quinta-feira, 26 de novembro de 2020

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR 8ºA,B,C,D,E - AVALIAÇÃO REFORÇO, RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO

 ENVIAR AS RESPOSTAS COM NOME COMPLETO E SÉRIE,  EXCLUSIVAMENTE PARA O EMAIL ABAIXO:

recebimentoprovasboni@gmail.com

RESPONDER ATÉ DIA 03/12/2020

CARO (A) ESTUDANTE

Estamos chegando ao final de mais um ano letivo. A atividade, aqui apresentada é uma oportunidade 

de juntos identificarmos quais conteúdos você já aprendeu e avaliarmos o desenvolvimento 

competências importantes para sua atuação como cidadão. 

Elas foram escolhidas considerando seu ano/série.

Mas o importante é lembrarmos que:

ü  O conhecimento é o maior poder de todos;

ü  Você nunca deve desistir;

ü  Sempre deve ter metas para cumprir;

ü  O erro é inevitável e você deve aprender com ele;

ü  Faça o que gosta para ser feliz;

ü  Tenha foco com seus objetivos;

ü  Dedique-se e esforce-se para realizar os seus sonhos.

Conteúdo Programático

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Disciplina: Língua Portuguesa

 

1.História do teimoso Há muito tempo, viveu um lavrador que era mais teimoso que a mulher do piolho! Depois de colher uma boa safra, ele precisava ir a Bom Jesus da Lapa para vender na feira. Um compadre seu, devoto de Bom Jesus, foi visitá-lo; a conversa girou em torno da lavoura e do bom tempo. Por fim, o lavrador disse ao compadre:

─ Amanhã eu vou à Lapa vender umas coisas na feira e fazer a despesa do mês!

 O outro, que era muito devoto, alertou:

 ─ Compadre, tem que falar assim: “se o Bom Jesus quiser, eu vou!”.

O lavrador respondeu:

 ─ Se Ele quiser, eu vou. E, se não quiser, vou do mesmo jeito!

O compadre saiu e o lavrador, como castigo, virou um sapo e ficou coaxando na lagoa por três meses. Quando o encanto passou, o homem achou-se precisado de ir à Lapa e, em conversa com o compadre, falou sua intenção.

O compadre novamente o advertiu:

 ─ Compadre, compadre, fala: “se o Bom Jesus quiser!”. Já se esqueceu do que lhe aconteceu?

O homem respondeu: ─ Esqueci não, compadre... Mas, eu vou, Ele querendo ou não. E, se não quiser, a lagoa é logo ali! 

 

 

 

1)            É uma característica do lavrador

(A) inocência.

(B) desconfiança.

(C) desordem.

(D) insistência

 

2)           A ideia de que o tempo passou está marcada em:

a)           O compadre novamente o advertiu [...]

b)           Há muito tempo, viveu um lavrador [...]

c)           Esqueci não, compadre... mas, eu vou [...]

d)           Amanhã eu vou à Lapa vender umas coisas [...]

 

3)           Há no texto a ideia de que o lavrador:

a)     Transformaria bom Jesus da Lapa em um sapo.

b)     Foi a bom Jesus da Lapa para vender a mercadoria

c)     Jamais diria a expressão “Se o Bom Jesus quiser!”

d)     Se esqueceu de pedir a companhia do Bom Jesus.

 

Disciplina: Inglês

 

4. Substitute the pronouns and make the necessary changes:

A. I talk to Mrs. Hilton every day. (she)

______________________________________________________________________________________

B. They study in the afternoon. (he)

____________________________________________________________________________________

C. We bow. (he)

____________________________________________________________________________________

D. You go out on weekends. (she)

_____________________________________________________________________________________

E. I live in Miami. (he)

_____________________________________________________________________________________

 5. Analise a frase e veja qual pronome substitui corretamente os sujeitos destacados na frase: 

Parte superior do formulário

a) I'll talk to the teachers.

 him

 her

 them

 

b) Susan pushed Kevin to the floor. 

 he

 her

 him

 

c) Are you talking to Sheila and I

 we

 us

 she and me

 

d) Will you use the car, dad?

 it

 he

 him

 

e) Robert is my friend, but Robert doesn't respect me. 

 he

 him

 his

 

6. Complete as frases com o pronome adequado levando em consideração as dicas entre parênteses.

a)     Can you call_______? (I)

b)     I know _______(you)

c)     Paula calls _________every night. (John)

d)      I do not like _________(rice)

e)     Could you help __________? (Bob and I)

f)      Call __________ tomorrow. (Julia and Clara)

Disciplina: ARTE


http://maracatuleaonazareno.blogspot.com/2006/07/projeto-cultural.html

7.     Assinalar alternativa correspondente ao texto:

Dança origem Afro européia indígena brasileira

... era de uma festa popular ligada às comemorações da Igreja católica, mas, com o término do período de escravização, passou a ser uma manifestação cultural integrante do Carnaval. De raízes africanas e com forte influência das culturas indígena e europeia. ... originado em Pernambuco, é um cortejo popular que mistura música, dança e encenação.

O cortejo encena a coroação do rei do Congo, que faz alusão ao período escravista no Brasil, no qual os senhores dos escravizados elegiam entre os cativos os chamados reis do Congo, uma espécie de representantes dos trabalhadores da senzala junto ao poder colonial. Aliado a essa encenação, o cortejo desfilava pelas ruas com fantasias coloridas ao toque dos atabaques e de um canto que remetia â saudade da terra natal. Com o passar do tempo essa manifestação foi cada vez mais se aproximando de um teor religioso ligado ao candomblé. Entretanto, com a abolição da escravatura e a falta da necessidade de ter a figura do rei do Congo na sociedade, o maracatu foi gradativamente se transformando em um fenômeno do Carnaval do Recife e de Olinda.

Em um desfile é possível notar a presença de personagens com roupas e ornamentos ricamente decorados. Levando o cortejo, há o porta-estandarte, responsável por carregar o estandarte que representa a comitiva, seguido da dama do paço, figura feminina que conduz a calunga, ícone sagrado ligado às entidades religiosas bantas associadas ao mar e detentoras do axé da dança.

Outros personagens do cortejo são as damas de frente, as baianas de cordão ou catirinas, as baianas ricas, as figuras do príncipe e da princesa, dos lampiões e do caboclo de lança, que usam pesadas fantasias e lanças feitas de madeira decoradas com fitas.

(a coreografia é composta de movimentos frenéticos, pois eles correm de um lado para o outro, agitam suas lanças e executam manobras chamadas de “caídas”.

... paravam em frente às casas dos protetores e ali dançavam durante alguns minutos. Antigamente licenciavam-se dezenas deles e apresentavam-se com verdadeiros luxo. Nas sedes havia demoradas festas, com danças e batuques, a que assistiam os soberanos sob um docel de veludo. Todos os negros da costa, tão comuns no Recife de ontem, (Sette, Mário. Maxambombas)

Em meados do séc. XX, passou por um período difícil, com poucas comunidades, sem apoio institucional para manter vivas as tradições. Apenas na década de 1990, com o movimento Manguebeat, liberado por grupos como Nação Zumbi, do músico Chico Sciense (1966-1997), e misturando a tradição com ritmos pop e rock. Hoje em dia, é praticado e referenciado por vários grupos em todo o território nacional e também no exterior. (Livro Didático: Todas as Artes. Páginas:322, 323.)

1.     De acordo com as informações no texto: Dança origem Afro européia indígena brasileira, elas referem se a qual dança cultural e quais são os fatores do movimento da dança?

 

A)   a) Ahouach. Corêutica e Eucinética.

B)    b) Guedra. Frente, Trás, Lado, Diagonais, em cima e em baixo.

C)    c) Gnawa. Girar, correr, andar, saltar e/ou se arrastar.

D)    d) Maracatu. Espaço, fluxo ou fluência, peso e tempo.

 

8.     Do seu trabalho é usado por um personagem de uma produção artística e é o profissional que idealiza ou cria para apresentação do personagem. É necessário que o este profissional conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois ele tem que revelar muito dos personagens. Este profissional é um:

A)  a)  Músico

B)  b)  Pintor

C)  c)  Dançarino

D)  d)  Figurinista

Instrumento étnico


Na imagem apresentada está ilustrando um instrumento musical étnico indígena de percussão.

O som do instrumento é provocado pela sua vibração. É o próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, com tensão executada por atrito e agitação é considerado um instrumento de percussão a partir de suas percutidas de intenção e ritmo sonoro que consistem oriundo de um recipiente oco que contém pequenos objetos no seu interior.

9. Qual é o nome do instrumento de percussão apresentado no texto: Instrumento étnico, e quais são os elementos constitutivo da música?

A)    Tambor. Timbre, som, duração.

B)    Triângulo. Altura, densidade, batida.

C)    Prato. Intensidade, sonoridade, composição.

D)    Chocalho. Melodia, harmonia e ritmo

Disciplina: Educação Física

Esporte como ferramenta de inclusão social

Todos nós já nos deparamos com a história de alguém que teve sua vida verdadeiramente transformada pelo esporte. Não é raro se deparar com pessoas que sentiram na pele o poder do esporte como ferramenta de inclusão social. Como é o caso de pessoas com deficiência que encontraram nas práticas esportivas a sua fonte de recuperação e fortalecimento. O esporte adaptado se caracteriza por mudanças de regras e materiais que possibilitam aos praticantes com deficiência o seu pleno desempenho. Sua presença no Brasil se evidencia a partir de 1958, com o surgimento dos primeiros clubes de cadeira de rodas, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A adesão do esporte adaptado foi tamanha que, mesmo precisando enfrentar barreiras criadas pelo preconceito, o Brasil participa de todos os Jogos Paralímpicos desde 1984. A atuação do Brasil nas últimas Paralimpíadas tem chamado a atenção para a importância desse evento não só para engrandecer a imagem do país perante o mundo, mas também para impactar de forma significativa a vida de seus participantes e impulsionar uma atenção maior do Estado e da população para a necessidade de mais suporte. Isso mostra que o esporte adaptado pode abrir diversos caminhos e possibilidades aos praticantes portadores de deficiência. Atualmente, já é possível investir em uma carreira profissional e se dedicar exclusivamente aos esportes, em suas diversas modalidades. Podemos destacar como benefícios do esporte adaptado para deficientes físicos:

·       

·      Desenvolvimento de autoestima e autoconfiança;

·      Melhoria na qualidade de vida;

·      Prevenção de doenças como ansiedade e depressão;

·      Criação de laços de amizades.

Exemplo de inclusão social pelo esporte

A inclusão social proporcionada pelo esporte contempla também as pessoas de baixa renda, que enxergam nas práticas esportivas um caminho para a melhoria de sua qualidade de vida. Entre tantas outras histórias de superação, a história de Isaquias Queiroz dos Santos, comoveu o Brasil e o mundo nos Jogos Olímpicos de 2016, No Rio de Janeiro. Isaquias, atleta baiano filho de faxineira, teve um desempenho excepcional no evento e conquistou 3 medalhas na canoagem. A sua história, assim como a de milhares de brasileiros, nos ajudam a compreender melhor o papel do esporte no rompimento do ciclo de exclusão. Políticas Públicas de incentivo ao esporte estimularam a inserção de muita gente na área esportiva e mudaram para sempre suas vidas e a de seus familiares. Além disso, as possibilidades de patrocínios despertam nos atletas a esperança de ingressar de forma mais estável e definitiva no mundo dos esportes. De uma forma ou de outra, é certo que o poder do esporte na inclusão social é imensurável e deve se expandir cada vez mais.

