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RESPONDER ATÉ DIA 03/12/2020
CARO (A) ESTUDANTE
Estamos chegando ao final de mais um ano letivo. A atividade, aqui apresentada é uma oportunidade
de juntos identificarmos quais conteúdos você já aprendeu e avaliarmos o desenvolvimento
competências importantes para sua atuação como cidadão.
Elas foram escolhidas considerando seu ano/série.
Mas o importante é lembrarmos que:
ü O conhecimento é o maior poder de todos;
ü Você nunca deve desistir;
ü Sempre deve ter metas para cumprir;
ü O erro é inevitável e você deve aprender com ele;
ü Faça o que gosta para ser feliz;
ü Tenha foco com seus objetivos;
ü Dedique-se e esforce-se para realizar os seus sonhos.
Conteúdo Programático
Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias
Disciplina: Língua Portuguesa
1.História do teimoso Há muito tempo, viveu um
lavrador que era mais teimoso que a mulher do piolho! Depois de colher uma boa
safra, ele precisava ir a Bom Jesus da Lapa para vender na feira. Um compadre
seu, devoto de Bom Jesus, foi visitá-lo; a conversa girou em torno da lavoura e
do bom tempo. Por fim, o lavrador disse ao compadre:
─ Amanhã eu vou à Lapa vender umas coisas na
feira e fazer a despesa do mês!
O outro,
que era muito devoto, alertou:
─
Compadre, tem que falar assim: “se o Bom Jesus quiser, eu vou!”.
O lavrador respondeu:
─ Se Ele
quiser, eu vou. E, se não quiser, vou do mesmo jeito!
O compadre saiu e o lavrador, como castigo, virou
um sapo e ficou coaxando na lagoa por três meses. Quando o encanto passou, o
homem achou-se precisado de ir à Lapa e, em conversa com o compadre, falou sua
intenção.
O compadre novamente o advertiu:
─
Compadre, compadre, fala: “se o Bom Jesus quiser!”. Já se esqueceu do que lhe
aconteceu?
O homem respondeu: ─ Esqueci não, compadre...
Mas, eu vou, Ele querendo ou não. E, se não quiser, a lagoa é logo ali!
1)
É uma característica do lavrador
(A) inocência.
(B) desconfiança.
(C) desordem.
(D) insistência
2)
A ideia de que o
tempo passou está marcada em:
a)
O compadre novamente
o advertiu [...]
b)
Há muito tempo, viveu
um lavrador [...]
c)
Esqueci não, compadre... mas, eu
vou [...]
d)
Amanhã eu vou à Lapa vender umas
coisas [...]
3)
Há no texto a ideia de que o lavrador:
a) Transformaria
bom Jesus da Lapa em um sapo.
b) Foi a
bom Jesus da Lapa para vender a mercadoria
c) Jamais
diria a expressão “Se o Bom Jesus quiser!”
d) Se
esqueceu de pedir a companhia do Bom Jesus.
Disciplina: Inglês
4. Substitute the pronouns and make the necessary
changes:
A. I talk to Mrs. Hilton every day. (she)
______________________________________________________________________________________
B. They study in the afternoon. (he)
____________________________________________________________________________________
C. We bow. (he)
____________________________________________________________________________________
D. You go out on weekends. (she)
_____________________________________________________________________________________
E. I live in Miami. (he)
_____________________________________________________________________________________
5.
