quinta-feira, 26 de novembro de 2020

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR 9ºA,B,C - AVALIAÇÃO REFORÇO, RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO

  ENVIAR AS RESPOSTAS COM NOME COMPLETO E SÉRIE,  EXCLUSIVAMENTE PARA O EMAIL ABAIXO:

recebimentoprovasboni@gmail.com

RESPONDER ATÉ DIA 03/12/2020

CARO (A) ESTUDANTE

Estamos chegando ao final de mais um ano letivo. A atividade, aqui apresentada é uma oportunidade 

de juntos identificarmos quais conteúdos você já aprendeu e avaliarmos o desenvolvimento 

competências importantes para sua atuação como cidadão. 

Elas foram escolhidas considerando seu ano/série.

Mas o importante é lembrarmos que:

ü  O conhecimento é o maior poder de todos;

ü  Você nunca deve desistir;

ü  Sempre deve ter metas para cumprir;

ü  O erro é inevitável e você deve aprender com ele;

ü  Faça o que gosta para ser feliz;

ü  Tenha foco com seus objetivos;

ü  Dedique-se e esforce-se para realizar os seus sonhos.


Conteúdo Programático

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Disciplina: Língua Portuguesa

 

Um apólogo- “Machado de Assis”

“[...]

Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário.

E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava a um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha, para mofar da agulha, perguntou-lhe:

  Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta, para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.

Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:

— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.

Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:

  Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!

[...]

 

Questão 1.      

Em “Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta, para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas?”, a conjunção em negrito introduz uma oração subordinada, que acrescenta ao período a ideia de:

a) Conclusão

b) Oposição

c) Tempo

d) Lugar

 

Questão 2       

No trecho de “Um apólogo”, o diálogo entre a agulha e a linha sofre a intervenção do alfinete para:

a) Mostrar à linha que seu lugar deveria ser na caixinha de costura.

b) Ensinar à agulha como se comportar para fazer seu trabalho a contento.

c) Fugir da responsabilidade de ajudar a Mucama a coser o vestido da baronesa.

d) Servir de exemplo à agulha que abre caminho ao sucesso dos outros.

Questão 3.

“Um apólogo”, de Machado de Assis, é um texto alegórico porque:

a) Trata do relacionamento complicado entre objetos que estão presos dentro de uma caixa de costura.

b) Objetos falantes reproduzem atitudes e pensamentos humanos para ilustrar condutas em determinada cultura.

c) Seres humanos são substituídos por coisas e animais que representam comportamentos exemplares em contextos sociais

d) Usa personagens humanos para demonstrar costumes e valores sociais através de uma moral.

 

Disciplina: Língua Inglesa

Utilizando “SOME”, “ANY” ou “NO”

• SOME

A expressão “some”, que significa “algum” ou “um pouco de”, é comumente aplicada em frases afirmativas. É importante perceber, que como a maioria das palavras na gramática inglesa, o “some” não se flexiona em gênero (feminino ou masculino) ou número (plural ou singular).

She needs some apples. (Ela precisa de um pouco de maçãs.)

We found some stones in the backyard. (Nós achamos algumas pedras no quintal.)

You have some cats. (Você tem alguns gatos.)

Os exemplos que acabamos de ver são do uso mais comum para “some”, entretanto, existem exceções para toda regra, e esta não é diferente. O “some” também pode ser utilizado em frases interrogativas, mas para isso, é preciso ter um sentido bem específico. Você precisa estar oferecendo ou pedindo algo. E isso acontece porque, quando se faz um pedido ou quando se oferece algo, entende-se que este algo está lá, existe em alguma quantidade. Com o exemplo, podemos entender melhor:

Would she like some milk? (Ela gostaria de um pouco de leite?)

Could you give me some coins? (Você poderia me dar algumas moedas?)

• ANY

A expressão “any” pode ser traduzida de muitas formas em português como, qualquer, algum ou nenhum. A tradução vai depender do tipo de frase em que a expressão está aplicada. Isso acontece porque, como vocês vão ver agora, podemos aplicar “any” nos 3 tipos de frase: interrogativa, afirmativa e negativa.

Os usos mais comuns são nas frases interrogativas e negativas. Em perguntas, a tradução pode ser algum ou qualquer, e nas frases negativas, utilizamos como a palavra nenhum. Vejamos agora como aplicar estas duas possibilidades.

Does he have any dogs? (Ele tem algum cão?)

No, he does not have any dogs. (Não, ele não tem nenhum cão.)

Do you need any ingredients? (Vocês precisam de algum ingrediente?)

No, we do not need any ingredients. (Não, nós não precisamos de nenhum ingrediente.)

Are there any mountains here? (Existe alguma montanha aqui?)

No, there aren’t any mountains here. (Não, não tem/existe nenhuma montanha aqui.)

• NO

A expressão “no” é utilizada quando queremos passar uma ideia negativa utilizando uma frase afirmativa. A princípio, esta ideia pode parecer confusa, mas é bem simples como veremos. A tradução para o termo “no” é nenhum. Por exemplo:

She has no cats. (Ela não tem nenhum gato.)

We play no card games. (Nós não jogamos nenhum jogo de cartas.)

I need no help here. (Eu não preciso de nenhuma ajuda aqui.

 4. Complete with Some / Any / No.

a) He’ll buy ________ juice. He’s thirsty.

b) I don’t have __________ time to study.

c) I drank _________ beer. I’m not drunk!

d) I have __________ questions. Can I ask now?

e) I can’t do that! I need ___________ help.

f) A: Would you lend me ___________ money? I have _________ money.

    B: Sorry, I don’t have _________.

g) There were __________ DVDs in my bedroom. Where are they?

h) Do you need __________ help?

i) There were _________ books on my desk, but I can’t find them. There weren’t ________ here.

 

5. Answer the questions using Some, Any and No.

Ex: Do you have any CDs?

No, I have no CDs. / No, I don’t have any CDs. / Yes, I have some CDs.

a) Will you buy any bag?

________________________________________________________________________________________________

b) Were there any water bottles in the cooler?

________________________________________________________________________________________________

c) Were there any people on the beach in the morning?

________________________________________________________________________________________________

d) Did you buy any book last week?

________________________________________________________________________________________________

e) Did your friends invite you to any parties?

________________________________________________________________________________________________

f) Do you have any pets?

 

6. Complete as frases abaixo utilizando some ou any.

1)  Is there   _____________   other way I can reach Richard?

2) Would you like to eat _________ coffee?

3) There isn't __________ cat in this house.

4) Maria! Can you bring ___________ pencils to my office?

5) Amanda has ___________ old magazines which we can use at school.

6)They don't have ____________ clue about the missing English book from school.

7) I think I have ______________ work left to do before lunch.

9) We can't find _____________ open restaurant at this time of night.

10) She said she would visit us______________ day.

12) Is there _________ thing I could help you guys? If so let me know, okay?

13) Katherine is looking for _____________ body who can help her with a school project.

 

Disciplina: Arte

Habilidade: (EF69AR32) Relacionar as práticas artísticas as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

7. Ron Mueck (1958) é um artista australiano radicado no Reino Unido que faz parte de um grupo conhecido como YBAs, ou Young British Artisth, (Jovens Artistas Britânicos). Na década de 1990, esses artistas chamaram a atenção no mundo das artes com uma exposição que mostrou obras feitas com animais mortos, sangue e até excremento de elefante. Muitos desses trabalhos partiam de questões ligadas ao corpo para refletir sobre a sociedade.

Diante desse contexto, é possível afirmar que:

a) O artista desenvolveu uma técnica para representar figuras de forma muito realista, porém fora de escala.

b) É possível pensar em semelhanças entre essas obras de arte.

c) O que se diz a respeito na atitude de cada corpo na representação do artista.

d) A semelhança entre as obras de arte produzida em tempos e lugares interfere nas imagens.