Após a leitura do texto e com base nos temas abordados pelas aulas do CMSP e atividades solicitados através do bolg da escola responda as questões 10 e 11:

 

10.A escola é um grande campo de inclusão social através do esporte? Justifique.

 

11.   Inclusão e Adaptação. No contexto da Educação Física, Inclusão e adaptação, respectivamente, se refere:

a) participação de todos e modificações das práticas,

b) participação dos deficientes e alterações das práticas,

c) manutenção das regras e participação de todos,

d) Manutenção das regras e exclusão dos deficientes.

 

12. Ginástica de conscientização corporal é aquela que  reune práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à postura ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. Com base nessa informação e no que foi estudado responda: Quais são os benefícios que este tipo de ginástica pode trazer  para a melhoria da qualidade de vida?  

 

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina: História

 

13. Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:

 

 O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse conforto e prazer.

Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer que, para o Homem das Luzes, a Natureza era:

 

a) seguir a base da religiosidade do período, o lugar onde os homens reconheciam a presença física de Deus e sua obra de criação;

b) constituir um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;

 c) refletir o desenvolvimento da capacidade artística do homem, pois ajudava-o a criar a ideia de um progresso ilimitado relacionado à indústria;

 d) a fisiocracia ser a principal representante da industrialização iluminista, intencionando transformar as estruturas com a participação dos aristocratas.

 

 

14.   Observe a gravura e leia os itens a seguir:


A gravura produzida antes da eclosão da Revolução Francesa, mostra a opressão do Terceiro Estado por parte dos demais. Socialmente, ela também revela que a França pré-revolucionária:

I-              A França era um país eminentemente agrário, apesar da ampliação da população urbana, a crise da produção agrária levou a população a passar fome.

II-             A sociedade francesa estava dividida em 4 ordens, o Primeiro Estado composto pelo clero; o Segundo Estado pela nobreza; o Terceiro Estado pela burguesia e o Quarto Estado pelos sans-cullotes.

III-            O Terceiro Estado era composto por 98% da população, sobre ele pesava a carga de impostos e contribuições para o rei, o clero e a nobreza.

 

Após a leitura dos itens acima, julgue-os como corretos ou falsos.

a)     Todos São corretos.

b)     Todos são Falsos.

c)     Os itens I e III são corretos.

d)     Os itens II e III são corretos.

14.   Leia os versos abaixo e explique:

“Quem furta pouco é ladrão

Quem furta muito é barão

Quem mais furta e esconde

Passa de barão a visconde”

(verso anônimos divulgados no Rio de Janeiro depois da chegada da Corte portuguesa no Brasil, em 1808)

 

Considerando as críticas neles contidas,

a)     Explique as transformações políticas e culturais trazidas pela Corte portuguesa.

b)     É possível estabelecer um paralelo com a atual situação do Brasil? Justifique.

                 (questão aberta)

 

Disciplina: GEOGRAFIA

 

15.   Desde 1990, o Programa da Nações Unidas, para o Desenvolvimento usa um novo parâmetro, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para avaliar o nível de desenvolvimento dos países.

Esse índice leva em conta

a)     a expectativa de vida e o consumo de calorias por habitante.

b)            a expectativa de vida, a taxa de escolaridade e a "renda per capita".

c)            a expectativa de vida e o crescimento vegetativo.

d)            a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e a "renda per capita"

16.   2)  Artigo  I.  Todo os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espirito de fraternidade. (...)

Este texto refere-se a;

a)Declaração Universal  dos Direitos Humanos,

b)Declaração da Unesco

c)Direitos Reservados a OTAN

d) NDA

17.   3)  Crescimento natural ou vegetativo é a

a) diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. 

b) diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de desempregados.

c) é o resultado entre o saldo da balança comercial brasileira.

d) é a diferença entre populoso e povoado

Matemática e suas tecnologias

18.   No exame vestibular, dos 36.000 habilitados para concorrer à 2a fase, 11% não compareceram. Quantos candidatos fizeram o exame?

