ENVIAR AS RESPOSTAS COM NOME COMPLETO E SÉRIE, EXCLUSIVAMENTE PARA O EMAIL ABAIXO:
recebimentoprovasboni@gmail.com
RESPONDER ATÉ DIA 03/12/2020
CARO (A) ESTUDANTE
Estamos chegando ao final de mais um ano letivo. A atividade, aqui apresentada é uma oportunidade
de juntos identificarmos quais conteúdos você já aprendeu e avaliarmos o desenvolvimento
competências importantes para sua atuação como cidadão.
Elas foram escolhidas considerando seu ano/série.
Mas o importante é lembrarmos que:
ü O conhecimento é o maior poder de todos;
ü Você nunca deve desistir;
ü Sempre deve ter metas para cumprir;
ü O erro é inevitável e você deve aprender com ele;
ü Faça o que gosta para ser feliz;
ü Tenha foco com seus objetivos;
ü Dedique-se e esforce-se para realizar os seus sonhos.
Conteúdo Programático
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Disciplina: Língua Portuguesa
Um apólogo- “Machado de Assis”
“[...]
Veio a noite do baile, e a baronesa
vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no
corpinho, para dar algum ponto necessário.
E enquanto compunha o vestido da bela
dama, e puxava a um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando,
abotoando, acolchetando, a linha, para mofar da agulha, perguntou-lhe:
— Ora,
agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do
vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas,
enquanto você volta, para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio
das mucamas? Vamos, diga lá.
Parece que a agulha não disse nada; mas um
alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir
caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha
de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam,
fico.
Contei esta história a um professor de
melancolia, que me disse, abanando a cabeça:
— Também
eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!
[...]
Questão 1.
Em “Quem é que vai dançar com ministros e
diplomatas, enquanto você volta, para a caixinha da costureira, antes de ir
para o balaio das mucamas?”, a conjunção em negrito introduz uma oração
subordinada, que acrescenta ao período a ideia de:
a) Conclusão
b) Oposição
c) Tempo
d) Lugar
Questão 2
No trecho de “Um apólogo”, o diálogo entre
a agulha e a linha sofre a intervenção do alfinete para:
a) Mostrar à linha que seu lugar deveria
ser na caixinha de costura.
b) Ensinar à agulha como se comportar para
fazer seu trabalho a contento.
c) Fugir da responsabilidade de ajudar a
Mucama a coser o vestido da baronesa.
d) Servir de exemplo à agulha que abre caminho
ao sucesso dos outros.
Questão 3.
“Um apólogo”, de Machado de Assis, é um
texto alegórico porque:
a) Trata do relacionamento complicado
entre objetos que estão presos dentro de uma caixa de costura.
b) Objetos falantes reproduzem atitudes e
pensamentos humanos para ilustrar condutas em determinada cultura.
c) Seres humanos são substituídos por
coisas e animais que representam comportamentos exemplares em contextos sociais
d) Usa personagens humanos para demonstrar
costumes e valores sociais através de uma moral.
Disciplina: Língua Inglesa
Utilizando “SOME”, “ANY” ou “NO”
• SOME
A expressão “some”, que significa “algum”
ou “um pouco de”, é comumente aplicada em frases afirmativas. É importante
perceber, que como a maioria das palavras na gramática inglesa, o “some” não se
flexiona em gênero (feminino ou masculino) ou número (plural ou singular).
She needs some apples. (Ela precisa de um
pouco de maçãs.)
We found some
stones in the backyard. (Nós achamos algumas pedras no quintal.)
You have some cats. (Você tem alguns
gatos.)
Os exemplos que acabamos de ver são do uso
mais comum para “some”, entretanto, existem exceções para toda regra, e esta
não é diferente. O “some” também pode ser utilizado em frases interrogativas,
mas para isso, é preciso ter um sentido bem específico. Você precisa estar
oferecendo ou pedindo algo. E isso acontece porque, quando se faz um pedido ou
quando se oferece algo, entende-se que este algo está lá, existe em alguma
quantidade. Com o exemplo, podemos entender melhor:
Would she like some milk? (Ela gostaria de
um pouco de leite?)
Could you
give me some coins? (Você poderia me dar algumas moedas?)
• ANY
A expressão “any” pode ser traduzida de
muitas formas em português como, qualquer, algum ou nenhum. A tradução vai
depender do tipo de frase em que a expressão está aplicada. Isso acontece
porque, como vocês vão ver agora, podemos aplicar “any” nos 3 tipos de frase:
interrogativa, afirmativa e negativa.
Os usos mais comuns são nas frases
interrogativas e negativas. Em perguntas, a tradução pode ser algum ou
qualquer, e nas frases negativas, utilizamos como a palavra nenhum. Vejamos
agora como aplicar estas duas possibilidades.
Does he have any dogs? (Ele tem algum cão?)
No, he does
not have any dogs. (Não, ele não tem nenhum cão.)
Do you need
any ingredients? (Vocês precisam de algum ingrediente?)
No, we do not
need any ingredients. (Não, nós não precisamos de nenhum
ingrediente.)
Are there any
mountains here? (Existe alguma montanha aqui?)
No, there aren’t any mountains here. (Não,
não tem/existe nenhuma montanha aqui.)
• NO
A expressão “no” é utilizada quando
queremos passar uma ideia negativa utilizando uma frase afirmativa. A
princípio, esta ideia pode parecer confusa, mas é bem simples como veremos. A
tradução para o termo “no” é nenhum. Por exemplo:
She has no cats. (Ela não tem nenhum
gato.)
We play no
card games. (Nós não jogamos nenhum jogo de cartas.)
I need no
help here. (Eu não preciso de nenhuma ajuda aqui.
4. Complete with Some / Any / No.
a) He’ll buy
________ juice. He’s thirsty.
b) I don’t
have __________ time to study.
c) I drank
_________ beer. I’m not drunk!
d) I have
__________ questions. Can I ask now?
e) I can’t do
that! I need ___________ help.
f) A: Would
you lend me ___________ money? I have _________ money.
B: Sorry, I don’t have _________.
g) There were
__________ DVDs in my bedroom. Where are they?
h) Do you
need __________ help?
i) There were
_________ books on my desk, but I can’t find them. There weren’t ________ here.
5. Answer the
questions using Some, Any and No.
Ex: Do you have
any CDs?
No, I have no
CDs. / No, I don’t have any CDs. / Yes, I have some CDs.
a) Will you
buy any bag?
________________________________________________________________________________________________
b) Were there
any water bottles in the cooler?
________________________________________________________________________________________________
c) Were there
any people on the beach in the morning?
________________________________________________________________________________________________
d) Did you
buy any book last week?
________________________________________________________________________________________________
e) Did your
friends invite you to any parties?
________________________________________________________________________________________________
f) Do you
have any pets?
6. Complete as frases abaixo utilizando
some ou any.
1) Is there
_____________ other way I can
reach Richard?
2) Would you
like to eat _________ coffee?
3) There
isn't __________ cat in this house.
4) Maria! Can
you bring ___________ pencils to my office?
5) Amanda has
___________ old magazines which we can use at school.
6)They don't
have ____________ clue about the missing English book from school.
7) I think I
have ______________ work left to do before lunch.
9) We can't
find _____________ open restaurant at this time of night.
10) She said
she would visit us______________ day.
12) Is there
_________ thing I could help you guys? If so let me know, okay?
13) Katherine
is looking for _____________ body who can help her with a school project.
Disciplina: Arte
Habilidade:
(EF69AR32) Relacionar as práticas artísticas as diferentes dimensões da vida
social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
7. Ron Mueck (1958) é um artista
australiano radicado no Reino Unido que faz parte de um grupo conhecido como
YBAs, ou Young British Artisth, (Jovens Artistas Britânicos). Na década de
1990, esses artistas chamaram a atenção no mundo das artes com uma exposição
que mostrou obras feitas com animais mortos, sangue e até excremento de
elefante. Muitos desses trabalhos partiam de questões ligadas ao corpo para
refletir sobre a sociedade.
Diante desse contexto, é possível afirmar
que:
a) O artista desenvolveu uma técnica para
representar figuras de forma muito realista, porém fora de escala.
b) É possível pensar em semelhanças entre
essas obras de arte.
c) O que se diz a respeito na atitude de
cada corpo na representação do artista.
d) A semelhança entre as obras de arte
produzida em tempos e lugares interfere nas imagens.