 

8. Espaços cênicos é um local para realizar, encenação teatral e onde se concentra todos os itens necessários para desenvolvimento do trabalho dos atores e do espetáculo. Com essa descrição e possível afirmar que:

a) É um lugar onde raramente são visitados, e que são visivelmente convencionais.

b) Que dois elementos são, absolutamente, indispensáveis à existência do teatro, ator e público.

c) Que, tanto nas práticas teatrais e utilizações de recursos tecnológicos e ferramentas digitais, para direcionar as peças realizadas, são fundamentais.

d) Que é toda produção voltada ao desenvolvimento de um roteiro.

 

9. Através dos elementos que compõem o conceito do teatro, assine a alternativa que melhor explana esse conceito completo.

a) Texto, cenário, figurino, maquiagem, iluminação, música, ator ou conjunto de atores, e diretor.

b) Fotografia, vídeo, cenário, figurino, maquiagem e modelos.

c) Atores e atrizes, vídeo, dança e iluminação.

      d) Cenário, figurino, iluminação e atores.

 

Disciplina: Educação Física.

Composição corporal, alimentação e exercício

 

A composição corporal e a alimentação estão diretamente relacionadas ao rendimento esportivo.  Diferenças na composição do corpo podem ser observadas quando atletas de modalidades esportivas diferentes são comparados, como por exemplo, corredores e indivíduos que praticam musculação. Espera-se menor percentual de gordura e peso corporal mais baixo em corredores para que fiquem mais leves durante as corridas e assim poderem diminuir o tempo do exercício. Já para os praticantes de musculação, espera-se uma massa muscular mais desenvolvida e peso corporal mais elevado devido às atividades de força e potência. 


Alimentação Saudável

A composição corporal usualmente é avaliada a partir de medidas antropométricas como peso e altura, com classificação do índice de massa corporal (IMC), associada à avaliação de dobras cutâneas e circunferências corporais para avaliar os compartimentos de músculo e gordura. O IMC apresenta grandes limitações, principalmente quando usado para avaliar atletas envolvidos em treinamento de força por apresentarem um peso maior de massa muscular, o que pode ser interpretado erroneamente, já que esse parâmetro não discrimina se o excesso de peso ocorre em razão da massa muscular ou pelo excesso de gordura corporal.


Composição corporal

O exercício físico tem impacto significativo sobre a composição corporal de atletas, afetando a massa muscular e adiposa, de acordo com o tipo de exercício e habilidade dos indivíduos em executar determinadas modalidades esportivas. A composição corporal tem sido considerada fator determinante do alto rendimento de atletas. E outro ponto fundamental, como já foi mencionado, é a alimentação. A necessidade nutricional de cada indivíduo está ligada ao tipo, frequência, intensidade e duração do exercício. A ingestão adequada de nutrientes é importante para manter os estoques de glicogênio muscular melhorando o desempenho esportivo, fazer síntese de proteína muscular, contração muscular, além de garantir resposta imunológica adequada e ação antioxidante contra radicais livres. Portanto, entende-se que a nutrição potencializa o desempenho esportivo.





Exercícios Físicos

10. Após a leitura do texto assinale as alternativas corretas abaixo:

 

A composição corporal e a alimentação....

( ) estão diretamente relacionadas ao rendimento esportivo.

(  ) não estão diretamente relacionadas ao rendimento esportivo.

 

11. Quando podem ser identificadas diferenças na composição do corpo?

Podem ser observadas em qualquer pessoa.

Podem ser observadas quando atletas de modalidades esportivas diferentes são comparados, como por exemplo, corredores e indivíduos que praticam musculação.

 

12. O que os corredores precisam para que fiquem mais leves durante as corridas e assim poderem diminuir o tempo do exercício?

(  ) Precisam de menor percentual de gordura e peso corporal mais baixo.

(  ) Precisam de maior percentual de gordura e peso corporal mais alto.

 

13. O que os os praticantes de musculação precisam para ter um bom desempenho?

( ) Uma massa muscular menos desenvolvida e peso corporal menos elevado.

( ) Uma massa muscular mais desenvolvida e peso corporal mais elevado.

 

14. A composição corporal usualmente é avaliada a partir de....

(  ) medidas antropométricas como peso e altura, com classificação do índice de massa corporal (IMC), associada à avaliação de dobras cutâneas e circunferências corporais para avaliar os compartimentos de músculo e gordura.

(  ) apenas através do peso e altura.

 

15. O exercício físico tem impacto significativo sobre a composição corporal de atletas?

(  ) Sim, afetando a massa muscular e adiposa, de acordo com o tipo de exercício e habilidade dos indivíduos em executar determinadas modalidades esportivas.

(  ) Não, o exercício físico não tem impacto significativo sobre a composição corporal de atletas.

 

16. A composição corporal tem sido considerada fator determinante do alto rendimento de atletas?

(  ) Não, a composição corporal não em sido considerada fator determinante do alto rendimento de atletas.

(  ) Sim, a composição corporal tem sido considerada fator determinante do alto rendimento de atletas.

 

Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Disciplina: História

 

Leia o trecho a seguir e responda:

 

O marco inicial das discussões parlamentares em torno do direito do voto feminino são os debates que antecederam a Constituição de 1824, que não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explicitada quanto à possibilidade desse exercício. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a se concretizar no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovação do Código Eleitoral de 1932.

                                                                               (Disponível em: http://tse.jusbrasil.com.br)

17. Um dos fatores que contribuíram para a efetivação da medida mencionada no texto foi a:

a) Erradicação do analfabetismo, reinvindicação das classes urbanas.
b) Extensão do direito de voto às mulheres, reinvindicação das sufragistas. 
c) Pressão do governo revolucionário.
d) Fragilidade das oligarquias regionais.

 

Observe a charge e responda:


18. A política dos governadores e o coronelismo foram os principais instrumentos da República Velha, que consolidaram:

 

a)      A influência das camadas populares no processo político.

b)      Um governo militar fortemente autoritário.

c)      O poder das oligarquias, que procuravam assegurar a supremacia, conduzindo e fraudando as eleições.

d)      O projeto desenvolvimentista com prioridades sociais.

 

Observe a imagem:



O campo de batalha é terrível. Há um cheiro de azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabos em crescimento. As pernas de um soldado inglês, ainda envoltas em polainas, irrompem de uma trincheira, o corpo está empilhado com outros; um soldado apoia o seu rifle sobre eles. Um pequeno veio de água corre através da trincheira, e todo mundo usa a água para beber e se lavar; é a única água disponível. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante.

BINDING, Rudolf Georg. Um fatalista na guerra. In: MARQUES, Adhemar et alii. História contemporânea através de textos. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 119.

19. Sobre a Primeira Guerra Mundial, é CORRETO afirmar que:

a) não houve participação brasileira na Primeira Guerra, pois a organização do país como República, imprescindível para a formação de tropas militares, ainda era muito recente.

b) a entrada da Rússia na guerra, logo após a Revolução Bolchevique de 1917, foi decisiva para o desfecho favorável aos países vinculados à Tríplice Aliança

c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais como França e Inglaterra.

d) As principais características da Primeira Guerra Mundial foi as trincheiras e teve suas motivações vinculadas às disputas nacionalistas e imperialistas articuladas à política de alianças das grandes potências da época.

 

Disciplina: Geografia

 

O Meio Técnico-Científico-Informacional

 

O mundo como nós o conhecemos tem mudado rapidamente. Em menos de meio século, a sociedade mudou radicalmente a sua forma de comunicação, transmissão, circulação e acúmulo de informações. Tudo isso devido aos avanços na área da tecnologia da informação. Desde a criação do ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), desenvolvido para fins militares durante a Segunda Guerra Mundial, até os pequenos celulares, a transformação foi radical. O ENIAC é o pioneiro na categoria de computador eletrônico digital: tinha 25 metros de comprimento e pesava 30 toneladas. Apesar de suas dimensões gigantescas, era capaz de realizar muito menos operações que as calculadoras de bolso que existem atualmente. Os primeiros microcomputadores chegaram ao mercado na década de 1970 e se tornaram populares na década de 1980

com o lançamento do PC – Computador Pessoal da International Business Machines (IBM) que pesava 12 kg. Nos anos seguintes, os computadores se tornaram cada vez menores e mais eficientes, até caberem na palma da mão. Mas a grande mudança veio nos anos 1990, quando a internet deixou de ser utilizada apenas para fins científicos e militares e passou a conectar computadores de vários lugares do planeta. Em poucos anos, a internet revolucionou o modo de vida de milhões de pessoas e se tornou a ferramenta de comunicação mais poderosa da história. As redes sociais, como o Orkut e o Facebook, rapidamente tornaram-se febre mundial, mas nenhuma iniciativa dentro desse universo virtual foi tão bem-sucedida quanto a Google, criada pelos americanos Larry Page e Sergey Brin. A empresa que começou como uma ferramenta de busca para organizar as informações da rede se tornou tão popular que, de acordo com a reportagem intitulada “O mundo Google”, da Revista Super Interessante1, “nos Estados Unidos, ela deu origem a um verbo – as pessoas não procuram informações sobre alguma coisa, elas “googlam” ou “fazem um google” nela. Também gerou histórias quase épicas, como a de uma mulher que, em meio a um ataque cardíaco, achou informações de como salvar a própria vida. Situações semelhantes se repetem no resto do mundo diariamente. Depois do Google, o problema não é mais achar o que você quer saber – é saber o que você quer achar. Diante desse cenário, um dos maiores desafios da ciência é tornar essas tecnologias acessíveis a todos, de uma forma mais democrática. Além das tecnologias de informação, novas áreas altamente sofisticadas como a robótica, a nanotecnologia, e a biotecnologia, devem revolucionar o mundo da ciência. Essas novas mudanças têm provocado desdobramentos nos âmbitos econômico, social, ambiental e político, e está sendo denominada de Quarta Revolução Industrial, a chamada Indústria 4.0.

Elaborado especialmente para o Material de Apoio do Currículo Paulista.

 

20. A partir da leitura do texto e dos seus conhecimentos, indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

 

(  ) Desde o início, a internet foi criada com a finalidade de facilitar a comunicação entre as pessoas.

(  ) Apenas na década de 1970 a internet deixou de ser utilizada exclusivamente com fins científicos e militares e passou a conectar computadores de vários lugares do planeta.

(  ) Apesar de parecermos isolados, as redes sociais vieram para revolucionar a forma de comunicação.

( ) O Meio Técnico-Científico-Informacional corresponde ao maior acesso à informação por redes de conexão e os avanços da ciência em relação à robótica, biotecnologia, nanotecnologia, entre outros.

( )   os avanços tecnológicos e a integração, política e cultural acontecem da mesma forma em todos os lugares do mundo

( ) Quarta Revolução Industrial é a continuação do aperfeiçoamento das máquinas, um processo que começou na primeira Revolução Industrial e nunca mais parou.

( ) Todo esse processo não está relacionado a Globalização, que só se refere a compra e venda de produtos.

(  ) O termo é utilizado para caracterizar a utilização do que há de mais moderno para produzir bens de consumo: big data, internet das coisas, inteligência artificial e muito mais.

 

21. “Ao fim da Segunda Guerra Mundial, dois países despontaram como os grandes vencedores – os Estados Unidos da América e a União Soviética. Assim, a estrutura geopolítica multipolar desmoronou, dando origem à nova ordem Mundial Bipolar.”  Assinale a alternativa que não se refere a esse período:

 

(  )   Foi um período marcado por uma guerra ideológica, chamado de Guerra Fria.

(  )  Esses dois países buscavam unir forças fomando uma ordem Unipolar.

(  ) Nesse período foi dado a largada para o início de várias inovações tecnológicas.

(  ) O Muro de Berlin foi um dos grandes símbolos que evidenciaram a polarização do mundo no período da Guerra Fria e foi derrubado com a crise que levou ao fim do bloco socialista no Leste Europeu.

(  ) Não houve conflito armado declarado entre as duas potências, mas essa disputa influenciou diversos conflitos e guerras em vários países, como Vietnã, Coreia do Norte, Coreia do Sul, além de grupos separatistas na África, entre outros conflitos.

Matemática e suas Tecnologias

Disciplina: Matemática

22. Tomei no almoço metade de uma garrafa de refrigerante, e no jantar tomei a metade do que sobrou. Qual foi a fração do líquido que restou na garrafa?

a) 1/4  

b) 1/3  

c)1/2               

e) 1/8

 

23. O gráfico a seguir indica a altura máxima aproximada que algumas árvores brasileiras atingem. De acordo com as informações apresentadas no gráfico, podemos afirmar que:


a) A árvore G atinge 45 metros de altura.

b) A altura máxima que a árvore B atinge é 10 metros a menos que a árvore C.

c) A árvore E pode atingir 5 vezes o tamanho da árvore D.

d) A árvore G pode atingir o dobro da altura máxima da árvore F.

 

24. Segundo a notícia, a distância aproximada da Terra à Lua, em notação científica, é:


a) 3,88 x 105 m

b) 3,88 x 108 m          

c) 2,77 x 108 m          

d) 2,77 x 105 m          

e) 4,15 x 105 m

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

25. O termo Átomo significa indivisível e surgiu na Grécia antiga através dos Filósofos:

a. Aristóteles e Platão;

b. Leandro Karnal e Mario Sergio Cortella;

c. Anaximandro e Anaximenes.

d. Leucipo e Demócrito

 

26. A maioria das residências tem um micro-ondas, assim como em escritórios e outros lugares, pois ele aquece mais rapidamente alimentos, descongela, entre outras funções. Ele faz esse trabalho graças:

a) A transformação da energia elétrica em térmica;

b) Ondas sonoras

c) Eletromagnéticas de espectro alto

d) Eletromagnéticas de espectro baixo.

 

27. Assinale a alternativa que apresenta órgãos análogos.

a. Asas de morcego e asas de beija-flor.

b. Patas de cavalo e patas de cachorro.

c. Asas de borboleta e asas de pássaros.

d. Nadadeiras de golfinhos e asas de morcegos

 

Inova

Disciplinas: Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia.

 

28. Podemos definir competência socioemocional como:

a) Capacidade para viver em sociedade.

b) Capacidade para resolver problemas decorrentes de emoções.

c) Mobilização de conhecimentos, habilidades práticas, atitudes e valores

Para resolver demandas complexas da vida cotidiana.

d) O mesmo que inteligência emocional.

 

29. A música é reconhecida há muito tempo como uma arte peculiar, pois pode incentivar certas atitudes ou despertar algumas emoções particulares nos que a ouvem. Com seu potencial sensibilizador, tornou-se ferramenta essencial na construção da técnica narrativa em todas as tradições culturais. Pode-se afirmar, portanto, que a trilha sonora consiste:

a) Na instrumentalização da música e das sonoridades como fatores fundamentais na criação de uma história.

b) Na música do momento.

c) Na personalidade do personagem em questão.

d) Nenhuma das alternativas

 

30. O que é sistema binário?

a) É um sistema de contagem que ficou conhecido por ser utilizado por aparelhos domésticos para interpretar informações e executar ações.

b) É um sistema de montagem que ficou conhecido por ser utilizado por máquinas sem circuitos digitais para executar ações.

c) É um sistema de montagem que ficou conhecido por ser utilizado por máquinas com circuitos digitais para interpretar informações e executar ações. É por meio dessa linguagem que o computador exibe e processa texto, número e imagens.

d) Nenhuma das anteriores.

 

Questão 31.



As habilidades citadas servem para crianças, jovens e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades. Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.

 

Diante das informações apresentadas, como podemos definir melhor o que vem a ser competências socioemocional?

I)                   É um verdadeiro exercício de olhar para si mesmo(a) e buscar exemplos de como você age no seu dia a dia.

II)                São as nossas capacidades individuais que se manifestam por meio de nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos, atitudes e valores para que possamos viver e conviver melhor.

III)             É a representação gráfica e simbólica do histórico das ligações familiares de um indivíduo, apresentando de forma organizada os seus ascendentes e descendentes.

 

De acordo com as informações dadas, qual a resposta correta:

a)      Os itens I, II e III estão corretas

b)      Somente o item III está correto

c)      Somente o item II está correto

d)      Somente o item I está correto

e)        Os itens I, II III estão incorretos                               

Boa sorte e sucesso à todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário