quinta-feira, 26 de novembro de 2020

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR 6ºA,B,C,D - AVALIAÇÃO REFORÇO, RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO

 ENVIAR AS RESPOSTAS COM NOME COMPLETO E SÉRIE,  EXCLUSIVAMENTE PARA O EMAIL ABAIXO:

recebimentoprovasboni@gmail.com

RESPONDER ATÉ DIA 03/12/2020

CARO (A) ESTUDANTE

Estamos chegando ao final de mais um ano letivo. A atividade, aqui apresentada é uma oportunidade de juntos identificarmos quais conteúdos você já aprendeu e avaliarmos o desenvolvimento competências importantes para sua atuação como cidadão. Elas foram escolhidas considerando seu ano/série.

Mas o importante é lembrarmos que:

ü  O conhecimento é o maior poder de todos;

ü  Você nunca deve desistir;

ü  Sempre deve ter metas para cumprir;

ü  O erro é inevitável e você deve aprender com ele;

ü  Faça o que gosta para ser feliz;

ü  Tenha foco com seus objetivos;

ü  Dedique-se e esforce-se para realizar os seus sonhos.

Conteúdo Programático

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Disciplina: Língua Portuguesa

 

1-     Leia o conto abaixo.

A PRINCESA E O SAPO Havia um rei, cuja única filha possuía uma beleza radiante como o sol. Por ser muito jovem e mimada, a princesinha tornou-se uma jovem cheia de caprichos. No dia do seu aniversário, o pai presenteou-a com um maravilhoso pingente de ouro, em forma de coração. E a princesinha, encantada com o presente, pendurou-o numa corrente e nunca mais se separou de seu dourado coraçãozinho. Perto do palácio real, havia uma grande floresta onde a princesa costumava passear todas as tardes. Às vezes, passava longas horas lendo contos de fadas, sentada à beira de um riacho que corria ali. Um dia, porém, tendo esquecido de levar seu livro de leitura, a jovem pôs-se a jogar pedrinhas e folhas secas nas águas do rio. Esteve brincando assim distraída durante longo tempo. Quando cansou, pegou seu pingente de ouro do pescoço e ficou a admirá-lo, segurando-o entre as mãozinhas delicadas. Mas, sem querer, deixou que o pequeno coração lhe escapasse das mãos e caísse na água. A jovem procurou a pequena joia em vão. Desiludida, começou a chorar de fazer dó. Até que, de repente, ouviu uma voz que dizia: – O que aconteceu, princesa? Qual a razão para um choro tão desesperado assim? A jovem voltou-se e viu um sapo. – Diga-me! – insistiu o sapo. – Posso ajudá-la? Aos prantos, a princesinha contou que o coraçãozinho de ouro que ganhara do pai havia sumido nas águas do riacho. O sapo prometeu encontrar a joia. Mas exigiria algo em troca. – Peça o que quiser, mas traga-me o pingente de volta! – pediu a jovem. O sapo queria tornar-se o companheiro inseparável da princesa. Sentar-se à mesa junto dela, comer no mesmo prato e dormir na mesma cama. Para obter novamente seu precioso coração, a princesa fingiu que concordava e jurou que atenderia ao pedido do sapo. Mas ficou imaginando uma maneira de livrar-se dele. Feito o juramento, o sapo mergulhou no rio e retornou, logo depois, com o pequeno coração. Aproximou-se da princesa e, delicadamente, depositou a joia a seus pés. A moça apanhou o pingente e, mais que depressa, saiu em disparada, deixando o sapo feito bobo, sem poder acompanhá-la. O pobre coitado ficou amargurado da vida e voltou para a beira do rio, pensando no que fazer. No dia seguinte, estando à mesa com o pai para almoçar, a jovem começou a ouvir pequenas pancadas na porta e uma voz que pedia: – Abra a porta, princesa! Exijo que cumpra o que me prometeu! Era o sapo que viera cobrar a promessa feita. Ao ver aquela confusão, o rei quis saber de que se tratava. Envergonhada, a princesa confessou ao pai como enganara o sapo para recuperar o pingente de ouro. O rei era um homem bom e justo. Por isso mesmo, não gostou nem um pouquinho da atitude da filha. – Apesar da aparência feia, o sapo ajudou-a num momento difícil, minha filha! Ordeno que cumpra a sua promessa. A princesinha já estava mesmo arrependida. Abriu a porta e acolheu o sapo. E assim os dois começaram uma convivência incomum, porém amigável. Com o tempo, ficaram tão amigos que a princesinha já não fazia mais nada sem ouvir os sábios conselhos do sapo. Até que um dia, o bichinho adoeceu gravemente, deixando a jovem aflita. – Dê-me um beijo de adeus! – pediu o sapo. A princesa não conseguiu negar-se a um pedido tão comovente. Ergueu o sapo nas mãos, colocando-o em sua cama macia. Em seguida, abaixou-se e encostou ligeiramente os lábios sobre a sua pele rugosa. Para seu espanto, o sapo virou um belo príncipe, que lhe contou como uma bruxa má e invejosa o transformara em sapo. Com o afeto da princesa, o encanto se desfez e o príncipe voltou ao normal. Depois disso, os jovens se casaram e foram felizes. (GRIMM, Jacob e GRIMM, Wilhelm. A princesa e o sapo. São Paulo, FTD, 2006.)

Responda

A) Em quantos e quais momentos a história se divide?

 B) Que expressão foi utilizada para expressar quando a princesa deixou o pequeno coração escapar-lhe das mãos?

C) Identifique quais os tempos verbais que aparecem na história para melhor entendermos em que tempo ela é contada.

D) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Personagens principais

(2) Local onde aconteceram os fatos

(3) Tempo em que acontece a história

 (4) Narrador onisciente

 (  ) A jovem procurou a pequena joia em vão. Desiludida, começou a chorar de fazer dó.

 (  ) A jovem, o rei e o sapo.

 (  ) No palácio e próximo a um riacho.

(  ) ... a princesa costumava passear todas as tardes. E) Leia, no quadro abaixo, as partes que compõem a narrativa do texto “A princesa e o sapo”.

 

A seguir, associe a primeira coluna à segunda, de forma a exemplificar cada parte da narrativa.

(1) Situação Inicial – o narrador explica algumas circunstâncias da história. Apresenta a época, o local e os personagens que participam da narrativa.

(2) Complicação – fase em que se inicia o conflito entre personagens.

(3) Clímax – momento de maior tensão, estágio em que o conflito entre os personagens centrais chega a um ponto em que não é mais possível adiar o desfecho.

(4) Desfecho – solução de um ou mais conflitos apresentados na narrativa.

(  )“Mas, sem querer, deixou que o pequeno coração lhe escapasse das mãos e caísse na água. A jovem procurou a pequena joia em vão. Desiludida, começou a chorar de fazer dó".

(  ) “Para seu espanto, o sapo virou um belo príncipe, que lhe contou como uma bruxa má e invejosa o transformara em sapo. Com o afeto da princesa, o encanto se desfez e o príncipe voltou ao normal. Depois disso, os jovens se casaram e foram felizes.”

 (  ) “Havia um rei, cuja única filha possuía uma beleza radiante como o sol. Por ser muito jovem e mimada, a princesinha tornou-se uma jovem cheia de caprichos.”

 (  ) “Para obter novamente seu precioso coração, a princesa fingiu que concordava e jurou que atenderia ao pedido do sapo. Mas ficou imaginando uma maneira de livrar-se dele.(...) A moça apanhou o pingente e, mais que depressa, saiu em disparada, deixando o sapo feito bobo, sem poder acompanhá-la.”

 (  )“Até que um dia, o bichinho adoeceu gravemente, deixando a jovem aflita. – Dê-me um beijo de adeus! – pediu o sapo.”

F) Preencha o quadro abaixo:

ELEMENTOS DO CONTO

“A PRINCESA E O SAPO”

 

Narrador

 

 

 Enredo (acontecimentos)

 

 

Personagens

 

 

 Espaço

 

 

Tempo

 

 

 

2- Leia o texto abaixo: Jornal Hoje - Edição do dia 18/11/2010 18/11/2010 13h21 Alunos aprendem na escola a valorizar a cultura afrobrasileira Novos professores estão sendo treinados pelo projeto "A Cor da Cultura", que tem ELEMENTOS DO CONTO “A PRINCESA E O SAPO” Narrador Enredo (acontecimentos) Personagens Espaço Tempo parceria da TV Globo e do Canal Futura. Pelé, o rei do futebol, levou o nome do Brasil para todos os cantos do planeta. “Desde pequeno ele morava numa favela. Ele jogou bola demais, trouxe três copas do mundo para o nosso Brasil”, comenta Welisson Ferreira, 12 anos. O mestiço Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor do país. Na música, grandes nomes como Milton Nascimento... “Acho legal ele ser mineiro e ter a raça negra”, comenta um aluno. “O dia 20 de novembro é dedicado a Zumbi, o dia da Consciência Negra, que foi o líder da luta contra a escravidão no Brasil”, explica a professora. Descobrir a importância dos negros na formação da cultura e na sociedade mudou o comportamento dos alunos de uma escola, em Belo Horizonte. Oitenta por cento deles são afrodescendentes que hoje têm orgulho da própria cor. “Eles se identificam, procuram fazer alguma coisa parecida. A relação entre os alunos está um pouco melhor de está reconhecendo-se como cidadão. Acho importante tá trabalhando com os alunos pra formação da identidade mesmo”, comenta Maria Angélica Jesus Costa, professora. Maria Angélica recebeu treinamento para valorizar a história e a cultura afro-brasileira em sala de aula. Em Minas e em outros cinco estados quinze mil professores estarão usando a metodologia do projeto A Cor da Cultura que tem a parceria da TV Globo até 2011. Parte do material didático foi cedido pelo canal Futura. “Ele traz uma dinâmica muito grande. São vídeos, histórias, jogos, é muito plural, do mesmo jeito que é a nossa história”, declara Shirley, professora UFMG. “O negro fez parte do nosso país, sabe, eu tenho orgulho desta cultura. Sem eles nosso país não teria esta cultura, este ritmo diferente, acho que a mistura que teve formou um povo muito bacana”, diz Raiza Santana Melo, 11 anos. Os kits com material pedagógico podem ser solicitados por secretarias de educação de todo o país ao Ministério da Educação mais informações no site www.acordacultura.org.br.

Responda

A) Qual a manchete da reportagem?

 B) Qual é o subtítulo (título auxiliar)?

C) Qual é o lide (lead) da reportagem?

D) O que a professora explicou sobre o dia 20 de novembro?

E) Qual o nome do projeto adotado em Minas e quem são os parceiros?

F) Qual a declaração de Shirley, professora UFMG?

G) O que disse as crianças sobre o assunto?

H) O que você acha sobre o assunto?

 

3) Que variedade linguística (padrão ou informal) podemos ou devemos usar nas seguintes situações sociais:

a) Falando sobre política num canal de televisão

 b) Em uma pequena mensagem de celular para um amigo próximo.

c) Em uma pequena mensagem de celular para o seu patrão.

d) Em uma carta de reclamação para uma operadora de celular.

e) Em uma conversa na praça entre amigos.

f) Em um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.

g) Uma mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.

h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.

 i) Um artigo de opinião solicitado pelo professor de português.

j) Na redação do ENEM.

Disciplina: LÍNGUA INGLESA

4- Calculate. Write the results (numbers) in full (in English). (Calcule. Escreva os resultados (números) por extenso – em inglês)

a. 10 + 2 = 

b. 15 –  5  = 

c. 16 + 30 = 

d. 50 + 2  =

 

5– Match the translations. (Associe as traduções)

a)Open your books               

(       ) Como eu falo …..em Inglês?

 

b)How do I say … in English?

(      ) Fechem seus livros

 

c)Sit down           

(      ) Escreva

 

d)May I go to the restroom?

(      ) Abram seus livros

 

e)Close your books

(      ) Sente-se

 

f)Posso ir ao banheiro

(      ) Posso ir ao banheiro

 

 

6– Complete the sequence with the missing numbers: (Complete a sequência com os números que estão faltando)

 

 eleven – __________________ - ________________ -  fourteen - ________________

 

a) Twenty …thirteen ... sixteen

b) Twenty…thirteen…fifteen

c) Twelve…thirteen…fifteen

d) Twelve…fifteen…sixteen

Disciplina: ARTE

7. Assinalar alternativa correspondente ao texto

Dança folclórica paulista brasileira

O cateretê, ou catira, é uma dança de sapateado derivada do antigo fandango português.

Considerada genuinamente nacional, o cateretê tem origem indígena, mas foi adaptada pelos jesuítas para ajudar no processo da catequese. Trata-se de uma espécie de sapateado brasileiro executado com "bate-pé" ao som de palmas e violas.

O formato tradicional conta apenas com a participação de homens. Com a presença feminina, são formadas duas fileiras uma de homens e outra de mulheres, que se defrontam para apresentar sons com harmónicos pela sincronização de melodia ritmada por meio de sapateados e palmas, execução de saltos e formação de círculos em uma Kinesfera  limitada, dançando no espaço em nível médio com fluxo e eixo e peso sincronizados em tempo rápido e pausados.

Ocorre em festas familiares ou tradicionais como a Festa do Divino de Santa Cruz em diversas cidades paulista como, por exemplo, Ibiúna.

Região Sudeste – Catira: Bandeirante Paulista. Catira, uma dança paulista Tradições de São Paulo (Ibiuna SP). Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0>.

8.     De acordo com o texto: Dança folclórica paulista brasileira, na apresentação da Catira, podemos identificar:

 

A)    Elementos constitutivos das Artes Visuais e do teatro, instrumentos musicais convencionais como as palmas e sorrisos.

B)    Elementos constitutivos das Artes Visuais e do teatro, instrumentos musicais não convencionais como a viola caipira.

C)    Elementos constitutivos da dança e da música, instrumentos musicais convencionais como o assovio.

D)    Elementos constitutivos da dança e da música, instrumentos musicais não convencionais como as palmas e os sapateados.

 

1.     Característica sonora que nos permite distinguir sons da mesma frequência que foram produzidos por fontes sonoras diferentes, que também nos permite diferenciá-las.... é o que vai dar identidade à sua voz. Conceitualmente falando, é a característica sonora que permite distinguir sons que possuem a mesma frequência, altura e intensidade, mas com ondas sonoras diferentes. As informações são de:

A)    Partitura

B)    Sombra

C)    Luz

D)    Timbre

 

9. 


 ...Tecnicamente, segundo Schafer, ... é qualquer porção do ambiente sonoro vista como um campo de estudos. O termo pode referir-se a ambientes reais ou a construções abstratas, como composições musicais e montagens de fitas, em particular quando consideradas como um ambiente. O nome dado a este termo é:

a) Sombra 

       b)    Teatro de bonecos

       c)    Cenário de circo

       d)   Paisagem sonora

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA

 

10.   Leia o texto abaixo e responda:

 

Presenciamos, nas praças ou avenidas das cidades, pessoas de todas as idades fazendo caminhada, alongando, correndo ou pedalando. Apesar de ser uma iniciativa saudável, falta a muitas delas informações sobre como realizar essas atividades. Algumas correm descalças, em horários inapropriados, com excesso de agasalhos (causando desidratação) ou até mesmo em jejum. E aquilo que era para fazer bem, acaba causando lesões, distensões, traumas nos pés e nas pernas ou a desidratação.

 

Segundo o texto acima qual a importância de utilizar roupas leves durante a realização de atividades física?

 

(A) Evitar que o corpo se aqueça mantendo a temperatura do corpo em um nível adequado.

 

(B) Estar adequado a moda, pois as maiorias das pessoas usam roupas leves.

 

(C) Evitar lesões, distensões musculares, traumas nos pés e nas pernas.

 

(D) Não há nenhuma importância, pois a roupa usada na atividade física não interfere na produtividade da mesma.

 

 

11.   Coloque V quando julgar Verdadeiro e F quando Falso e assinale a alternativa correta.

 

(   ) O objetivo do aquecimento é preparar o corpo para a atividade física.

(   ) A função do suor é de aquecer o corpo para o exercício.

(   ) Sua velocidade, flexibilidade e agilidade são as mesmas antes e depois do aquecimento.

(   ) Alongamento só serve para quem faz dança ou ginástica.

 

 

(A) F, F, F, F

 

(B)V, V, V, V

 

(C)V, F, F, V

 

(D)V, F, F, F

 

12.   No tabuleiro representado abaixo, estão registradas as jogadas de dois adversários em certo momento. Observe que uma das peças tem formato de círculo e a outra tem a forma da letra X. Considere as regras do jogo-da-velha e o fato de que, neste momento, é a vez do jogador que utiliza os círculos. Para garantir a vitória na sua próxima jogada, esse jogador pode posicionar a peça no tabuleiro de:

 


(A) Uma só maneira 

(B) Duas maneiras distintas

(C) De nenhuma maneira

(D) Três maneiras distintas.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina: História

10.   Observe os personagens abaixo e leia a sua História:


Sidarta Gautama, o Buda,

Nasceu em 560 a. E. C. (antes da Era Comum), viveu no nordeste da Índia, e foi fundador do Budismo, religião adotada por milhares de pessoas em parte do Ocidente.



Jesus de Nazaré era um judeu, nasceu no ano 1 da E. C. (Era Comum), viveu no Oriente Médio. Considerado o fundador do Cristianismo, uma das religiões com mais seguidores, principalmente no mundo ocidental.



O Profeta Maomé, nascido em 570 d. E. C. (depois da Era Comum), no Oriente Médio, foi fundador do islamismo, religião monoteísta que é seguida por milhões de pessoas ao redor do mundo. Seus seguidores observam os preceitos do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos.

 

 

 

Dialogando com Matemática: Com base na leitura dos textos, sobre esses personagens históricos, calcule:

a)     Quantos anos Sidarta Gautama, o Buda teria, se tivesse vivido até o ano de 2000?

b)     Quantos anos se passaram desde o nascimento do Profeta Maomé, até o ano de 2020?

c)     Considerando o nascimento de Jesus; quantos anos temos entre a data de nascimento de Buda e Maomé?

 

 

10.   Leia o texto a seguir e responda à questão:

 

Mulher, guerreira e rainha

 

 

      Considerada uma personalidade na história da África, Njinga é uma figura eminente reconhecida em Angola até hoje. Njinga Mbande serve como exemplo para contrariar o discurso de submissão das mulheres africanas ao longo do tempo.  Algumas fontes atribuem a Njinga uma atitude implacável para se tornar rainha. Ela teria recorrido, por exemplo, à ajuda de grupos de guerreiros de Imbangala, que viviam na fronteira do reino, para amedrontar rivais e fortalecer sua posição. De uma liderança reafirmada ao longo dos anos, conquistou o reino vizinho de Mutamba e defendeu ativamente seus territórios.  Seu reinado foi longo, por 40 anos, a rainha liderou pessoalmente uma forte oposição às tentativas de conquista portuguesas por meio de operações militares. Depois de chegar à conclusão de que nada poderia ser feito contra a força de uma rainha já idosa, Portugal acabou renunciando ao desejo de conquistar Ndongo em um tratado ratificado em Lisboa no ano de 1657.  Njinga morreu em 17 de dezembro de 1663. Ela tinha 82 anos e havia passado metade de sua vida liderando a resistência contra projetos coloniais que os europeus queriam impor à região. Com sua morte, Portugal perdeu seu principal adversário e passou a acelerar a ocupação da área.  O nome de Nijinga batizou ruas e escolas pelo país. Já seu rosto estampa a moeda de 20 kwanzas, também inspirou filmes, livros e fez parte de uma série de publicações de ilustrações da Unesco sobre mulheres africanas históricas.  Segundo Lourenço, "Njinga Mbande é um exemplo de luta para manter a soberania do povo de Ndongo e dos que compõem a República de Angola (...). Hoje, seu exemplo serve para promover a dignidade do povo angolano, o compromisso com a nação e a defesa da integridade territorial ".

            Fonte: (João Pedro Lourenço, diretor da Biblioteca Nacional de Angola, à BBC Mundo – 05/06/ 2018. Adaptado para a questão). Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44361821

 

Dialogando com Geografia. Leia com atenção e escolha a alternativa correta:

a)     Angola, o país de origem da Nijinga Mbande, está localizado na costa ocidental da África;

b)     Ela lutou para manter a soberania do seu povo, contra os colonizadores que vinham de Portugal, país localizado no continente europeu;

c)     As duas respostas acima estão corretas;

d)     Nenhuma das respostas acima estão corretas.  

10.   Leia o texto e responda:

 

DUÉ. Lenda Indígena, do povo Tariana, no Amazonas, região norte do Brasil.

Entre os indígenas Tariana do rio Negro, conta-se que um duende mau resolveu secar a terra queimando-a com o sol, provocando um grande incêndio nos matos secos, destruindo tudo o que vivia ali. Feito isso, decidiu juntar os ossos de todos os serres – gente, bicho – e os ressuscitou. Impressionado com as façanhas de Dué, Tupã resolver castigá-lo. Interceptou a nascente de um rio e, com isso, alagou a terra. Os bichos e os homens se refugiaram nos montes e só após três luas a terra secou e todo mundo pode voltar pra casa.

Mas, desde então, Dué nunca mais foi visto. Há quem que ele se tornou invisível...  

Referência: ALVES, Januária Cristina. Abecedário de personagens do folclore brasileiro: e suas histórias maravilhosas. Ilustrações Berje. 1ª ed. São Paulo: FTD: Edições Sesc, 2017.

 

Dialogando com Português: Na língua portuguesa, a lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.

Em História, podemos dizer que a lenda e os mitos são:

a)     Fontes materiais

b)     Fontes audiovisuais

c)     Fontes documentais

d)     Fontes orais

Disciplina: Geografia

16. QUAL DESSAS ALTERNATIVAS!!! DEFINE MELHOR O BAIRRO QUE ESTÁ INSERIDA A SUA ESCOLA, A E.E. PROFESSOR JOSE BONIFÁCIO ANDRADA E SILVA JARDIM.

(A)   Pertence a zona norte de São Paulo e está próximo da “Serra da Cantareira” e praticamente não houve nenhuma modificação em relação a sua paisagem.

(B)   Caracteriza-se por ter apenas paisagens naturais, devido a presença do “Rio Tietê” e a conscientização populacional.   

(C)   Esse bairro pertence a “Região da Grande São Paulo” e tem apenas elementos culturais em sua paisagem devido às fábricas.

(D)   Está inserido na Cidade de São Paulo, na Zona Leste da Capital, sofreu diversas transformações ao longo do tempo nas paisagens naturais e culturais.       

 

17. Considerando a Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich, o Brasil tem a maioria

das suas terras em quais hemisférios? Assinale a alternativa correta.

a) norte e sul.

b) sul e ocidental.

c) sul e oriental.

d) oriental e ocidental.

18. Quais dessas regiões são consideradas, regiões brasileiras?

 

a) Leste/oriente médio/nordeste/nordeste

b) norte/nordeste/centro-oeste/sudeste/sul

c) Patagônia/centro-oeste/sudeste/sul/norte

d) Polo Sul/Antártida/centro-oeste/oeste

 

Matemática e suas Tecnologias

19. Marque a alternativa em que o numeral 2.738 está decomposto corretamente.

 

a) (   ) 2.000 + 300 + 70 + 8

b) (   ) 2.700 + 800 + 30 + 8

c) (   ) 2.000 + 700 + 30 + 8

d) (   ) 8.000 + 700 + 30 +8

e) (   ) 7.000 + 700 + 80 +3

 

20. Paulo gastou R$ 63,00 para comprar uma camisa de R$ 17,00, uma calça de R$ 38,00 e 2 pares de meia. Quanto custou cada par de meia?

a) (   ) R$ 3,50
b) (   ) R$ 4,00
c) (   ) R$ 4,50
d) (   ) R$ 5,00
e)          (                               )          R$         6,00

 

 

21. Uma empresa comprou 3 centenas, 6 dezenas e 5 unidades de mudas para plantar nos parque da cidade. Quantas mudas foram compradas pela empresa?

 

a) (   ) 653

b) (   ) 356

c) (   ) 563

d) (   ) 635

e) (   ) 365

 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Disciplina: Ciências

 

22. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de transformação física.

(a)   Sal de fruta eno colocado em água;

(b)   Água fervendo;

(c)    Fermento biológico na massa de pão

 (d)   Fritando ovo. 




a.     Citoplasma

b.     Membrana Celular

c.     Núcleo

d.     Vacúolo.

 

24.   O tecido muscular é dividido em 03 tipos:

a.    Externo, médio e interno

b.    Esquelético, Liso e Grosso

c.     Cardíaco, Liso e Esquelético 

Entérico, Cardíaco e Esquelético.

 

Inova

Disciplinas: Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologias

 

25.    No início do ano a sua turma recebeu um novo colega. Esse estudante é usuário de cadeira de rodas. Das competências socioemocionais estudadas, qual delas a turma deverá por em prática para que haja uma boa convivência e o colega se sinta acolhido:

A - Foco

B - Empatia                                                                    

C – respeito        

D – Resiliência

Eletiva

26.    Analise a imagem e responda a alternativa correta:


Imagem: http://rockandrolljungle.blogspot.com/2017/08/essa-musica-e-ruim-abordando-o-gosto.html

A – O diálogo demonstra total acordo em opiniões.

B – Submissão a opinião do outro.

C – Diferentes gostos musicais.

D – Indiferença um com o outro

Tecnologia

24.   O que devemos fazer ao receber uma determinada notícia?

A - Verificar com coerência e veracidade da informação.

B - Acreditar, pois toda notícia é verdadeira.

C - Compartilhar, pois todas as notícias são falsas.

D - Compartilhar, pois não vai provocar nenhum problema.

 

 

 

 

 

            Boa sorte e sucesso à todos.

















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