8. Espaços cênicos é um local para
realizar, encenação teatral e onde se concentra todos os itens necessários para
desenvolvimento do trabalho dos atores e do espetáculo. Com essa descrição e
possível afirmar que:
a) É um lugar onde raramente são
visitados, e que são visivelmente convencionais.
b) Que dois elementos são, absolutamente,
indispensáveis à existência do teatro, ator e público.
c) Que, tanto nas práticas teatrais e
utilizações de recursos tecnológicos e ferramentas digitais, para direcionar as
peças realizadas, são fundamentais.
d) Que é toda produção voltada ao
desenvolvimento de um roteiro.
9. Através dos elementos que compõem o
conceito do teatro, assine a alternativa que melhor explana esse conceito completo.
a) Texto, cenário, figurino, maquiagem,
iluminação, música, ator ou conjunto de atores, e diretor.
b) Fotografia, vídeo, cenário, figurino,
maquiagem e modelos.
c) Atores e atrizes, vídeo, dança e iluminação.
d) Cenário, figurino, iluminação e atores.
Disciplina: Educação Física.
Composição corporal,
alimentação e exercício
Alimentação Saudável
A composição corporal usualmente é avaliada a partir de medidas
antropométricas como peso e altura, com classificação do índice de massa
corporal (IMC), associada à avaliação de dobras cutâneas e circunferências
corporais para avaliar os compartimentos de músculo e gordura. O IMC apresenta
grandes limitações, principalmente quando usado para avaliar atletas envolvidos
em treinamento de força por apresentarem um peso maior de massa muscular, o que
pode ser interpretado erroneamente, já que esse parâmetro não discrimina se o
excesso de peso ocorre em razão da massa muscular ou pelo excesso de gordura
corporal.
Composição corporal
O exercício físico tem impacto significativo sobre a composição corporal
de atletas, afetando a massa muscular e adiposa, de acordo com o tipo de
exercício e habilidade dos indivíduos em executar determinadas modalidades
esportivas. A composição corporal tem sido considerada fator determinante do
alto rendimento de atletas. E outro ponto fundamental, como já foi mencionado,
é a alimentação. A necessidade nutricional de cada indivíduo está ligada ao
tipo, frequência, intensidade e duração do exercício. A ingestão adequada de
nutrientes é importante para manter os estoques de glicogênio muscular
melhorando o desempenho esportivo, fazer síntese de proteína muscular,
contração muscular, além de garantir resposta imunológica adequada e ação
antioxidante contra radicais livres. Portanto, entende-se que a nutrição
potencializa o desempenho esportivo.
Exercícios Físicos
10. Após a leitura do texto assinale as alternativas corretas abaixo:
A composição corporal e a
alimentação....
( ) estão diretamente
relacionadas ao rendimento esportivo.
( ) não estão diretamente relacionadas ao
rendimento esportivo.
11. Quando podem ser
identificadas diferenças na composição do corpo?
Podem ser observadas em
qualquer pessoa.
Podem ser observadas quando
atletas de modalidades esportivas diferentes são comparados, como por exemplo,
corredores e indivíduos que praticam musculação.
12. O que os corredores
precisam para que fiquem mais leves durante as corridas e assim poderem
diminuir o tempo do exercício?
( ) Precisam
de menor percentual de gordura e peso corporal mais baixo.
( ) Precisam
de maior percentual de gordura e peso corporal mais alto.
13. O que os os praticantes de
musculação precisam para ter um bom desempenho?
( ) Uma massa muscular menos
desenvolvida e peso corporal menos elevado.
( ) Uma massa muscular mais
desenvolvida e peso corporal mais elevado.
14. A composição corporal
usualmente é avaliada a partir de....
( ) medidas antropométricas como peso e altura,
com classificação do índice de massa corporal (IMC), associada à avaliação de
dobras cutâneas e circunferências corporais para avaliar os compartimentos de
músculo e gordura.
( ) apenas através do peso e altura.
15. O exercício físico tem
impacto significativo sobre a composição corporal de atletas?
( ) Sim, afetando a massa muscular e adiposa,
de acordo com o tipo de exercício e habilidade dos indivíduos em executar
determinadas modalidades esportivas.
( ) Não, o exercício físico não tem impacto
significativo sobre a composição corporal de atletas.
16. A composição corporal tem
sido considerada fator determinante do alto rendimento de atletas?
( ) Não, a composição corporal não em sido
considerada fator determinante do alto rendimento de atletas.
( ) Sim, a composição corporal tem sido considerada
fator determinante do alto rendimento de atletas.
Ciências Humanas e suas
Tecnologias.
Disciplina: História
Leia o trecho a seguir e responda:
O marco inicial das discussões parlamentares em torno do
direito do voto feminino são os debates que antecederam a Constituição de 1824,
que não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por
mulheres, mas, por outro lado, também não era explicitada quanto à possibilidade
desse exercício. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto
aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a se
concretizar no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovação do Código
Eleitoral de 1932.
(Disponível em: http://tse.jusbrasil.com.br)
17. Um dos fatores que contribuíram
para a efetivação da medida mencionada no texto foi a:
a) Erradicação do analfabetismo,
reinvindicação das classes urbanas.
b) Extensão do direito de voto às mulheres, reinvindicação das
sufragistas.
c) Pressão do governo revolucionário.
d) Fragilidade das oligarquias regionais.
Observe a charge e responda:
18. A política dos governadores e o
coronelismo foram os principais instrumentos da República Velha, que
consolidaram:
a)
A influência das camadas populares no
processo político.
b)
Um governo militar fortemente
autoritário.
c)
O poder das oligarquias, que
procuravam assegurar a supremacia, conduzindo e fraudando as eleições.
d)
O
projeto desenvolvimentista com prioridades sociais.
Observe a imagem:
O campo de batalha é terrível. Há um cheiro de azedo, pesado e
penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio
afundados no pântano e nos campos de nabos em crescimento. As pernas de um
soldado inglês, ainda envoltas em polainas, irrompem de uma trincheira, o corpo
está empilhado com outros; um soldado apoia o seu rifle sobre eles. Um pequeno
veio de água corre através da trincheira, e todo mundo usa a água para beber e
se lavar; é a única água disponível. Ninguém se importa com o inglês pálido que
apodrece alguns passos adiante.
BINDING, Rudolf Georg. Um fatalista
na guerra. In: MARQUES, Adhemar et alii. História
contemporânea através de textos. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 119.
19. Sobre a
Primeira Guerra Mundial, é CORRETO afirmar que:
a) não houve participação brasileira na Primeira
Guerra, pois a organização do país como República, imprescindível para a formação de tropas militares, ainda era muito recente.
b) a entrada da Rússia na guerra, logo após a Revolução Bolchevique de
1917, foi decisiva para o desfecho favorável aos países vinculados à Tríplice
Aliança
c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e
ditatoriais como França e Inglaterra.
d) As principais características da Primeira Guerra Mundial foi as
trincheiras e teve suas motivações vinculadas às disputas nacionalistas e
imperialistas articuladas à política de alianças das grandes potências da
época.
Disciplina: Geografia
O Meio
Técnico-Científico-Informacional
O
mundo como nós o conhecemos tem mudado rapidamente. Em menos de meio século, a
sociedade mudou radicalmente a sua forma de comunicação, transmissão,
circulação e acúmulo de informações. Tudo isso devido aos avanços na área da
tecnologia da informação. Desde a criação do ENIAC (Electronic Numerical
Integrator and Computer), desenvolvido para fins militares durante a Segunda
Guerra Mundial, até os pequenos celulares, a transformação foi radical. O ENIAC
é o pioneiro na categoria de computador eletrônico digital: tinha 25 metros de
comprimento e pesava 30 toneladas. Apesar de suas dimensões gigantescas, era
capaz de realizar muito menos operações que as calculadoras de bolso que
existem atualmente. Os primeiros microcomputadores chegaram ao mercado na
década de 1970 e se tornaram populares na década de 1980
com
o lançamento do PC – Computador Pessoal da International Business Machines
(IBM) que pesava 12 kg. Nos anos seguintes, os computadores se tornaram cada
vez menores e mais eficientes, até caberem na palma da mão. Mas a grande
mudança veio nos anos 1990, quando a internet deixou de ser utilizada apenas
para fins científicos e militares e passou a conectar computadores de vários
lugares do planeta. Em poucos anos, a internet revolucionou o modo de vida de
milhões de pessoas e se tornou a ferramenta de comunicação mais poderosa da
história. As redes sociais, como o Orkut e o Facebook, rapidamente tornaram-se
febre mundial, mas nenhuma iniciativa dentro desse universo virtual foi tão
bem-sucedida quanto a Google, criada pelos americanos Larry Page e Sergey Brin.
A empresa que começou como uma ferramenta de busca para organizar as
informações da rede se tornou tão popular que, de acordo com a reportagem intitulada
“O mundo Google”, da Revista Super Interessante1, “nos Estados Unidos, ela deu
origem a um verbo – as pessoas não procuram informações sobre alguma coisa,
elas “googlam” ou “fazem um google” nela. Também gerou histórias quase épicas,
como a de uma mulher que, em meio a um ataque cardíaco, achou informações de
como salvar a própria vida. Situações semelhantes se repetem no resto do mundo
diariamente. Depois do Google, o problema não é mais achar o que você quer
saber – é saber o que você quer achar. Diante desse cenário, um dos maiores
desafios da ciência é tornar essas tecnologias acessíveis a todos, de uma forma
mais democrática. Além das tecnologias de informação, novas áreas altamente
sofisticadas como a robótica, a nanotecnologia, e a biotecnologia, devem
revolucionar o mundo da ciência. Essas novas mudanças têm provocado
desdobramentos nos âmbitos econômico, social, ambiental e político, e está
sendo denominada de Quarta Revolução Industrial, a chamada Indústria 4.0.
Elaborado
especialmente para o Material de Apoio do Currículo Paulista.
20. A partir da
leitura do texto e dos seus conhecimentos, indique se as afirmativas a seguir
são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( )
Desde o início, a internet foi criada com a finalidade de facilitar a
comunicação entre as pessoas.
( )
Apenas na década de 1970 a internet deixou de ser utilizada exclusivamente com
fins científicos e militares e passou a conectar computadores de vários lugares
do planeta.
( )
Apesar de parecermos isolados, as redes sociais vieram para revolucionar a
forma de comunicação.
( ) O Meio
Técnico-Científico-Informacional corresponde ao maior acesso à informação por
redes de conexão e os avanços da ciência em relação à robótica, biotecnologia,
nanotecnologia, entre outros.
( )
os avanços tecnológicos e a integração, política e cultural acontecem da
mesma forma em todos os lugares do mundo
( ) Quarta Revolução Industrial é a
continuação do aperfeiçoamento das máquinas, um processo que começou na
primeira Revolução Industrial e nunca mais parou.
( ) Todo esse processo não está
relacionado a Globalização, que só se refere a compra e venda de produtos.
( )
O termo é utilizado para caracterizar a utilização do que há de mais moderno para
produzir bens de consumo: big data, internet das coisas, inteligência
artificial e muito mais.
21. “Ao fim da
Segunda Guerra Mundial, dois países despontaram como os grandes vencedores – os
Estados Unidos da América e a União Soviética. Assim, a estrutura geopolítica
multipolar desmoronou, dando origem à nova ordem Mundial Bipolar.” Assinale a alternativa que não se refere a esse período:
(
) Foi um período marcado por uma
guerra ideológica, chamado de Guerra Fria.
( )
Esses dois países buscavam unir forças
fomando uma ordem Unipolar.
( )
Nesse período foi dado a largada para o início de várias inovações
tecnológicas.
( )
O Muro de Berlin foi um dos grandes símbolos que evidenciaram a polarização do
mundo no período da Guerra Fria e foi derrubado com a crise que levou ao fim do
bloco socialista no Leste Europeu.
( ) Não houve conflito armado declarado entre
as duas potências, mas essa disputa influenciou diversos conflitos e guerras em
vários países, como Vietnã, Coreia do Norte, Coreia do Sul, além de grupos
separatistas na África, entre outros conflitos.
Matemática
e suas Tecnologias
Disciplina:
Matemática
22.
Tomei no almoço metade de uma garrafa de refrigerante, e no jantar tomei a
metade do que sobrou. Qual foi a fração do líquido que restou na garrafa?
a)
1/4
b)
1/3
c)1/2
e) 1/8
23.
O gráfico a seguir indica a altura máxima aproximada que algumas árvores
brasileiras atingem. De acordo com as informações apresentadas no gráfico,
podemos afirmar que:
a)
A
árvore G atinge 45 metros de altura.
b)
A
altura máxima que a árvore B atinge é 10 metros a menos que a árvore C.
c)
A árvore E pode atingir 5 vezes o tamanho da árvore D.
d)
A
árvore G pode atingir o dobro da altura máxima da árvore F.
24. Segundo a notícia, a distância
aproximada da Terra à Lua, em notação científica, é:
a) 3,88 x 105 m
b) 3,88 x 108 m
c) 2,77 x 108 m
d) 2,77 x 105 m
e) 4,15 x 105 m
Ciências da Natureza e suas
Tecnologias
25. O termo Átomo significa
indivisível e surgiu na Grécia antiga através dos Filósofos:
a. Aristóteles e
Platão;
b. Leandro Karnal e
Mario Sergio Cortella;
c. Anaximandro e
Anaximenes.
d. Leucipo e
Demócrito
26. A maioria das
residências tem um micro-ondas, assim como em escritórios e outros lugares,
pois ele aquece mais rapidamente alimentos, descongela, entre outras funções.
Ele faz esse trabalho graças:
a) A transformação
da energia elétrica em térmica;
b) Ondas sonoras
c) Eletromagnéticas
de espectro alto
d) Eletromagnéticas
de espectro baixo.
27. Assinale a alternativa
que apresenta órgãos análogos.
a. Asas de morcego
e asas de beija-flor.
b. Patas de cavalo
e patas de cachorro.
c. Asas de
borboleta e asas de pássaros.
d. Nadadeiras de
golfinhos e asas de morcegos
Inova
Disciplinas: Projeto
de Vida, Eletivas e Tecnologia.
28. Podemos definir
competência socioemocional como:
a) Capacidade para
viver em sociedade.
b) Capacidade para
resolver problemas decorrentes de emoções.
c) Mobilização de
conhecimentos, habilidades práticas, atitudes e valores
Para resolver
demandas complexas da vida cotidiana.
d) O mesmo que
inteligência emocional.
29. A música é
reconhecida há muito tempo como uma arte peculiar, pois pode incentivar certas
atitudes ou despertar algumas emoções particulares nos que a ouvem. Com seu
potencial sensibilizador, tornou-se ferramenta essencial na construção da
técnica narrativa em todas as tradições culturais. Pode-se afirmar, portanto,
que a trilha sonora consiste:
a) Na
instrumentalização da música e das sonoridades como fatores fundamentais na
criação de uma história.
b) Na música do
momento.
c) Na personalidade
do personagem em questão.
d) Nenhuma das
alternativas
30. O que é sistema
binário?
a) É um sistema de
contagem que ficou conhecido por ser utilizado por aparelhos domésticos para
interpretar informações e executar ações.
b) É um sistema de
montagem que ficou conhecido por ser utilizado por máquinas sem circuitos
digitais para executar ações.
c) É um sistema de
montagem que ficou conhecido por ser utilizado por máquinas com circuitos digitais
para interpretar informações e executar ações. É por meio dessa linguagem que o
computador exibe e processa texto, número e imagens.
d) Nenhuma das
anteriores.
Questão 31.
As habilidades citadas servem
para crianças, jovens e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores
atitudes e habilidades. Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos,
demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira
responsável, entre outros.
Diante
das informações apresentadas, como podemos definir melhor o que vem a ser competências
socioemocional?
I)
É
um verdadeiro exercício de olhar para si mesmo(a) e buscar exemplos de como
você age no seu dia a dia.
II)
São
as nossas capacidades individuais que se manifestam por meio de nossos pensamentos,
sentimentos, comportamentos, atitudes e valores para que possamos viver e
conviver melhor.
III)
É
a representação gráfica e simbólica do histórico das ligações familiares de um
indivíduo, apresentando de forma organizada os seus ascendentes e descendentes.
De acordo com as informações dadas, qual a
resposta correta:
a) Os
itens I, II e III estão corretas
b) Somente
o item III está correto
c) Somente
o item II está correto
d) Somente
o item I está correto
e) Os itens I, II III estão incorretos
Boa sorte e sucesso à todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário