Esta página foi criada para interação entre alunos, professores e comunidade. Além de caráter informativo, a mesma se destina à comunicação entre todos durante o ano letivo, principalmente no período em que estiverem afastados devido à pandemia do COVID-19
terça-feira, 17 de novembro de 2020
ATIVIDADE - 23 - 1ªA,B,C,D - QUÍMICA - PROFº BRUNO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professor (a): Bruno
Turma: 1A, 1B, 1C, 1D
Disciplina: Química
Canal de resposta: bsantiago@professor.educacao.sp.gov.br;
bgsantiago7@hotmail.com
Prazo de envio: 27/11
Período de envio: 16/11
Material utilizado:
• Livro didático;
• Apostila (caderno do aluno);
• Pesquisa em sites relacionados;
• Aulas CMSP.
Tarefas:
ATIVIDADE QUÍMICA – 4º BIMESTRE
TEMA: Tipo de energia envolvida nas transformações
QUESTÃO 1
(UFPE)
Veja os esquemas a seguir:
Corrente elétrica
I. Água → gás hidrogênio, gás oxigênio
calor
II. Gelo → água
luz
III. Água oxigenada → água e gás oxigênio
Classifique cada transformação em fenômeno físico ou químico.
QUESTÃO 2
2. Marque as alternativas referentes a fenômenos químicos:
a) Produção de plásticos a partir do petróleo.
b) Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.
c) Fabricação da coalhada a partir do leite.
d) Desaparecimento do açúcar ou do sal de cozinha quando colocados e agitados, em pequena quantidade, em determinado volume de água.
e) Produção da gasolina a partir do petróleo.
f) Prego enferrujado.
g) Queima da gasolina.
h) Fotossíntese realizada pelas plantas.
i) Decomposição da luz solar por um prisma
QUESTÃO 3
(UFPE). Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?
1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3
QUESTÃO 4
(UFSC) As transformações que ocorrem em um sistema podem ou não ocasionar alteração na constituição da matéria envolvida. De acordo com o enunciado, estão corretas as associações:
01. Digestão de um alimento — fenômeno físico
luz
02. Água oxigenada → água + oxigênio gasoso — reação química
04. Queima de fogos de artifício — fenômeno físico
08. Transformação do gelo em água — fenômeno físico
16. Sublimação do iodo sólido — reação química
Dê a soma dos itens corretos.
QUESTÃO 5
(UNESP – SP) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos.
Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:
I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;
II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade de composto que constitui o princípio ativo;
III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.
Cada um desses processos – I, II, III – corresponde a um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:
a) física, física e química
b) física, química e química
c) química, física e física
d) química, física e química
e) química, química e física
Orientações:
Você poderá encontrar sobre o tema relacionado:
• Vídeo aulas em canais no youtube;
• Aulas Centro de Mídias SP;
• Livros didáticos de Química;
• Pesquisa em sites na internet;
• Apostila (caderno do aluno) Observações:
Essa atividade valerá 10 pontos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida Turma: 1ª, 2ª e 3ª MANHÃ do Ensino médio Disciplina: Eletiva/Música Cana...
-
Contéudo Programático Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida Turma: 1º,2º e 3º anos do Ensino Médio Disciplina...
-
Professor (a): Vicente Alves da Silva Turma: 2ª séries B, C, D e E Disciplina: Química Canal de resposta: https://forms.gle/gMMgbbHZ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário