas. O formato
tradicional conta apenas com a participação de homens. Com a presença feminina,
são formadas duas fileiras uma de homens e outra de mulheres, que se defrontam
para apresentar sons com harmónicos pela sincronização de melodia ritmada
por meio de sapateados e palmas, execução de saltos e
formação de círculos em uma Kinesfera
limitada, dançando no espaço em nível médio com fluxo e eixo e peso
sincronizados em tempo rápido e pausados. Ocorre em festas
familiares ou tradicionais como a Festa do Divino de Santa Cruz em diversas
cidades paulista como, por exemplo, Ibiúna. Região Sudeste – Catira: Bandeirante Paulista. Catira, uma dança paulista
Tradições de São Paulo (Ibiuna SP). Disponível
em:<https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0>.
A) Elementos constitutivos das Artes Visuais e do teatro,
instrumentos musicais convencionais como as palmas e sorrisos. B) Elementos constitutivos das Artes Visuais e do teatro,
instrumentos musicais não convencionais como a viola caipira. C) Elementos constitutivos da dança e da música, instrumentos
musicais convencionais como o assovio. D) Elementos constitutivos da dança e da música, instrumentos
musicais não convencionais como as palmas e os sapateados.
1.
Característica sonora que nos
permite distinguir sons da mesma frequência que foram produzidos por fontes
sonoras diferentes, que também nos permite diferenciá-las.... é o que vai dar
identidade à sua voz. Conceitualmente falando, é a característica sonora
que permite distinguir sons que possuem a mesma frequência, altura e
intensidade, mas com ondas sonoras diferentes. As informações são de: A) Partitura B) Sombra C) Luz D) Timbre
9. ...Tecnicamente, segundo Schafer, ... é
qualquer porção do ambiente sonoro vista como um campo de estudos. O termo pode
referir-se a ambientes reais ou a construções abstratas, como composições
musicais e montagens de fitas, em particular quando consideradas como um
ambiente. O nome dado a este termo é: a) Sombra b) Teatro de bonecos c) Cenário de circo d) Paisagem sonora Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA
10. Leia o texto abaixo e responda:
Presenciamos, nas
praças ou avenidas das cidades, pessoas de todas as idades fazendo caminhada,
alongando, correndo ou pedalando. Apesar de ser uma iniciativa saudável, falta
a muitas delas informações sobre como realizar essas atividades. Algumas correm
descalças, em horários inapropriados, com excesso de agasalhos (causando
desidratação) ou até mesmo em jejum. E aquilo que era para fazer bem, acaba
causando lesões, distensões, traumas nos pés e nas pernas ou a desidratação.
Segundo o texto
acima qual a importância de utilizar roupas leves durante a realização de
atividades física?
(A) Evitar que o
corpo se aqueça mantendo a temperatura do corpo em um nível adequado.
(B) Estar adequado
a moda, pois as maiorias das pessoas usam roupas leves. (C) Evitar lesões,
distensões musculares, traumas nos pés e nas pernas.
(D) Não há nenhuma
importância, pois a roupa usada na atividade física não interfere na
produtividade da mesma.
11. Coloque V quando julgar Verdadeiro e F quando Falso e assinale a
alternativa correta.
( ) O objetivo do aquecimento é preparar o
corpo para a atividade física. ( ) A função do suor é de aquecer o corpo para
o exercício. ( ) Sua velocidade, flexibilidade e agilidade
são as mesmas antes e depois do aquecimento. ( ) Alongamento só serve para quem faz dança
ou ginástica.
(A) F, F, F, F
(B)V, V, V, V
(C)V, F, F, V
(D)V, F, F, F
12. No tabuleiro representado abaixo, estão registradas as jogadas de
dois adversários em certo momento. Observe que uma das peças tem formato de
círculo e a outra tem a forma da letra X. Considere as regras do jogo-da-velha
e o fato de que, neste momento, é a vez do jogador que utiliza os círculos.
Para garantir a vitória na sua próxima jogada, esse jogador pode posicionar a
peça no tabuleiro de:
(A) Uma só maneira (B) Duas maneiras distintas (C) De nenhuma maneira
(D) Três maneiras distintas. Ciências Humanas e suas Tecnologias Disciplina: História
10. Observe os personagens abaixo e leia a sua
História: Sidarta Gautama, o
Buda,
Nasceu em 560 a.
E. C. (antes da Era Comum), viveu no nordeste da Índia, e foi fundador do
Budismo, religião adotada por milhares de pessoas em parte do Ocidente. Jesus de Nazaré
era um judeu, nasceu no ano 1 da E. C. (Era Comum), viveu no Oriente Médio.
Considerado o fundador do Cristianismo, uma das religiões com mais seguidores,
principalmente no mundo ocidental.
Dialogando com Matemática: Com base na leitura dos textos, sobre esses
personagens históricos, calcule: a) Quantos anos Sidarta Gautama, o Buda teria, se tivesse vivido até
o ano de 2000? b)
Quantos anos se passaram desde
o nascimento do Profeta Maomé, até o ano de 2020? c) Considerando o nascimento de Jesus; quantos anos temos entre a
data de nascimento de Buda e Maomé?
10. Leia o texto a seguir e responda à questão:
Mulher, guerreira e
rainha
Considerada uma personalidade na história da África, Njinga é uma figura eminente reconhecida em Angola até hoje. Njinga Mbande serve como exemplo para contrariar o discurso de submissão das mulheres africanas ao longo do tempo. Algumas fontes atribuem a Njinga uma atitude implacável para se tornar rainha. Ela teria recorrido, por exemplo, à ajuda de grupos de guerreiros de Imbangala, que viviam na fronteira do reino, para amedrontar rivais e fortalecer sua posição. De uma liderança reafirmada ao longo dos anos, conquistou o reino vizinho de Mutamba e defendeu ativamente seus territórios. Seu reinado foi longo, por 40 anos, a rainha liderou pessoalmente uma forte oposição às tentativas de conquista portuguesas por meio de operações militares. Depois de chegar à conclusão de que nada poderia ser feito contra a força de uma rainha já idosa, Portugal acabou renunciando ao desejo de conquistar Ndongo em um tratado ratificado em Lisboa no ano de 1657. Njinga morreu em 17 de dezembro de 1663. Ela tinha 82 anos e havia passado metade de sua vida liderando a resistência contra projetos coloniais que os europeus queriam impor à região. Com sua morte, Portugal perdeu seu principal adversário e passou a acelerar a ocupação da área. O nome de Nijinga batizou ruas e escolas pelo país. Já seu rosto estampa a moeda de 20 kwanzas, também inspirou filmes, livros e fez parte de uma série de publicações de ilustrações da Unesco sobre mulheres africanas históricas. Segundo Lourenço, "Njinga Mbande é um exemplo de luta para manter a soberania do povo de Ndongo e dos que compõem a República de Angola (...). Hoje, seu exemplo serve para promover a dignidade do povo angolano, o compromisso com a nação e a defesa da integridade territorial ". Fonte: (João Pedro Lourenço,
diretor da Biblioteca Nacional de Angola, à BBC Mundo – 05/06/ 2018. Adaptado
para a questão). Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44361821
Dialogando com Geografia. Leia com
atenção e escolha a alternativa correta: a)
Angola, o país de origem da Nijinga
Mbande, está localizado na costa ocidental da África; b)
Ela lutou para manter a soberania
do seu povo, contra os colonizadores que vinham de Portugal, país localizado no
continente europeu; c)
As duas respostas acima estão
corretas; d)
Nenhuma das respostas acima estão
corretas. 10.
Leia o texto e responda:
DUÉ. Lenda Indígena, do povo
Tariana, no Amazonas, região norte do Brasil. Entre os indígenas Tariana do rio
Negro, conta-se que um duende mau resolveu secar a terra queimando-a com o sol,
provocando um grande incêndio nos matos secos, destruindo tudo o que vivia ali.
Feito isso, decidiu juntar os ossos de todos os serres – gente, bicho – e os
ressuscitou. Impressionado com as façanhas de Dué, Tupã resolver castigá-lo.
Interceptou a nascente de um rio e, com isso, alagou a terra. Os bichos e os
homens se refugiaram nos montes e só após três luas a terra secou e todo mundo
pode voltar pra casa. Mas, desde então, Dué nunca mais
foi visto. Há quem que ele se tornou invisível... Referência: ALVES, Januária Cristina. Abecedário de
personagens do folclore brasileiro: e suas histórias maravilhosas. Ilustrações
Berje. 1ª ed. São Paulo: FTD: Edições Sesc, 2017.
Dialogando com Português: Na língua portuguesa, a lenda é uma narrativa fantasiosa
transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou
fictício, as lendas combinam fatos e históricos com fatos irreais que são
meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também
verdadeira, o que é muito importante. Em História,
podemos dizer que a lenda e os mitos são: a) Fontes materiais b) Fontes audiovisuais c) Fontes documentais d) Fontes orais Disciplina: Geografia 16. QUAL DESSAS
ALTERNATIVAS!!! DEFINE MELHOR O BAIRRO QUE ESTÁ INSERIDA A SUA ESCOLA, A E.E.
PROFESSOR JOSE BONIFÁCIO ANDRADA E SILVA JARDIM. (A)
Pertence a zona norte de São Paulo
e está próximo da “Serra da Cantareira” e praticamente não houve nenhuma modificação
em relação a sua paisagem. (B)
Caracteriza-se por ter apenas
paisagens naturais, devido a presença do “Rio Tietê” e a conscientização populacional.
(C)
Esse bairro pertence a “Região da
Grande São Paulo” e tem apenas elementos culturais em sua paisagem devido às
fábricas. (D)
Está inserido na Cidade de São
Paulo, na Zona Leste da Capital, sofreu diversas transformações ao longo do
tempo nas paisagens naturais e culturais.
17. Considerando a
Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich, o Brasil tem a maioria das suas terras em
quais hemisférios? Assinale a alternativa correta. a) norte e sul. b) sul e
ocidental. c) sul e oriental. d) oriental e
ocidental. 18. Quais dessas regiões são consideradas, regiões
brasileiras?
a) Leste/oriente médio/nordeste/nordeste b) norte/nordeste/centro-oeste/sudeste/sul c) Patagônia/centro-oeste/sudeste/sul/norte d) Polo Sul/Antártida/centro-oeste/oeste
Matemática e suas Tecnologias 19. Marque a alternativa em
que o numeral 2.738 está decomposto corretamente.
a) ( ) 2.000 + 300 + 70 + 8 b) ( ) 2.700 + 800 + 30 + 8 c) ( ) 2.000 + 700 + 30 + 8 d) ( ) 8.000 + 700 + 30 +8 e) ( ) 7.000 + 700 + 80 +3
20. Paulo gastou R$ 63,00 para comprar
uma camisa de R$ 17,00, uma calça de R$ 38,00 e 2 pares de meia. Quanto custou
cada par de meia? a) (
) R$ 3,50 21. Uma empresa comprou 3
centenas, 6 dezenas e 5 unidades de mudas para plantar nos parque da cidade.
Quantas mudas foram compradas pela empresa?
a) ( ) 653 b) ( ) 356 c) ( ) 563 d) ( ) 635 e) ( ) 365
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Disciplina: Ciências
22. Assinale
a alternativa que apresenta um exemplo de transformação física. (a) Sal de fruta eno colocado em água; (b) Água fervendo; (c) Fermento biológico na massa de pão (d) Fritando ovo. a. Citoplasma b. Membrana Celular c. Núcleo d. Vacúolo.
24.
O tecido muscular é dividido em 03
tipos: a.
Externo, médio e interno b.
Esquelético, Liso e Grosso c.
Cardíaco, Liso e Esquelético Entérico, Cardíaco e Esquelético.
Inova Disciplinas: Projeto de Vida, Eletivas e
Tecnologias
25. No início do ano a sua turma recebeu um novo
colega. Esse estudante é usuário de cadeira de rodas. Das competências socioemocionais
estudadas, qual delas a turma deverá por em prática para que haja uma boa
convivência e o colega se sinta acolhido: A - Foco B - Empatia C – respeito D – Resiliência Eletiva
26. Analise a imagem e responda a alternativa
correta: Imagem: http://rockandrolljungle.blogspot.com/2017/08/essa-musica-e-ruim-abordando-o-gosto.html A – O diálogo demonstra total acordo em opiniões. B – Submissão a opinião do outro. C – Diferentes gostos musicais. D – Indiferença um com o outro Tecnologia 24.
O que devemos fazer ao receber uma determinada notícia? A - Verificar com coerência e veracidade da informação. B - Acreditar, pois toda notícia é verdadeira. C - Compartilhar, pois todas as
notícias são falsas. D - Compartilhar, pois não vai
provocar nenhum problema.
Boa sorte e
sucesso à todos. |
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