Analise a frase e veja qual pronome substitui corretamente os sujeitos
destacados na frase:
a) I'll talk to the
teachers.
him
her
them
b) Susan pushed Kevin to
the floor.
he
her
him
c) Are you talking to Sheila
and I?
we
us
she
and me
d) Will you use the
car, dad?
it
he
him
e) Robert is my friend, but Robert doesn't
respect me.
he
him
his
6. Complete as frases
com o pronome adequado levando em consideração as dicas entre parênteses.
a)
Can you call_______? (I)
b) I know _______(you)
c)
Paula calls _________every night. (John)
d)
I do not like _________(rice)
e)
Could you help __________? (Bob and I)
f)
Call __________ tomorrow. (Julia and Clara)
Disciplina:
ARTE
http://maracatuleaonazareno.blogspot.com/2006/07/projeto-cultural.html
7. Assinalar
alternativa correspondente ao texto:
Dança origem Afro européia indígena
brasileira
... era de uma festa popular
ligada às comemorações da Igreja católica, mas, com o término do período de
escravização, passou a ser uma manifestação cultural integrante do Carnaval. De
raízes africanas e com forte influência das culturas indígena e europeia. ... originado
em Pernambuco, é um cortejo popular que mistura música, dança e encenação.
O cortejo encena a coroação do
rei do Congo, que faz alusão ao período escravista no Brasil, no qual os
senhores dos escravizados elegiam entre os cativos os chamados reis do Congo,
uma espécie de representantes dos trabalhadores da senzala junto ao poder
colonial. Aliado a essa encenação, o cortejo desfilava pelas ruas com fantasias
coloridas ao toque dos atabaques e de um canto que remetia â saudade da terra
natal. Com o passar do tempo essa manifestação foi cada vez mais se aproximando
de um teor religioso ligado ao candomblé. Entretanto, com a abolição da
escravatura e a falta da necessidade de ter a figura do rei do Congo na
sociedade, o maracatu foi gradativamente se transformando em um fenômeno do
Carnaval do Recife e de Olinda.
Em um desfile é possível notar
a presença de personagens com roupas e ornamentos ricamente decorados. Levando
o cortejo, há o porta-estandarte, responsável por carregar o estandarte que
representa a comitiva, seguido da dama do paço, figura feminina que conduz a
calunga, ícone sagrado ligado às entidades religiosas bantas associadas ao mar
e detentoras do axé da dança.
Outros personagens do cortejo
são as damas de frente, as baianas de cordão ou catirinas, as baianas ricas, as
figuras do príncipe e da princesa, dos lampiões e do caboclo de lança, que usam
pesadas fantasias e lanças feitas de madeira decoradas com fitas.
(a coreografia é composta de
movimentos frenéticos, pois eles correm de um lado para o outro, agitam suas
lanças e executam manobras chamadas de “caídas”.
... paravam em frente às casas
dos protetores e ali dançavam durante alguns minutos. Antigamente
licenciavam-se dezenas deles e apresentavam-se com verdadeiros luxo. Nas sedes
havia demoradas festas, com danças e batuques, a que assistiam os soberanos sob
um docel de veludo. Todos os negros da costa, tão comuns no Recife de ontem,
(Sette, Mário. Maxambombas)
Em meados do séc. XX, passou
por um período difícil, com poucas comunidades, sem apoio institucional para
manter vivas as tradições. Apenas na década de 1990, com o movimento Manguebeat,
liberado por grupos como Nação Zumbi, do músico Chico Sciense (1966-1997), e
misturando a tradição com ritmos pop e rock. Hoje em dia, é praticado e
referenciado por vários grupos em todo o território nacional e também no
exterior. (Livro Didático: Todas as Artes. Páginas:322, 323.)
1. De
acordo com as informações no texto: Dança origem Afro européia indígena
brasileira, elas referem se a qual dança cultural e quais são os fatores do
movimento da dança?
A) a) Ahouach. Corêutica e Eucinética.
B) b) Guedra. Frente, Trás, Lado, Diagonais, em cima
e em baixo.
C) c) Gnawa. Girar, correr, andar, saltar e/ou se arrastar.
D) d) Maracatu.
Espaço, fluxo ou fluência, peso e tempo.
8. Do seu
trabalho é usado por um personagem de uma produção artística e é o profissional
que idealiza ou cria para apresentação do personagem. É necessário que o este
profissional conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois ele tem
que revelar muito dos personagens. Este profissional é um:
A) a) Músico
B) b) Pintor
C) c) Dançarino
D) d) Figurinista
Instrumento étnico
Na
imagem apresentada está ilustrando um instrumento musical étnico indígena de
percussão.
O som
do instrumento é provocado pela sua vibração. É o próprio corpo do instrumento
que vibra para produzir o som, com tensão executada por atrito e agitação é
considerado um instrumento de percussão a partir de suas percutidas de intenção
e ritmo sonoro que consistem oriundo de um recipiente oco que contém pequenos
objetos no seu interior.
9. Qual
é o nome do instrumento de percussão apresentado no texto: Instrumento
étnico, e quais são os elementos constitutivo da música?
A)
Tambor. Timbre, som, duração.
B)
Triângulo. Altura, densidade, batida.
C)
Prato. Intensidade, sonoridade, composição.
D)
Chocalho. Melodia, harmonia e ritmo
Disciplina: Educação Física
Esporte como ferramenta de inclusão social
Todos nós já nos deparamos com a história de alguém
que teve sua vida verdadeiramente transformada pelo esporte. Não é raro se
deparar com pessoas que sentiram na pele o poder do esporte como ferramenta de inclusão
social. Como é o caso de pessoas com deficiência que encontraram nas
práticas esportivas a sua fonte de recuperação e fortalecimento. O esporte adaptado se
caracteriza por mudanças de regras e materiais que possibilitam aos praticantes
com deficiência o seu pleno desempenho. Sua presença no Brasil se evidencia a
partir de 1958, com o surgimento dos primeiros clubes de cadeira de rodas, no
Rio de Janeiro e em São Paulo. A adesão do esporte adaptado foi tamanha
que, mesmo precisando enfrentar barreiras criadas pelo preconceito, o Brasil
participa de todos os Jogos Paralímpicos desde 1984. A atuação do Brasil
nas últimas Paralimpíadas tem chamado a atenção para a importância desse evento
não só para engrandecer a imagem do país perante o mundo, mas também para
impactar de forma significativa a vida de seus participantes e impulsionar uma
atenção maior do Estado e da população para a necessidade de mais
suporte. Isso mostra que o esporte adaptado pode abrir diversos caminhos e
possibilidades aos praticantes portadores de deficiência. Atualmente, já é
possível investir em uma carreira profissional e se dedicar exclusivamente aos
esportes, em suas diversas modalidades. Podemos destacar como benefícios
do esporte adaptado para deficientes físicos:
·
· Desenvolvimento
de autoestima e autoconfiança;
· Melhoria
na qualidade de vida;
· Prevenção
de doenças como ansiedade e depressão;
· Criação
de laços de amizades.
Exemplo
de inclusão social pelo esporte
A inclusão social proporcionada pelo esporte
contempla também as pessoas de baixa renda, que enxergam nas práticas
esportivas um caminho para a melhoria de sua qualidade de vida. Entre tantas
outras histórias de superação, a história de Isaquias Queiroz dos Santos,
comoveu o Brasil e o mundo nos Jogos Olímpicos de 2016, No Rio de
Janeiro. Isaquias, atleta baiano filho de faxineira, teve um desempenho
excepcional no evento e conquistou 3 medalhas na canoagem. A sua história,
assim como a de milhares de brasileiros, nos ajudam a compreender melhor o
papel do esporte no rompimento do ciclo de exclusão. Políticas Públicas de
incentivo ao esporte estimularam a inserção de muita gente na área esportiva e
mudaram para sempre suas vidas e a de seus familiares. Além disso, as
possibilidades de patrocínios despertam nos atletas a esperança de ingressar de
forma mais estável e definitiva no mundo dos esportes. De uma forma ou de
outra, é certo que o poder do esporte na inclusão social é imensurável e deve
se expandir cada vez mais.
Após a leitura do texto e com base nos temas abordados pelas aulas do
CMSP e atividades solicitados através do bolg da escola responda as questões 10
e 11:
10.A escola é um grande campo de inclusão social através do esporte?
Justifique.
11. Inclusão e Adaptação. No contexto da Educação
Física, Inclusão e adaptação, respectivamente, se refere:
a) participação de todos e modificações das práticas,
b) participação dos deficientes e alterações das práticas,
c) manutenção das regras e participação de todos,
d) Manutenção das regras e exclusão dos deficientes.
12. Ginástica de conscientização corporal é aquela que reune
práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à
postura ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a
obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. Com base nessa
informação e no que foi estudado responda: Quais são os benefícios que este
tipo de ginástica pode trazer para a melhoria da qualidade de vida?
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Disciplina: História
13. Leia
o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:
O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre
seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as visões
religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes
encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O
iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de realizar
intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse conforto e
prazer.
Seguindo
esse raciocínio, pode-se dizer que, para o Homem das Luzes, a Natureza era:
a)
seguir a base da religiosidade do período, o lugar onde os homens reconheciam a
presença física de Deus e sua obra de criação;
b)
constituir um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de
sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;
c) refletir o desenvolvimento da capacidade
artística do homem, pois ajudava-o a criar a ideia de um progresso ilimitado
relacionado à indústria;
d) a fisiocracia ser a principal representante
da industrialização iluminista, intencionando transformar as estruturas com a
participação dos aristocratas.
14. Observe
a gravura e leia os itens a seguir:
A
gravura produzida antes da eclosão da Revolução Francesa, mostra a opressão do
Terceiro Estado por parte dos demais. Socialmente, ela também revela que a
França pré-revolucionária:
I-
A França era um país eminentemente agrário,
apesar da ampliação da população urbana, a crise da produção agrária levou a
população a passar fome.
II-
A sociedade francesa estava dividida em 4 ordens,
o Primeiro Estado composto pelo clero; o Segundo Estado pela nobreza; o Terceiro
Estado pela burguesia e o Quarto Estado pelos sans-cullotes.
III-
O Terceiro Estado era composto por 98% da
população, sobre ele pesava a carga de impostos e contribuições para o rei, o
clero e a nobreza.
Após a leitura dos itens
acima, julgue-os como corretos ou falsos.
a) Todos
São corretos.
b) Todos
são Falsos.
c) Os
itens I e III são corretos.
d) Os
itens II e III são corretos.
14. Leia os
versos abaixo e explique:
“Quem furta pouco é
ladrão
Quem furta muito é barão
Quem mais furta e
esconde
Passa de barão a
visconde”
(verso anônimos
divulgados no Rio de Janeiro depois da chegada da Corte portuguesa no Brasil,
em 1808)
Considerando as críticas
neles contidas,
a)
Explique
as transformações políticas e culturais trazidas pela Corte portuguesa.
b)
É
possível estabelecer um paralelo com a atual situação do Brasil? Justifique.
(questão aberta)
Disciplina:
GEOGRAFIA
15. Desde 1990, o Programa da Nações Unidas, para o Desenvolvimento
usa um novo parâmetro, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para avaliar o
nível de desenvolvimento dos países.
Esse índice leva
em conta
a) a expectativa de vida e o consumo de calorias por habitante.
b) a expectativa de vida, a taxa de
escolaridade e a "renda per capita".
c) a expectativa de vida e o
crescimento vegetativo.
d) a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade
e a "renda per capita"
16. 2) Artigo I.
Todo os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade
e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação
uns aos outros com espirito de fraternidade. (...)
Este texto
refere-se a;
a)Declaração
Universal dos Direitos Humanos,
b)Declaração da
Unesco
c)Direitos
Reservados a OTAN
d) NDA
17. 3) Crescimento natural ou
vegetativo é a
a) diferença entre
a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
b) diferença entre
a taxa de natalidade e a taxa de desempregados.
c) é o resultado
entre o saldo da balança comercial brasileira.
d) é a diferença
entre populoso e povoado
Matemática e suas
tecnologias
18. No exame vestibular, dos 36.000 habilitados para concorrer à 2a
fase, 11% não compareceram. Quantos candidatos fizeram o exame?
a) ( ) 11.036
b) ( ) 18.600
c) ( ) 24.254
d) ( ) 32.040
e) ( ) 46.860
19. O número 9 700 000 000 000, escrito em notação científica, é:
a) ( ) 9,7 x 10-12
b) ( ) 97 x 1011
c) ( ) 9,7 x 1012
d) ( ) 0,97 x 10-13
e) ( ) 0,97 x 1013
20.
-Um quilo de algodão custa R$ 50,00.
Um pacote de 40 gramas do mesmo algodão custa:
a) (
) R$ 1,80
b) (
) R$ 2,00
c) (
) R$ 2,20
d) ( ) R$ 2,50
d) ( ) R$ 2,80
Ciências da Natureza e
suas tecnologias
Disciplina: Ciências
21. Relacione
o tipo de energia com sua forma de geração.
( 1 ) Biomassa |
( )
Provem da luz do sol, que depois de captada pode ser transformada em
energia elétrica ou térmica. |
( 2 ) Eólica |
( ) É obtida a partir de um curso d’água, onde
turbinas fazem funcionar um gerador elétrico produzindo energia. |
( 3 ) Geotérmica |
( ) É a energia obtida através do
enriquecimento de urânio, que libera uma enorme quantidade de energia. |
( 4 ) Hídrica |
( ) É gerada a
partir da decomposição em curto prazo, de materiais orgânicos. |
( 5 ) Solar
|
( ) Provém do
aproveitamento do calor interior da terra, permitindo gerar eletricidade. |
( 6 ) Nuclear |
( ) Gerada a partir de vento que
movimenta grandes hélices. |
22. Quais
são os hormônios sexuais masculino e feminino respectivamente:
a) Glucagon, testosterona, progesterona e
andrógeno.
b) Andrógeno, progesterona, glucagon e
tiroxina.
c) Andrógeno, testosterona, progesterona e
estrógeno.
d) Testosterona, tiroxina, progesterona e
estrógeno.
23.
Marque
a sentença incorreta:
a) A camisinha feminina é
tão eficaz quanto a masculina.
b) Após ser retirado da
vagina, o diafragma deve ser lavado com água fria e sabão neutro e depois de
seco deve ser guardado em suja caixinha.
c) O método mais eficaz
de se prevenir a gravidez é a abstinência sexual.
d) A pílula do dia
seguinte não deve ser utilizada corriqueiramente já que, dentro de vários
fatores sua dosagem
hormonal aumenta o risco de efeitos colaterais.
INOVA
Disciplinas: Projeto de vida.
Eletivas e Tecnologia
24. Não fazem parte
de sustentabilidade e consumo consciente:
A - Utilização de materiais reciclados e horta
coletiva.
B - Comprar livros em “Sebo”.
C - Utilizar água de chuva para lavar quintal.
D - Lavar a calçada constantemente.
E - Tomar banhos rápidos.
Eletiva
14.
Analisando texto, podemos perceber que Calvin
não está satisfeito com a sua vida e gostaria que ela fosse como uma série de
humor. São elementos do texto que comprovam essa afirmação.
A - Apenas
as imagens do texto.
B - As
falas e os gestos de insatisfação de Calvin.
C - As
falas e os gestos de insatisfação de Haroldo.
D - A
pergunta que Haroldo faz a Calvin no último quadrinho.
Tecnologia
15.
O que é Poluição Informacional?
A - É a falta de informação nas mídias de transmissão
B - É o acúmulo de ideias apresentados nas redes sociais.
C - É o exagero, o excesso de informações, imagens e outros
veiculados pela internet, sites, ou redes sociais.
D - É o exagero, o excesso de informações expostas em propagandas de
rua.
Boa sorte e
sucesso à todos.
Em arte, faltaram os registros/indicações das alternativas nas questões 7 e 8.
ResponderExcluirMeu filho enviou? Atividade
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