 

a) (   ) 11.036

b) (   ) 18.600

c) (   ) 24.254

d) (   ) 32.040

e) (   ) 46.860

 

19.   O número 9 700 000 000 000, escrito em notação científica, é:

a) (   ) 9,7 x 10-12
b) (   ) 97 x 1011
c) (   ) 9,7 x 1012
d) (   ) 0,97 x 10-13
e) (   ) 0,97 x 1013

 

 

20.   -Um quilo de algodão custa R$ 50,00. Um pacote de 40 gramas do mesmo algodão custa:

a) (   ) R$ 1,80            

b) (   ) R$ 2,00            

c) (   ) R$ 2,20            

d) (   ) R$ 2,50           

d) (   ) R$ 2,80

 

Ciências da Natureza e suas tecnologias

 

Disciplina: Ciências

 

21.   Relacione o tipo de energia com sua forma de geração.

(  1  ) Biomassa                                

(      )  Provem da luz do sol, que depois de captada pode ser transformada em energia elétrica ou térmica.

(  2  ) Eólica                                      

(      )  É obtida a partir de um curso d’água, onde turbinas fazem funcionar um gerador elétrico produzindo energia.

(  3  ) Geotérmica                            

(      )  É a energia obtida através do enriquecimento de urânio, que libera uma enorme quantidade de energia.

(  4  ) Hídrica                                     

(      ) É gerada a partir da decomposição em curto prazo, de materiais orgânicos.

(  5  ) Solar                                                                               

(      ) Provém do aproveitamento do calor interior da terra, permitindo gerar eletricidade.

(  6  ) Nuclear

(      ) Gerada a partir de vento que movimenta grandes hélices. 

 

22.   Quais são os hormônios sexuais masculino e feminino respectivamente:

a) Glucagon, testosterona, progesterona e andrógeno.

b) Andrógeno, progesterona, glucagon e tiroxina.

c) Andrógeno, testosterona, progesterona e estrógeno.

d) Testosterona, tiroxina, progesterona e estrógeno.

23.   Marque a sentença incorreta:

a) A camisinha feminina é tão eficaz quanto a masculina.

b) Após ser retirado da vagina, o diafragma deve ser lavado com água fria e sabão neutro e depois de seco deve ser guardado em suja caixinha.

c) O método mais eficaz de se prevenir a gravidez é a abstinência sexual.

d) A pílula do dia seguinte não deve ser utilizada corriqueiramente já que, dentro de vários

fatores sua dosagem hormonal aumenta o risco de efeitos colaterais.

INOVA

Disciplinas: Projeto de vida. Eletivas e Tecnologia

24.   Não fazem parte de sustentabilidade e consumo consciente:

A - Utilização de materiais reciclados e horta coletiva.

B - Comprar livros em “Sebo”.

C - Utilizar água de chuva para lavar quintal.

D - Lavar a calçada constantemente.

E - Tomar banhos rápidos.

Eletiva


14.     Analisando texto, podemos perceber que Calvin não está satisfeito com a sua vida e gostaria que ela fosse como uma série de humor. São elementos do texto que comprovam essa afirmação.

 

A - Apenas as imagens do texto.

B - As falas e os gestos de insatisfação de Calvin.

C - As falas e os gestos de insatisfação de Haroldo.

D - A pergunta que Haroldo faz a Calvin no último quadrinho.

Tecnologia

15.    O que é Poluição Informacional?

A - É a falta de informação nas mídias de transmissão

B - É o acúmulo de ideias apresentados nas redes sociais.

C - É o exagero, o excesso de informações, imagens e outros veiculados pela internet, sites, ou redes sociais.

D - É o exagero, o excesso de informações expostas em propagandas de rua.

 

 

 

 

 

 

                                                                                     Boa sorte e sucesso à todos.


2 comentários: